Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canaveses

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 19, 2009 5:55 pm

Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canaveses

Mensagem por Albator »

boas!

venho aqui partilhar algumas fotos da minha instalação e fazer uma descrição sucinta, com alguns dados técnicos para vossa apreciação do meu seguidor solar que finalmente ficou montado na semana passada. só me resta esperar agora pela aprovação da certiel para ser conectado a edp, entrando dessa forma no clube cada vez menos restrito dos micro produtores.

o sistema é mp com uma licença para 3.45:

- seguidor solar degger 5000nt;
- inversor carlo gavazzi ismg 145 de;
- 24 x painéis solares mono cristalinos da suntech de 190w
- contador itron sl7000

Imagem Imagem

optei por um poste de 5,5m (made in portugal) para o seguidor com objectivo de ficar com espaço livre em volta, de modo a movimentar-me a vontade debaixo do mesmo. o alicerce do seguidor é constituído por uma sapata de 6m3 betão armado enterrada no subsolo, com dimensões de 3mx3mx1m perfazendo perto de 15 toneladas.

Imagem Imagem

originalmente escolhi 20 painéis mono de 230 w da goosun(marca portuguesa) mas por motivos de ruptura de stock foi-me em proposto pela empresa a sua substituição pela marca bem conhecida da suntech e aceitei 24 x 190 w ficando o sistema com 4560 w de pv.

Imagem Imagem

escolhi o inversor carlo gavazzi isgm 145 de por diversos motivos. o primeiro foi porque tem duas string e pelo que dizem aguentam bastante tensão. o segundo foi por aguentar uma potência de entrada de 4500 w de pv e com uma superfície de painel maximizada isso da jeito durante o inverno . por ultimo o mesmo tem uma porta rs232 e rs485 para conectar um pc com um software de monitorização que pode ser descarregado.(ainda não testei)
em relação ao seguidor deger 5000 nt dispenso as apresentações, quanto mim e pelo que vi das outras instalações que fui visitar na fase dos orçamentos, foi o que me pareceu mais robusto e com a tecnologia mais avançada.

Imagem Imagem

a empresa que montou o sistema é uma firma da trofa com provas dadas a qual apresentou a melhor proposta. todos os funcionários mostraram-se muito profissionais e prestáveis. pois não me foi negado qualquer ajuste durante a obra, antes pelo contrário, ficando muito satisfeito com o serviço prestado.
agora só me resta esperar pelo teste do algodão...
logo que esteja ligado apresentarei mais dados.

cump's

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Micro Produção 3.45 com seguidor solar no Marco de Canav

Mensagem por Volt »

parabéns e bem-vindo ao clube.

ps: tópico movido de micro-produção para projectos (de micro-produção ).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

parabéns, tem bom aspecto,
agora só falta saber se o preço foi bom ou não... quer dizer-nos??
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Albator »

boa tarde!
pnunes Escreveu:parabéns, tem bom aspecto,
agora só falta saber se o preço foi bom ou não... quer dizer-nos??
cumprimentos

claro, posso dizer! o preço do sistema completo com trabalhos de construção civil ou seja chave na mão ficou por 2100€ iva incluído.

cumprimentos

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

deve ter ficado um zero pelo caminho...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Albator »

volt Escreveu:deve ter ficado um zero pelo caminho...
ups! o valor correcto é 21000€

obrigado, volt!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

um pouco carito...os preços já andam mais baixos,
foi bom negocio para o instalador
daqui para a frente desejo boas produções
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

boas!

parabéns, é sempe agradável ver + 1 mp...

suscitou-me alguma curiosidade e como tal pergunto o que pretende dizer com: "optei por um poste de 5,5m (made in portugal)"???
se foi fabricada cá, então não é da deger é isso?
presumo que respeita a características dos postes da deger?

já agora a sapata tem 6 ou 9m3 de betão?...se são 6, parece-me pouco atendendo à altura do mastro e há área dos paineis (35,3m2) se são 3x3x1= 9m3 então está bom!

