MISTURA BD/OVD 50%/50%

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
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Fry
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MISTURA BD/OVD 50%/50%

Mensagem por Fry »

presentemente estou tentado a recorrer ao uso da mistura 50%/50% com um kit de aquecimento.

vantagens:

1º usando a mistura reduzo em 50% o fabrico do bd.

2º o reactor usado no bd é ideal para a lavagem e filtragem do ov.

3º o bd ajuda a superar a viscosidade do ov.

4º o bd continua a contribuir na mistura para uma boa lubrificação.

5º o custo do combustivel é reduzido para 50%.

6º o kit de aquecimento colmata qualquer problema com temperatura, viscosidade e fiabilidade.

7º reduzo a dependência do metanol em 50%.

8º a opção é mais ecológica.


ainda nada foi testado. opinem os entendidos
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teste1991
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Re: MISTURA BD/OVD 50%/50%

Mensagem por teste1991 »

[quote="fry"]presentemente estou tentado a recorrer ao uso da mistura 50%/50% com um kit de aquecimento.

vantagens:

1º usando a mistura reduzo em 50% o fabrico do bd.

8º a opção é mais ecológica.


1º tanto a produção de biodisel como de oleo refinado tem processos de fabrico bastante similares e com custos iguais, logo não existe em termos de produção qualquer beneficio em sustituir uma pela outra.

8º só se for nos aspectos de queima no motor e nas emissões deste porque em termos produção da matéria prima e da produção final do biodiesel e do oleo refinado não existe qualquer diferença.


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Fry
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Mensagem por Fry »

se tenho ov usado para fazer bd achas que ia comprar óleo refinado?????

é claro que o ovd que vou usar é a custo zero.
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serges
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Mensagem por serges »

muito bem espero que tudo corra bem e vai dando noticias pois parece me uma muito boa aposta...
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Mensagem por Fry »

este ano não vou ter tempo de me deslocar a viseu para o nosso amigo hynek fazer a montagem do dito cujo mas no inicio do ano vou arrancar com o teste.
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pequenomonstro
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BD/OVD

Mensagem por pequenomonstro »

olá fry,

acho que posso dar uma achega! - já experimentei bd e ovd em proporções 80(bd) para 20(ovd) e notei várias coisas:

1 no arranque a frio o motor fica uns segundos a trabalhar ligeiramente irregular.

2 em subidas de inclinação superior a 15% o motor perde força.

3 o cheiro a fritos aumentou ligeiramente.

4 o consumo médio manteve-se.

não usei kit de aquecimento e o ovd era novo!

saudações.
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Mensagem por Fry »

sem kit, nem experimento
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Biod
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Mensagem por Biod »

fry, devo dizer que estou admirado com este teu post. porque pelo que dava para ver pelas tuas palavras, eras contra o uso de ovd directamente. eu sei que neste caso é misturado com bd, mas a glicerina vai no ovd á mesma..

e aquele teu (e meu) receio das camaras de combustão começarem a acumular

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hynek
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Mensagem por hynek »

se for bem aquecido, não há problema. ele percebeu isso.

o problema só se coloca, se o aquecimento for insuficiente.
Um abraço
Hynek
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Mensagem por Fry »

e continuo a defender que a mistura de ovd é um crime para os motores.

o ovd só deve ser usado com um bom kit de aquecimento.
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Biod
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Mensagem por Biod »

mas o aquecimento influencia se ficam ou não residuos na camara de combustão?

tinha ideia que o aquecimento apenas evitava que a bomba injectora tivesse em esforço e os injectores levassem com o ovd mais denso

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hynek
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Mensagem por hynek »

foram feitos ensaios neste sentido, com ov100. o combustível aquecido atomiza muito melhor. aquecido acima de 90 ºc (nos injectores) tem praticamente atomização igual ao gasóleo. não aquecido ou pouco aquecido, cria uma camada de carbono na câmara de combustão, incluindo injectores, entope os injectores ou até o circuito de combustível. se for misturado com gasóleo ou bd na proporção que o fry pensa usar, a probabilidade de ter problemas é muito baixa. o fry pretende ainda diminuir esta probabilidade ao aquecer préviamente o combustível e evitar a criação dos sedimentos (tipo gelatina) no circuito de combustível.
Um abraço
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Mensagem por Biod »

obrigado pelo esclarecimento

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hynek
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Mensagem por hynek »

fry Escreveu:e continuo a defender que a mistura de ovd é um crime para os motores.

o ovd só deve ser usado com um bom kit de aquecimento.
vou corrigir - as misturas exageradas do ovd (sem ou com kit) - é uma morte lenta para o motor. os que não tiveram cuidado já cá não estão por terem vergonha de admitir que cometeram erro.
Um abraço
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mafgod
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Mensagem por mafgod »

@hynek

pelo que percebi pelo teu ultimo post, dizes que misturas exageradas de ovd é uma morte lenta para o motor....
o que é para ti uma mistura exagerada?

já agora, no teu avatar, tens:
"combustível: sistema de 2 depósitos: depósito principal - 100% do ov usado (verão), 90% (inverno), 2.º depósito - 33% ov, 65% gasóleo e 2% da gasolina"
será que posso depreender que estás a provocar uma morte lenta ao teu motor? ou será que há algum segredo?

é que fiquei realmente confuso....

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hynek
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Mensagem por hynek »

o kit de 2 depósitos que tenho montado não é nenhum segredo.

quem está mais por dentro do assunto, percebe logo.

vou explicar melhor:

- podes usar ov em baixas percentagens (entre 10 a 30% em conformidade com a época, tipo de bomba, etc...) sem aquecimento
- percentagens mais altas do ov só com aquecimento e eventualmente outras modificações (pelo menos kit de 1 depósito)
- percentagens altas do ov só com adaptação adequada - kit de 2 depósitos

aconselho leitura de:

usar o óleo vegetal? qual é a vantagem?
quais automóveis podem ser adaptados para ov?
qual é o princípio do sistema adaptado ao óleo vegetal?
o que é o sistema de 1 depósito?
o que é o sistema de 2 depósitos?
o uso do óleo vegetal - é seguro?

na secção do faq do http://seealte.europecon.net/
Um abraço
Hynek
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Mensagem por Fry »

vou explicar melhor:

- podes usar ov em baixas percentagens (entre 10 a 30% em conformidade com a época, tipo de bomba, etc...) sem aquecimento
é aqui que eu não estou de acordo. ovd sem pré-aquecimento é a morte lenta do motor.

o melhor sistema é ter 2 depósitos. no meu caso, que ainda não tenho a funcionar, o bd vai funcionar a 70% com aquecimento no filtro e na entrada dos injectores. a percentagem vai ser de 30/70 ovd/bd para nunca ganhar qualquer polimerização. recordo que o bd é mais limpo que o diesel por isso faz melhor a lavagem do que provávelmente fica em frio nos componetentes.
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