Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra
Boas caros e caras amigo(a)s do fórum NovaEnergia,
É com grande entusiasmo que começo este DB. Como alguns já sabem, comprei em 2ª mão, ao pai do amigo Barrocas, uma Huasha 3000W a gel, aqui em Portugal mais conhecida como Batlight Thunder 3000W. Vai ser conhecida como a Vermelhinha, pois é toda vermelhinha (vermelho Ferrari mesmo). Eu preferia que fosse Preta, mas acho que já gosto dela assim!
Esperei ansiosamente por este momento e foi com grande alegria que recebi hoje a máquina! O amigo Barrocas deu-me o máximo de informação acerca da mota e uma primeira formação, já que nunca tive motas nem scooters. Portanto, foi uma formação de scooter já inclinado para as eléctricas, foi muito simpático mesmo e respondeu com paciência as múltiplas perguntas que me iam surgindo. Explicou a aceleração, o travão bloquear o acelerador, o descanso, o carregamento (não tinha ideia que é melhor desligar o disjuntor quando se põe a carregar e lembrar sempre de o ligar antes de andar nela!), explicou-me como a abrir, enfim, tudo e mais alguma coisa... Agradeço desde já por terem vindo cá entregar a scooter e terem feito as primeiras "aulas"!
A primeira impressão foi muito positiva, ela é realmente grande como parece, o modelo é mesmo bonito. Só tinha a comparação com as scooters normais pequenas e aquilo de frente até parece uma mota!
Tem 5077Km, as baterias como são de gel já estão "cansadas" e logo que foi anunciada aqui no fórum veio com essa informação. Como o meu percurso diário são 5Km para o trabalho, 5Km para casa, trabalho-casa. Carregando entre os trajectos pesno que as baterias ainda chegam aos 8000Km e até lá junto dinheiro para a conversão a Lítio. Foi comprada já a pensar nisso. Ainda ponderei, caso as baterias "morram" mais cedo de lhe pôr as baterias normais, mas penso que o ideal será partir para o Lítio e ter uma scooter nova.
O meu "medo" era que como moro numa subida bastante íngreme que uma 2000W não subisse e que a 3000W com baterias cansadas também não. Tenho outra alternativa de percurso que também é a subir mas vai tendo umas partes direitas onde ela vai embalando, feito o primeiro teste pelo Barrocas, subiu até a cima, devagar mas subiu. Desmitificado o problema da subida e papéis tratados, é tempo de fazer os meus primeiros contactos com ela.. dei uma voltinha com muito cuidado (só para não dizer que não experimentei) e pusemos a bicha a comer electrões.
Depois dos amigos Barrocas (pai e filho) irem embora, lá fui testando a machine, primeiro na garagem, depois lá fora ao fim da rua, depois subir até lá a cima, depois lá para baixo, cada vez com mais "agilidade" e "confiança". Ao fim de umas voltinhas já me sentia um pouco mais a vontade para andar, travar, fazer as manobras e comprovo o que todos dizem aqui, aquilo é mesmo viciante! Só dizia assim, só mais uma voltinha, e outra e outra... estou aqui a escrever e só me apetece ir lá para baixo andar na vermelhinha!
A nível de baterias já se sabe, vou tentar andar com ela sempre carregada, a nível exterior notei (depois de olhar bem para ela) alguns arranhões, pequenos, nada de grave, devido a encostos em parede ou algo do género, mas no geral ela está muito bem estimadinha.
Mas penso que por hoje chega de blablabla e deixo algumas imagens para verem a máquina:
ZePequeno e sua Vermelhina
aqui podem ver uma das subidas
Devo ter feito 1Km de electricidade até agora. Já me sinto um a mais nesta pequena comunidade!
Depois irei precisar de muita ajuda na conversão mas isso é tema para mais a frente falarmos nisso, agora vai ser carregar e andar!
Abraço e boa queima de electrões!
É com grande entusiasmo que começo este DB. Como alguns já sabem, comprei em 2ª mão, ao pai do amigo Barrocas, uma Huasha 3000W a gel, aqui em Portugal mais conhecida como Batlight Thunder 3000W. Vai ser conhecida como a Vermelhinha, pois é toda vermelhinha (vermelho Ferrari mesmo). Eu preferia que fosse Preta, mas acho que já gosto dela assim!
Esperei ansiosamente por este momento e foi com grande alegria que recebi hoje a máquina! O amigo Barrocas deu-me o máximo de informação acerca da mota e uma primeira formação, já que nunca tive motas nem scooters. Portanto, foi uma formação de scooter já inclinado para as eléctricas, foi muito simpático mesmo e respondeu com paciência as múltiplas perguntas que me iam surgindo. Explicou a aceleração, o travão bloquear o acelerador, o descanso, o carregamento (não tinha ideia que é melhor desligar o disjuntor quando se põe a carregar e lembrar sempre de o ligar antes de andar nela!), explicou-me como a abrir, enfim, tudo e mais alguma coisa... Agradeço desde já por terem vindo cá entregar a scooter e terem feito as primeiras "aulas"!
