MicroProdução Fixa 3,45 (REC 4230w / Kaco 3600) - Mafra

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
Marsapiuns
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 18, 2011 11:54 am

MicroProdução Fixa 3,45 (REC 4230w / Kaco 3600) - Mafra

Mensagem por Marsapiuns »

Olá a todos,

estou em vias de instalar uma MP na zona de Mafra e depois de alguma pesquisa neste e noutros foruns continuam-me a persistir algumas duvidas mais técnicas.

Iniciei já as consultas com os instaladores e para a semana estarei em condições de publicar por aqui os respectivos orçamentos para que me possam dar uma ajuda na escolha.

Com os 6.9kVA contratados, poderei instalar uma MP de 3.45. A minha dúvida prende-se com o facto de compensar a alteração para a potência acima para que a MP seja de 3.68, e partindo do princípio que os custos associados serão exclusivamente da alteração do contador.

Depois a quantidade de potência a instalar, tenho lido aqui no fórum, que quanto mais melhor (mínimo 4400W). Supondo que seriam 4700W instalados com uma MP de 3.45, nos dias com menos luz e nas horas em que o sol está mais baixo, terei melhores rendimentos, mas quando o sol estiver mais alto e os painéis estiverem no pico de produção, estarei a produzir acima dos 3.45kwh ? tipo, 4700W menos as perdas ? como se comportaria o inversor ? estaria a desperdiçar energia ? se sim, compensaria o investimento em tanto silício, ou a melhor solução seria mesmo uma MP de 3.68.

Outra questão que me parece ser das mais importantes prende-se com os materiais usados e a boa orientação dos painés. Partindo do princípio que a orientação é a mais correcta, gostaria de saber se as diferenças entre painéis são significativas em termos de rendimentos e durabilidade e até que ponto poderão afectar as contas dos €€€ ao fim do mês. Serão os SunPower e os Trina marcas de boa qualidade com elevados níveis de rendibilidade ?

Já tenho marcadas algumas visitas para a elaboração de orçamentos, no entanto se puderem e quiserem disponibilizar contactos de instaladores de confiança ou com quem gostaram de trabalhar, ficaria muito agradecido.

Desde já o meu obrigado pelos futuros esclarecimentos !!!


afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Dúvidas essenciais para dimensionamento de Micro-Produçã

Mensagem por afstoni »

Espero poder ajudá-lo.
Se puder aumente a potência contratada para 10,35Kw em relação á potência contratada passa de 9 euros para 13,5 por mês.
Nas condições atuais convem instalar o maior nº possivel de painéis +- 5000w,
Quando o sol estiver mais alto não quer dizer maior produção, pois se estiver muito calor as células perdem eficácia,
A orientação deve ser o mais próximo do azimute 0º e a inclinação depede da zona +- 35º,
Suntech, e Trina são Chineses, uhm...
Não descure na qualidade, pois a longo prazo pode e vai se arrepender.
Cumps

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Dúvidas essenciais para dimensionamento de Micro-Produçã

Mensagem por jama »

Marsapiuns Escreveu:Olá a todos,

estou em vias de instalar uma MP na zona de Mafra e depois de alguma pesquisa neste e noutros foruns continuam-me a persistir algumas duvidas mais técnicas.

Iniciei já as consultas com os instaladores e para a semana estarei em condições de publicar por aqui os respectivos orçamentos para que me possam dar uma ajuda na escolha.

Com os 6.9kVA contratados, poderei instalar uma MP de 3.45. A minha dúvida prende-se com o facto de compensar a alteração para a potência acima para que a MP seja de 3.68, e partindo do princípio que os custos associados serão exclusivamente da alteração do contador.

Depois a quantidade de potência a instalar, tenho lido aqui no fórum, que quanto mais melhor (mínimo 4400W). Supondo que seriam 4700W instalados com uma MP de 3.45, nos dias com menos luz e nas horas em que o sol está mais baixo, terei melhores rendimentos, mas quando o sol estiver mais alto e os painéis estiverem no pico de produção, estarei a produzir acima dos 3.45kwh ? tipo, 4700W menos as perdas ? como se comportaria o inversor ? estaria a desperdiçar energia ? se sim, compensaria o investimento em tanto silício, ou a melhor solução seria mesmo uma MP de 3.68.

