Escolha de Motociclo a pilhas :)
-
pepelento
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda mar 14, 2011 8:45 pm
Escolha de Motociclo a pilhas :)
boa tarde
sou frequentador assíduo do forum (embora quase sempre na forma passiva) e há já algum tempo que ando a pensar em comprar um motociclo (tenho carta "a"). como o preço dos combustíveis fósseis não para de subir, forçaram-me a pensar em tornar-me "mais ecológico"
tenho lido muito mas confesso que continuo cheio de dúvidas (algumas ainda com a microgeração, mas essas ficam para outro tópico).
basicamente estou a pensar numa das seguintes escolhas:
-batlight roadstar 7000 li (7kw-72v-60ah lifepo4);
-sw predator gti (5kw-72v-60ah lifepo4);
-vectrix vx-1 (125v-30ah nimh); (eventualmente usada?)
as 2 primeiras estão á volta do mesmo preço, a última custa um pouco mais se for nova (embora já tenha visto 2 usadas a preço razoável).
prezo autonomia e não ter chatices
qual destas me aconselham? haverá alguma outra hipótese que eu não conheça?
obrigado desde já pela ajuda (é por uma boa causa, arranjar mais um seguidor das "eléctricas"!)
sou frequentador assíduo do forum (embora quase sempre na forma passiva) e há já algum tempo que ando a pensar em comprar um motociclo (tenho carta "a"). como o preço dos combustíveis fósseis não para de subir, forçaram-me a pensar em tornar-me "mais ecológico"
tenho lido muito mas confesso que continuo cheio de dúvidas (algumas ainda com a microgeração, mas essas ficam para outro tópico).
basicamente estou a pensar numa das seguintes escolhas:
-batlight roadstar 7000 li (7kw-72v-60ah lifepo4);
-sw predator gti (5kw-72v-60ah lifepo4);
-vectrix vx-1 (125v-30ah nimh); (eventualmente usada?)
as 2 primeiras estão á volta do mesmo preço, a última custa um pouco mais se for nova (embora já tenha visto 2 usadas a preço razoável).
prezo autonomia e não ter chatices
qual destas me aconselham? haverá alguma outra hipótese que eu não conheça?
obrigado desde já pela ajuda (é por uma boa causa, arranjar mais um seguidor das "eléctricas"!)
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Re: Escolha de Motociclo a pilhas :)
esquece a batlight, pelo menos para já, ainda não há nenhuma a circular e nada se pode dizer da fiabilidade. tens a thunder 5000, com alguns diarios de bordo aqui no forum, tenta ler essa parte.
se tiveres orçamento para isso, compra vectrix. usadas só se for com garantia nas baterias para não apanhares surpresas. é a que tem melhor qualidade de construção embora tenha menos autonomia que as chinesas de litio.
quanto à predator, só posso dizer que é uma boa mota, não tem a qualidade da vectrix, mas é a melhor das chinesas. também há vários diarios de bordo que podes ler. a sw tem das melhores assistencias dos importadores de ve, deslocam-se a casa dos clientes e demoram pouco tempo a resolver as avarias.
espero ter ajudado.
se tiveres orçamento para isso, compra vectrix. usadas só se for com garantia nas baterias para não apanhares surpresas. é a que tem melhor qualidade de construção embora tenha menos autonomia que as chinesas de litio.
quanto à predator, só posso dizer que é uma boa mota, não tem a qualidade da vectrix, mas é a melhor das chinesas. também há vários diarios de bordo que podes ler. a sw tem das melhores assistencias dos importadores de ve, deslocam-se a casa dos clientes e demoram pouco tempo a resolver as avarias.
espero ter ajudado.
-
pepelento
Autor do tópico - Membro

ajudaste e bastante, obrigado.
uma das usadas que vi davam garantia de 2 anos nas baterias. já li vários preços para os packs de baterias a substituir, no caso de darem o berro. mas alguém sabe qual o valor real se se quiser substituir o pack de baterias da vectrix?
é viável fazer 100km sem carregar numa sw predator gti 60ah?
qual é a diferença real da autonomia de uma vectrix nimh para uma predator 60ah de lítio, supondo uma velocidade média razoável (65~80km/h) ? sei que é difícil ter uma resposta exacta e tenho lido os diários de bordo, mas se puderem contar as vossas experiências com respeito a este item em concreto, agradecia.
uma das usadas que vi davam garantia de 2 anos nas baterias. já li vários preços para os packs de baterias a substituir, no caso de darem o berro. mas alguém sabe qual o valor real se se quiser substituir o pack de baterias da vectrix?
é viável fazer 100km sem carregar numa sw predator gti 60ah?
qual é a diferença real da autonomia de uma vectrix nimh para uma predator 60ah de lítio, supondo uma velocidade média razoável (65~80km/h) ? sei que é difícil ter uma resposta exacta e tenho lido os diários de bordo, mas se puderem contar as vossas experiências com respeito a este item em concreto, agradecia.
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
é muito difícil saberes isso. a vectrix tem um erro no velocímetro muito inferior às chinesas. as comparações ficam sempre mal. se houvesse alguém que andasse com o gps na predator como eu ando na vectrix, talvez conseguisses essa comparação com valores reais (e mesmo assim, as chinesas variam quase unidade a unidade)...
com as chinesas é difícil. há erros diferentes de velocímetro para velocímetro e de conta-quilómetros para conta-quilómetros.
enfim. tudo o que ouvires (ou leres), será subjectivo. o ideal era experimentares...
o que podes é, estimar. vê a capacidade de cada uma das baterias. as vx-1 nimh levam 3.75 kwh. as chinesas de 60ah levam um pouco mais e as de 40ah menos.
com as chinesas é difícil. há erros diferentes de velocímetro para velocímetro e de conta-quilómetros para conta-quilómetros.
enfim. tudo o que ouvires (ou leres), será subjectivo. o ideal era experimentares...
o que podes é, estimar. vê a capacidade de cada uma das baterias. as vx-1 nimh levam 3.75 kwh. as chinesas de 60ah levam um pouco mais e as de 40ah menos.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
e_bike
- Membro Gold