julgo que faz alguma falta um espaçamento entre as filas dos painéis, para limitar a resistência ao vento e também permitir um melhor arejamento dos mesmos, beneficiando o arrefecimento muito importante nos períodos de maior calor. sei que quanto aos ventos a deger tem um sistema de segurança que coloca o sistema na horizontal, mas pode acreditar já vi um seguidor da deger em pleno temporal e o sistema não funcionou e não é nada agradável o espectáculo, penso que lhe valeu o espaçamento de 20cm entre as diversas filas...
parece-me que com essa altura do mastro era preferivel optar por paineis mais potentes de modo a diminuir a quantidade necessária para a potencia total pretendida e também com o objetivo de diminuir consideravelmente a área total instalada.

boa sorte!

Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Albator »

boas noites!

antes de mais quero agradecer a vossa participação, e vejo que atingi um dos meus objectivos ao postar neste fórum pois queria aguçar o vosso espírito critico e para perceber dessa forma eventuais falhas no meu sistema graças a experiência pessoal. facto que por si só é muito positivo.
pnunes Escreveu:um pouco carito...os preços já andam mais baixos,
foi bom negocio para o instalador
daqui para a frente desejo boas produções
cumprimentos

de facto tem razão, pnunes! existe por ai propostas mais em conta. eu próprio obtive dois orçamentos abaixo deste, um de 18.500€ e outro 18.300€. mas o primeiro propunha um seguidor espanhol de menor qualidade, ao meu ver. o segundo apesar de apresentar um seguidor germânico de outra marca apenas fornecia 4100 w de painéis em poli-cristalinos. além disso houve outro factor que pesou na minha decisão. foi o facto das duas empresas limitarem exclusivamente a sua actividade a área do negócio da micro - produção pelo que quando acabar esta fase das bonificações ou os incentivos deixarem de ser atractivos, as mesmas irão desaparecer com certeza ou terão de se reconverter. pois uma delas é uma uni pessoal que sub-trata o serviço todo e a outra não é muito diferente. sem falar de alguns pormenores que me levantaram suspeita. preferi jogar pelo seguro e escolher uma empresa com outro estofo não vá o diabo tece-las. as restantes propostas eram todas muito acima e nem sequer foram consideradas.

quanto a sugestão que me fez numa mp, no mês de março, em ir consultar o sr. costa alves, efectivamente fui visita-lo na lixa e de facto foi a que mais se aproximou desta proposta ou seja propôs um deger 5000 nt, com inversor kaco, e uns painéis ingli salvo erro para mesma potência no valor de 21000 € sem iva...

cumprimentos

Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Albator »

boas!
paulol Escreveu: suscitou-me alguma curiosidade e como tal pergunto o que pretende dizer com: "optei por um poste de 5,5m (made in portugal)"???
se foi fabricada cá, então não é da deger é isso?
presumo que respeita a características dos postes da deger?
apenas o poste foi fabricado em santa maria da feira e obedece as características do original, a parte superior corresponde a estrutura principal do seguidor que foi importado de alemanha.
paulol Escreveu: já agora a sapata tem 6 ou 9m3 de betão?...se são 6, parece-me pouco atendendo à altura do mastro e há área dos paineis (35,3m2) se são 3x3x1= 9m3 então está bom!

julgo que faz alguma falta um espaçamento entre as filas dos painéis, para limitar a resistência ao vento e também permitir um melhor arejamento dos mesmos, beneficiando o arrefecimento muito importante nos períodos de maior calor. sei que quanto aos ventos a deger tem um sistema de segurança que coloca o sistema na horizontal, mas pode acreditar já vi um seguidor da deger em pleno temporal e o sistema não funcionou e não é nada agradável o espectáculo, penso que lhe valeu o espaçamento de 20cm entre as diversas filas...
parece-me que com essa altura do mastro era preferível optar por painéis mais potentes de modo a diminuir a quantidade necessária para a potencia total pretendida e também com o objectivo de diminuir consideravelmente a área total instalada.
de facto as suas observações são muito pertinentes e de algum modo fizeram-me pensar...