Outra questão que me parece ser das mais importantes prende-se com os materiais usados e a boa orientação dos painés. Partindo do princípio que a orientação é a mais correcta, gostaria de saber se as diferenças entre painéis são significativas em termos de rendimentos e durabilidade e até que ponto poderão afectar as contas dos €€€ ao fim do mês. Serão os SunPower e os Trina marcas de boa qualidade com elevados níveis de rendibilidade ?

Já tenho marcadas algumas visitas para a elaboração de orçamentos, no entanto se puderem e quiserem disponibilizar contactos de instaladores de confiança ou com quem gostaram de trabalhar, ficaria muito agradecido.

Desde já o meu obrigado pelos futuros esclarecimentos !!!
acho que faz muito bem alterar a pot.para poder montar uma 3.68kw, foi isso que eu fiz e nao estou arrependido porque assim com a pot.mais alta vai-lhe permitir aplicar um inversor que permita montar uma potencia maior de paineis como é o caso do fronius ig40 que pode levar até 5500wp de paineis.
no fim do contrato tanto paga uma como outra, porque se a pot. é mais alta o retorno tambem aumenta.
espero ter ajudado
1 abraço
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
Marsapiuns
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 18, 2011 11:54 am

Re: Dúvidas essenciais para dimensionamento de Micro-Produçã

Mensagem por Marsapiuns »

jama Escreveu: acho que faz muito bem alterar a pot.para poder montar uma 3.68kw, foi isso que eu fiz e nao estou arrependido porque assim com a pot.mais alta vai-lhe permitir aplicar um inversor que permita montar uma potencia maior de paineis como é o caso do fronius ig40 que pode levar até 5500wp de paineis.
no fim do contrato tanto paga uma como outra, porque se a pot. é mais alta o retorno tambem aumenta.
espero ter ajudado
1 abraço
Caro jama,

curiosamente o seu foi um dos projectos que mais me entusiasmou, estou a imaginar vc no telhado a experimetar a tela reflectora e a sua cara-metade a refilar consigo de tanta vez que sobe e desce ao telhado (já parece a minha, mas no meu caso pela parabólica) :D

Pois o seu projecto é um dos casos que me suscita dúvidas, por exemplo quando nos diz que tem picos diários de 4200W e 4500W, e tem uma MP de 3.68kw, quer com isso dizer que desperdiça potência ? O máximo que pode injectar na rede não são os 3680W ?? o que é feito aos outros 4500-3680=820W??

Os painés que ando a "namorar" são os da mais recente geração dos SunPower, a serie E20, ou E19, que segundo algumas pesquisas que fiz parecem ser dos que mais rentabilidade dão, apesar de serem mais caros, compensará o aumento de preço ? e relativamente á escolha entre mono ou poli ? A sua MP ficou em que valor ?

Obrigado


Autor do tópico
Marsapiuns
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 18, 2011 11:54 am

Re: Dúvidas essenciais para dimensionamento de Micro-Produçã

Mensagem por Marsapiuns »

afstoni Escreveu:Espero poder ajudá-lo.
Se puder aumente a potência contratada para 10,35Kw em relação á potência contratada passa de 9 euros para 13,5 por mês.
Nas condições atuais convem instalar o maior nº possivel de painéis +- 5000w,
Quando o sol estiver mais alto não quer dizer maior produção, pois se estiver muito calor as células perdem eficácia,
A orientação deve ser o mais próximo do azimute 0º e a inclinação depede da zona +- 35º,
Suntech, e Trina são Chineses, uhm...
Não descure na qualidade, pois a longo prazo pode e vai se arrepender.
Cumps
Caro afstoni,

Relativamente á potência contratada passaria de 6,9kVA que a 30 dias e já com o IVA a 23% daria 12.67€ para os 10.35kVA que daria os 18,65€, obtendo uma diferênça de 5,98€ mesais, 71,76€ anuais.

Quanto aos painéis de fabrico chineses, gostaria de saber qual a base para afirmar que "poderão a longo prazo vir a arrepender-se", é pelo facto de serem mais baratos ? ou pelo facto psicológico de serem fabricados na china (quase todas as grandes multinacionais têm fábricas sediadas na china onde conseguem implementar politicas bastante apertadas de controlo de qualidade), ou será porque o desenvolvimento é feito por cientistas chineses, e se for por esse o caso,o que confere aos cientistas alemães, cientistas portugueses ou cientistas americanos melhores produtos finais ??

