MP Fixa 3.45 Felgueiras

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Microprodução HTeixeira

Mensagem por HTeixeira »

Boas caros foristas e colegas,

Eu pretendo colocar em minha casa os painéis fotovoltaicos, pelo qual já me registei no "renovaveis na hora", e já paguei, estando á espera de ser atribuida potência.
Entretanto, pedi 2 orçamentos a empresas que se encontram registadas neste site, sendo que uma já me enviou, estando á espera do outro orçamento.

Digam-me por favor o que acham deste orçamento, já que eu nada percebo disto...

A potência contratada é de 6.9KVa, sendo o sistema fixo em telhado plano.
O sistema é composto por :
18 Módulos fotovoltaicos de 225 Wp "MPrime"
1 Inversor Sunny Boy 3300 "SMA"
Cablagem
Contador SL 7000 "Actaris"
Cabo ligação DC para ligação Painéis-Inversor
Cabo ligação AC para ligação do Inversor-Contador

A potência instalada dizem eles é de 4.05kwp para fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é metade daquilo que posso injectar na rede.

O preço é de 14500€ - "Chave na mão", incluindo todo o trabalho de construção civil.

Quanto ao sistema de AQS, tenho vários:
- Termossifão de 200L da BaixiRoca 1 Painel - 1500€
- Termossifão de 200L da Energie 1 Painel - 1680€
- Termossifão de 200L da Energie 2 Paineis - 1970€
- Termossifão de 300L da Energie 2 Painel - 2373€

Tudo preços "chave na mão"...

Digam-me o que acham deste orçamento !!
- Termossifão de 300L da Immergaz - 1700€


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por JDuarte »

Viva HTeixeira,

Aguarde pelos outros orçamentos, pois 14500€ para 4050W instalados é um preço muito elevado. Facilmente consegue preços bem menores para o mesmo tipo de material.
Por outro lado, não recomendo uma instalação com potência DC inferior a 4400W.
Em que zona do país irá ficar a instalação?
Cmps,

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por BondadeSua »

HTeixeira Escreveu:Boas caros foristas e colegas,


A potência instalada dizem eles é de 4.05kwp para fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é metade daquilo que posso injectar na rede.
Tanto quanto sei, esta ideia "muito generalizada", não é correcta. 3.45 é a potência nominal do inversor e que não limita necessariamente a electricidade a injectar.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por HTeixeira »

BondadeSua Escreveu:
HTeixeira Escreveu:Boas caros foristas e colegas,


A potência instalada dizem eles é de 4.05kwp para fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é metade daquilo que posso injectar na rede.
Tanto quanto sei, esta ideia "muito generalizada", não é correcta. 3.45 é a potência nominal do inversor e que não limita necessariamente a electricidade a injectar.

BondadeSua
3.45Kwp é a potência do Inversor de que pode injectar na rede, certo ?
Pode injectar mais, mas não é paga. Pelo que me disseram, eles colocam 4.05Kwp de produção, para nos picos de menos radiação, conseguir "compensar"...

Gostaria de saber a sua opinião sobre isto, já que eu apenas comecei a pensar em energias renováveis à apenas 15 dias, e não percebo "puto" disto.


Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por HTeixeira »

JDuarte Escreveu:Viva HTeixeira,

Aguarde pelos outros orçamentos, pois 14500€ para 4050W instalados é um preço muito elevado. Facilmente consegue preços bem menores para o mesmo tipo de material.
Por outro lado, não recomendo uma instalação com potência DC inferior a 4400W.
Em que zona do país irá ficar a instalação?
Cmps,
Obrigado pela sua resposta,
A instalação será efectuada em Felgueiras.

Diz-me que a instalação deverá de ter 4400W de potência DC, ou seja, que os painéis tem de produzir no seu todo e entrar no Inversor 4400W, certo ?

Pelo que percebi do que os instaladores disseram, a potência instalada é de 4.05kwp nos painéis, para que em tempo de menos radiação, possa "compensar" e fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é aquilo que eu posso injectar. Se chegar lá ao Inversor mais potência do que os 3.45Kwp, não interessa pois a EDP não paga o excesso.

Diga-me por favor a sua opinião, já que eu sou leigo nesta matéria, e agradeço todas as informações.

Obrigado!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por BondadeSua »

HTeixeira Escreveu:

Pelo que percebi do que os instaladores disseram, a potência instalada é de 4.05kwp nos painéis, para que em tempo de menos radiação, possa "compensar" e fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é aquilo que eu posso injectar. Se chegar lá ao Inversor mais potência do que os 3.45Kwp, não interessa pois a EDP não paga o excesso.