no caso da sapata é mais um lapso! deve ler-ser 9m3 a pressa é inimiga da perfeição...
quanto ao espaçamento apenas deixaram 1 cm. espero que seja o suficiente e que o sistema de defesa funcione senão terei de accionar o seguro.

cumps

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

quanto ao espaçamento apenas deixaram 1 cm. espero que seja o suficiente e que o sistema de defesa funcione senão terei de accionar o seguro.
hummm eu preferia alterar agora, antes de ter de acionar o seguro !!
pois todos nós sabemos como funcionam os seguros em pt.
e os dias de produção que "irás" perder !!

mas claro, estamos só a fazer futurologia
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Albator »

boa tarde!
patalhetas Escreveu:
hummm eu preferia alterar agora, antes de ter de acionar o seguro !!
pois todos nós sabemos como funcionam os seguros em pt.
e os dias de produção que "irás" perder !!

mas claro, estamos só a fazer futurologia
de facto teria ficado melhor com o espaçamento, mas neste momento fazer qualquer alteração parece-me pouco viável pois os perfis da estrutura já não permitem qualquer ajustamento sem entrar em grande despesas. vou arriscar, logo se verá. em relação aos seguros não me parece que seja problema. já tive de fazer duas participações de sinistro ao seguro multi risco da minha casa e correu tudo bem e de forma célere. nem tudo é assim tão mau em pt

cumps

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

quanto ao seguidor deger não ha duvidas que é bom, no entanto com a experiencia começo a achar que os seguidores pré programados não sejam piores... passo a explicar...
se repararmos na produção do pedro nuno que tem um mecapisa e segundo as opiniões será pior que os seguidores por incidencia luminosa rapidamente concluimos que a sua produção se assemelha a um grande produtor mariosolar (admitido pelo proprio), e este tem um deger 5000nt.
é certo que só por aí não se pode concluir muito mas por experiencia propria com um estudo que ando a fazer sobre os consumos dos perifericos das microproduções, o seguidor em nada respeita as especificações do fabricante.
o meu seguidor (cya6000) e o deger andam muito proximos em consumos e posso dizer concretamente que em menos de 1 mes de contagem de consumos estes já vão em valores superiores a 15kw!!!
é claro que o fabricante diz que não... mas a realidade e essa.
os seguidores preprogramados nem metade gastam e a diferença de produção diaria não é muito grande...
isto é apenas um dos consumos porque há mais... todos somados dão muitos kw.
um conselho que dou é passar a alimentação dos seguidores para o outro lado onde pelo menos a energia é a 13centimos.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm

Mensagem por MarioSolar »

boas pessoal,

atenção que em dias de sol limpo todos produzem muito , durante esse tempo falei em termos de produções, que eram claro boas e parecidas, no entanto temos de ter em conta varias coisas.

eu tenho das mp aqui no forum que mais a norte fica, cerca de 15km de espanha, em relação ao pedro nuno tenho menos 100w e ele esta mais a centro.....

mas se falamos em seguidores nomeadamente nas produções entre os com incidência luminosa e os programados não podemos comparar nesta altura do ano, pois a diferença de um deger ve-se nos dias com nuvens, ai coisa já não é a mesma....

de todas as maneiras há dias mesmo fracos que o seguidor deve gastar mais em procurar a luz do que produz...

fiquem bem

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

albator Escreveu:boas!

apenas o poste foi fabricado em santa maria da feira e obedece as características do original, a parte superior corresponde a estrutura principal do seguidor que foi importado de alemanha.

de facto as suas observações são muito pertinentes e de algum modo fizeram-me pensar...

no caso da sapata é mais um lapso! deve ler-ser 9m3 a pressa é inimiga da perfeição...

cumps

boas!

se bem percebi, o poste está fora da garantia da deger, mas se por alguma razão o poste vier a baixo, então entra em acção o seguro (será que vão na conversa)?!... ou... o fabricante pt deu-lhe garantia escrita do poste???
esta "manobra" permitiu-lhe ganhar alguns trocados €€€, ou foi meramente patriotismo com intuito de ajudar a industria nacional?... inclino-me para a 1ª!

sobre o aspecto do seguro, não creio que tenha agregado a mp ao multirisco habitação, porque é um erro, mas sim a um especifico e mais abrangente para energias renovaveis, é assim?

a questão do espaçamento, se fosse previsto a tempo penso que tinha muito espaço de manobra para executar intervalos na horizontal e respeitando a mesma disposição, pois normalmente os perfiz vêm muito mais compridos e as vantagens que daí resultavam eram muitas. agora não é de todo impossivel mas dá mais algum trabalho e €€€...

cumpts.

