Diário de bordo - Bereco 2500W

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Autor do tópico
pnlmata
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm

Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por pnlmata »

Olá a todos.

Como o prometido é devido, cá estou eu a iniciar mais um diário de bordo. Não prometo assiduidade porque o trabalho não o permite, mas tentarei manter-vos a par do que se vai passando.

Background:
Trabalho a cerca de 8Km de casa. A deslocação Queluz-Paço de Arcos era feita com um CI, que, apesar de não ser muito gastador, me deixava triste pois nos dias mais frios o carro nem chegava a aquecer, o que contribui (em muito) para a redução do tempo de vida de um CI e o seu consumo.
Comecei então a ponderar a compra de um VE. Contas e mais contas e cheguei à conclusão que se só a usasse para estas deslocações, a scooter ficaria paga em menos de dois anos (manutenções incluídas, também do CI). Agora chamo ao meu carro de "fato de chuva". Também mudei o contador da garagem para bi-horário.

Estudo do percurso:
O percurso a efetuar (Casa-Trabalho-Casa) é ligeiramente diferente daquele que faço com o CI, e tem uma grande subida em direção a Paço de Arcos (400m por vezes com 19% de inclinação) e outra no sentido contrário (600m com 17%).
Os 8Km do percurso são feitos em ambiente quase rural com alguns troços com trânsito (parado!), ou seja, os 40Km de autonomia mínima anunciada da Bereco 2500W serviam para vir almoçar a casa e ainda sobrava.

Encomenda e chegada:
A fase da encomenda correu normalmente, apesar de alguma demora na entrega. Aparentemente a transportadora quis andar a passear com ela e só quase duas semanas depois de sair das mãos da ecoMotores é que me foi entregue.
Aquando da entrega, os pormenores menos bons ficaram para segundo plano, face à expectativa de poder usufruir de um modo de deslocação barato e ecológico.
Durante o transporte, a scooter foi alvo de perfuração do banco, para-lamas dianteiro partido, fita-cola que (ainda hoje) não consigo tirar do banco, etc. Vinha com 30Km feitos o que pode ficar-se a dever a testes da marca.

Primeiras impressões:
Não sendo utilizador assíduo de duas rodas, a fase de adaptação foi gradual e não teve grandes percalços. Fiz uma volta de teste até ao meu local de trabalho em velocidade reduzida para lhe ir conhecendo as manhas e portou-se bem.

Bem, depois deste testamento, vamos aos primeiros quilómetros "a sério".

Agosto de 2011:
Nos últimos dias de Agosto começou a sério a utilização. Ainda fiz 70Km e o meu medidor "Lidl" acusou 0.32€. Serviu basicamente para me habituar ao comportamento (dos 4 patas também), dos comandos e principalmente para aprender a andar naquilo.
Assim que a levei para o trabalho, os motards todos quiseram ir ver a "bicicleta" (como eles lhe chamam), mas ficaram rendidos às potencialidades. Um deles notou que a forqueta estava algo solta e que os pneus estavam vazios. Fui encher os pneus à pressão que ele me disse (2.5) e em casa fui apertar a forqueta. Não fiquei muito contente que a scooter me fosse entregue assim, mas enfim... O que interessa é que está a corresponder às minhas expectativas em termos da utilização que lhe dou e dos consumos.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns pela aquisição de um VE.
Indirectamente estará a ajudar todos os que o rodeiam, e os restantes, daí os meus agradecimentos sinceros! :mrgreen:

Fiquei rendido há sua forma de lidar com tudo de menos bom que lhe sucedeu. Nem sei como eu reagiria numa situação semelhante... :evil:

Fico realmente triste por me aperceber que quem está à frente de negocios, que lida com clientes, e que é esse o seu ganha pão, reage de uma forma tão pouco profissional :cry:

E fico igualmente triste, por se tratar da imagem dos Veiculos Electricos, que infelizmente, se já tem poucos adeptos, passará a não ter mais :cry: :evil:

Muitos bons kms, poupadinhos e sem problemas!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por Mumia »

Bem primeiro que tudo é mesmo Parabens e muitos km's ;)

Bom sem qualquer duvida que essas "coisinhas" iniciais, não abonam nada a favor da marca.. ja foram resolvidos por eles???