A primeira impressão foi muito positiva, ela é realmente grande como parece, o modelo é mesmo bonito. Só tinha a comparação com as scooters normais pequenas e aquilo de frente até parece uma mota!
Tem 5077Km, as baterias como são de gel já estão "cansadas" e logo que foi anunciada aqui no fórum veio com essa informação. Como o meu percurso diário são 5Km para o trabalho, 5Km para casa, trabalho-casa. Carregando entre os trajectos pesno que as baterias ainda chegam aos 8000Km e até lá junto dinheiro para a conversão a Lítio. Foi comprada já a pensar nisso. Ainda ponderei, caso as baterias "morram" mais cedo de lhe pôr as baterias normais, mas penso que o ideal será partir para o Lítio e ter uma scooter nova.
O meu "medo" era que como moro numa subida bastante íngreme que uma 2000W não subisse e que a 3000W com baterias cansadas também não. Tenho outra alternativa de percurso que também é a subir mas vai tendo umas partes direitas onde ela vai embalando, feito o primeiro teste pelo Barrocas, subiu até a cima, devagar mas subiu. Desmitificado o problema da subida e papéis tratados, é tempo de fazer os meus primeiros contactos com ela.. dei uma voltinha com muito cuidado (só para não dizer que não experimentei) e pusemos a bicha a comer electrões.
Depois dos amigos Barrocas (pai e filho) irem embora, lá fui testando a machine, primeiro na garagem, depois lá fora ao fim da rua, depois subir até lá a cima, depois lá para baixo, cada vez com mais "agilidade" e "confiança". Ao fim de umas voltinhas já me sentia um pouco mais a vontade para andar, travar, fazer as manobras e comprovo o que todos dizem aqui, aquilo é mesmo viciante! Só dizia assim, só mais uma voltinha, e outra e outra... estou aqui a escrever e só me apetece ir lá para baixo andar na vermelhinha!
A nível de baterias já se sabe, vou tentar andar com ela sempre carregada, a nível exterior notei (depois de olhar bem para ela) alguns arranhões, pequenos, nada de grave, devido a encostos em parede ou algo do género, mas no geral ela está muito bem estimadinha.
Mas penso que por hoje chega de blablabla e deixo algumas imagens para verem a máquina:
ZePequeno e sua Vermelhina
aqui podem ver uma das subidas
Devo ter feito 1Km de electricidade até agora. Já me sinto um a mais nesta pequena comunidade!
Depois irei precisar de muita ajuda na conversão mas isso é tema para mais a frente falarmos nisso, agora vai ser carregar e andar!
Abraço e boa queima de electrões!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Bem vindo a esta pequena comunidade de electrizados!
É sempre bom conhecer mais pessoas que gostem destas energias "alternativas"
Desejamos muitos e bons km's sem queimar fósseis!
É sempre bom conhecer mais pessoas que gostem destas energias "alternativas"
Desejamos muitos e bons km's sem queimar fósseis!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
És mais um sim, mas não és "a mais". .
Parabéns.
Parabéns.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
hehe obrigado. pois é, fui jantar fora e quando cheguei lá tive que dar uma voltinha. senti um pouco de frio (neste calor!) imagino no inverno devo ir mesmo muuito bem equipado.
uma cena, aquele indicador de bateria a direita, pensei que aquilo funcionasse tipo o "depósito", ou seja, quando a bateria vai-se gastando aquilo vai baixando.. e deve funcionar um pouco assim, mas reparei que quando subia e forçava a scooter, aquilo descia perto do vermelho, depois quando largava o punho aquilo voltava lá para cima. entendo então que além de indicar o estado da bateria, indica também o "esforço" que ela está a fazer. gosto e não gosto disso. gosto porque dá pa ver o consumo imediato, mas preferia ter alguma coisa que me indicasse a energia disponível na bateria. parado em princípio é isso que me indica, ou seja, se tiver a bateria a meio e estar parado o ponteiro estará a meio, é isso né?
uma cena, aquele indicador de bateria a direita, pensei que aquilo funcionasse tipo o "depósito", ou seja, quando a bateria vai-se gastando aquilo vai baixando.. e deve funcionar um pouco assim, mas reparei que quando subia e forçava a scooter, aquilo descia perto do vermelho, depois quando largava o punho aquilo voltava lá para cima. entendo então que além de indicar o estado da bateria, indica também o "esforço" que ela está a fazer. gosto e não gosto disso. gosto porque dá pa ver o consumo imediato, mas preferia ter alguma coisa que me indicasse a energia disponível na bateria. parado em princípio é isso que me indica, ou seja, se tiver a bateria a meio e estar parado o ponteiro estará a meio, é isso né?
