Batlight Flash 2000
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Batlight Flash 2000
boas!
eu sou um postal com uma scooter eléctrica!
adquiri uma batlight flash 2000 (com baterias de litio) que me foi entregue em outubro de 2010. em novembro tive um dia em que as baterias não carregaram mas no dia seguinte não houve problema. fiz uns 600 e tal km com ela. em meados de janeiro, depois de uma viagenzinha de 4 km as baterias não carregaram, mas o indicador de carga sinalizava carga máxima. contactei com o vendedor e obtive autorização para lhe enviar a scooter uns dias depois. passado algum tempo fui informado que a scooter tinha que seguir para o importador que mencionou que o problema era que as baterias não recebiam carga (nenhuma delas) e que isso se devia a "utilização negligente"!!! umas baterias de lítio com 3 meses e apenas 600 km não estão em garantia???? já alguém teve problemas destes? como resolveram?
peço desculpa, mas estou completamente desiludido com a situação e gostava de ouvir outras opiniões.
cumprimentos.
eu sou um postal com uma scooter eléctrica!
adquiri uma batlight flash 2000 (com baterias de litio) que me foi entregue em outubro de 2010. em novembro tive um dia em que as baterias não carregaram mas no dia seguinte não houve problema. fiz uns 600 e tal km com ela. em meados de janeiro, depois de uma viagenzinha de 4 km as baterias não carregaram, mas o indicador de carga sinalizava carga máxima. contactei com o vendedor e obtive autorização para lhe enviar a scooter uns dias depois. passado algum tempo fui informado que a scooter tinha que seguir para o importador que mencionou que o problema era que as baterias não recebiam carga (nenhuma delas) e que isso se devia a "utilização negligente"!!! umas baterias de lítio com 3 meses e apenas 600 km não estão em garantia???? já alguém teve problemas destes? como resolveram?
peço desculpa, mas estou completamente desiludido com a situação e gostava de ouvir outras opiniões.
cumprimentos.
Batlight Flash 2000 Depois das baterias, lá foi o carregador.
A aguardar, sem carregar, que regressem de férias.
Podiam ter-me enviado 1 carregador, mas não quiseram
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Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica
eu penso que estão mais do que na garantia.
aperta com eles: tenho comigo cópia da legislação.
asae para cima ! fala-lhes nisso.
aperta com eles: tenho comigo cópia da legislação.
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Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!
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Re: Batlight Flash 2000
movi para um novo tópico.
quanto ao problema, o que alegam eles para "utilização negligente" ???
quanto ao problema, o que alegam eles para "utilização negligente" ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Batlight Flash 2000
passando às apresentações: sou de viana do castelo e adquiri em outubro de 2010 (em gondomar, porto) uma scooter eléctrica batlight flash 2000 (com baterias de lítio). escolhi este tipo de baterias por terem maior durabilidade e não viciarem (segundo me informou o vendedor).
achei a scooter bastante fácil de conduzir (eu que nunca tinha pegado numa moto!). o grande problema era quando tinha que parar e não desligava a scooter e mantinha as mão no guiador para mover a scooter: ainda apanhei uns sustos, desalinhei a direção e arranhei umas vezes a scooter .
comecei a ir para o trabalho num ve!
no dia 23 de novembro, depois de mais uma viagem para casa, tentei por a scooter a carregar mas não consegui! informei de imediato o vendedor do problema, via email. no dia seguinte liguei novamente a scooter à corrente e começou a carregar normalmente!!! como foi um problema pontual, considerei o assunto resolvido (mau contacto ou algo passageiro).
sempre que o tempo o permitia (sem chuva e sem "penduras") ia para o trabalho de ve. os carregamentos eram feitos a cada 30km ou menos (no trabalho, porque é de fácil acesso à corrente).
depois de muitos dias parada (cerca de 1 mês) fiz um percurso de cerca de 4km e a scooter deu, por um instante, uma baixa de corrente no indicador, mas voltou ao normal (zona verde). coloquei-a em carga, mas nada aconteceu, não carregava! verifiquei os contactos, os cabos e as tomadas e não vi qualquer anomalia. comuniquei de imediato ao vendedor por email e solicitei o envio da scooter para resolver o problema: tive que esperar uns dias. no dia 23 de janeiro (ainda sem autorização para enviar a scooter e uma semana após a última viagem) tentei carregá-la novamente mas não consegui e o indicador de carga mantinha-se na zona verde. dia 25, já com autorização, enviei a scooter para o vendedor onde chegou nesse dia.
agora vou fazer uma pausa e regresso breve para continuar a contar a minha experiência.
cumprimentos,
achei a scooter bastante fácil de conduzir (eu que nunca tinha pegado numa moto!). o grande problema era quando tinha que parar e não desligava a scooter e mantinha as mão no guiador para mover a scooter: ainda apanhei uns sustos, desalinhei a direção e arranhei umas vezes a scooter .
comecei a ir para o trabalho num ve!
no dia 23 de novembro, depois de mais uma viagem para casa, tentei por a scooter a carregar mas não consegui! informei de imediato o vendedor do problema, via email. no dia seguinte liguei novamente a scooter à corrente e começou a carregar normalmente!!! como foi um problema pontual, considerei o assunto resolvido (mau contacto ou algo passageiro).
sempre que o tempo o permitia (sem chuva e sem "penduras") ia para o trabalho de ve. os carregamentos eram feitos a cada 30km ou menos (no trabalho, porque é de fácil acesso à corrente).
depois de muitos dias parada (cerca de 1 mês) fiz um percurso de cerca de 4km e a scooter deu, por um instante, uma baixa de corrente no indicador, mas voltou ao normal (zona verde). coloquei-a em carga, mas nada aconteceu, não carregava! verifiquei os contactos, os cabos e as tomadas e não vi qualquer anomalia. comuniquei de imediato ao vendedor por email e solicitei o envio da scooter para resolver o problema: tive que esperar uns dias. no dia 23 de janeiro (ainda sem autorização para enviar a scooter e uma semana após a última viagem) tentei carregá-la novamente mas não consegui e o indicador de carga mantinha-se na zona verde. dia 25, já com autorização, enviei a scooter para o vendedor onde chegou nesse dia.
agora vou fazer uma pausa e regresso breve para continuar a contar a minha experiência.
cumprimentos,
Batlight Flash 2000 Depois das baterias, lá foi o carregador.
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Re: Batlight Flash 2000
aqui estou de novo para a segunda parte...
dia 1 de fevereiro tenho o 1º contacto do vendedor: "após algumas verificações aos componentes da scooter, diagnosticamos
que algumas baterias se encontram muito descarregadas ao ponto de já não conseguirem arrancar com a carga através do carregador. neste momento encaminhamos a questão ao importador, de modo a obtermos
mais informações sobre uma possível resolução do problema detectado.".
apenas dia 9 de fevereiro tive uma resposta, depois de ter insistido via email em que diziam: "da análise que fizemos à scooter verificámos que todas as baterias estavam completamente descarregadas. do que sabemos sobre as baterias de lítio (e que consta no manual), é que deve sempre haver o cuidado de nunca deixar as baterias descarregar completamente pois podem danificar-se irreversivellmente. ora é um facto que tal não aconteceu. não se tratou de uma ou outra bateria com problemas e que descarregou. todas estão a 0,0 volts. como sabemos que as baterias demoram mais de 3 semanas a descarregar se a scooter estiver parada, não conseguimos imaginar o que possa ter sucedido. esperamos que nos possa elucidar para percebermos. claro que demoram mais de 3 semanas a descarregar! a entre 3 e 5% de perda da carga ao mês...
enviei de imediato email a manifestar o meu desacordo, pois me parece que as baterias estavam com problemas de carregamento e reafirmei, uma vez mais, ter procedido aos carregamentos com normalidade, apenas não conseguia saber, depois de o carregamento se ter efectuado, se as baterias estariam 100 ou 80 ou 50% carregadas!
17 de fevereiro - a scooter foi para as instalações do importador para testes (já tinham passado mais de 3 semanas desde que o vendedor a recebeu!!!).
18 de março (sim! março!) - resposta com parecer técnico-comercial do importador: "depois de nos certificarmos através de equipamento próprio que as células de lithium de 40 a instaladas no ciclomotor em referência, estavam completamente descarregadas, procedemos a uma recarga das mesmas nos moldes técnicos recomendados pelo fabricante, isto é, proporcionando uma carga em regime lento e na tensão apropriada; após nos certificarmos que as baterias estavam completamente carregadas, deixámo-las em repouso 24h e posteriormente fomos confirmar de novo o estado da carga acumulada e constatámos que as mesmas estavam totalmente descarregadas, facto que confirma que as células não fixam a carga que recebem e que tecnicamente se definem por células mortas. concluímos portanto que as células sofreram uma descarga até ao ponto zero tendo ficado alguns dias nesta condição o que implica a avaria das mesmas ao ponto de não aceitarem a carga que inicialmente receberam. tecnicamente as células de lithium não podem baixar o nível de carga para alem de 2,0v sob pena de descerem ao ponto zero e danificar as mesmas irremediavelmente. é portanto uma causa de má utilização das células que a garantia não contempla. como é que eu podia saber se as células estavam a 2 a 3 a 12 ou a n volts? não poderia ser um problema dos sistema de carregamento? e o tempo que as baterias ficaram paradas no vendedor? e o tempo que passou até me darem esta resposta?
faço uma nova pausa e regressarei para actualizar este tópico com o que se passou até hoje.
obrigado por me aturarem.
dia 1 de fevereiro tenho o 1º contacto do vendedor: "após algumas verificações aos componentes da scooter, diagnosticamos
que algumas baterias se encontram muito descarregadas ao ponto de já não conseguirem arrancar com a carga através do carregador. neste momento encaminhamos a questão ao importador, de modo a obtermos
mais informações sobre uma possível resolução do problema detectado.".
apenas dia 9 de fevereiro tive uma resposta, depois de ter insistido via email em que diziam: "da análise que fizemos à scooter verificámos que todas as baterias estavam completamente descarregadas. do que sabemos sobre as baterias de lítio (e que consta no manual), é que deve sempre haver o cuidado de nunca deixar as baterias descarregar completamente pois podem danificar-se irreversivellmente. ora é um facto que tal não aconteceu. não se tratou de uma ou outra bateria com problemas e que descarregou. todas estão a 0,0 volts. como sabemos que as baterias demoram mais de 3 semanas a descarregar se a scooter estiver parada, não conseguimos imaginar o que possa ter sucedido. esperamos que nos possa elucidar para percebermos. claro que demoram mais de 3 semanas a descarregar! a entre 3 e 5% de perda da carga ao mês...
enviei de imediato email a manifestar o meu desacordo, pois me parece que as baterias estavam com problemas de carregamento e reafirmei, uma vez mais, ter procedido aos carregamentos com normalidade, apenas não conseguia saber, depois de o carregamento se ter efectuado, se as baterias estariam 100 ou 80 ou 50% carregadas!
17 de fevereiro - a scooter foi para as instalações do importador para testes (já tinham passado mais de 3 semanas desde que o vendedor a recebeu!!!).
