O sonho do automóvel limpo
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O sonho do automóvel limpo
o sonho do automóvel limpo
por mário osava*
entusiastas especialistas prevêem que em 20 anos o hidrogênio será aplicado a todo o parque automobilístico do país.
rio de janeiro - a meta de conseguir um combustível ambientalmente são e economicamente viável é quase uma obsessão no brasil. além do álcool de cana-de-açúcar, utilizado nos automóveis desde os anos 70, estão em teste, ou já em uso, hidrogênio, gás metano, óleos vegetais e várias misturas. o projeto mais importante em desenvolvimento utiliza o hidrogênio, um combustível "limpo" considerado já há cem anos a energia do futuro e cada dia mais necessário num mundo envenenado pelas emissões de derivados de petróleo.
dispõe-se de tecnologia adequada para o uso do hidrogênio como combustível de veículos, com um custo superior ao diesel mas inferior à eletricidade que move os trólebus, segundo estudos teóricos realizados entre 1997 e 2000, disse ao terramérica márcio schettino, superintendente de desenvolvimento da empresa metropolitana de transportes urbanos (emtu), de são paulo. numa segunda etapa, que começará nos próximos meses, se tentará aplicar essa tecnologia ao uso comercial. oito ônibus de linha utilizando hidrogênio irão circular durante quatro anos na cidade de são paulo, até completarem um milhão de quilômetros rodados.
o número de veículos em teste poderia aumentar, em seguida, para cem ou 200, se o sistema demonstrar eficiência. isto é, se a tecnologia obtida no laboratório funcionar nas ruas e se o custo calculado for confirmado. o projeto do ministério de minas e energia, executado pela emtu, é um dos mais avançados do mundo em sua área, afirma schettino. conta com recursos do governo brasileiro, do fundo mundial para o meio ambiente (gef, sigla em inglês) e com a cooperação técnica do programa das nações unidas para o desenvolvimento. o novo ônibus é elétrico e obtém energia de células do combustível, a partir de um gerador de eletricidade que transforma o hidrogênio e que será incorporado ao veículo.
o maior problema é produzir o hidrogênio, que não se encontra em estado livre na natureza. é necessário obtê-lo a partir da água, por um processo de eletrólise que consome muita energia e dificulta a viabilidade econômica e ambiental da idéia. os técnicos brasileiros pretendem realizar o processo de eletrólise durante a madrugada, quando é menor o consumo e o preço da eletricidade que dever ser utilizada. o hidrogênio terá um custo competitivo por volta de 2007, e dentro de 20 anos será aplicado a 25% do parque automobilístico, segundo os especialistas.
o "diesel ecológico"
a cidade de curitiba busca alternativas imediatas para o meio ambiente urbano. trinta ônibus circulam, desde dezembro, pela capital paranaense, de 1,3 milhão de habitantes, utilizando "diesel ecológico". trata-se de uma mistura do diesel tradicional com uma proporção de 11,2% de álcool anidro e 2,6% de um aditivo denominado aep-102, derivado da soja.
testes anteriores com dois ônibus, que rodaram cerca de cem mil quilômetros com essa mistura, registraram emissão de partículas 43% inferior à de veículos movidos a diesel convencional, disse ao terramérica élcio luiz karas, gerente da empresa urbanização de curitiba, encarregada do transporte na cidade. o objetivo é ampliar, de forma gradual, o uso dessa mistura para os 2200 ônibus da frota regular de passageiros de curitiba.
entretanto, o "diesel ecológico" prejudica o sistema de injeção eletrônica de combustível dos veículos, admite karas. além disso, reduz em apenas 0,7% a emissão de dióxido de carbono, o gás de maior impacto entre os que provocam o efeito estufa. no rio de janeiro, quase todos os táxis usam gás metano, combustível mais econômico do que a gasolina. as vantagens ambientais se perdem, no entanto, porque a adaptação malfeita do veículo para o uso do gás metano inutiliza o controle eletrônico do motor, previsto para reduzir a emissão de gases, explicou manuel paulo de toledo, gerente da companhia estadual de tecnologia de saneamento ambiental (cetesb), de são paulo.