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
A noção que referes é +- correcta, com as subidas que tens perto de casa, essas baterias "cansadas" sofrem um bocado
O indicador do lado direito é um voltimetro, que indica o valor de tensão (ou voltagem, como queiram) instantâneo do pack de baterias.
Em repouso, o nivel sobe porque não há esforço aplicado nas baterias, mas ao subir as tuas diversas rampas íngremes, vai indicar o nivel de esforço a que estão a ser sujeitas.
Nas scooters com baterias de chumbo, o indicador varia consoante a utilização, as baterias novas acusam menor queda de tensão (menos oscilação), mas nas baterias "cansadas" nota-se o esforço (e perda de força).
com o passar do tempo e experiencia, vais compreendendo a variação e comportamento.
Evita entrar no "red-line", se possivel... por vezes é a diferença entre acelerar a fundo, ou dosear o punho, mas no teu caso, se optares por subir as rampas, é dificil.
De salientar tambem, que quanto menos energia as baterias tiverem, mais rapidamente a tensão cai.
Daí a recomendação de carregar sempre que possivel.
O indicador do lado direito é um voltimetro, que indica o valor de tensão (ou voltagem, como queiram) instantâneo do pack de baterias.
Em repouso, o nivel sobe porque não há esforço aplicado nas baterias, mas ao subir as tuas diversas rampas íngremes, vai indicar o nivel de esforço a que estão a ser sujeitas.
Nas scooters com baterias de chumbo, o indicador varia consoante a utilização, as baterias novas acusam menor queda de tensão (menos oscilação), mas nas baterias "cansadas" nota-se o esforço (e perda de força).
com o passar do tempo e experiencia, vais compreendendo a variação e comportamento.
Evita entrar no "red-line", se possivel... por vezes é a diferença entre acelerar a fundo, ou dosear o punho, mas no teu caso, se optares por subir as rampas, é dificil.
De salientar tambem, que quanto menos energia as baterias tiverem, mais rapidamente a tensão cai.
Daí a recomendação de carregar sempre que possivel.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
ok! sim ela sempre que está parada leva com a carga. quero manter estas baterias o máximo possível. a sensação de conduzir é um espectáculo...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Parabéns e mts kms!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
obrigado! agora a vermelhinha vai ficar parada 1 semana (e o db também) porque vou de férias..
vou ter muitas saudades dela, mas quando chegar já vou ter os documentos (valeu Barrocas!), vou ver se trato do seguro, vou a masac ver se encontro 1 capacete fixe em promoção, umas luvas, vou atacar os seguros porque esta semana liguei e liguei e liguei e o espanto de ter uma scooter electrica era sempre o mesmo mas uma solução foi sempre negada, enfim nesta crise e o pessoal recusa dinheiro, fazer aí os procedimentos para a mobi.e...
depois de ter capacete, luvas, documentos, seguros e mobi.e prevejo que eu e a vermelhinha vamos andar aí sempre a passear!
grande abraço a todos e muitos Kms verdinhos!
vou ter muitas saudades dela, mas quando chegar já vou ter os documentos (valeu Barrocas!), vou ver se trato do seguro, vou a masac ver se encontro 1 capacete fixe em promoção, umas luvas, vou atacar os seguros porque esta semana liguei e liguei e liguei e o espanto de ter uma scooter electrica era sempre o mesmo mas uma solução foi sempre negada, enfim nesta crise e o pessoal recusa dinheiro, fazer aí os procedimentos para a mobi.e...
depois de ter capacete, luvas, documentos, seguros e mobi.e prevejo que eu e a vermelhinha vamos andar aí sempre a passear!
grande abraço a todos e muitos Kms verdinhos!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 105
- Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Muitos parabéns pela aquisição e agora muito cuidado na estrada, onde todos os conselhos serão poucos.
Sugiro travar antes das curvas e tomar atenção a todos os que circulam na estrada, peões e especialmente crianças, uma vez que ninguém dá pela aproximação de uma eléctrica...
Na minha opinião o capacete deve ter um bom ângulo de visão, isto é, deveríamos conseguir usar a visão periférica como se não o tivéssemos.
Boas férias!
Sugiro travar antes das curvas e tomar atenção a todos os que circulam na estrada, peões e especialmente crianças, uma vez que ninguém dá pela aproximação de uma eléctrica...
Na minha opinião o capacete deve ter um bom ângulo de visão, isto é, deveríamos conseguir usar a visão periférica como se não o tivéssemos.
Boas férias!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 339
- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Parabéns! Desejo-te muitas alegrias e muita sorte com a tua eléctrica.
