Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm

Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Tenho uma unidade de produção fotovoltaica de 3,45 kW com duas strings, uma orientada para Este e a outra para Oeste (com um desvio de 22º) com o ângulo do declive do telhado (+/- 25º). Tenho 20 paineis de 235 w (10 + 10). O meu inversor é o Sunny Boy 3300.
Gostava de aumentar a produção até atingir o máximo bonificado sem alterar a orientação.
Já que o meu inversor permite, poderei instalar nova string orientada a Sul com poucos paineis? (a limitação que tenho permite cerca de 5 painéis virados a Sul).
O meu inversor não permite mais de 3800 W. Poderei colocar à entrada um limitador que impeça sobretensões que possam danificar o inversor? (hoje. às 13 h, tive um PAC de 2000 W, o que poderá acontecer em julho...)
Para fazer essas eventuais modificações terei de contactar a CERTIEL?
Devo esclarecer que sou um amador com muito poucos conhecimentos nesta área mas gostava de aprender mais sobre esta temática. A produção começou há muito pouco tempo e por isso estou na expectativa de ver como funciona pelo menos durante 6 meses (Dezembro a Junho).
Desde já agradecido

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por CrOhN »

Sem a informação das caracteristicas dos paineis, é dificil, mas, duvido que possas inserir um string extra só com 5 paineis. A voltagem minima DC de entrada são 200V.

Onde poderias adicionar paineis, seria às strings existentes, isto desde que a voltagem em circuito aberto não passe os 500V.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

Viva,

Com um inversor de um só MPT, ter diferentes orientações e inclinações é muito penalizador. Pois os inversores acabam por fazer internamente o paralelo das strings o que acaba por regular para a string mais "fraca".
O aumento de potência no campo FV não obriga a nova inspecção mas tens de ser comunicada ao srm pelo técnico responsável pela instalação.
Cmps,

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

VIVA
Agradeço os esclarecimentos. Julgo que este tema é de interesse para muitas pessoas.
Sobre o inversor vai ser difícil trocar. A ideia que tenho é que o Sunny Boy é caro e que pelo mesmo preço o instalador podia ter optado do por um MPT doutra marca. Estou enganado? Qual seria a razão de optar por este? (tenho de perguntar ao instalador mas imagino que deve haver uma justificação).
Os meus painéis são LG 235 M1C-C2. Li que o open circcuit voltage é 36,80 V. No entanto podia mudar para outra marca se optasse pelo novo string.
Claro que a minha orientação deve ser especialmente penalizadora no inverno. Ontem foi o dia que produziu mais, 8,3 kWh. Hoje produziu 7,5 kWh. Deixo aqui a minha produção (região de Vila Real).
E diária Data E total E Today (PAC) VPC h total
(kWh) (kWh) (kWh) (W) (V) (h )
Início 21-11-2011 9:30 2,3 0,07 591 328 2
5,51 21-11-2011 12:50 6,2 3,97 1343 300 5
7,98 22-11-2011 12:40 12,2 4,33 1492 291 14
7,89 23-11-2011 13:10 20 4,29 1483 288 24
7,88 24-11-2011 15:55 31,4 7,76 361 252 37
7,6 25-11-2011 14:46 37,8 6,23 1309 281 45
7,83 26-11-2011 17:17 47 7,91 0 0 58
7,81 27-11-2011 17:00 54,8 7,85 19 257 67
3,2 28-11-2011 13:00 56,7 1,9 606 309 73
3,19 29-11-2011 12:54 59,4 1,35 597 310 82
2,13 30-11-2011 13:10 62,6 1,46 340 307 91
4,3 01-12-2011 13:20 66,2 2,86 1600 292 101
5,89 02-12-2011 14:13 72,8 5,19 1471 297 111
6,12 03-12-2011 16:45 79,5 5,98 238 288 122
Cumprimentos

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

É a segunda vez que vejo aqui no fórum uma instalação falhada por causa da péssima orientação dos painéis e mau trabalho do instalador (que lhe devia ter aconselhado melhor). O que aconselho é a fazer uma estrutura que lhe permita meter os painéis com uma orientação sul ou, em último caso, com inclinação zero. De outra forma não vai conseguir rentabilizar o investimento.