18 de março (sim! março!) - resposta com parecer técnico-comercial do importador: "depois de nos certificarmos através de equipamento próprio que as células de lithium de 40 a instaladas no ciclomotor em referência, estavam completamente descarregadas, procedemos a uma recarga das mesmas nos moldes técnicos recomendados pelo fabricante, isto é, proporcionando uma carga em regime lento e na tensão apropriada; após nos certificarmos que as baterias estavam completamente carregadas, deixámo-las em repouso 24h e posteriormente fomos confirmar de novo o estado da carga acumulada e constatámos que as mesmas estavam totalmente descarregadas, facto que confirma que as células não fixam a carga que recebem e que tecnicamente se definem por células mortas. concluímos portanto que as células sofreram uma descarga até ao ponto zero tendo ficado alguns dias nesta condição o que implica a avaria das mesmas ao ponto de não aceitarem a carga que inicialmente receberam. tecnicamente as células de lithium não podem baixar o nível de carga para alem de 2,0v sob pena de descerem ao ponto zero e danificar as mesmas irremediavelmente. é portanto uma causa de má utilização das células que a garantia não contempla. como é que eu podia saber se as células estavam a 2 a 3 a 12 ou a n volts? não poderia ser um problema dos sistema de carregamento? e o tempo que as baterias ficaram paradas no vendedor? e o tempo que passou até me darem esta resposta?
faço uma nova pausa e regressarei para actualizar este tópico com o que se passou até hoje.
obrigado por me aturarem.
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Re: Batlight Flash 2000
algumas questoes que deixo no ar.... se o controlador ou bms cortam a alimentação aos deduzo eu 2,5v, como foram elas descarregadas no intervalo 0v-2,5v? algum componente com consumo residual? se sim, qual? não era suposto a mota ter protecção para impedir a descarga excessiva?
das outras vezes que ela nao aceitou carga qual foi o motivo?
boa sorte na resolução do teu problema.
das outras vezes que ela nao aceitou carga qual foi o motivo?
boa sorte na resolução do teu problema.
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Re: Batlight Flash 2000
é muito aborrecido.
há por aqui pessoas muito entendidas em baterias que podem ajudar-te a entender o que se passa !
espero que tudo se resolva.
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Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!
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Re: Batlight Flash 2000
bom dia.
vamos lá continuar a saga...
contactei a deco e fui aconselhado a fazer uma reclamação por escrito (carta registada) ou escrever no livro de reclamações. resolvi, a 25 de março, escrever a carta a reclamar a garantia das baterias, a expor os factos passados e a dar um prazo de 10 dias uteis para uma resolução.
no dia 1 de abril (não foi mentira) escreveram-me (carta registada) a dizer que eram apenas um stand e que a minha reclamação devia ser dirigida ao importador.
contactei a deco e fui informado que o vendedor é sempre responsável pela garantia, pelo que os contactei de novo, via fax e email, a reafirmar o que tinha escrito na carta registada.
ainda não tenho nenhuma resposta positiva para este caso e estou em contacto com a deco para ter o apoio jurídico deles, pois parece que isto não avança de outra forma.
apesar de tudo o que se tem passado, fico muito grato por estar aqui a partilhar com todos vocês este meu desencanto e muito agradeço todas as dicas que me possam (e já alguns o fizeram) dar. muito obrigado!
cumprimentos e até breve.
vamos lá continuar a saga...
contactei a deco e fui aconselhado a fazer uma reclamação por escrito (carta registada) ou escrever no livro de reclamações. resolvi, a 25 de março, escrever a carta a reclamar a garantia das baterias, a expor os factos passados e a dar um prazo de 10 dias uteis para uma resolução.
no dia 1 de abril (não foi mentira) escreveram-me (carta registada) a dizer que eram apenas um stand e que a minha reclamação devia ser dirigida ao importador.
contactei a deco e fui informado que o vendedor é sempre responsável pela garantia, pelo que os contactei de novo, via fax e email, a reafirmar o que tinha escrito na carta registada.
ainda não tenho nenhuma resposta positiva para este caso e estou em contacto com a deco para ter o apoio jurídico deles, pois parece que isto não avança de outra forma.
apesar de tudo o que se tem passado, fico muito grato por estar aqui a partilhar com todos vocês este meu desencanto e muito agradeço todas as dicas que me possam (e já alguns o fizeram) dar. muito obrigado!
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Re: Batlight Flash 2000
boa sorte e vai dando as novidades.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: Batlight Flash 2000
boas.
recebi agora email da deco a informar que vai dar início ao processo de mediação com a empresa vendedora.
a ver vamos no que isto vai dar. quando tiver mais novidades, posto aqui.
obrigado.
recebi agora email da deco a informar que vai dar início ao processo de mediação com a empresa vendedora.
a ver vamos no que isto vai dar. quando tiver mais novidades, posto aqui.
obrigado.