Vou acompanhando o teu DB e tentar responder às tuas dúvidas sempre que souber.
Cumps.
Vou acompanhando o teu DB e tentar responder às tuas dúvidas sempre que souber.
Cumps.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Parabéns! Boa sorte com a mota!
Sei que vindo do Barrocas, ela foi bem tratada!
Essa subida que tens antes de chegar a casa é tramada!
Não tentes subir isso com pouca carga pois vais ficar apeado!
Sei que vindo do Barrocas, ela foi bem tratada!
Essa subida que tens antes de chegar a casa é tramada!
Não tentes subir isso com pouca carga pois vais ficar apeado!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Boas companheiros! Muito obrigado pela força de todos, gostei de ver a vossa participação!
Pois é, voltei de férias, mas estou em casa dos sogros e ainda não vi a bichinha abandonada... tive uma má notícia, é que vou trabalhar para fora do país durante uma semana, ou seja, vai ser mais uma semana loja da electricidade do asfalto!
Assim que tiver notícias venho aqui "postar".
Pois é, voltei de férias, mas estou em casa dos sogros e ainda não vi a bichinha abandonada... tive uma má notícia, é que vou trabalhar para fora do país durante uma semana, ou seja, vai ser mais uma semana loja da electricidade do asfalto!
Assim que tiver notícias venho aqui "postar".
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
só para dizer que a vermelhinha subiu a minha rua principal sempre a 15Km/h, uma rua que o Barrocas tinha dito que duvidava que ela subia (ponho fotos daqui a uns dias). estou muito contente! ando só a dar umas voltinhas aqui a volta do prédio, ainda não tenho capacete nem seguro... estou clandestino. só vou ter tempo de tratar disso tudo quando voltar de espanha...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Não facilites, anda sempre com capacete e luvas!
e seguro tb... obviamente
e seguro tb... obviamente
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
pois é! eu sei, semana que vem vou logo tratar disso tudo.
já tive um pequeno susto, uma vez que ia dar a volta, precisei de subir um pouco uma rampinha de um passeio e a mota fugiu-me e eu tive que a agarrar para ela não cair. senti-lhe o peso todo nos braços.
é bom ter estes sustinhos para ficar esperto!
de resto, estou muito satisfeito com ela e não vejo a hora de começar a ir todos os dias para o trabalho com ela.
já tive um pequeno susto, uma vez que ia dar a volta, precisei de subir um pouco uma rampinha de um passeio e a mota fugiu-me e eu tive que a agarrar para ela não cair. senti-lhe o peso todo nos braços.
é bom ter estes sustinhos para ficar esperto!
de resto, estou muito satisfeito com ela e não vejo a hora de começar a ir todos os dias para o trabalho com ela.
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
epaaaaaaaaaa sem capacete nunca mm
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
- Membro Silver
- Mensagens: 700
- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
- Localização: Feijó, Almada, Lisboa
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
Parabéns pela compra e espero que faça ainda uns bons Kms !!
Agora que fazes parte dos "eletrizados", se tiveres conta no Facebook podes também juntar-te ao grupo - Eu tenho um Veículo Eléctrico em Portugal
Agora que fazes parte dos "eletrizados", se tiveres conta no Facebook podes também juntar-te ao grupo - Eu tenho um Veículo Eléctrico em Portugal
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 228
- Registado: terça ago 02, 2011 10:08 pm
- Localização: Coimbra
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
cheguei e tinha em casa uma surpresa! chegou o documento da vermelhinha! consegui um seguro por 70€!
boas mumia, sim eu só tenho feito umas voltinhas a volta do meu prédio e só mesmo porque não resisto, mas agora que voltei de Espanha vou já tratar disso, luvas e capacete, se encontrar um casaco bacano e barato também estou a pensar em investir.
hmma já estou nesse grupo, mesmo antes de ter a vermelhinha comigo.
depois de ter o equipamento vou começar a ir para o trabalho com ela e vou contando as "aventuras"
abraço a todos e bons electrões
boas mumia, sim eu só tenho feito umas voltinhas a volta do meu prédio e só mesmo porque não resisto, mas agora que voltei de Espanha vou já tratar disso, luvas e capacete, se encontrar um casaco bacano e barato também estou a pensar em investir.
hmma já estou nesse grupo, mesmo antes de ter a vermelhinha comigo.
depois de ter o equipamento vou começar a ir para o trabalho com ela e vou contando as "aventuras"
abraço a todos e bons electrões
-
- Membro Silver
- Mensagens: 402
- Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
como conseguiste esse preço? está como motociclo? e o q cobre?
"prudencia e segurança na estrada"
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
- Membro Silver
- Mensagens: 402
- Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr
pois deve estar como ciclomotor é uma 3000 estava desatento.........
"prudencia e segurança na estrada"
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr