chegou o inverno?
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chegou o inverno?
8 da matina, hora de levar os putos à escola e pegar ao serviço. lá fora um sol radioso, mas um frio de rachar. sento-me ao volante, o frio do banco a subir pelo rabo e coluna acima ( que imagem tão poética) procedimento habitual da manhã, volta à chave, pré-aquecimento da prè-câmara de combustão, duas vezes porque o tempo vai estando fresco. volta à chave, moita! outra vez... nada! diabo, queres vêr que entrou ar no meu sistema de retorno. repito o procedimento. mais um minuto. na rádio o nuno markl diverte-se à volta de animais que falam em programas da televisão norte-americana. nova tentativa enquanto me tento lembrar onde deixei o diabo da chave e do tubo de purgar o sistema. là pegou, a custo, no meio de uma inglória nuvem branca onde o cheiro a farturas sem açucar nem canela submergiu a desgraçada carripana. entre os risos provocados pelos gatos que dizem hello aos seus donos e os cães que chamam mama às suas donas, vou começando a raciocinar.... (se em vez de farturas, o cheiro fosse café quente com açucar tudo isto sería mais rápido e a história tería um fim breve). afinal não está assim tão frio, ainda nem começaram as geadas, a minha mistura está a uns conservadores e prudentes 35% ... de repente fez-se luz. grande besta (o proprietário, não o veículo) tiveste preguiça de ir à bomba e esqueceste-te que afinal não misturaste os habituais 5% de gasolina.
correcção feita, amanhã vamos ver. de qualquer forma espero que o markl desista de nos fazer rir com as habilidades dos nossos amigos falantes. se é verdade que a nossa cultura tende para a americanização (dizem que sim) então, visto daqui do alentejo, estamos tramados! com éfe grande!
não se esqueçam que se o vosso carro estiver infeliz, é sinal de que, mais cedo ou mais tarde, vocês também estarão, enquanto o vosso mecânico estará razoávelmente satisfeito.
saúde da boa!
correcção feita, amanhã vamos ver. de qualquer forma espero que o markl desista de nos fazer rir com as habilidades dos nossos amigos falantes. se é verdade que a nossa cultura tende para a americanização (dizem que sim) então, visto daqui do alentejo, estamos tramados! com éfe grande!
não se esqueçam que se o vosso carro estiver infeliz, é sinal de que, mais cedo ou mais tarde, vocês também estarão, enquanto o vosso mecânico estará razoávelmente satisfeito.
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- Membro Silver
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manuelcar (o poeta),
talvez seja esta a resposta:
densidade relativa do óleo vegetal = 0,92
densidade relativa da gasolina padrão = 0,75
a densidade é a relação d=m/v, ou seja, d = densidade, m = massa, v = volume.
para obtermos a quantidade de massa de, no máximo, 2% do diesel, deve-se equacionar quantos % equivalem a densidade da gasolina em relação ao diesel, ou seja, 0,75/0,92 = 0,82 = aproximadamente 82% da densidade do diesel.
desta forma, se abastecer 100 litros e 2% for gasolina, terá em massa um volume de 1,64% do total, visto a gasolina (2 litros) ter 82% da densidade do diesel.
espero ter sido útil, quaisquer dúvidas melhor falar com a europecon....
forte abraços a todos por aí
talvez seja esta a resposta:
densidade relativa do óleo vegetal = 0,92
densidade relativa da gasolina padrão = 0,75
a densidade é a relação d=m/v, ou seja, d = densidade, m = massa, v = volume.
para obtermos a quantidade de massa de, no máximo, 2% do diesel, deve-se equacionar quantos % equivalem a densidade da gasolina em relação ao diesel, ou seja, 0,75/0,92 = 0,82 = aproximadamente 82% da densidade do diesel.
desta forma, se abastecer 100 litros e 2% for gasolina, terá em massa um volume de 1,64% do total, visto a gasolina (2 litros) ter 82% da densidade do diesel.
espero ter sido útil, quaisquer dúvidas melhor falar com a europecon....
forte abraços a todos por aí
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
ANCCO
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- Membro Silver
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outra questão:
a densidade do óleo indicado é de soja (0,92) e a gasolina é a padrão (0,75), talvez o valores sejam diferente por aí, mas o raciocínio é o mesmo: sugiro pesquisarem na internet em sites dos distribuidores de combustível e óleos vegetais de portugal.
a densidade do óleo indicado é de soja (0,92) e a gasolina é a padrão (0,75), talvez o valores sejam diferente por aí, mas o raciocínio é o mesmo: sugiro pesquisarem na internet em sites dos distribuidores de combustível e óleos vegetais de portugal.
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO
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- Membro Dedicado
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viva,
uso uma mistura de 20% ov novo + 5% de gasolina 95 e misturo tudo num tanque à parte com uma bomba de agua a trabalhar em circuito fechado.
tenho reparado que o motor fica pouco "macio", ouve-se muito a injecção (parece uma ford transit), só com diesel só se ouve o ruido de compressão do motor.
alguém também com esta experiencia? será da gasolina?
abraços
h
uso uma mistura de 20% ov novo + 5% de gasolina 95 e misturo tudo num tanque à parte com uma bomba de agua a trabalhar em circuito fechado.
tenho reparado que o motor fica pouco "macio", ouve-se muito a injecção (parece uma ford transit), só com diesel só se ouve o ruido de compressão do motor.
alguém também com esta experiencia? será da gasolina?
abraços
h
Veículos ecológicos?
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- 100% corpo e mente saudável
http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com
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Autor do tópico - Staff Member
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ancco, essa parte eu entendo. o que não entendo é o tal ponto de inflamação. a proposito, hoje, com um litrito de gasolina a coisa correu muito melhor, mas ainda assim não pegou à primeira. amanhã vou verificar as velas de incandescência. tenho ainda que admitir a possibilidade de ter uma mistura incorrecta, atendendo a que não fui eu quem pôs o gasoleo. apenas acrescentei o oleo.
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- Membro Silver
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olá manuelcar,
desculpe a intromissão, imaginei que não tivesse entendido a parte da densidade. quanto ao ponto de inflamação, é normal a adição de um combustível com menor ponto de inflamação diminuir o ponto de inflamação do outro. o problema é que, para equacionar isso, é dureza.... creio que é um bom trabalho para algum químico de plantão no fórum, verificar a relação entre acréscimo de gasolina e diminuição do ponto de inflamação.
a questão do baixo ponto de inflamação, creio eu, tem a ver com os bicos injetores: provavelmente haverá um maior aporte de calor, o qual causará um maior aquecimento dos mesmos. lembrem-se, o motor diesel não ocasiona a combustão por compressão, apenas eleva a temperatura do ar para que, quando houver a injeção de diesel, este queime devido à alta temperatura do ar dentro da câmara. o que pode ocorrer ao baixar muito o ponto de inflamação é a chama da combustão ficar muito próxima ao bico injetor, talvez danificando o mesmo.
aqui no brasil atuei um bom tempo como supervisor de sinistro de automóveis em duas seguradoras, havia uma questão que, por vezes, ouvia os mecânicos comentarem: o bico injetor estava "lavando" o cilindro, consequentemente não estava vedando corretamente no momento em que cessava a pressão da bi. desta forma, acredito que o mesmo pode ocorrer em caso de iniciar a queima do combustível próxima ao bico injetor, pois a "lavagem" do cilindro ocasionava, com frequência, a fusão do mesmo : resultado: grandes prejuízos ao dono e um mecânico e vendedor de peças muito felizes...
creio ser esta a situação do acréscimo demasiado da gasolina, portanto é prudente tomar um certo cuidado...
forte abraço a todos por aí
desculpe a intromissão, imaginei que não tivesse entendido a parte da densidade. quanto ao ponto de inflamação, é normal a adição de um combustível com menor ponto de inflamação diminuir o ponto de inflamação do outro. o problema é que, para equacionar isso, é dureza.... creio que é um bom trabalho para algum químico de plantão no fórum, verificar a relação entre acréscimo de gasolina e diminuição do ponto de inflamação.
a questão do baixo ponto de inflamação, creio eu, tem a ver com os bicos injetores: provavelmente haverá um maior aporte de calor, o qual causará um maior aquecimento dos mesmos. lembrem-se, o motor diesel não ocasiona a combustão por compressão, apenas eleva a temperatura do ar para que, quando houver a injeção de diesel, este queime devido à alta temperatura do ar dentro da câmara. o que pode ocorrer ao baixar muito o ponto de inflamação é a chama da combustão ficar muito próxima ao bico injetor, talvez danificando o mesmo.
aqui no brasil atuei um bom tempo como supervisor de sinistro de automóveis em duas seguradoras, havia uma questão que, por vezes, ouvia os mecânicos comentarem: o bico injetor estava "lavando" o cilindro, consequentemente não estava vedando corretamente no momento em que cessava a pressão da bi. desta forma, acredito que o mesmo pode ocorrer em caso de iniciar a queima do combustível próxima ao bico injetor, pois a "lavagem" do cilindro ocasionava, com frequência, a fusão do mesmo : resultado: grandes prejuízos ao dono e um mecânico e vendedor de peças muito felizes...
creio ser esta a situação do acréscimo demasiado da gasolina, portanto é prudente tomar um certo cuidado...
forte abraço a todos por aí
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ANCCO
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não ancco. pelo contrário. a lavagem dos cilindros, ocorre quando a combustão é deficiente por qualquer razão. o que acontece é que o combustivel vai condensar-se nas diversas superfícies sem queimar. a lavagem pode ocorrer quando a compressão dos cilindros é insuficiente, quando a atomização é deficiente provocando gotejamento em vez de pulverização. a não adição de gasolina, o excesso de ov na mistura, o fraco aquecimento da pré-câmara (ou câmara no caso dos tdi), a temperatura demasiado baixa do oleo, ou uma reduzida pressão de injecção. tudo isto pode provocar a lavagem dos cilindros. as consequencias, para nós utilizadores de ovd creio que são essencialmente a contaminaçãodo oleo lubrificante (temos que encontrar um distribuidor de oleo lubrificante com base vegetal) e o descolamento dos residuos de carvão das paredes dos cilindros com consequente reajustamento dos segmentos (não sei se isto é bom ou mau). para além destes aspectos específicos do ovd, partilhamos com o resto da humanidade o risco de formação de depositos nas ranhuras dos segmentos e a fusão dos pistons .
portanto, a adição de gasolina em percenagens moderadas, reduz o risco de lavagem.
penso que é importante para um utilizador de ovd, e o [***************] já aqui preconizou este procedimento, mandar verificar a taragem dos injectores e, se dentro das tolerâncias das bombas de injecção, proceder ao aumento da pressão de abertura destes.
portanto, a adição de gasolina em percenagens moderadas, reduz o risco de lavagem.
penso que é importante para um utilizador de ovd, e o [***************] já aqui preconizou este procedimento, mandar verificar a taragem dos injectores e, se dentro das tolerâncias das bombas de injecção, proceder ao aumento da pressão de abertura destes.
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- Membro Silver
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senhores!
sugiro, que voces deixem de fazer experiencias com o deposito grande, com uma bilha de 10 litros , acho que os resultados seriam mais coerentes, volumes de combustivel gasto por km, verificacao da mistura, e é so trocar os tubos da alimentacao do gasoleo.
se tiverem 2 depositos de 10l nunca corre mal , um estará sempre cheio, logo o vosso carro nunca deixa de andar.
ab
mtavares
sugiro, que voces deixem de fazer experiencias com o deposito grande, com uma bilha de 10 litros , acho que os resultados seriam mais coerentes, volumes de combustivel gasto por km, verificacao da mistura, e é so trocar os tubos da alimentacao do gasoleo.