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Re: Batlight Flash 2000
boas,
boa sorte, espero que tudo se resolva pelo melhor
boa sorte, espero que tudo se resolva pelo melhor
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Re: Batlight Flash 2000
rick2011, é de lamentar quando temos razão e não somos atendidos.
espero que tudo se recomponha o mais depressa possível.
já é um bom princípio, mas deveremos estar preparados para mais.deco a informar que vai dar início ao processo de mediação com a empresa vendedora
embora a deco já tenha iniciado a possível mediação, escrever no livro de reclamações é absolutamente indispensável para provarmos a nossa questão. ficarmos com essa cópia é prova mais do que suficiente do nosso descontentamento. é por aqui que a parte governamental vai fiscalizar todo o processo e saber as causas. daí ser obrigatório em todas as casas comerciais mesmo nos serviços públicos.escrever no livro de reclamações
espero que tudo se recomponha o mais depressa possível.
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Re: Batlight Flash 2000
boa sorte !
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Re: Batlight Flash 2000
viva!
já passaram mais 2 semanas e nenhuma notícia de nenhuma das partes... enviei um email para o vendedor, o importador e a deco a, mais uma vez, refutar a tese de "má utilização" mas não obtive resposta alguma...
vou passar a uma nova fase: escrever no livro de reclamações. se eles não mo entregarem logo, posso dizer que não mo facultaram, escrevo isso no livro e começo por aí!
outra coisa, ainda não tenho documentos da scooter e já passaram mais de 6 meses! isso é normal??? sei que com os automóveis demora cerca de 3 a 4 meses, nunca tanto tempo!
cumprimentos,
ps tentei andar "verde" mas não me querem deixar
já passaram mais 2 semanas e nenhuma notícia de nenhuma das partes... enviei um email para o vendedor, o importador e a deco a, mais uma vez, refutar a tese de "má utilização" mas não obtive resposta alguma...
vou passar a uma nova fase: escrever no livro de reclamações. se eles não mo entregarem logo, posso dizer que não mo facultaram, escrevo isso no livro e começo por aí!
outra coisa, ainda não tenho documentos da scooter e já passaram mais de 6 meses! isso é normal??? sei que com os automóveis demora cerca de 3 a 4 meses, nunca tanto tempo!
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Re: Batlight Flash 2000
já pensaste fazer queixa na polícia, finanças, imtt, etc?
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Re: Batlight Flash 2000
continua a saga...
o livro de reclamações não serve para nada... quem fiscaliza é a asae. se alguém fizer uma reclamação no livro e depois inquirir a asae sobre o que se passa com o seu processo, a resposta é do género "a asae não tem competência para..." isto foi a informação que tive da deco! imaginem, a deco sabe que a asae não faz mal a uma mosca (quando deve) mas aparece sempre nas notícias (quando não devia).
já me está a parecer que, se quizer andar de ve novamente, vou ter que adquirir um novo (
o livro de reclamações não serve para nada... quem fiscaliza é a asae. se alguém fizer uma reclamação no livro e depois inquirir a asae sobre o que se passa com o seu processo, a resposta é do género "a asae não tem competência para..." isto foi a informação que tive da deco! imaginem, a deco sabe que a asae não faz mal a uma mosca (quando deve) mas aparece sempre nas notícias (quando não devia).
já me está a parecer que, se quizer andar de ve novamente, vou ter que adquirir um novo (
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Re: Batlight Flash 2000
pois é,
e infelizmente vai continuar... porque pela minha experiência, (e piorou desde que o barrocas saiu) se há coisa que a batligth demora a fazer é a responder ao quer que seja.
é preciso uma boa dose de paciência....
e infelizmente vai continuar... porque pela minha experiência, (e piorou desde que o barrocas saiu) se há coisa que a batligth demora a fazer é a responder ao quer que seja.