cerca de 250 ônibus utilizam gás metano em são paulo, metrópole de alta poluição atmosférica. há automóveis expressamente fabricados para utilizarem esse gás, mas seu custo adicional duplica o da adaptação de um veículo em oficinas mecânicas que utilizam peças baratas e antiecológicas, lamentou toledo. o álcool de cana-de-açúcar, por sua vez, chegou a ser, nos anos 80, o combustível de mais de 90% dos automóveis fabricados no brasil. o programa, iniciado após a crise do petróleo de 1973, quase desapareceu com o fim dos subsídios que os mantinha e devido à instabilidade do fornecimento e, por fim, por causa dos preços.
quando a cotação do açúcar sobe, as empresas do setor abandonam a produção de álcool, já que a matéria-prima, a cana-de-açúcar, é comum aos dois produtos. agora, o programa de álcool combustível pode ser reativado e voltar aos níveis da década de 80, impulsionado pela necessidade de se reduzir os gases que causam o efeito estufa, que provoca o aquecimento da terra, afirma suzana kahn ribeiro, pesquisadora da universidade federal do rio de janeiro.
o álcool combustível libera alguns gases, que são absorvidos pelos cultivos de cana-de-açúcar. sua produção poderia ser, então, financiada pelo mecanismo de desenvolvimento limpo (mdl), previsto no protocolo de kyoto (1997) da convenção marco de mudança climática, segundo um projeto do qual suzana é co-autora. embora ainda não esteja definido por completo, o mdl é um mecanismo pelo qual um país industrializado pode cumprir seus compromissos de reduzir emissões através do financiamento de um projeto limpo no sul.
por mário osava*
entusiastas especialistas prevêem que em 20 anos o hidrogênio será aplicado a todo o parque automobilístico do país.
rio de janeiro - a meta de conseguir um combustível ambientalmente são e economicamente viável é quase uma obsessão no brasil. além do álcool de cana-de-açúcar, utilizado nos automóveis desde os anos 70, estão em teste, ou já em uso, hidrogênio, gás metano, óleos vegetais e várias misturas. o projeto mais importante em desenvolvimento utiliza o hidrogênio, um combustível "limpo" considerado já há cem anos a energia do futuro e cada dia mais necessário num mundo envenenado pelas emissões de derivados de petróleo.
dispõe-se de tecnologia adequada para o uso do hidrogênio como combustível de veículos, com um custo superior ao diesel mas inferior à eletricidade que move os trólebus, segundo estudos teóricos realizados entre 1997 e 2000, disse ao terramérica márcio schettino, superintendente de desenvolvimento da empresa metropolitana de transportes urbanos (emtu), de são paulo. numa segunda etapa, que começará nos próximos meses, se tentará aplicar essa tecnologia ao uso comercial. oito ônibus de linha utilizando hidrogênio irão circular durante quatro anos na cidade de são paulo, até completarem um milhão de quilômetros rodados.
o número de veículos em teste poderia aumentar, em seguida, para cem ou 200, se o sistema demonstrar eficiência. isto é, se a tecnologia obtida no laboratório funcionar nas ruas e se o custo calculado for confirmado. o projeto do ministério de minas e energia, executado pela emtu, é um dos mais avançados do mundo em sua área, afirma schettino. conta com recursos do governo brasileiro, do fundo mundial para o meio ambiente (gef, sigla em inglês) e com a cooperação técnica do programa das nações unidas para o desenvolvimento. o novo ônibus é elétrico e obtém energia de células do combustível, a partir de um gerador de eletricidade que transforma o hidrogênio e que será incorporado ao veículo.
o maior problema é produzir o hidrogênio, que não se encontra em estado livre na natureza. é necessário obtê-lo a partir da água, por um processo de eletrólise que consome muita energia e dificulta a viabilidade econômica e ambiental da idéia. os técnicos brasileiros pretendem realizar o processo de eletrólise durante a madrugada, quando é menor o consumo e o preço da eletricidade que dever ser utilizada. o hidrogênio terá um custo competitivo por volta de 2007, e dentro de 20 anos será aplicado a 25% do parque automobilístico, segundo os especialistas.
o "diesel ecológico"
a cidade de curitiba busca alternativas imediatas para o meio ambiente urbano. trinta ônibus circulam, desde dezembro, pela capital paranaense, de 1,3 milhão de habitantes, utilizando "diesel ecológico". trata-se de uma mistura do diesel tradicional com uma proporção de 11,2% de álcool anidro e 2,6% de um aditivo denominado aep-102, derivado da soja.
