Scooter electrica com bateria removivel

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
scerio
Membro
Membro
Registado: sexta jul 29, 2011 5:33 pm

Scooter electrica com bateria removivel

Mensagem por scerio »

Viva,

Pretendo comprar uma scooter electrica, nada de especial, algo que me permita fazer um maximo de 30km por viagem e dure dois anos.

O meu problema é que por morar num prédio, terei algumas dificuldades a carregar as baterias, pois não tenho tomadas e não me permitem colocar um contador na garagem comum.
Neste sentido andei a procurar scooters electricas com baterias removíveis e encontrei uma: Govecs C1.4 mas pelo que percebi so transporta uma pessoa.
Vi também que a Zero XU permite remover a bateria para carregar dentro de casa, mas é demasiado grande e cara para o que pretendia neste momento.

Alguem conhece outros modelos? Será viavel adaptar uma bereco ou uma vectrix para permitir remover as baterias?

Obrigado!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Scooter electrica com bateria removivel

Mensagem por Volt »

Bem-vindo e passa pelas apresentações.

Do que sei, com Vectrix não te safas. As baterias da minha pesam 90 quilos. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
scerio
Membro
Membro

Mensagem por scerio »

Realmente 90kg é um bocadito... :shock: Até aos 50kg a coisa parece-me aceitavel... ;)

E as bereco? Será possivel adaptar a scooter para permitir isto? Existem outras marcas que têm esta funcionalidade?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Que eu saiba, não. Além de que, não conheço nenhuma mota que leve a carga toda numa só bateria. Se fores aos diários de bordo, encontrarás pessoal que já abriu a sua moto e poderás ver que, a grande maioria delas, tem baterias em mais do que um local da mota...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

A única que vi com essa funcionalidade é a Honda Neo, não sei quando será comercializada por cá, mas tem essa particularidade, no final da viagem pegas na bateria e levas para casa, para carregar. E o preço é upa-upa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
scerio
Membro
Membro

Mensagem por scerio »

A nível de scooters a Govecs C1.4 já faz isso, mas como nunca ouvi ninguem falar delas tenho sempre alguma desconfiança...

Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Mensagem por Crazy Nuts »

Boas,

Penso que a E-MO da SISMELV cumpre com os requesitos que estabeleces.

Site da SISMELV: http://www.sismelv.com/

E-MO:
http://www.sismelv.com/index.php?page=s ... &Itemid=71

http://www.sismelv.com/images/stories/pdf/e-mo.pdf

Alguns Videos:

http://www.youtube.com/watch?v=WPD5eJvx ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=hGYvuddB ... re=related
(neste último, a partir do segundo 50, vê-se o processo de extracção das baterias)

Boas curvas

Autor do tópico
scerio
Membro
Membro

Mensagem por scerio »

Muito obrigado Crazy Nuts, parece uma alternativa.

Pelo que percebi o modelo é da bereco, mas em Portugal está a ser comercializado por outra marca, correcto? Como é q isto funciona?
No prospecto que apresentaste não são referidos alguns detalhes existentes no site da bereco espanhola, nomeadamente o BMS e o limitador de velocidade, sabes se são caracteristicas do modelo ou upgrades da bereco espanhola?

Crazy Nuts
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 11, 2008 2:27 pm

Mensagem por Crazy Nuts »

Boas,

Apesar de os modelos serem visualmente semelhantes, podem apresentar características internas distintas.

Em minha opinião, o mais adequado é contactar a SISMELV de forma a esclarecer todas as dúvidas.

Boas Curvas

PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Mensagem por PepeLegal »

Olá scerio,

Da última vez que estive na Ecocritério, o vendedor mostrou-me uma mota que permitia exactamente o que referes, ou seja retirar as baterias para carregar em casa.

O motor penso que era de 2kw (ou talvez 2.5kw). A mota tinha a grande vantagem de possuir uma bateria de 10Ah amovível e a possibilidade de levar outra igual (opcional) no compartimento de bagagem. Isto permitia duplicar a autonomia, que creio passaria para cerca de 60/70kms.

A mota era muito leve mesmo e recordo-me que tinha um descanso eléctrico...ou seja um botão que permitia descer e subir o descanso da mota :-)

Não me recordo é do modelo :P

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

60/70 kms com bateria de 20 Ah ? ( duas de 10 Ah )

Isso não é verdade , no máximo 30/40 kms a direito e sem subidas.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

tavares Escreveu:60/70 kms com bateria de 20 Ah ? ( duas de 10 Ah )

Isso não é verdade , no máximo 30/40 kms a direito e sem subidas.

Então mas afinal tavares, a levantar falsas suspeitas??? Estás a dizer que não é verdade um determinado produto sem o conheceres??? Estás a dizer que a ecocriterio está a mentir, é isso? Já experimentaste o produto para afirmares isso?

Fala com conhecimento para teres alguma credibilidade...sabes qual a capacidade total do pack?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Amigos, o Tavares pode ter razão.
O melhor é confirmar com a Ecocriterio ou no site, não sei se elas estão online.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Não estou a levantar falsas suspeitas , mas os dados fornecidos estão errados , se me dissessem que tinha uma bateria de 20 Ah e que se podia duplicar comprando outra ( 20 + 20 = 40 Ah ) , já diria que talvez fosse possivel fazer 60/70 kms , para começar baterias de 10 Ah nem a bicicletas teem , e eu com uma de 18Ah o máximo que fiz foram 28kms , daí dizer que está errado.

PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Ok, encontrei-a no site neste pdf: http://www.ecocriterio.pt/txt/info_extra.pdf

O modelo é a "EMA 98".

Potência do motor: 1350 W
Controlador: EMA
Bateria: 48V, 10Ah (Lítio) AMOVÍVEIS
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 40km à velocidade de 30 Km/h e 36 km à velocidade de 45 km/h

Recordo-me da referência que ela só conseguia esta autonomia porque é extremamente leve (uma pessoa consegue-a levantar sem grandes problemas)

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

tavares Escreveu:Não estou a levantar falsas suspeitas , mas os dados fornecidos estão errados , se me dissessem que tinha uma bateria de 20 Ah e que se podia duplicar comprando outra ( 20 + 20 = 40 Ah ) , já diria que talvez fosse possivel fazer 60/70 kms , para começar baterias de 10 Ah nem a bicicletas teem , e eu com uma de 18Ah o máximo que fiz foram 28kms , daí dizer que está errado.
Nesse caso, da minha experiência com a minha Bereco Evo estão tão errados qt a SW ao indicar que a predator de 40Ah faz 100km a 50kmh...Só se a ecocriterio e a SW fizeram os testes a descer a Serra da Estrela...

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

ogadiv
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 16, 2011 4:03 pm

Mensagem por ogadiv »

PepeLegal Escreveu:Ok, encontrei-a no site neste pdf: http://www.ecocriterio.pt/txt/info_extra.pdf

O modelo é a "EMA 98".

Potência do motor: 1350 W
Controlador: EMA
Bateria: 48V, 10Ah (Lítio) AMOVÍVEIS
Velocidade Máxima: 45 km/h
Autonomia: 40km à velocidade de 30 Km/h e 36 km à velocidade de 45 km/h

Recordo-me da referência que ela só conseguia esta autonomia porque é extremamente leve (uma pessoa consegue-a levantar sem grandes problemas)
A "E 5000 40A" também tem a possibilidade de bateria amovível, na altura até fiquei em dúvida se compraria esta mota por esse facto, até foi o vendedor que me deu essa indicação, e o preço até está bastante acessível (para uma de 5.000W), só que é um pouco feia :)
Sw Predator 75 Ah
Micro Produção - 4940W – Solarmax 4.200
http://mp.portelinha.info

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Olá Scerio,

aqui tens uma mota da Matra com baterias 48v 15A, logo acima dessa Ema 98.
Podes ver o ensaio onde mostram a bateria que se pode levar para casa e recarregar.
http://www.scooter-infos.com/essai-1658 ... mo-xp.html
E se perceberes um pouco de francês, eles falam na autonomia real da mota:
usage intensif, la batterie rendra l’âme après 25 km, tandis que vous pourrez en faire 10 de plus environ en mode standard
Também poderás verificar que subidas são inimigas da autonomia e o peso da mota é de apenas 60kgs:
Sachez à cet effet que les côtes, très gourmandes en énergie, seront vos pires ennemies !
Ao contrário, tens a Peugeot, pesada, que, depois de testada, verificaram que com 2kwh faz 60kms e apenas 45kms em andamento agressivo.
http://www.scooter-infos.com/essai-1646 ... acity.html

Penso que podes acreditar nesta reportagem pois estes jornalistas costumam ser isentos. Claro que era bom falarem da Ema, mas não encontrei....
Espero ter ajudado ;)
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

O_volt Escreveu:Olá Scerio,

aqui tens uma mota da Matra com baterias 48v 15A, logo acima dessa Ema 98.
Podes ver o ensaio onde mostram a bateria que se pode levar para casa e recarregar.
http://www.scooter-infos.com/essai-1658 ... mo-xp.html
E se perceberes um pouco de francês, eles falam na autonomia real da mota:
usage intensif, la batterie rendra l’âme après 25 km, tandis que vous pourrez en faire 10 de plus environ en mode standard
Também poderás verificar que subidas são inimigas da autonomia e o peso da mota é de apenas 60kgs:
Sachez à cet effet que les côtes, très gourmandes en énergie, seront vos pires ennemies !
Ao contrário, tens a Peugeot, pesada, que, depois de testada, verificaram que com 2kwh faz 60kms e apenas 45kms em andamento agressivo.
http://www.scooter-infos.com/essai-1646 ... acity.html

Penso que podes acreditar nesta reportagem pois estes jornalistas costumam ser isentos. Claro que era bom falarem da Ema, mas não encontrei....
Espero ter ajudado ;)

Sim...25km parece-me bem mais real para o pack de baterias descrito...

Por acaso não tens aí também nenhum link de testes da predator em francês para comparar também com o descrito no site da SW?

Cumps

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

Não, não tenho, porque como tu sabes a Sw é a única que faz Predator's.
Os outros fazem Jonway MJS eléctricas....
Mas para comparar podes usar os DB's onde há lá muito informação isenta e imparcial....acho eu...
Espero ter ajudado. :|
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”