MISTURA BD/OVD 50%/50%
-
Autor do tópico - Staff Member
- Mensagens: 2382
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
- Localização: Algures por aí...
MISTURA BD/OVD 50%/50%
presentemente estou tentado a recorrer ao uso da mistura 50%/50% com um kit de aquecimento.
vantagens:
1º usando a mistura reduzo em 50% o fabrico do bd.
2º o reactor usado no bd é ideal para a lavagem e filtragem do ov.
3º o bd ajuda a superar a viscosidade do ov.
4º o bd continua a contribuir na mistura para uma boa lubrificação.
5º o custo do combustivel é reduzido para 50%.
6º o kit de aquecimento colmata qualquer problema com temperatura, viscosidade e fiabilidade.
7º reduzo a dependência do metanol em 50%.
8º a opção é mais ecológica.
ainda nada foi testado. opinem os entendidos
vantagens:
1º usando a mistura reduzo em 50% o fabrico do bd.
2º o reactor usado no bd é ideal para a lavagem e filtragem do ov.
3º o bd ajuda a superar a viscosidade do ov.
4º o bd continua a contribuir na mistura para uma boa lubrificação.
5º o custo do combustivel é reduzido para 50%.
6º o kit de aquecimento colmata qualquer problema com temperatura, viscosidade e fiabilidade.
7º reduzo a dependência do metanol em 50%.
8º a opção é mais ecológica.
ainda nada foi testado. opinem os entendidos
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Novo membro
- Mensagens: 4
- Registado: terça jul 18, 2006 2:28 pm
Re: MISTURA BD/OVD 50%/50%
[quote="fry"]presentemente estou tentado a recorrer ao uso da mistura 50%/50% com um kit de aquecimento.
vantagens:
1º usando a mistura reduzo em 50% o fabrico do bd.
8º a opção é mais ecológica.
1º tanto a produção de biodisel como de oleo refinado tem processos de fabrico bastante similares e com custos iguais, logo não existe em termos de produção qualquer beneficio em sustituir uma pela outra.
8º só se for nos aspectos de queima no motor e nas emissões deste porque em termos produção da matéria prima e da produção final do biodiesel e do oleo refinado não existe qualquer diferença.
vantagens:
1º usando a mistura reduzo em 50% o fabrico do bd.
8º a opção é mais ecológica.
1º tanto a produção de biodisel como de oleo refinado tem processos de fabrico bastante similares e com custos iguais, logo não existe em termos de produção qualquer beneficio em sustituir uma pela outra.
8º só se for nos aspectos de queima no motor e nas emissões deste porque em termos produção da matéria prima e da produção final do biodiesel e do oleo refinado não existe qualquer diferença.
-
Autor do tópico - Staff Member
- Mensagens: 2382
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
- Localização: Algures por aí...
-
- Administrador
- Mensagens: 16170
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
muito bem espero que tudo corra bem e vai dando noticias pois parece me uma muito boa aposta...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Staff Member
- Mensagens: 2382
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
- Localização: Algures por aí...
-
- Membro
- Mensagens: 16
- Registado: segunda set 18, 2006 9:20 pm
- Localização: LISBOA
BD/OVD
olá fry,
acho que posso dar uma achega! - já experimentei bd e ovd em proporções 80(bd) para 20(ovd) e notei várias coisas:
1 no arranque a frio o motor fica uns segundos a trabalhar ligeiramente irregular.
2 em subidas de inclinação superior a 15% o motor perde força.
3 o cheiro a fritos aumentou ligeiramente.
4 o consumo médio manteve-se.
não usei kit de aquecimento e o ovd era novo!
saudações.
__________________________________________________________________________________________________________________________
opel corsa 1.5d isuzu b80
acho que posso dar uma achega! - já experimentei bd e ovd em proporções 80(bd) para 20(ovd) e notei várias coisas:
1 no arranque a frio o motor fica uns segundos a trabalhar ligeiramente irregular.
2 em subidas de inclinação superior a 15% o motor perde força.
3 o cheiro a fritos aumentou ligeiramente.
4 o consumo médio manteve-se.
não usei kit de aquecimento e o ovd era novo!
saudações.
__________________________________________________________________________________________________________________________
opel corsa 1.5d isuzu b80
-
- Membro Silver
- Mensagens: 472
- Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
- Localização: Cascais
-
Autor do tópico - Staff Member
- Mensagens: 2382
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
- Localização: Algures por aí...