testes anteriores com dois ônibus, que rodaram cerca de cem mil quilômetros com essa mistura, registraram emissão de partículas 43% inferior à de veículos movidos a diesel convencional, disse ao terramérica élcio luiz karas, gerente da empresa urbanização de curitiba, encarregada do transporte na cidade. o objetivo é ampliar, de forma gradual, o uso dessa mistura para os 2200 ônibus da frota regular de passageiros de curitiba.
entretanto, o "diesel ecológico" prejudica o sistema de injeção eletrônica de combustível dos veículos, admite karas. além disso, reduz em apenas 0,7% a emissão de dióxido de carbono, o gás de maior impacto entre os que provocam o efeito estufa. no rio de janeiro, quase todos os táxis usam gás metano, combustível mais econômico do que a gasolina. as vantagens ambientais se perdem, no entanto, porque a adaptação malfeita do veículo para o uso do gás metano inutiliza o controle eletrônico do motor, previsto para reduzir a emissão de gases, explicou manuel paulo de toledo, gerente da companhia estadual de tecnologia de saneamento ambiental (cetesb), de são paulo.
cerca de 250 ônibus utilizam gás metano em são paulo, metrópole de alta poluição atmosférica. há automóveis expressamente fabricados para utilizarem esse gás, mas seu custo adicional duplica o da adaptação de um veículo em oficinas mecânicas que utilizam peças baratas e antiecológicas, lamentou toledo. o álcool de cana-de-açúcar, por sua vez, chegou a ser, nos anos 80, o combustível de mais de 90% dos automóveis fabricados no brasil. o programa, iniciado após a crise do petróleo de 1973, quase desapareceu com o fim dos subsídios que os mantinha e devido à instabilidade do fornecimento e, por fim, por causa dos preços.
quando a cotação do açúcar sobe, as empresas do setor abandonam a produção de álcool, já que a matéria-prima, a cana-de-açúcar, é comum aos dois produtos. agora, o programa de álcool combustível pode ser reativado e voltar aos níveis da década de 80, impulsionado pela necessidade de se reduzir os gases que causam o efeito estufa, que provoca o aquecimento da terra, afirma suzana kahn ribeiro, pesquisadora da universidade federal do rio de janeiro.
o álcool combustível libera alguns gases, que são absorvidos pelos cultivos de cana-de-açúcar. sua produção poderia ser, então, financiada pelo mecanismo de desenvolvimento limpo (mdl), previsto no protocolo de kyoto (1997) da convenção marco de mudança climática, segundo um projeto do qual suzana é co-autora. embora ainda não esteja definido por completo, o mdl é um mecanismo pelo qual um país industrializado pode cumprir seus compromissos de reduzir emissões através do financiamento de um projeto limpo no sul.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
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desculpai por novo assunto
efectivamente a electricidade eo ar comprimido sao as principais sulucoes de inergias limpas ! sem cabo condutor de corrente electrica o problema da acumulacao de inergia é enorme em relaçao ao peso é precizo fazer algo apostar na electricidade é ocupacao de tecnicos e ingenheiros em todo o mundo .vou-lhes dar dicas dum objecto que utilizo faz dois anos 38cm*23cm*7.7cm liga-se à bateria do carro (12)v e transforma a baixa tençao em 220v 2000watts e da-me para trabalhar o dia todo (ladrilhador) quem sabe se voces que sao habilidosos e aplicados (mais vale quem quer que quem pode )com a ajuda de algumas formulas matematicas conseguem ja em primeiro tempo dar energia a uma motocicleta depois pera maiores potencias e uma questao de pesquiza e convertimento adequado .
podereis me adientar se é possivel adquerir trasformador em portugal?
coragem a todos os membros obrigado pelo voco esforco pelos vocos linkes e" tudo mais obrigado obrigado a( todos )
podereis me adientar se é possivel adquerir trasformador em portugal?
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Re: desculpai por novo assunto
olá vejo que és novo cá pelo fórum, sê bem vindoventoinhas Escreveu:.vou-lhes dar dicas dum objecto que utilizo faz dois anos 38cm*23cm*7.7cm liga-se à bateria do carro (12)v e transforma a baixa tençao em 220v 2000watts e da-me para trabalhar o dia todo (ladrilhador)
já agora onde adequiriste essa engenhoca e quanto custou
acho que aplicava uma coisa dessas no meu discovery
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adresso de transformador
a ideia era tambem saber se é possivel adquirir em portugal
http://www.energiedouce.fr/
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chama-se inversor ou conversor e não converte apenas a tensão. converte a corrente contínua para corrente alternada, no nosso caso de 50hz. também tenho uma coisa dessas na carrinha que dá muito jeito para carregar os telemóveis com os mesmos carregadores que se usam em casa ou para ligar o pc portátil, mas o meu é mais modesto, porque só debita potência até 100w com picos de 150w.