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva,
parabens pela instalação, mais portugueses, deviam optar por produtos nacionais, não se compreende que digam que somos uns dos lideres em energias renovaveis, qd temos que importar inversores, seguidores, postes...etc.., alguem do forum tem um inversor ou seguidor de origem nacional.?..um poste nacional, deve ser exemplo para outros...
qd à questões de segurança, todas as microgerações estão sujeitas a que possam ser alvos de acção externa, quer do tempo(tornados, tempestades,etc), quer de roubo, furto, vandalismos, bem como avarias..., por isso para dormir mais descansado faça como o paulo diz um seguro que cobra o maximo possivel de situações que possam vir a surgir no futuro.
venha a ligação a rede, para mostrar o inversor a bombar

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:quanto ao seguidor deger não ha duvidas que é bom, no entanto com a experiencia começo a achar que os seguidores pré programados não sejam piores... passo a explicar...
se repararmos na produção do pedro nuno que tem um mecapisa e segundo as opiniões será pior que os seguidores por incidencia luminosa rapidamente concluimos que a sua produção se assemelha a um grande produtor mariosolar (admitido pelo proprio), e este tem um deger 5000nt.
é certo que só por aí não se pode concluir muito mas por experiencia propria com um estudo que ando a fazer sobre os consumos dos perifericos das microproduções, o seguidor em nada respeita as especificações do fabricante.
o meu seguidor (cya6000) e o deger andam muito proximos em consumos e posso dizer concretamente que em menos de 1 mes de contagem de consumos estes já vão em valores superiores a 15kw!!!
é claro que o fabricante diz que não... mas a realidade e essa.
os seguidores preprogramados nem metade gastam e a diferença de produção diaria não é muito grande...
isto é apenas um dos consumos porque há mais... todos somados dão muitos kw.
um conselho que dou é passar a alimentação dos seguidores para o outro lado onde pelo menos a energia é a 13centimos.
cumprimentos

boas!

sobre este assunto do sistema de seguimento por leitura da radiação solar ou pré programação, pessoalmente estou convicto que o primeiro é mais eficiente e rentável.
é evidente se dermos ouvidos aos instaladores/vendedores é certo e tenho por experiência que as opiniões são divergentes, mas vou sempre no mesmo sentido, ou seja, daquele produto que mais jeito e proveito lhe dão nesse preciso momento, porque passado algum tempo… a opinião pode mudar!
agora é certo e sabido que só é possível tirar esta questão a limpo, como se costuma dizer, se forem criadas as condições necessárias e correctas para tal, é óbvio que era necessário pormos pelo menos dois seguidores exactamente iguais, distanciados apenas o mínimo necessário, assim como restante equipamento de produção igual, variando unicamente o sistema de seguimento. ao fim de um ano era possível tirar as devidas conclusões, julgo eu de que…tudo o resto não é comparável!

a ideia de: “…passar a alimentação dos seguidores para o outro lado onde pelo menos a energia é a 13centimos.”, é aliciante, tentadora e fácil de executar, mas também é muito importante e é preciso estar consciente da ilegalidade desse acto e devidas consequências se… for apanhado, mas lá voltamos há historia do policia e do ladrão

cumpts.

