após muito equacionar em qual seria a melhor solução em termos de caldeira para aquecimento central da minha habitação a escolhida foi a roca p30-7 a lenha.
escolhi a p 30 a lenha porque tenho muita lenha, bem como todos os meios para a processar até à queima. ( motosserras, tractor, rachador, local para armazenamento, etc..)
tinha algumas condicionantes no sentido de a minha instalação de aquecimento ser em ppr e como tal as temperaturas não serem muito convenientes ( acima de 80º)
para proteger a instalação de um possivel aumento de temperatura foram colocados 2 radiadores separados do circuito e accionados por uma valvula de 3 vias servocomandada por um termostato de contacto. a temperatura sobe acima dos 80º a agua vai para estes dois radiadores ate baixar dos 80ª
foi instalada uma valvula termica de segurança que vai accionar quando no caso de faltar a energia electrica e a bomba circuladora deixe de funcionar e caso a temperatura suba acima dos 90º esta vai abrir e deixar sair a agua quente. como a pressão baixa a valvula de enchimento vai colocar no sistema agua fria, fazendo com que a temperatura baixe.
como não levou um vaso de expansão aberto devido a necessidade de uma elevada altura manometrica levou um vase de expansão sobredimensionado de 50 litros.
a pressão de serviço é de 1,5 bares.
a bomba de circulação está a arrancar aos 45º
junto anexo algumas fotos da maquina da instalação e dos primeiro funcionamento.

a valvula de segurança termica

o primeiro fumo a sair

a primeira vez que foi acendida

os radiadores disipadores de calor por excesso de temperatura

a maquina roca p 30

o vaso de expansão de 50 litros

as duas chamines a queimar a da caldeira e a da bailarina

a velha bailarina