Boa sorte. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

Agradeço as sugestões
JDuarte disse "Com um inversor de um só MPT, ter diferentes orientações e inclinações é muito penalizador". Que outros inversores há com mais de um MPT? Podem-me sugerir marcas e modelos para a minha potência que possam substituir o Sunny Boy 3300 e que tenham mais de um MPT?
Desde já agradecido.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Existem na listagem do srm vários modelos para 3,45 com 2 MPTs independentes, o GAVAZZI, o Danfoss, o PIKO, etc.
Atenção que alterar o inversor implica nova inspecção (informação dada pela CERTIEL).
Talvez o conselho do VOLT (reorganizar a orientação) seja a opção mais correcta. Uma estrutura perpendicular à orientação do telhado não é a estaticamente mais "engraçada"... mas... o investimento já feito fala mais alto.
Não quer publicar uma foto do telhado/instalação para poder-mos opinar melhor? (De preferência assinale o Sul).
Cmps,

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:Existem na listagem do srm vários modelos para 3,45 com 2 MPTs independentes, o GAVAZZI, o Danfoss, o PIKO, etc.
Atenção que alterar o inversor implica nova inspecção (informação dada pela CERTIEL).
Talvez o conselho do VOLT (reorganizar a orientação) seja a opção mais correcta. Uma estrutura perpendicular à orientação do telhado não é a estaticamente mais "engraçada"... mas... o investimento já feito fala mais alto.
Não quer publicar uma foto do telhado/instalação para poder-mos opinar melhor? (De preferência assinale o Sul).
Cmps,

Boas!

Plenamente de acordo com as dicas já aqui postadas pelo colegas, apenas acrescento (para os mais distraídos) que uma reinspecção custa actualmente 430,50€... é a crise :cry:

Cumpts.

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

Agradeço, novamente, as sugestões.
Apesar de estar inclinado para a mudança de orientação dos painéis, gostava de perguntar se alguém tem uma disposição este/oeste como a minha e se tem resultados positivos? Serão capazes de prever a % de aumento de produção se eu mudasse de inversor para os indicados?
(imagino que é difícil fazer essa previsão).
Como a minha potência total de painéis é de 4,75 kW se mudar de orientação poderei a determinadas horas ultrapassar os 3800 w que julgo que é o máximo admitido pelo Sunny Boy. Há alguma maneira de limitar a corrente que entra no inversor? Se ultrapassar os 3800 W danifico o inversor?
Deixo aqui o esquema do meu telhado. Já contratei uma empresa para me mudar o painel termosolar mais para trás.
As limitações que referi têm a ver com falta de espaço e ventos. A área de implantação da minha casa não ultrapassa os 95 m2.
Cumprimentos
Anexos
casa 2.jpg
casa 2.jpg (18.32 KiB) Visto 9461 vezes

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Sim. Eu já passei por isso e a solução a que cheguei foi a mesma que sugeri em cima...

Além do meu exemplo, posso dar o de um casal que mora perto de mim e já chegou a participar no fórum (embora tenha sido uma participação pequena, infelizmente). Em Março deste ano essa MP produziu 391 kWh. A minha MP, já com a inclinação zero da fracção Nascente, produziu 462 kWh no mesmo período. A MP de um outro vizinho meu, com orientação Sul, produziu 544 kWh.
Apesar destes exemplos não terem a mesma potência de painéis, o que fez mesmo a diferença neste caso foi a orientação.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Eu não conheço o funcionamento dos SMA na prática... apenas os manuais. Tenho um casal amigo que tem uma MP com 4400W orientados a sul e SMA 3800W e não consta que tenha desligado por excesso de potência DC (mesmo que o manual do 3800 mencione como pot. DC max de 4040).
Se o comportamento do SMA 3300 for semelhante os 4750W não devem ser problema, pois acredito que o inversor limite a entrada DC tal como fazem outras marcas.
Quanto à orientação, eu peço desculpa pelas questões mas a imagem não é muito perceptível:
- O telhado aparenta ter 2 águas, a água orientada a SW não é sua?
- Actualmente os painéis estão orientados com o telhado, ou estão aplicados em suportes triangulares perpendiculares ao telhado?
- Quanto a dimensões, a área de implantação será algo do tipo 8m x 12 m?
Cmps,

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

Viva
A minha casa é geminada com outra no lado Sul. A casa do lado Sul está mais alta do que a minha cerca de 60 cm (há tb umas chaminés que fazem com que eu desvie os painéis desse lado da casa. Tenho duas águas no meu telhado (+/- nascente/poente). O cume do meu telhado está desviado em relação ao eixo Norte/Sul cerca de 23º. Tentei desenhar os vinte painéis na foto (10 em cada água do telhado), cada painel mede 1,632x0,986 metros (cada água tem 16,1 m2 ocupados com páineis, total 32,2 m2). Eles estão assentes como o mesmo declive do telhado (+/-23º) em cima da telha. A distância dos painéis às telhas é de cerca de 13 cm. A área de implantação da minha casa será aproximadamente 10x9 m.
Já agora refiro que as bússolas dão um grande desvio (15º) em relação ao google/mapas, talvez devido a um poste de média potência que está perto e que certamente desvia o campo magnético. Cumprimentos

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

Viva
Encontrei este artigo e esta página de discussão num fórum (UK). Parece que a escolha de inversores com um ou dois mpp não é pacífica, havendo diversas opiniões. Eu não tenho conhecimentos para me pronunciar. Deixo aqui os "links":
http://www.interpv.net/wsr/wsr_view.asp ... =03&page=1

http://www.electriciansforums.co.uk/pho ... ors-5.html

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Para isolares as 2 strings entre si, antes de trocar de inversor, podes usar um diodo em série com cada uma. Desta forma, pelo menos a que estiver com menos insolação, não vai absorver a energia que a outra estiver a produzir.