Autor do tópico
Albator
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Albator »

boa noite!
paulol Escreveu: se bem percebi, o poste está fora da garantia da deger, mas se por alguma razão o poste vier a baixo, então entra em acção o seguro (será que vão na conversa)?!... ou... o fabricante pt deu-lhe garantia escrita do poste???
esta "manobra" permitiu-lhe ganhar alguns trocados €€€, ou foi meramente patriotismo com intuito de ajudar a industria nacional?... inclino-me para a 1ª!
bem, vamos lá ver uma coisa, se a deger vende o seguidor sem o mastro é porque assumem a garantia da parte superior ao mastro que na pratica são nada mais nada menos do que os componentes mais importantes do seguidor visto que inclui todos os mecanismos e suporta os painéis. o mastro não passa de um mero suporte. se eventualmente o mastro apresentar algum problema certamente é porque houve um grande temporal, logo acciono o seguro correspondente ou irei bater a porta do instalador que tem de assumir as suas responsabilidades no que toca a corrosão ou se dobrar sob o peso dos painéis.
a menos que o mecanismo de defesa fique avariado, ai temos um imbróglio, mas só se quiser-mos que assim seja, tudo irá depender da abordagem que tiver-mos em caso de sinistro.
na minha opinião o aço português não fica nada atrás do alemão... ao contrario, tive oportunidade de apreciar os dois mastros e o português pareceu-me de melhor qualidade. concluindo, não me parece que venha ter problemas a esse nível.

quanto aos €€€ de poupança se alguém beneficiou com isso, foi o instalador. ele apenas deu-me conhecimento se podia ser dessa forma e não vi inconveniente, antes pelo contrário. até porque, na mesma linha, eu pretendia que os painéis mono fossem da goosun (pt). mas não havia para entrega e com os prazos a apertarem...
da minha parte prefiro que o dinheiro fique cá, em vez de contribuir para o desequilibro da balança comercial é apenas uma questão de principio, pois a decisão de avançar com esta mp esta alinhada nessa lógica. se nem para nós somos bons quem o será? partilhando assim a opinião do josé neves... mas isso dava outro debate.
paulol Escreveu: sobre o aspecto do seguro, não creio que tenha agregado a mp ao multi-risco habitação, porque é um erro, mas sim a um especifico e mais abrangente para energias renováveis, é assim?

a questão do espaçamento, se fosse previsto a tempo penso que tinha muito espaço de manobra para executar intervalos na horizontal e respeitando a mesma disposição, pois normalmente os perfiz vêm muito mais compridos e as vantagens que daí resultavam eram muitas. agora não é de todo impossível mas dá mais algum trabalho e €€€...
sobre o seguro ainda estou numa fase de pesquisa no sentido de encontrar a melhor solução, apenas utilizei o exemplo do seguro multi-risco para argumentar que nem tudo é mau em portugal no anterior post, podia ter exemplificado com outro episódio, em que tive de accionar o fundo de garantia automóvel que funcionou as mil maravilhas, numa situação bastante complicada por sinal. por isso estou aberto a sugestões quanto a matéria dos seguros, se alguém poder ajudar agradeço.

quanto ao espaçamento admito que teria sido melhor e vou falar do assunto ao instalador para ver-mos as possibilidades.
paulol Escreveu: sobre este assunto do sistema de seguimento por leitura da radiação solar ou pré programação, pessoalmente estou convicto que o primeiro é mais eficiente e rentável.
é evidente se dermos ouvidos aos instaladores/vendedores é certo e tenho por experiência que as opiniões são divergentes, mas vou sempre no mesmo sentido, ou seja, daquele produto que mais jeito e proveito lhe dão nesse preciso momento, porque passado algum tempo… a opinião pode mudar!
agora é certo e sabido que só é possível tirar esta questão a limpo, como se costuma dizer, se forem criadas as condições necessárias e correctas para tal, é óbvio que era necessário pormos pelo menos dois seguidores exactamente iguais, distanciados apenas o mínimo necessário, assim como restante equipamento de produção igual, variando unicamente o sistema de seguimento. ao fim de um ano era possível tirar as devidas conclusões, julgo eu de que…tudo o resto não é comparável!
concordo com o paulol, a escolha do seguidor acaba por ser subjectiva. parece-me que tanto o pré-programado como outro sistema tem as suas vantagens e inconvenientes. cada um encontra uma solução a sua medida. no meu caso houve outro factor que pesou na balança foi o mastro. eu pretendia um seguidor cujo mesmo tivesse bastante altura e tanto o dasoluz como o mecapisa por exemplo, não preenchiam os requisitos e o deger ia ao encontro do que procurava.
pnunes Escreveu: é certo que só por aí não se pode concluir muito mas por experiência própria com um estudo que ando a fazer sobre os consumos dos periféricos das micro-produções, o seguidor em nada respeita as especificações do fabricante.
cumprimentos
fiquei curioso e gostava de saber como fazes, pnunes, a monitorização do consumo dos seguidores?