Bom... de Queluz- Paço Arcos, será que nunca te vi?? ;) que cor é a tua mota?? azul? :P

Pelo que me indicas imagino que deves vir ali pela zona de queluz - vila fria né?? ehehe aquelas subidas são.... upaa upaa... :)

Tou ver que para estes lados começam a haver muitos VE's e eu vejo-os pouco :)

Boa Sorte com tudo e muitos Km's
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
pnlmata
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por pnlmata »

Antes de mais devo referir que sou do tipo de cliente que não liga muito a pequenos pormenores como os que me aconteceram com o transporte nem sequer reclamo. Comunico, mas não reclamo. Quando o copo enche é que...
Mumia: Eu costumo fazer a estrada Fábrica da Pólvora - Barcarena e depois vou junto à ribeira. Se viesse por Vila Fria, acho que não conseguia subir! Uma vez medi com o GPS e deu-me 23% de inclinação.

Setembro:
Com a vinda de Setembro, vieram também umas merecidas férias, ou seja 15 dias de não utilização, seguidas por uma semana de trabalho do outro lado do mundo. Ainda assim fiz 300Km com 0.88€ de electricidade. Para isto contribuiram alguns carregamentos "on the job" ;) .
Comecei então a notar alguma falta de potência. Não sei se no mês anterior não tinha dado por isso ou se começou a perder mesmo potência. Nas subidas a velocidade passou a 15-20Km/h e só com a utilização de boosts (1 à ida e outro no regresso) lá chegava acima. Nas menos acentuadas também perco velocidade consideravelmente. Comecei também a notar um chiar constante vindo de alguma parte móvel (as hipóteses não são muitas).
Fiquei apeado uma vez a 1Km de casa. Devo ter feito mal as contas e, a meio da subida de regresso a casa começou aos soluços e assim foi até chegar a casa. Na altura fiquei confuso porque sou cuidadoso com a autonomia...

Resumindo, no fim de Setembro ia com 400Km feitos e pela módica quantia de 1,20€. Se usasse o "fato de chuva"... já ia com quase 70€! Por esta altura já o seguro estava pago e é com estas contas que me sinto orgulhoso pela decisão que tomei. O ser amigo do ambiente é um bónus, não tem preço.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por Jorge Rocha »

pnlmata Escreveu:O ser amigo do ambiente é um bónus, não tem preço.
É isso mesmo, uma excelente citação!
Tudo por um mundo mais limpo!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por RuFuS »

Boa sorte com a montada....

A mota tem baterias de lítio ou chumbo?

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por Mumia »

Pois aquelas duas subidas sao do pior... e ainda para mais logo seguidas.... :o :twisted:

Então e que cor é a tua maquina eheheh que a ver se foi a ti que te vi em tempos ou não :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
pnlmata
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por pnlmata »

Ora boas a todos.
Como já perceberam, estou a fazer o resumo do que se tem passado nos primeiros meses de utilização do meu primeiro VE. Espero continuar assiduamente (mensalmente) a fazer estes resumos, uma vez que é também no fim do mês que faço as contas aos €€€€ que isto me está a fazer poupar.
Obviamente que também responderei a qualquer questão que me coloquem, por isso estejam à vontade.

Quem ler os relatos dos dois primeiros meses pode ficar com a sensação errada acerca da marca Bereco. Refiro os aspectos menos bons enquanto os menos maus parecem ficar para segundo plano. O Sr. Eduardo da Bereco sempre se mostrou disponível para vir a minha casa ver o que se passava com a scooter. Infelizmente, a minha disponibilidade é que tem atrapalhado esta visita. Outro ponto que pode ser menos claro: Adoro andar na scooter e uso-a sempre que possível. Não tive nenhum CI do género, pelo que não tenho termo de comparação, mas a sensação de andar num veiculo destes em estradas vazias e rodeadas de verde é incomparável.