100 kms seguidos na predator 60ah sem carregar pelo meio é pouco viável. terias de andar a velocidades baixas entre os 50 e 60 km/h.
quanto à autonomia, entre os 60 e 80 km/h, fazes à vontade 70 ou 80 kms. no inverno com baixas temperaturas fazes um pouco menos, mas dá sempre para 60 kms a andar acima dos 70 km/h, mesmo com temperaturas baixas.
o preço dos pack está no segredo dos importadores, ainda não houve ninguém por aqui que trocasse sem ser na garantia. o pack da predator 60 ah deve andar à volta de 2000 €, nas vectrix não sei.
quanto à autonomia, entre os 60 e 80 km/h, fazes à vontade 70 ou 80 kms. no inverno com baixas temperaturas fazes um pouco menos, mas dá sempre para 60 kms a andar acima dos 70 km/h, mesmo com temperaturas baixas.
o preço dos pack está no segredo dos importadores, ainda não houve ninguém por aqui que trocasse sem ser na garantia. o pack da predator 60 ah deve andar à volta de 2000 €, nas vectrix não sei.
-
pepelento
Autor do tópico - Membro

e em termos da autonomia da vectrix nimh, quantos quilómetros se pode esperar fazer a uma média de 65~80km/h? menos de 70km?
-
Volt
- Membro Platinium

média de 65 a 80 quilómetros numa hora? onde andas não há trânsito? .
a vectrix vx1 faz 77 kms à velocidade constante de 64 kph e 71 kms à velocidade constante de 72 kph.
olha, lê este anexo:
a vectrix vx1 faz 77 kms à velocidade constante de 64 kph e 71 kms à velocidade constante de 72 kph.
olha, lê este anexo:
-
pepelento
Autor do tópico - Membro

volt, estou no alentejo
obrigado pelo anexo que envias, deduzo que já tenhas tido oportunidade de comprovar o que lá está, com mais de 40.000km feitos
obrigado pelo anexo que envias, deduzo que já tenhas tido oportunidade de comprovar o que lá está, com mais de 40.000km feitos
-
Volt
- Membro Platinium

o que a vectrix refere no manual é certo. mas também temos de ter em conta, o peso, as acelerações bruscas, as subidas, etc. etc. etc.. o que posso acrescentar é que isto refere velocidades reais e não "velocidades de velocímetro". o melhor que consegui até hoje, foram 91 kms sem recarregar e com a pobre da mota "carregadíssima"... mas enquanto pude, fiz o caminho a 50 kph (no final ela já só atingia essa velocidade se fosse a descer).
ps: em que zona do alentejo?
ps: em que zona do alentejo?
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
pois acho que estamos a cortar muito na autonomia da predator...
aqui uma pessoa fez 160 km
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 0&start=80
e outro que fez 86 com pendura
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 0&start=20
e o meu tópico preferido
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=12881
e o meu tópico preferido
-
Volt
- Membro Platinium

o problema das chinesas continua a ser o mesmo. saber a velocidade real e a distância real... acredito perfeitamente que seja possível fazer (até) mais do que isso, se houver paciência para tal. mas era bom guardar a hora a que se parte e a hora a que se chega. aí, pelo menos saberemos a média real.
ps: perdoem-me a desconfiança das chinesas, mas sabem que tenho razões para tal...
ps: perdoem-me a desconfiança das chinesas, mas sabem que tenho razões para tal...
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
grande tópico esse do ugga...já tenho saudades desse diário! foi ele que nos impulsionou a todos para maiores viagens!marcopns Escreveu:pois acho que estamos a cortar muito na autonomia da predator...
e o meu tópico preferido
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
e_bike
- Membro Gold