Diga-me por favor a sua opinião, já que eu sou leigo nesta matéria, e agradeço todas as informações.

Obrigado!
Pode injectar mais que isso e a EDP paga mais que isso. O JDuarte é um exemplo e pode esclarecê-lo bem.
O tecto de limite que está no decreto calcula-se multiplicando por 2.4, a potencia a que nos candidatamos, (3.45 ou 3.68), ou seja no seu caso (3.45 x 2.4), que dá os KW que ao fim do ano (não) lhe são pagos, se ultrapassou esse limite.
O que for acima, a EDP não é obrigada a pagar.
Não sei se no fórum, já alguém atingiu esse limite. Desconheço. Esse valor é bastante elevado e portanto nem faz muito sentido para a sua quantidade de painéis , falar nele.
Espere um pouco pelas indicações de "preço". Não percebi se nos orçamentos já estava adicionada a parte de aquecimento de água?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por JDuarte »

HTeixeira Escreveu:
JDuarte Escreveu:Viva HTeixeira,

Aguarde pelos outros orçamentos, pois 14500€ para 4050W instalados é um preço muito elevado. Facilmente consegue preços bem menores para o mesmo tipo de material.
Por outro lado, não recomendo uma instalação com potência DC inferior a 4400W.
Em que zona do país irá ficar a instalação?
Cmps,
Obrigado pela sua resposta,
A instalação será efectuada em Felgueiras.

Diz-me que a instalação deverá de ter 4400W de potência DC, ou seja, que os painéis tem de produzir no seu todo e entrar no Inversor 4400W, certo ?

Pelo que percebi do que os instaladores disseram, a potência instalada é de 4.05kwp nos painéis, para que em tempo de menos radiação, possa "compensar" e fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é aquilo que eu posso injectar. Se chegar lá ao Inversor mais potência do que os 3.45Kwp, não interessa pois a EDP não paga o excesso.

Diga-me por favor a sua opinião, já que eu sou leigo nesta matéria, e agradeço todas as informações.

Obrigado!
Viva,

A informação não é de todo correcta, pois potência nominal não é igual a potência máxima, pelo menos para a maioria dos inversores utilizados nas microproduções.
Em forma pouco "ética"... digamos que a potência nominal corresponde há necessidade de cumprir a legislação... pois os inversores permitem injectar potências superiores...
Vejamos alguns exemplos, o Kaco 3600 tem duas versões uma 3,45 nominais e outra para 3,68. Estas versões só variam no firmware, pois o hardware é exactamente o mesmo e conseguem injectar na rede 3800 e 4000W respectivamente.
O xantrex 3.8GT tem o modelo SP com potência nominal 3300 e máxima de 3800W e o modelo DE com nominal 3500W e máxima de 3800W. Também se trata do mesmo equipamento, com firmware diferente.
Se a análise for feita ao solarmax, fronius, etc todos eles permitem potências máximas muito acima das potências nominais.

O outra "inverdade" - "...para que em tempo de menos radiação, possa "compensar" e fazer a potência nominal de 3.45kwp..." se os paineis forem instalados com os típicos 30 a 35 graus de inclinação nos meses de inverno mesmo com sol não vai chegar a estes valores, pois as condições STC estão longe de serem cumpridas... pois nestes meses não chegamos aos 1000W de /m2.

Cmps,

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por Volt »

Acho que o projecto do MarioSolar já atingiu o limite (ou vai atingir). Podem ver na zona de projectos.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por PaulOL »

HTeixeira Escreveu:
BondadeSua Escreveu:
HTeixeira Escreveu:Boas caros foristas e colegas,


A potência instalada dizem eles é de 4.05kwp para fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é metade daquilo que posso injectar na rede.
Tanto quanto sei, esta ideia "muito generalizada", não é correcta. 3.45 é a potência nominal do inversor e que não limita necessariamente a electricidade a injectar.

BondadeSua
3.45Kwp é a potência do Inversor de que pode injectar na rede, certo ?
Pode injectar mais, mas não é paga. Pelo que me disseram, eles colocam 4.05Kwp de produção, para nos picos de menos radiação, conseguir "compensar"...Gostaria de saber a sua opinião sobre isto, já que eu apenas comecei a pensar em energias renováveis à apenas 15 dias, e não percebo "puto" disto.

Boas!

Como já deve ter concluido, tudo o que está dito na sua frase acima é ERRADO, se foi foi informação transmitida pelo instalador, "fuja a 7 pés" dessa gente, só estão interessados nos seus €€€... :evil: é lamentável essa atitude :shock: , se focem sérios transmitiam-lhe a informação correcta e deixavam na sua "mão" a opção de escolha!

Já está aqui no forum, a receber várias informações correctas e boas, com intuito de o ajudar na sua melhor opção, aproveite para confrontar os instaladores o mostrar que já não está "cego" nesta matéria e vai ver que a postura dos instaladores será outra!!

Cumpts.


Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por HTeixeira »

BondadeSua Escreveu:
HTeixeira Escreveu:

Pelo que percebi do que os instaladores disseram, a potência instalada é de 4.05kwp nos painéis, para que em tempo de menos radiação, possa "compensar" e fazer a potência nominal de 3.45kwp, que é aquilo que eu posso injectar. Se chegar lá ao Inversor mais potência do que os 3.45Kwp, não interessa pois a EDP não paga o excesso.

Diga-me por favor a sua opinião, já que eu sou leigo nesta matéria, e agradeço todas as informações.

Obrigado!
Pode injectar mais que isso e a EDP paga mais que isso. O JDuarte é um exemplo e pode esclarecê-lo bem.
O tecto de limite que está no decreto calcula-se multiplicando por 2.4, a potencia a que nos candidatamos, (3.45 ou 3.68), ou seja no seu caso (3.45 x 2.4), que dá os KW que ao fim do ano (não) lhe são pagos, se ultrapassou esse limite.
O que for acima, a EDP não é obrigada a pagar.
Não sei se no fórum, já alguém atingiu esse limite. Desconheço. Esse valor é bastante elevado e portanto nem faz muito sentido para a sua quantidade de painéis , falar nele.
Espere um pouco pelas indicações de "preço". Não percebi se nos orçamentos já estava adicionada a parte de aquecimento de água?

BondadeSua
Assim sendo, já percebi que a potência nominal, é a potência legal que temos...
E a potência máxima é aquilo que cada painel vai produzir em condições climáticas boas ou razoáveis.
Quanto ao orçamento, os 14500€ é apenas para os fotovoltaicos !!!

Obrigado pela sua disponibilidade para ajudar ...


Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por HTeixeira »

PaulOL Escreveu:
HTeixeira Escreveu:


3.45Kwp é a potência do Inversor de que pode injectar na rede, certo ?
Pode injectar mais, mas não é paga. Pelo que me disseram, eles colocam 4.05Kwp de produção, para nos picos de menos radiação, conseguir "compensar"...Gostaria de saber a sua opinião sobre isto, já que eu apenas comecei a pensar em energias renováveis à apenas 15 dias, e não percebo "puto" disto.

Boas!

Como já deve ter concluido, tudo o que está dito na sua frase acima é ERRADO, se foi foi informação transmitida pelo instalador, "fuja a 7 pés" dessa gente, só estão interessados nos seus €€€... :evil: é lamentável essa atitude :shock: , se focem sérios transmitiam-lhe a informação correcta e deixavam na sua "mão" a opção de escolha!

Já está aqui no forum, a receber várias informações correctas e boas, com intuito de o ajudar na sua melhor opção, aproveite para confrontar os instaladores o mostrar que já não está "cego" nesta matéria e vai ver que a postura dos instaladores será outra!!

Cumpts.
Sim, já vi que estava tapado de todo, como continuo :D
Agradeço a todo o pessoal a colaboração a que se tem prestado, pois apesar do meu conhecimento ser nulo, já aprendi umas coisitas a mais do que para aqui entrei...


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por Neutrao »

HTeixeira Escreveu:
Sim, já vi que estava tapado de todo, como continuo :D
Agradeço a todo o pessoal a colaboração a que se tem prestado, pois apesar do meu conhecimento ser nulo, já aprendi umas coisitas a mais do que para aqui entrei...
Se pesquisares bem estes forums vais encontrar muita coisa interessante para o teu projecto fotovoltaico sair o melhor possivel ;)

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por jama »

Boas!

Como já deve ter concluido, tudo o que está dito na sua frase acima é ERRADO, se foi foi informação transmitida pelo instalador, "fuja a 7 pés" dessa gente, só estão interessados nos seus €€€... :evil: é lamentável essa atitude :shock: , se focem sérios transmitiam-lhe a informação correcta e deixavam na sua "mão" a opção de escolha!

Já está aqui no forum, a receber várias informações correctas e boas, com intuito de o ajudar na sua melhor opção, aproveite para confrontar os instaladores o mostrar que já não está "cego" nesta matéria e vai ver que a postura dos instaladores será outra!!

Cumpts.[/quote]


PaulOL, tiraste-me as palavras da boca, acabas-te de dizer toda a verdade.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


fotovoltaico
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça set 27, 2011 3:24 pm
Localização: braga

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por fotovoltaico »

boa noite

sim esse orçamento esta mal dimencionado, o inversor devia ser 3.8, e atualmente ja se instala 4400wats. por menos de 12000€


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por sestevao »

fotovoltaico Escreveu:boa noite

sim esse orçamento esta mal dimencionado, o inversor devia ser 3.8, e atualmente ja se instala 4400wats. por menos de 12000€
Se a potencia contratada do colega HTeixeira é 6,9KVA, o inversor apenas poderá ter 3,45Kw de Potência Nominal.

Quanto ao nr e potência de paineis, quanto mais melhor.
Se não tiver problemas de espaço opte sempre pelo nr máximo de paineis, mesmo que a potencia de cada um seja inferior.


aaalien
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça set 27, 2011 11:43 am

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por aaalien »

Parece que estamos todos de acordo, pelo menos no que toca ao valor apresentado. Nesta altura, €14500 para esse sistema é demasiado elevado. Certamente não faltarão melhores propostas do que essa, sem ter que procurar muito!
Petição online para que o IVA de 13% para equipamentos e produtos de Energias Renováveis se mantenha

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVe ... pi=IVA13ER


Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por HTeixeira »

Boas,

Já recebi o segundo orçamento:

18 Módulos fotovoltaicos de 230 Wp Plurisol
1 Inversor Fronius
Cablagem
Contador SL 7000 "Actaris" e Modem
Cabo ligação DC para ligação Painéis-Inversor
Cabo ligação AC para ligação do Inversor-Contador
Estrutura telhado em aluminio
Painel Termossifão AQS BaixiRoca de 200 Lts.

14000€ c/ IVA chave na mão


Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por HTeixeira »

fotovoltaico Escreveu:boa noite

sim esse orçamento esta mal dimencionado, o inversor devia ser 3.8, e atualmente ja se instala 4400wats. por menos de 12000€
Pode então enviar por PM o instalador para eu lhe pedir um orçamento ...

é que pelo que tenho visto, nesta zona esses preços são irreais !!!




PS- Zona de Amarante, Lixa, Felgueiras, Vizela, Guimarães, Fafe, etc ...


Autor do tópico
HTeixeira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: segunda set 26, 2011 3:42 pm
Localização: Entre Felgueiras/Guimarães

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por HTeixeira »

Neutrao Escreveu:
HTeixeira Escreveu:
Sim, já vi que estava tapado de todo, como continuo :D
Agradeço a todo o pessoal a colaboração a que se tem prestado, pois apesar do meu conhecimento ser nulo, já aprendi umas coisitas a mais do que para aqui entrei...
Se pesquisares bem estes forums vais encontrar muita coisa interessante para o teu projecto fotovoltaico sair o melhor possivel ;)
Obrigado ... é isso que tenho feito ...

Agradeço a todo o pessoal a disponibilidade que tem tido para ajudar os outros, sendo que só assim todos ficamos a ganhar...


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Orçamento Microprodução

Mensagem por JDuarte »

HTeixeira Escreveu:Boas,

Já recebi o segundo orçamento:

18 Módulos fotovoltaicos de 230 Wp Plurisol
1 Inversor Fronius
Cablagem
Contador SL 7000 "Actaris" e Modem
Cabo ligação DC para ligação Painéis-Inversor
Cabo ligação AC para ligação do Inversor-Contador
Estrutura telhado em aluminio
Painel Termossifão AQS BaixiRoca de 200 Lts.

14000€ c/ IVA chave na mão
Boas,

Um pequeno alerta, verifique se o Fronius proposto é válido para uma instalação 3,45, pois se for o IG40.... não dá.
Espero que tenha a potência atribuida... porque se não tem poderá ter más notícias com a revisão das tarifas (célebre revisão das tarifas RESP imposta pela troika)... o comunicado disponibilizado no site vai nesse sentido.
Cmps,

Responder

Voltar para “Projectos”