Outra coisa: A minha Scooter é "ázuli". Já fui algumas vezes ao Oeiras Parque, mas geralmente o meu percurso é casa-trabalho-casa. Por vezes também dou um saltinho a Rio de Mouro. Por acaso nunca me cruzei com nenhum VE na estrada, mas a minha mulher já meteu conversa com a proprietária de uma Bereco em Rio de Mouro. Isto foi na altura que eu estava à espera da minha.

Vamos então ao resumo do mês de Outubro:
Em Outubro, tive mais uma deslocação em trabalho de 15 dias o que fez com que me restassem 10 dias de electro-deslocação. Desta vez foram 160Km e o gasto foi de 0.49€. Neste mês tive também a visita do Sr. Eduardo da Bereco que me veio entregar os plásticos laterais que faltavam e para averiguar de onde vinha o chiar. Acontece que este barulho só começa a fazer quando apanha uma subida mais exigente (creio - mais pormenores no relato de Novembro). No pouco que deu para ver, ele disse-me que eram os componentes que ainda não estavam acamados, e que mais uns quilómetros vão ao sítio. Como só nesta altura recebi o manual de utilizador, apercebi-me também dos erros cometidos nos Kms anteriores, nomeadamente na aceleração inicial e na utilização do disjuntor aquando da carga.
Passei também a notar uma vibração exagerada da direcção quando travo mais forte com o travão da frente. Também sinto a forqueta meio solta nesta situação, apesar de já a ter apertado.

Em jeito de resumo, vou com cerca de 560Km e 1.70€ de electrões contra 96€ de CI.


Autor do tópico
pnlmata
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por pnlmata »

RuFuS Escreveu:Boa sorte com a montada....

A mota tem baterias de lítio ou chumbo?

Cumps
Peço desculpa, esqueci-me de incluir a resposta no post de "Outubro". As baterias são de chumbo.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por Mumia »

e pimbassssss :P foste tu mesmo que eu vi eheheh ;) até coloquei no "Hoje eu vi" aqui do forum eheheh, nao tive foi oportunidade de me meter ctg ;) senão upa upa :P passas-te por mim na "rotunda dos cavalos" em Paço Arcos ao pe do Hall-Street ;)

E como tem andado a maquina? a bombar fixe??? :D
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
pnlmata
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por pnlmata »

Mumia Escreveu:e pimbassssss :P foste tu mesmo que eu vi eheheh ;) até coloquei no "Hoje eu vi" aqui do forum eheheh, nao tive foi oportunidade de me meter ctg ;) senão upa upa :P passas-te por mim na "rotunda dos cavalos" em Paço Arcos ao pe do Hall-Street ;)

E como tem andado a maquina? a bombar fixe??? :D

Eh pá, muito fixe. Não quero outra coisa!

Eu trabalho por trás do stand perto dessa rotunda, por isso passo aí muitas vezes.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por Mumia »

pnlmata Escreveu: Eh pá, muito fixe. Não quero outra coisa!

Eu trabalho por trás do stand perto dessa rotunda, por isso passo aí muitas vezes.
Pois agora já não consigo ver-te tanta vez... eheheh mas já te vi dessa vez... vamos ver se não vejo de novo ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por RuFuS »

pnlmata Escreveu:
RuFuS Escreveu:Boa sorte com a montada....

A mota tem baterias de lítio ou chumbo?

Cumps
Peço desculpa, esqueci-me de incluir a resposta no post de "Outubro". As baterias são de chumbo.

Nesse caso andas a esticar demasiado as baterias...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


Autor do tópico
pnlmata
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por pnlmata »

RuFuS Escreveu: Nesse caso andas a esticar demasiado as baterias...
Como assim?
A autonomia anunciada é 40 a 50Km. Se eu fizer 2 vezes de casa para o trabalho, são 32Km.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por RuFuS »

pnlmata Escreveu:
RuFuS Escreveu: Nesse caso andas a esticar demasiado as baterias...
Como assim?
A autonomia anunciada é 40 a 50Km. Se eu fizer 2 vezes de casa para o trabalho, são 32Km.

Não convém deixares descarregar mt as baterias...

Talvez por isso já estejas a ressentir alguma perda de potência...ainda que o frio também ajude a tal...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por Jorge Rocha »

RuFuS Escreveu:
pnlmata Escreveu:
RuFuS Escreveu: Nesse caso andas a esticar demasiado as baterias...
Como assim?
A autonomia anunciada é 40 a 50Km. Se eu fizer 2 vezes de casa para o trabalho, são 32Km.

Não convém deixares descarregar mt as baterias...

Talvez por isso já estejas a ressentir alguma perda de potência...ainda que o frio também ajude a tal...

Cumps
Talvez isto ajude na afirmação do RufuS...
Estimativas de condução.gif
Tudo por um mundo mais limpo!


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por tavares »

Para salvaguardar as baterias de chumbo/gel estas devem ser carregadas a cada 20kms mesmo que a autonomia seja de 40kms.

As baterias de chumbo até aos 3.000 kms estão a crescer em capacidade de carga, dos 3.000kms em diante vão começar a decrescer em capacidade e a partir dos 8.000kms a carga pode diminuir drásticamente e reduzir a autonomia total para 10-15kms.

As baterias de chumbo são muito mais melindrosas do que as de litio , e para aumentar o tempo de vida , uma regra é : carregar sempre que possivel nem que se faça só 5kms , se a mota vai ficar parada e se pode carregar , carrega-se.

O frio pode diminuir a autonomia de 20 a 30%.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por serges »

Boas, parabéns pela compra!

Mas atenção aos conselhos pois é importante a manutenção do coração da dita, baterias...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
pnlmata
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: quarta nov 09, 2011 2:00 pm

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por pnlmata »

Claro que temos de ter atenção à baterias, mas o que me estava a fazer espécie é que normalmente faço apenas 16Km (não vou almoçar a casa). Das poucas vezes que o fiz, duas delas fiquei sem bateria.

Isto pode significar uma de três coisas: A autonomia real está aquém da mínima anunciada; a minha condução não é económica; ou tinha algum problema na scooter.
Neste momento posso dizer que tinha um problema que poderia ser a origem da falta de autonomia e potência. O eixo dianteiro estava preso e era a origem do chiar! Depois de um lubrificante próprio, o comportamento mudou radicalmente. Mais relatos sobre isto no "Mensário de bordo" de Novembro.

Quanto às cargas parciais, vou passar a carregar assiduamente no meu local de trabalho.
Uma coisa que me esta a chatear um bocado é a ligação Carregador-Scooter. A ficha é chata de colocar e tenho de estar sempre tira-põe-tira-põe...
Alguém me pode esclarecer se posso deixar o carregador sempre ligado à scooter, mesmo em andamento? No manual nada é referido, mas lá o carregador está incorporado na scooter. Também dei uma olhada no esquema elétrico e não foi conclusivo.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Diário de bordo - Bereco 2500W

Mensagem por RuFuS »

pnlmata Escreveu:Claro que temos de ter atenção à baterias, mas o que me estava a fazer espécie é que normalmente faço apenas 16Km (não vou almoçar a casa). Das poucas vezes que o fiz, duas delas fiquei sem bateria.

Isto pode significar uma de três coisas: A autonomia real está aquém da mínima anunciada; a minha condução não é económica; ou tinha algum problema na scooter.
Neste momento posso dizer que tinha um problema que poderia ser a origem da falta de autonomia e potência. O eixo dianteiro estava preso e era a origem do chiar! Depois de um lubrificante próprio, o comportamento mudou radicalmente. Mais relatos sobre isto no "Mensário de bordo" de Novembro.

Quanto às cargas parciais, vou passar a carregar assiduamente no meu local de trabalho.
Uma coisa que me esta a chatear um bocado é a ligação Carregador-Scooter. A ficha é chata de colocar e tenho de estar sempre tira-põe-tira-põe...
Alguém me pode esclarecer se posso deixar o carregador sempre ligado à scooter, mesmo em andamento? No manual nada é referido, mas lá o carregador está incorporado na scooter. Também dei uma olhada no esquema elétrico e não foi conclusivo.
Sim podes...eu andava quase sempre com o meu ligado à mota e nunca tive problema nenhum derivado a isso...

Só o tirava qd precisava da mala do banco e a volta que ia dar ñ requeria o carregador...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”