em relação a alteração da alimentação do seguidor, para alem do problema legal que paulol levantou, acho que é arriscado liga-lo a corrente da casa. em caso de temporal se houver um corte de energia como acontece com frequência nas tempestades com trovoada, isso pode ter consequências desastrosas, pois o sistema de defesa do seguidor fica desligado suponho eu.

agradeço a todos a vossa participação que para mim é muito construtiva.

cumps

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

albator Escreveu:boa noite!

fiquei curioso e gostava de saber como fazes, pnunes, a monitorização do consumo dos seguidores?

em relação a alteração da alimentação do seguidor, para alem do problema legal que paulol levantou, acho que é arriscado liga-lo a corrente da casa. em caso de temporal se houver um corte de energia como acontece com frequência nas tempestades com trovoada, isso pode ter consequências desastrosas, pois o sistema de defesa do seguidor fica desligado suponho eu.

agradeço a todos a vossa participação que para mim é muito construtiva.

cumps

boas!

“quem não arrisca não petisca”, já diz o ditado, mas…
o risco até pode ser desastroso, como diz o amigo albator, pois o deger quando não produz nada (noite), para se movimentar vai alimentar-se à linha da edp (casa), isto na situação normal. agora se ligarmos o deger directamente há linha da edp, num temporal em pleno dia, poder acontecer disparo na rede da edp e então o seguidor fica imobilizado até voltar haver corrente na rede. se o deger estiver ligado com a alimentação própria continua activo independentemente do que se passar na rede, apenas não injecta, penso eu de que… ou estarei enganado?!
assim sendo, é preferível não ligar o seguidor directamente à rede da casa, mas evidentemente salvaguardo alguma imprecisão…

pois também eu fiquei curioso como o “pnunes” faz a contagem do consumo dos seguidores (método usado), mas…15kwh (menos de 1 mês) , a ser verdade é uma discrepância enorme em relação ao anunciado pelo fabricante (deger 5000nt - 3…4 kwh /ano ), pelo que acho que deve haver no mínimo metodologias diferentes porque não faz qualquer sentido uma discrepância de valores tão grande, é um absurdo… embora também pense que não se deve ficar pelos 4kwh/ano…

cumpts.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

viva,
a não ser alguns seguidores que se alimentem pelo dc dos paineis, ao estarem ligados ao ac (saída do inversor/paralelo com rede), quando a rede falha o inversor desliga a saída (é uma das normas de segurança).
por isso todos os comandos ficam desactivados e logicamente os motores do seguidor tambem ficam desactivados.
a ideia é proteger os sistemas de forma que em caso de tempestade estes continuem com alimentação, o colocar uma ups era o ideal, pelo menos durante os meses piores. se é ilegal... pode ser perfeitamente justificavel e não diz em lado nenhum que isso é ilegal, o que diz é que os sistemas de apoio á contagem tem de estar antes do contador de saída... ha tanta coisa que é ilegal...
e se é um sistema de recolha protecção tem que estar preparado para isso, não é vir uma rajada de vento que atira com a linha abaixo, a rede falha e aseguir vai abaixo o seguidor.
em relação a monitorização de consumo estão a ser utilizados aparelhos da abb od1365
http://www05.abb.com/global/scot/scot31 ... _sheet.pdf
é feita a monitorização por acumulação de energia.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Projectos”