Um ânodo de magnésio corroido em 1 ano!!!!
-
Apostolakys
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda dez 14, 2009 4:28 pm
Um ânodo de magnésio corroido em 1 ano!!!!
Nem queria acreditar, depois do 2º ano ter mudado de ânodo, pensando que o de origem estava algo desgastado (afinal até não estava muito) substituí por um ânodo maior em comprimento, passei de um de 60 cm para um de 80 cm.
Este ano resolvi abrir o depósito de Circulação Forçada de 200 Litros, para limpar a resistência e o possível calcário acumulado no depósito (ainda não tinha feito em 3 anos) quando fui retirar o ânodo estava sem qualquer magnésio, apenas tinha o metal interior.
Acho muito estranho um ânodo de magnésio desgastar num ano quando o primeiro que tinha 2 anos estava aparentemente bom.
De referir que retirei do depósito uns quilos calcário.
Pergunto se é normal isto acontecer? Um ânodo desgastar-se num período de um ano?
Seria o ânodo de magnésio de qualidade inferior ou de características diferentes?
Características do Sistema:
Circulação Forçada 200 Litros
Localização Algarve (Água não tratada muito dura)
Cumprimentos,
Apostolakys
Este ano resolvi abrir o depósito de Circulação Forçada de 200 Litros, para limpar a resistência e o possível calcário acumulado no depósito (ainda não tinha feito em 3 anos) quando fui retirar o ânodo estava sem qualquer magnésio, apenas tinha o metal interior.
Acho muito estranho um ânodo de magnésio desgastar num ano quando o primeiro que tinha 2 anos estava aparentemente bom.
De referir que retirei do depósito uns quilos calcário.
Pergunto se é normal isto acontecer? Um ânodo desgastar-se num período de um ano?
Seria o ânodo de magnésio de qualidade inferior ou de características diferentes?
Características do Sistema:
Circulação Forçada 200 Litros
Localização Algarve (Água não tratada muito dura)
Cumprimentos,
Apostolakys
-
Master
- Membro Silver

- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Re: Um ânodo de magnésio corroido em 1 ano!!!!
N percebendo nada do assunto, coloco apenas uma questão:
Se o Anodo de magnesio está corroído em menos de 1 ano, parte-se do princípio que o Magnésio se diluío na agua potável?
N fará mal beber agua com excesso de Magnésio?
Se o Anodo de magnesio está corroído em menos de 1 ano, parte-se do princípio que o Magnésio se diluío na agua potável?
Dos Fracos Não Reza a História...
-
Patalhetas
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Master Escreveu:N percebendo nada do assunto, coloco apenas uma questão:
agora o que me preocupa é que tambem sou do algarve e ... será que ainda tenho anodo ???
-
mamilcar
- Membro Silver

- Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm
Boas,
Quando em 2009 escolhi o meu equipamento AQS um dos aspectos que tive em conta foi este Ânodo de Magnésio.
Na altura escolhi uma das poucas marcas que não necessitava deste "Anodo" ja que o deposito do meu TS é em Folha de Cobre (Esmaltado no interior) que não necessita deste anodo anti-corrosão.
Não sei se os amigos aqui no Forum estão sensibilizados para este problema mas quem instalou TS em Aço revestidos por esmalte vitifricado (90% das marcas usam este sistema) têm que verificar periodicamente o "anodo anti-corrosão", sob pena de terem graves problemas na durabilidade do TS
Quando em 2009 escolhi o meu equipamento AQS um dos aspectos que tive em conta foi este Ânodo de Magnésio.
Na altura escolhi uma das poucas marcas que não necessitava deste "Anodo" ja que o deposito do meu TS é em Folha de Cobre (Esmaltado no interior) que não necessita deste anodo anti-corrosão.
Não sei se os amigos aqui no Forum estão sensibilizados para este problema mas quem instalou TS em Aço revestidos por esmalte vitifricado (90% das marcas usam este sistema) têm que verificar periodicamente o "anodo anti-corrosão", sob pena de terem graves problemas na durabilidade do TS
-
DEUSCronio
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Aqui está um tema interessante. E quanto custa um ânodo?
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Os ultimos que comprei, ficaram a cerca de 4eur. Não são caros, dão é um pouco de trabalho a substituir.
-
Master
- Membro Silver

Compraste o painel no programa de apoio do estado?
Estará coberto pela garantia/manutenção do painel de 6 anos?
-
Patalhetas
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Master Escreveu:Compraste o painel no programa de apoio do estado?
eheh se forem instaladores da laia do meu, tas feito !!!
até a reposição dos niveis do liquido queriam que paga-se logo ao fim do primeiro ano, 30€ eheheheh
mas nada como "lançar a escada"
-
DEUSCronio
- Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Só 4eurs? onde?CrOhN Escreveu:Os ultimos que comprei, ficaram a cerca de 4eur. Não são caros, dão é um pouco de trabalho a substituir.
MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
-
CrOhN
- Membro Gold

Não o posso dizer, para não meter publicidade, mas digo-te por pm.
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
CrOhN, Já cá andas há muito tempo... Se não ganhas nada com isso e não tiveres interesses comerciais, isso não é publicidade, é informação útil...
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
BondadeSua
- Membro Gold

- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Saudações verdes
Também concordo com o Volt. Se é informação, não deve aplicar-se de forma abstracta, o filtro da "publicidade". Deve aplica-se sempre o melhor bom senso. Também tenho curiosidade. Mas o CrOhN é que sabe.
No meu caso, o "anodo de sacrificio", como lhe chamaram, foi preciso substituir, ao fim de cerca de 2 anos e meio. Nunca tinha visto e nem sei muito bem qual deveria ser o aspecto e nem estava presente no momento da substituição. O que sei, é que o "velho, parecia coberto de lixo. Areia e calcário era o que parecia. Quase não se via mais nada naquela "barra".
Disseram os "técnicos", que é essa uma das funções. Evitar que se depositem impurezas nas paredes do depósito.
No caso, a substituição, até foi despoletada por uma fuga de água, pelo vedante do ánodo no topo do depósito.
Em relação ao magnésio, o que sei é que ele é um dos químicos muito importantes na nossa saúde. PE:
http://www.itati.com.br/blog/saude-2/vo ... -magnesio/
http://www.cloretodemagnesio.com.br/identificadores.php
Mas se for em excesso, como tudo na vida, deve haver contra indicações.
A substituição, foi por conta da assistência.
BondadeSua
Também concordo com o Volt. Se é informação, não deve aplicar-se de forma abstracta, o filtro da "publicidade". Deve aplica-se sempre o melhor bom senso. Também tenho curiosidade. Mas o CrOhN é que sabe.
No meu caso, o "anodo de sacrificio", como lhe chamaram, foi preciso substituir, ao fim de cerca de 2 anos e meio. Nunca tinha visto e nem sei muito bem qual deveria ser o aspecto e nem estava presente no momento da substituição. O que sei, é que o "velho, parecia coberto de lixo. Areia e calcário era o que parecia. Quase não se via mais nada naquela "barra".
Disseram os "técnicos", que é essa uma das funções. Evitar que se depositem impurezas nas paredes do depósito.
No caso, a substituição, até foi despoletada por uma fuga de água, pelo vedante do ánodo no topo do depósito.
Em relação ao magnésio, o que sei é que ele é um dos químicos muito importantes na nossa saúde. PE:
http://www.itati.com.br/blog/saude-2/vo ... -magnesio/
http://www.cloretodemagnesio.com.br/identificadores.php
Mas se for em excesso, como tudo na vida, deve haver contra indicações.
A substituição, foi por conta da assistência.
BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
CrOhN
- Membro Gold