é preciso uma boa dose de paciência....
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
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Re: Batlight Flash 2000
toma como exemplo o pulka que colocou em tribunal a ecoglady!
a decisão está para breve!!! >muito tempo passou mas realmente só ficam mal vistos... assim como ficou!
a decisão está para breve!!! >muito tempo passou mas realmente só ficam mal vistos... assim como ficou!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: Batlight Flash 2000
isto está mau
quando telefono para a alternativa prática diz que o telefone está desligado
falei hoje com um "responsável" da batlight em portugal, tinha uma ideia do processo e vai transmitir a minha posição ao diretor geral. espero que traga alguma luz a este embróglio. já passaram quase 4 meses!!!
cumprimentos livres de co2.
quando telefono para a alternativa prática diz que o telefone está desligado
falei hoje com um "responsável" da batlight em portugal, tinha uma ideia do processo e vai transmitir a minha posição ao diretor geral. espero que traga alguma luz a este embróglio. já passaram quase 4 meses!!!
cumprimentos livres de co2.
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Re: Batlight Flash 2000
a "alternativa prática"?!
é melhor esquecer.
a um outro utilizador do fórum com o mesmo problema o que o vendedor lhe disse foi: "se baterias morreram, meta a mota no lixo".
além disso, pelo menos a flash 2000 tem várias falhas de design:
- consumo excessivo mesmo com o disjuntor desligado. drena completamente o pack até 0.2 v por célula em 30 dias
a única maneira de o evitar é desapertar o plástico por baixo do banco para conseguir aceder a 2 porta fusíveis de 10a e desliga-los. mesmo assim não sei se o bms continua a drenar a bateria através da restante cablagem sem fusível, não tive tempo de verificar. em alternativa, pode-se deixar a scooter permanentemente ligada à rede elétrica.
- o cabo do carregador é de 0.75 mm^2 e durante a carga aquece e fica com a borracha bastante mole.
- a ligação do carregador de bateria ao pack não é seccionada pelo bms, mesmo assim, se o pack for drenado a um nível baixo o carregador por e simplesmente recusa-se a iniciar a carga.
no caso do outro utilizador do fórum eu fui lá com um carregador externo e carreguei um pouco o pack até ele atingir 40v (máximo que o meu carregador de aeromodelismo dá). após essa pequena carga, o carregador da scooter já iniciou e continuou a carga.
quanto à autonomia que a scooter recuperou, ainda não sei pois o dono ainda não me respondeu a uma mensagem privada a perguntar como ficou nem me atendeu ainda o telemóvel.
é melhor esquecer.
a um outro utilizador do fórum com o mesmo problema o que o vendedor lhe disse foi: "se baterias morreram, meta a mota no lixo".
além disso, pelo menos a flash 2000 tem várias falhas de design:
- consumo excessivo mesmo com o disjuntor desligado. drena completamente o pack até 0.2 v por célula em 30 dias
a única maneira de o evitar é desapertar o plástico por baixo do banco para conseguir aceder a 2 porta fusíveis de 10a e desliga-los. mesmo assim não sei se o bms continua a drenar a bateria através da restante cablagem sem fusível, não tive tempo de verificar. em alternativa, pode-se deixar a scooter permanentemente ligada à rede elétrica.
- o cabo do carregador é de 0.75 mm^2 e durante a carga aquece e fica com a borracha bastante mole.
- a ligação do carregador de bateria ao pack não é seccionada pelo bms, mesmo assim, se o pack for drenado a um nível baixo o carregador por e simplesmente recusa-se a iniciar a carga.
no caso do outro utilizador do fórum eu fui lá com um carregador externo e carreguei um pouco o pack até ele atingir 40v (máximo que o meu carregador de aeromodelismo dá). após essa pequena carga, o carregador da scooter já iniciou e continuou a carga.
quanto à autonomia que a scooter recuperou, ainda não sei pois o dono ainda não me respondeu a uma mensagem privada a perguntar como ficou nem me atendeu ainda o telemóvel.