-
- Membro Silver
- Mensagens: 472
- Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
- Localização: Cascais
-
- Staff Member
- Mensagens: 2135
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
- Localização: Viseu
foram feitos ensaios neste sentido, com ov100. o combustível aquecido atomiza muito melhor. aquecido acima de 90 ºc (nos injectores) tem praticamente atomização igual ao gasóleo. não aquecido ou pouco aquecido, cria uma camada de carbono na câmara de combustão, incluindo injectores, entope os injectores ou até o circuito de combustível. se for misturado com gasóleo ou bd na proporção que o fry pensa usar, a probabilidade de ter problemas é muito baixa. o fry pretende ainda diminuir esta probabilidade ao aquecer préviamente o combustível e evitar a criação dos sedimentos (tipo gelatina) no circuito de combustível.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Staff Member
- Mensagens: 2135
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
- Localização: Viseu
vou corrigir - as misturas exageradas do ovd (sem ou com kit) - é uma morte lenta para o motor. os que não tiveram cuidado já cá não estão por terem vergonha de admitir que cometeram erro.fry Escreveu:e continuo a defender que a mistura de ovd é um crime para os motores.
o ovd só deve ser usado com um bom kit de aquecimento.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Membro Silver
- Mensagens: 226
- Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm
@hynek
pelo que percebi pelo teu ultimo post, dizes que misturas exageradas de ovd é uma morte lenta para o motor....
o que é para ti uma mistura exagerada?
já agora, no teu avatar, tens:
"combustível: sistema de 2 depósitos: depósito principal - 100% do ov usado (verão), 90% (inverno), 2.º depósito - 33% ov, 65% gasóleo e 2% da gasolina"
será que posso depreender que estás a provocar uma morte lenta ao teu motor? ou será que há algum segredo?
é que fiquei realmente confuso....
pelo que percebi pelo teu ultimo post, dizes que misturas exageradas de ovd é uma morte lenta para o motor....
o que é para ti uma mistura exagerada?
já agora, no teu avatar, tens:
"combustível: sistema de 2 depósitos: depósito principal - 100% do ov usado (verão), 90% (inverno), 2.º depósito - 33% ov, 65% gasóleo e 2% da gasolina"
será que posso depreender que estás a provocar uma morte lenta ao teu motor? ou será que há algum segredo?
é que fiquei realmente confuso....
-
- Staff Member
- Mensagens: 2135
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
- Localização: Viseu
o kit de 2 depósitos que tenho montado não é nenhum segredo.
quem está mais por dentro do assunto, percebe logo.
vou explicar melhor:
- podes usar ov em baixas percentagens (entre 10 a 30% em conformidade com a época, tipo de bomba, etc...) sem aquecimento
- percentagens mais altas do ov só com aquecimento e eventualmente outras modificações (pelo menos kit de 1 depósito)
- percentagens altas do ov só com adaptação adequada - kit de 2 depósitos
aconselho leitura de:
usar o óleo vegetal? qual é a vantagem?
quais automóveis podem ser adaptados para ov?
qual é o princípio do sistema adaptado ao óleo vegetal?
o que é o sistema de 1 depósito?
o que é o sistema de 2 depósitos?
o uso do óleo vegetal - é seguro?
na secção do faq do http://seealte.europecon.net/
quem está mais por dentro do assunto, percebe logo.
vou explicar melhor:
- podes usar ov em baixas percentagens (entre 10 a 30% em conformidade com a época, tipo de bomba, etc...) sem aquecimento
- percentagens mais altas do ov só com aquecimento e eventualmente outras modificações (pelo menos kit de 1 depósito)
- percentagens altas do ov só com adaptação adequada - kit de 2 depósitos
aconselho leitura de:
usar o óleo vegetal? qual é a vantagem?
quais automóveis podem ser adaptados para ov?
qual é o princípio do sistema adaptado ao óleo vegetal?
o que é o sistema de 1 depósito?
o que é o sistema de 2 depósitos?
o uso do óleo vegetal - é seguro?
na secção do faq do http://seealte.europecon.net/
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
Autor do tópico - Staff Member
- Mensagens: 2382
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
- Localização: Algures por aí...
é aqui que eu não estou de acordo. ovd sem pré-aquecimento é a morte lenta do motor.vou explicar melhor:
- podes usar ov em baixas percentagens (entre 10 a 30% em conformidade com a época, tipo de bomba, etc...) sem aquecimento
o melhor sistema é ter 2 depósitos. no meu caso, que ainda não tenho a funcionar, o bd vai funcionar a 70% com aquecimento no filtro e na entrada dos injectores. a percentagem vai ser de 30/70 ovd/bd para nunca ganhar qualquer polimerização. recordo que o bd é mais limpo que o diesel por isso faz melhor a lavagem do que provávelmente fica em frio nos componetentes.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4