Uma vez mais o meu obrigado por futuros esclarecimentos.

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Dúvidas essenciais para dimensionamento de Micro-Produçã

Mensagem por BondadeSua »

Marsapiuns Escreveu:
afstoni Escreveu:Espero poder ajudá-lo.
Se puder aumente a potência contratada para 10,35Kw em relação á potência contratada passa de 9 euros para 13,5 por mês.
Nas condições atuais convem instalar o maior nº possivel de painéis +- 5000w,
Quando o sol estiver mais alto não quer dizer maior produção, pois se estiver muito calor as células perdem eficácia,
A orientação deve ser o mais próximo do azimute 0º e a inclinação depede da zona +- 35º,
Suntech, e Trina são Chineses, uhm...
Não descure na qualidade, pois a longo prazo pode e vai se arrepender.
Cumps
Caro afstoni,
........
Quanto aos painéis de fabrico chineses, gostaria de saber qual a base para afirmar que "poderão a longo prazo vir a arrepender-se", é pelo facto de serem mais baratos ? ou pelo facto psicológico de serem fabricados na china (quase todas as grandes multinacionais têm fábricas sediadas na china onde conseguem implementar politicas bastante apertadas de controlo de qualidade), ou será porque o desenvolvimento é feito por cientistas chineses, e se for por esse o caso,o que confere aos cientistas alemães, cientistas portugueses ou cientistas americanos melhores produtos finais ??

Uma vez mais o meu obrigado por futuros esclarecimentos.
:mrgreen:
Suponho que quando por cá aparece a referência a "chinesisses", se quer falar da falta de "controlo de qualidade", que os chineses normalmente tem. Por princípio e "cultura", creio, para eles não há desperdício. Tudo o que produzem é bom produto, "para entregar ao cliente". Ora isso, até um leigo como eu, sabe que não é verdade.
No entanto há produtos chineses de altíssima qualidade. Só que foram "controlados", quer os produtos quer os fabricantes, para que assim fosse.
Nos painéis, daquilo que sei, entre os vários parâmetros que os distinguem, está a eficiência, que nos de qualidade superior, pode chegar aos 20%. Ora isso é bem mais do que os 14%, que se obtém nos painéis de qualidade mediana.
Creio que é essa a grande diferença. Com SunPower, deve ir muito bem servido. O preço é que pode não lhe agradar... :lol:

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
Marsapiuns
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta nov 18, 2011 11:54 am

MicroProdução Fixa 3,45 (REC 4230w / Kaco 3600) - Mafra

Mensagem por Marsapiuns »

Olá a todos,

depois de muitas semanas de decisões, de indecisões, de muitos orçamentos, opiniões e sujestões ... finalmente decidi e instalei um sistema fixo composto por:

18 módulos REC Solar 235w policristalino (4230 w)
Inversor Kaco 3600
Contador Siemens
Estrutura em Alumínio.

O registo da MP foi feito no inicio de Dezembro, a aquisição do material foi no final do ano e instalado no inicio de Fevereiro.
Tal como aconteceu com o amigo Ogadiv, visto a potência de Janeiro já ter sido toda atribuida, a minha MP só entrou em Fevereiro e só no final do mês marcaram a inspeção para o inicio de Março. Depois de assinar o contrato com a EDP, tenho marcado o arranque do sitema para sexta-feira, dia 23.

Mando fotos nos próximos dias da instalação.

Gostaria de utilizar este espaço para tal como muitos de vós trocar opiniões e experiências acerca das vossas MP.

Relativamente á monitorização, estou a pensar para já num eeePC da Asus de baixo consumo para fazer o logging, e numa fase posterior publicar on-line esses dados á semelhança do que já fazem aqui no forum.

Abraço a todos

Marsapiuns

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: MicroProdução Fixa 3,45 (REC 4230w / Kaco 3600) - Mafra

Mensagem por mauri »

Paulo Ferreira
Parabéns pela tua MicroProdução. Agora é só produzir.
Juntei os tópicos anteriores por fazer parte do teu diário de MG e como conseguiste levar a bom termo o teu projeto.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Projectos”