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boas
se te converte tensao é obvio que converte tambem a corrente pois na carga existem ambas.
a que tens de 100w já é muito bom faz muito jeito, e existem varias em portugal alem de ter umas no lidl, tem tambem numa loja que frequento uns conversores dc-ac 12/230v de 300w acho que por cerca de 80€ o que é muito bom.
e o batatas ja deu links e tudo
cumprimentos
se te converte tensao é obvio que converte tambem a corrente pois na carga existem ambas.
a que tens de 100w já é muito bom faz muito jeito, e existem varias em portugal alem de ter umas no lidl, tem tambem numa loja que frequento uns conversores dc-ac 12/230v de 300w acho que por cerca de 80€ o que é muito bom.
e o batatas ja deu links e tudo
cumprimentos
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è o mesmo que faço quando utilizo o guincho ou quando damos um encosto a outra bateria, para por outra viatura a trabalhar
Última edição por Tó Miguel em terça nov 14, 2006 7:29 pm, editado 1 vez no total.
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conversor inversor
esta bem la podia pesquizar transformador a vida toda quanto ao consumo aguenta um alogeno o dia inteiro com mistura de intervencao de berbequim e rebarbadora importante serrar bem os cabos directos à bateria seccao a respeitar consuante potencia (2000w)nao por o motor em marcha com aparelhos ligados . nao ligar aparelhos e so depois
ligar conversor
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Re: conversor inversor
e isso funciona mesmo e nunca deu problemas não estou a duvidar, estou apenas a perguntarventoinhas Escreveu:esta bem la podia pesquizar transformador a vida toda quanto ao consumo aguenta um alogeno o dia inteiro com mistura de intervencao de berbequim e rebarbadora importante serrar bem os cabos directos à bateria seccao a respeitar consuante potencia (2000w)nao por o motor em marcha com aparelhos ligados . nao ligar aparelhos e so depois
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cuidado com as baterias, estas que usamos nos nossos carros, sao baterias que só podem descarregar uns 20 ou 25% da carga, sao essencialmente para o motor de arranque. se quisermos usar e abusar da bateria com o carro desligado temos de adquirir uma bateria de ciclo profundo, que permite uma descarga da ordem dos 75 a 80%. sao mais caras mas, se descarregares mais dos tais 20 a 25% nas comuns, diz adeus à bateria.
B100
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baterias especiais ! nao?
uma bateria dum carro quando chamamos 12v é um pouco nao assim pois na verdade se medir-mos sao 13 ou 14 o convertidor em esforco vai consumindo até 11.8 depois corta por meio de rele incorporado
(ja me aconteceo e julgava estar avariado e o tecnico esplicou que é possivel raramente com descargas muito constantes tipo estar o dia inteiro a consumir so' com alogeno400w e o rele nao se aperceber e descarregar por completo a bateria so' me aconteceo uma vez )de salientar que utilizo a bateria no pequeno camiao b80messenger parado todo o dia e ha dois anos que estou no paraiso sem puxar cordeis ouvir barulhos e nao aumentando o fluxo de fumos pelo buraco atmosférico
(ja me aconteceo e julgava estar avariado e o tecnico esplicou que é possivel raramente com descargas muito constantes tipo estar o dia inteiro a consumir so' com alogeno400w e o rele nao se aperceber e descarregar por completo a bateria so' me aconteceo uma vez )de salientar que utilizo a bateria no pequeno camiao b80messenger parado todo o dia e ha dois anos que estou no paraiso sem puxar cordeis ouvir barulhos e nao aumentando o fluxo de fumos pelo buraco atmosférico
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convertidores profissionais
nos produits fournissent du 230v à partir d'énergie stockée dans des batteries. ils évitent d'avoir à utiliser des groupes électrogènes bruyants, polluants et coûteux
http://www.victronenergy.fr
atençao que o ventoinhas nao é comerciante de produtos electricos
é so' um amigo do ambiente e um puluidor como todos no's
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é so' um amigo do ambiente e um puluidor como todos no's
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.