Modding AQS

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Modding AQS

Mensagem por Patalhetas »

Boa tarde,
Estava a pensar em fazer um modding ao meu solarhart. Mas preciso da vossa ajuda opinião.

Como neste momento tenho instalado mesmo no cimo do telhado o meu AQS, como podem ver na foto, nos dias de inverno com o vento norte e a falta de sol.... o calor acomulado durante o dia quase se vai durante a noite.

A minha ideia seria passa-lo a circulação forçada, ou seja passar o deposito para dentro do sotão de forma a ficar mais resguardado do frio e vento.

Agora não sei ao certo que é necessário e se tal é viavel tanto tecnicamente como monetariamente.

Aceita-se sugestões ;)
Anexos
IMG_0111_2.jpg
IMG_0111_2.jpg (100.25 KiB) Visto 3900 vezes
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: Modding AQS

Mensagem por lrds »

Eu não sou expert mas acho que técnicamente é possivel. Agora monetáriamente não sei. Tem que levar o mesmo material que seria necessário para circulação forçada, não sei quanto custa. Se desse para pôr o depósito ao alto era bom porque a área de estratificação é menor. Mas como está configurado para trabalhar deitado...

Bom era adquirir um depósito de 300l vertical, e com tudo o resto que é necessário fica muito caro. Neste caso não mexia no depósito do termossifão, transferia a água para o depósito acumulador dentro de casa.

Eu queria fazer algo do género em conjunto com uma bailarina, mas fica muito caro, e nesta altura não há €€€

Vê aqui nofinal desta página

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=180
Inté

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

Eu tinha um problema igual até há 15 dias atrás.
Agua quente á noite e morna de manhã.
Ao subir ao telhado analisei e vi que o problema era o isolamento de tubos que estava em partes mal feita e á mostra..
Coloquei por cima dos tubos já protegidos uma nova protecção de espuma e tentei tapar tudo, desde curvas a cantos, de modo a n ficar nada de fora em contacto com o frio.
Neste momento a temperatura que tenho á noite é muito idêntica á da manhã.
Na foto parece-me que tens os 2 problemas que eu tinha - tubos de espuma finos e partes de tubagem á mostra.
Antes de gastares muito dinheiro, podes tentar isolar primeiro e ver a diferença, gastas pouco ( a espuma fica barata).
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

Master Escreveu:Eu tinha um problema igual até há 15 dias atrás.
Agua quente á noite e morna de manhã.
Ao subir ao telhado analisei e vi que o problema era o isolamento de tubos que estava em partes mal feita e á mostra..
Coloquei por cima dos tubos já protegidos uma nova protecção de espuma e tentei tapar tudo, desde curvas a cantos, de modo a n ficar nada de fora em contacto com o frio.
Neste momento a temperatura que tenho á noite é muito idêntica á da manhã.
Na foto parece-me que tens os 2 problemas que eu tinha - tubos de espuma finos e partes de tubagem á mostra.
Antes de gastares muito dinheiro, podes tentar isolar primeiro e ver a diferença, gastas pouco ( a espuma fica barata).
sim realmente os tubos entre o painel e o deposito estão desportegidos, mas esses são do circuito primario, os que transportam a agua para o interior estão todos isolados!!
achas que passa por aí ?

é que ando mesmo tentado para mudar o deposito para dentro do sotão....mas claro implica uma ateração de raiz no sitema.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

Patalhetas Escreveu: sim realmente os tubos entre o painel e o deposito estão desportegidos, mas esses são do circuito primario, os que transportam a agua para o interior estão todos isolados!!
achas que passa por aí ?

é que ando mesmo tentado para mudar o deposito para dentro do sotão....mas claro implica uma ateração de raiz no sitema.
Mesmo sendo do primario os tubos também transportam para o exterior o calor. Experimente a isolar tudo muito bem, isolamento nunca é demais.
Não sei se será possivel mas não dará para mudar o depósito do termossifão para o interior mas ficar numa posição mais alta que os paineis? Desta forma podia aproveitar na mesma o efeito termossifão. Cuidado que estas mudanças devem ser feitas por quem sabe e não curiosos!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

Ferra Escreveu:Não sei se será possivel mas não dará para mudar o depósito do termossifão para o interior mas ficar numa posição mais alta que os paineis? Desta forma podia aproveitar na mesma o efeito termossifão. Cuidado que estas mudanças devem ser feitas por quem sabe e não curiosos!
essa solução era excelente, mas infelismente impossivel, pois não tenho espaço/local .

em relação a mudança, nem lhe vou contar o historia com a empresa instaladora.... um filme completo, acabei por ter de ser eu a muda-lo por 2x aquando da instalação da microgeração, logo já tenho o "curso" de AQS completo, (salvo seja). :lol:

mas estou desconfiado que o destino desse deposito será dentro do sotão.... só preciso de encontrar um kit de sondas/bomba/valvulas por um bom preço. o vaso de expanção já tenho instalado. (parece-me impossivel não vir de origem).
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

pois.... o meu é da mesma marca mas de 300l e tb n tem vaso de expançao. coisa que estou para por la para verao.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

uma ideia será arranjares uma bomba própria para as temperaturas que o liquido do painel atinge e um painel solar para alimentar a bomba electricamente.

mas como não conheço nada desses sistemas fica só como uma ideia.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

Como já tem o "curso" a montagem das sondas e afins não será dificil! Não faço ideia do preço total mas a bomba é um bocado carota.
Não dará mesmo para mudar os paineis para um sitio inferior de maneira a arranjar um sitio onde instalar o deposito no interior?
Mas antes de se dedicar a essa aventura eu tentava isolar tudo muito bem.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”