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

CrOhN Escreveu:Para isolares as 2 strings entre si, antes de trocar de inversor, podes usar um diodo em série com cada uma. Desta forma, pelo menos a que estiver com menos insolação, não vai absorver a energia que a outra estiver a produzir.
Caro CrOhN
Agradeço a sugestão.
Pode explicar melhor como isso se faz, ou onde posso obter essa informação.
Onde se compram esses diodos?
Cumprimentos
(man)uel

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

Deixo aqui a tradução de passagens relevantes do artigo que referi:
http://www.interpv.net/wsr/wsr_view.asp ... =03&page=1
“Até há uns anos o interesse em instalar sistemas fotovoltaicos (FV) orientados Este-Oeste não tem sido grande. Hoje, no entanto, o interesse em instalar sistemas FV com esta orientação é cada vez maior. Embora a orientação sul seja melhor, a orientação Este-Oeste também pode gerar ganhos substanciais. Além disso, devido à queda acentuada nos preços dos módulos, aumentou a procura destes sistemas e um incremento destas unidades será esperado no futuro. A partir da perspectiva dos operadores da rede, as unidades de produção Este-Oeste são preferíveis já que a energia é produzida uniformemente ao longo do dia, reduzindo assim os picos de energia. Até agora pensava-se que os sistemas Este-Oeste requeriam inversores diferentes para cada orientação, ou pelo menos um inversor com múltiplos MPP (Maximum Power Point) "trackers", para evitar perdas. Este artigo mostra uma análise dos sistemas Este-Oeste ligado a um rastreador MPP e demonstrar o alto desempenho de tais sistemas.”
E conclui:
“Se considerarmos regras básicas de instalação, o ângulo de inclinação dos módulos solares e tecnologia, a instalação de um inversor em unidades orientadas Este-Oeste pode ser mais barato do que instalar um sistema com inversores separados. Finalmente, a instalação de um inversor simples não tem desvantagens em comparação com a instalação de um inversor com duas MPP.”

QVF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta nov 10, 2011 3:21 pm

Mensagem por QVF »

Viva,
Quanto à orientação, a minha ainda está pior...
estão desviados cerca de 50º a nascente.
Já pedi ao instalador para esolver a situação.
vamos aguardar

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

man Escreveu:
CrOhN Escreveu:Para isolares as 2 strings entre si, antes de trocar de inversor, podes usar um diodo em série com cada uma. Desta forma, pelo menos a que estiver com menos insolação, não vai absorver a energia que a outra estiver a produzir.
Caro CrOhN
Agradeço a sugestão.
Pode explicar melhor como isso se faz, ou onde posso obter essa informação.
Onde se compram esses diodos?
Cumprimentos
(man)uel
Pelo que percebi da tua instalação, podes usar em cada string, um diodo Schottky de pelo menos 10A e 600V. Poderás ter que usar um dissipador. Nada que bocado de alumínio pequeno não resolva, pelo menos para fazeres os testes.

Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por man »

Viva
Tavez troque o meu inversor por um Danfoss ou um Power One com duas MPPT.
Agradeço sugestões do modelo e potência a adquirir.
A SMA não tem nenhum Inversor para a minha potência (3,45) com duas MMPT?
Cps
(man)uel

Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Mensagem por Neutrao »

man Escreveu:Viva
Tavez troque o meu inversor por um Danfoss ou um Power One com duas MPPT.
Agradeço sugestões do modelo e potência a adquirir.
A SMA não tem nenhum Inversor para a minha potência (3,45) com duas MMPT?
Cps
(man)uel
Boas

Tive um Danfoss e só posso dizer mal dele. De dia para dia ia estando cada vez pior e então com tensão na rede ainda piorou mais.
Esse inversor teve sempre um comportamento muito instável (em dias de sol ora me dava 19 kws , ora me dava menos 4 ou 5 kws , por se ir abaixo varias vezes).
Tive vários mal entendidos com o instalador (por falhas de contactos) mas quando voltou prontificou-se logo a ajudar e substituiu-me esse inversor com problemas por um xantrex.
Sei que este inversor que agora tenho não pode fazer milagres com sombras (que tenho de inverno) por ser de strings virtuais, mas acho-o muito estável.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”