na minha não sei o erro do velocimetro, mas em relação ao conta kms, posso dizer-te que é certinho! já confirmado por mim no percurso diário que faço.volt Escreveu:o problema das chinesas continua a ser o mesmo. saber a velocidade real e a distância real... acredito perfeitamente que seja possível fazer (até) mais do que isso, se houver paciência para tal. mas era bom guardar a hora a que se parte e a hora a que se chega. aí, pelo menos saberemos a média real.
não vale a pena falar de médias porque há muitos condicionalismos, basta estares parado nos semáforos ou apanhares um camião numa estrada com muitas curvas para estragares a média.
certo é que uma predator de 60ah, a fundo em ae faz de certeza 70 kms.
tens neste tópico a prova quando o o_volt foi levar as motas a lisboa, e isto foi com uma de 40ah:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... o+predator
tens razão ficaram bem lavadas!
saímos de leiria pelas 9h30 e chegamos a lisboa pelas 12h30, sempre com chuva.
pelo caminho fizemos duas provas de fogo ( 2 paragens café):
1ª mota- nacional 1, média 60/70, com 10 km rectas punho enrolado.
resultado: parou aos 78km! (últimos 12km a 60km/h)
2ª mota- entrada em aveiras, auto estrada: prego a fundo (110km no velocimetro, 95/100reais)
resultado: 60 km e parou mesmo aos pés da praça marquês de pombal ultimos 10km a 60 km/h)
conclusão: o que não fará a de 60ah!!! leiria/lisboa, de certeza!
nota: não queríamos ver qts km elas faziam, mas sim qts km podemos dizer que fazem à vontade. agora qt podem fazer...fica para os nossos novos clientes descobrirem, eles é que são os test-drive man!!!
-
pepelento
Autor do tópico - Membro

évoravolt Escreveu: ps: em que zona do alentejo?
-
marcopns
- Membro Gold

não tens de pedir desculpa por nada, tu próprio disseste algo muito acertado, quem quer qualidade compra vectrix, o que não quer dizer que as outras não cumpram a sua função.volt Escreveu:o problema das chinesas continua a ser o mesmo. saber a velocidade real e a distância real... acredito perfeitamente que seja possível fazer (até) mais do que isso, se houver paciência para tal. mas era bom guardar a hora a que se parte e a hora a que se chega. aí, pelo menos saberemos a média real.
eu ja fiz medições e podemos considerar um erro de 10% no velocímetro, tal como existe na maior parte dos outros veículos. o odometro mede correctamente as distancias.
-
Volt
- Membro Platinium

pois, é isso mesmo que eu acho. é difícil comparar a vectrix até com as ci. ainda no outro dia um tipo com uma honda sw 400 disse-me que na a2 veio atrás de mim a 110... ora, eu sei que o meu gps marca 100 (o velocímetro marca 103) e as outras costumam marcar 110 (a maioria) ou 120 (como já aconteceu com uma yamaha xt 660 de um amigo meu).
hoje ultrapassei uma honda pcx 125 na a2 que parecia ir no máximo. passei por ela a (pelo menos) 10 kph mais. segundo os vendedores, ela dá 100 kph. ora, só se for a descer o cabo espichel (e com o vento a favor)...
hoje ultrapassei uma honda pcx 125 na a2 que parecia ir no máximo. passei por ela a (pelo menos) 10 kph mais. segundo os vendedores, ela dá 100 kph. ora, só se for a descer o cabo espichel (e com o vento a favor)...
-
marcopns
- Membro Gold

as comparações com a vectix são sempre injustas por esse motivo.
pela informação que tenho, a honda pcx tem velocidade máxima de 98km/h, 108 no velocímetro. ha relatos de consumos de 4,5l/100km em auto-estrada a estas velocidades.
pela informação que tenho, a honda pcx tem velocidade máxima de 98km/h, 108 no velocímetro. ha relatos de consumos de 4,5l/100km em auto-estrada a estas velocidades.
-
e_bike
- Membro Gold

na motociclismo de abril vem lá um upgrade para pcx. um escape e um variador racing! consegue aumentar um pouco a potencia e assim ela já chega aos 110 km/h!
-
Volt
- Membro Platinium

não devem ser 110 reais... além de que, é muito perigoso com aqueles quadro, travões, rodas, andar a essa velocidade...
-
pepelento
Autor do tópico - Membro

pois, comparar uma pcx com a vectrix, coitada. mas também custa menos de 1/3 do preço.
para quem ande pouco e apenas em cidade, deve dar (digo eu). se não houver €€€ para mais, pelo menos sempre é melhor que andar sózinho com um carro.
voltando ao tópico, estou na dúvida entre a vectrix nimh e a sw predator 60ah lifepo4. como aprecio a qualidade de construção, estou a pender mais para a vectrix.
quem tem mais argumentos para lançar o caos ?
para quem ande pouco e apenas em cidade, deve dar (digo eu). se não houver €€€ para mais, pelo menos sempre é melhor que andar sózinho com um carro.
voltando ao tópico, estou na dúvida entre a vectrix nimh e a sw predator 60ah lifepo4. como aprecio a qualidade de construção, estou a pender mais para a vectrix.
quem tem mais argumentos para lançar o caos ?