boa noite!
paulol Escreveu:
se bem percebi, o poste está fora da garantia da deger, mas se por alguma razão o poste vier a baixo, então entra em acção o seguro (será que vão na conversa)?!... ou... o fabricante pt deu-lhe garantia escrita do poste???
esta "manobra" permitiu-lhe ganhar alguns trocados €€€, ou foi meramente patriotismo com intuito de ajudar a industria nacional?... inclino-me para a 1ª!
bem, vamos lá ver uma coisa, se a deger vende o seguidor sem o mastro é porque assumem a garantia da parte superior ao mastro que na pratica são nada mais nada menos do que os componentes mais importantes do seguidor visto que inclui todos os mecanismos e suporta os painéis. o mastro não passa de um mero suporte. se eventualmente o mastro apresentar algum problema certamente é porque houve um grande temporal, logo acciono o seguro correspondente ou irei bater a porta do instalador que tem de assumir as suas responsabilidades no que toca a corrosão ou se dobrar sob o peso dos painéis.
a menos que o mecanismo de defesa fique avariado, ai temos um imbróglio, mas só se quiser-mos que assim seja, tudo irá depender da abordagem que tiver-mos em caso de sinistro.
na minha opinião o aço português não fica nada atrás do alemão... ao contrario, tive oportunidade de apreciar os dois mastros e o português pareceu-me de melhor qualidade. concluindo, não me parece que venha ter problemas a esse nível.
quanto aos €€€ de poupança se alguém beneficiou com isso, foi o instalador. ele apenas deu-me conhecimento se podia ser dessa forma e não vi inconveniente, antes pelo contrário. até porque, na mesma linha, eu pretendia que os painéis mono fossem da goosun (pt). mas não havia para entrega e com os prazos a apertarem...
da minha parte prefiro que o dinheiro fique cá, em vez de contribuir para o desequilibro da balança comercial é apenas uma questão de principio, pois a decisão de avançar com esta mp esta alinhada nessa lógica. se nem para nós somos bons quem o será? partilhando assim a opinião do josé neves... mas isso dava outro debate.
paulol Escreveu:
sobre o aspecto do seguro, não creio que tenha agregado a mp ao multi-risco habitação, porque é um erro, mas sim a um especifico e mais abrangente para energias renováveis, é assim?
a questão do espaçamento, se fosse previsto a tempo penso que tinha muito espaço de manobra para executar intervalos na horizontal e respeitando a mesma disposição, pois normalmente os perfiz vêm muito mais compridos e as vantagens que daí resultavam eram muitas. agora não é de todo impossível mas dá mais algum trabalho e €€€...
sobre o seguro ainda estou numa fase de pesquisa no sentido de encontrar a melhor solução, apenas utilizei o exemplo do seguro multi-risco para argumentar que nem tudo é mau em portugal no anterior post, podia ter exemplificado com outro episódio, em que tive de accionar o fundo de garantia automóvel que funcionou as mil maravilhas, numa situação bastante complicada por sinal. por isso estou aberto a sugestões quanto a matéria dos seguros, se alguém poder ajudar agradeço.
quanto ao espaçamento admito que teria sido melhor e vou falar do assunto ao instalador para ver-mos as possibilidades.
paulol Escreveu:
sobre este assunto do sistema de seguimento por leitura da radiação solar ou pré programação, pessoalmente estou convicto que o primeiro é mais eficiente e rentável.
é evidente se dermos ouvidos aos instaladores/vendedores é certo e tenho por experiência que as opiniões são divergentes, mas vou sempre no mesmo sentido, ou seja, daquele produto que mais jeito e proveito lhe dão nesse preciso momento, porque passado algum tempo… a opinião pode mudar!
agora é certo e sabido que só é possível tirar esta questão a limpo, como se costuma dizer, se forem criadas as condições necessárias e correctas para tal, é óbvio que era necessário pormos pelo menos dois seguidores exactamente iguais, distanciados apenas o mínimo necessário, assim como restante equipamento de produção igual, variando unicamente o sistema de seguimento. ao fim de um ano era possível tirar as devidas conclusões, julgo eu de que…tudo o resto não é comparável!
concordo com o paulol, a escolha do seguidor acaba por ser subjectiva. parece-me que tanto o pré-programado como outro sistema tem as suas vantagens e inconvenientes. cada um encontra uma solução a sua medida. no meu caso houve outro factor que pesou na balança foi o mastro. eu pretendia um seguidor cujo mesmo tivesse bastante altura e tanto o dasoluz como o mecapisa por exemplo, não preenchiam os requisitos e o deger ia ao encontro do que procurava.
pnunes Escreveu:
é certo que só por aí não se pode concluir muito mas por experiência própria com um estudo que ando a fazer sobre os consumos dos periféricos das micro-produções, o seguidor em nada respeita as especificações do fabricante.
um conselho que dou é passar a alimentação dos seguidores para o outro lado onde pelo menos a energia é a 13centimos.
cumprimentos
fiquei curioso e gostava de saber como fazes, pnunes, a monitorização do consumo dos seguidores?
em relação a alteração da alimentação do seguidor, para alem do problema legal que paulol levantou, acho que é arriscado liga-lo a corrente da casa. em caso de temporal se houver um corte de energia como acontece com frequência nas tempestades com trovoada, isso pode ter consequências desastrosas, pois o sistema de defesa do seguidor fica desligado suponho eu.
agradeço a todos a vossa participação que para mim é muito construtiva.
cumps