Sendo assim, comprei-os na electromáquinas em Aveiro. Na altura, comprei 3 por cerca de 12eur.
-
Apostolakys
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda dez 14, 2009 4:28 pm
Parece que existe pouca gente a verificar os anodos, eu realço a importância dos anodos, pelo facto que normalmente substituía esquentador/termoacumuldor a cada 2/3 anos lá em casa, sempre com o mesmo problema kilos de cálcario acumulados (relembro que moro no Algarve e não tenho água da rede).
Mas ainda ninguém conseguiu apurar se realmente é normal o anodo desaparecer num ano apenas, eu desconfio que o anodo de magnésio seria de qualidade duvidosa ou seria muito bom mesmo????
Quanto aos preços penso que dependem muito do tamanho:
Para termosifão são mais baratos porque normalmente vão enroscar numa porca M8 do tampão enquanto os de circulação forçada estão normalmente incorporados num tampão com rosca 3/4 tornando mais caros. Depois também varia consoante o comprimento e o diâmetro. O meu de origem (200 litros circulação forçada) tinha 60 de comprimento e na substituição coloquei um de 70 cm custou 25€.
Os de termosifão de 200 litros devem andar pelos 10/15 € com 60 cm.
Pesquisando na net encontra-se os preços e os tamanhos.
P.S. Atenção que aqui no Algarve, que segundo algumas informações que apurei, as Câmaras devido às dívidas que têm para a empresa que vende água tratada (barragens), estão a misturar com águas de furos (água muito mais barata para as Câmaras), águas estas muito calcárias, por isso estejam a atentos.
Mas ainda ninguém conseguiu apurar se realmente é normal o anodo desaparecer num ano apenas, eu desconfio que o anodo de magnésio seria de qualidade duvidosa ou seria muito bom mesmo????
Quanto aos preços penso que dependem muito do tamanho:
Para termosifão são mais baratos porque normalmente vão enroscar numa porca M8 do tampão enquanto os de circulação forçada estão normalmente incorporados num tampão com rosca 3/4 tornando mais caros. Depois também varia consoante o comprimento e o diâmetro. O meu de origem (200 litros circulação forçada) tinha 60 de comprimento e na substituição coloquei um de 70 cm custou 25€.
Os de termosifão de 200 litros devem andar pelos 10/15 € com 60 cm.
Pesquisando na net encontra-se os preços e os tamanhos.
P.S. Atenção que aqui no Algarve, que segundo algumas informações que apurei, as Câmaras devido às dívidas que têm para a empresa que vende água tratada (barragens), estão a misturar com águas de furos (água muito mais barata para as Câmaras), águas estas muito calcárias, por isso estejam a atentos.
-
tiagottx
- Novo membro

- Registado: domingo dez 13, 2009 1:08 pm
ânodo magnésio corroido! Filtro no contador da àgua?
Viva!
Também tenho um sistema TS 300 litros da Vulcano, e ao fim de 2 anos lá levou uma peça que estava corroída (creio ser o ânodo, pois eu não estava em casa e foi a maria que falou com o tipo da assistência, ao abrigo do programa do governo). Ao fim do 1º ano o técnico já havia alertado que para a próxima teria que levar essa peça (seria um tubo ou uma vara, algo do género).
Já pensei em colocar um filtro ou algo que trate da entrada de calcário e impurezas à saída do contador da água, para que o pior da água da rede não entre no sistema da casa (torneiras, painel, etc...).
Moro no Pinhal Novo (concelho de Palmela, distrito de Setúbal), e a àgua por aqui também não é grande coisa
Que acham? Existe algo viàvel para esse efeito de filtragem?
Obrigado desde já
Também tenho um sistema TS 300 litros da Vulcano, e ao fim de 2 anos lá levou uma peça que estava corroída (creio ser o ânodo, pois eu não estava em casa e foi a maria que falou com o tipo da assistência, ao abrigo do programa do governo). Ao fim do 1º ano o técnico já havia alertado que para a próxima teria que levar essa peça (seria um tubo ou uma vara, algo do género).
Já pensei em colocar um filtro ou algo que trate da entrada de calcário e impurezas à saída do contador da água, para que o pior da água da rede não entre no sistema da casa (torneiras, painel, etc...).
Moro no Pinhal Novo (concelho de Palmela, distrito de Setúbal), e a àgua por aqui também não é grande coisa
Que acham? Existe algo viàvel para esse efeito de filtragem?
Obrigado desde já
-
Master
- Membro Silver

Como sabemos se o nosso painel têm anodo?
Diz no painel?
Diz no painel?