se tiverem 2 depositos de 10l nunca corre mal , um estará sempre cheio, logo o vosso carro nunca deixa de andar.
ab
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tem cuidado, pegar bem é só uma parte do problema.manuel Escreveu:está um frio de rachar, tou com 60% de ov, 5% de gasolina, e o saxo pega que é uma maravilha. vá lá que demore mais 1 segundo,2 no máximo, a pegar. estou a pensar passar para 70%.
outra, muito mais importante, tem de ver com condições de funcionamento. o motor demora a aquecer e até lá andas com muitos riscos. e se não aqueceres préviamente o combustível com ov, garanto-te que não vais andar por muito mais tempo. o sistema vai começar a entupir, podes dar cabo da bi, dos injectores, etc....
não vale a pena.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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situação esclarecida. não era uma vela de incandescência, mas sim duas. isto é um verdadeiro problema. quer dizer que num dos cilindros (dois neste caso), a combustão começa mais tarde. isto pode provocar a tal lavagem de que falávamos acima.mudança de procedimento. substituição das 4 velas a cada 2 anos. assim , com um procedimento rotineiro já não corro riscos. estas velas duraram mais de 2 anos.
desmontadas as velas procedi a uma inspecção e comparação com outra, igualmente fundida, que guardei do tempo em que ainda não queimava ov. aparencia igual, com uma côr negra igual e pequeno deposito de carvão na superfície. gostava de desmontar um injector para inspeccionar, mas não tenho uma chave que me permita dar o aperto correcto...
desmontadas as velas procedi a uma inspecção e comparação com outra, igualmente fundida, que guardei do tempo em que ainda não queimava ov. aparencia igual, com uma côr negra igual e pequeno deposito de carvão na superfície. gostava de desmontar um injector para inspeccionar, mas não tenho uma chave que me permita dar o aperto correcto...
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eu costumo desmontar periodicamente os injectores para verificar o estado e avaliar o sistema de aquecimento que estou a testar. os injectores no lr estão seguros por uma esécie de patilha em chapa de ~ 5 mm que é apertada por um parafuso m8. costumo apertar isso normalmente, não me parece que é preciso algum cuidado especial.
o que custa mais é sacar os injectores. tive de fazer um perfil u, furar um orifício de 7 mm de diâmetro no meio, para passar o parafuso m6 e arranjar uma porca igual à que aperta os tubos ao injector. essa porca segura o parafuso com cabeça do lado do injector e o parafuso passa por orifício do u. ao apertar o parafuso do lado oposto do u, por uma porca m6, o injector sai para fora.
experimenta isso, não custa nada. se estiverem injectores sujos (sempre tem alguma coisa, mesmo só com gasóleo), limpas com escova de aço (sem problema, o aço do injector é muito mais duro). depois mergulas os injectores num frasco com benzina sintética (desfaz bem o carbono e porcaria proveniente do óleo vegetal). passado umas horas ou de um dia para outro, limpas bem e montas outra vez. não esquecer a purga do sistema.
o que custa mais é sacar os injectores. tive de fazer um perfil u, furar um orifício de 7 mm de diâmetro no meio, para passar o parafuso m6 e arranjar uma porca igual à que aperta os tubos ao injector. essa porca segura o parafuso com cabeça do lado do injector e o parafuso passa por orifício do u. ao apertar o parafuso do lado oposto do u, por uma porca m6, o injector sai para fora.
experimenta isso, não custa nada. se estiverem injectores sujos (sempre tem alguma coisa, mesmo só com gasóleo), limpas com escova de aço (sem problema, o aço do injector é muito mais duro). depois mergulas os injectores num frasco com benzina sintética (desfaz bem o carbono e porcaria proveniente do óleo vegetal). passado umas horas ou de um dia para outro, limpas bem e montas outra vez. não esquecer a purga do sistema.
Um abraço
Hynek
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