Instalação de micropodução- Estarreja

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 20, 2010 7:30 pm

Instalação de micropodução- Estarreja

Mensagem por m_martins »

boas estou a instalar a micro produção.

contratei uma empresa que me orçamentou o trabalho por 17000€.

painéis da marca s-energy 230p8
inversor marca:kako powador 3600 xi

já paguei o registo no dia 13 de dezembro.

gostaria de saber a vossa opiniao.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Instalação de micropodução- Estarreja

Mensagem por mauri »

enquanto aguardas as diversas opiniões, desejo uma boa sorte para o teu projecto.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

obrigado, espero que corra bem e que venda muitos kw

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

m_martins Escreveu:boas estou a instalar a micro produção.

contratei uma empresa que me orçamentou o trabalho por 17000€.

painéis da marca s-energy 230p8
inversor marca:kako powador 3600 xi

já paguei o registo no dia 13 de dezembro.

gostaria de saber a vossa opiniao.

boas! m_martins

é um bom inversor

quem tem os s-energy, está satisfeito e com provas dadas de boas produções

sobre o preço, não dá para opinar pois a descrição é muito vaga...
nº.paineis? é fixa? chave na mão? potencia contratada 3.45? etc, etc.?

como já está negócio fechado, desejo boa sorte!

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

boas! m_martins

é um bom inversor

quem tem os s-energy, está satisfeito e com provas dadas de boas produções

sobre o preço, não dá para opinar pois a descrição é muito vaga...
nº.paineis? é fixa? chave na mão? potencia contratada 3.45? etc, etc.?

como já está negócio fechado, desejo boa sorte! [/quote]

nº de paineis são 18.
é fixa.
o preço é chave na mão apenas exclui a aplicação das caixas e a vala para passar o cabo para ligação à rede, já estava feito.
a potência contratada é 3,45.
fixação no telhado de um abrigo.

abraço e obrigado.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas!

sendo assim... está pro carote!... mas é bom material.
pode verificar facilmente por outras cotações aqui postadas em tópicos recentes, que existem no mercado e também aqui bem perto de si, refiro-me a aveiro, empresas com ofertas bem mais simpáticas, entre 15.000 e 16.000 (chave na mão e mais potencia instalada), todos estes trocos são importantes porque a 0.40€/kwh... de sol... é muita radiação...! ? ! ? !

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

de facto tinha um orçamento mais barato (15000) com uns paineis sunport e/ou suntech. a estrutura segundo a informação era em ferro (foi a informação do vendedor), não existia prazo para conclusão, não sabia se era em janeiro ou fevereiro.
o outro orçamento era de 19000 tb de uma empresa de aveiro.

preferi estes painéis pois a estrutura é inox e alumínio a conclusão é feita até ao fim do ano e depois é esperar pela certiel, a fabrica da "garantia" de 30 anos de produção.

mas só tinha um orçamento mais barato, fiquei pelo meio.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

m_martins Escreveu:de facto tinha um orçamento mais barato (15000) com uns paineis sunport e/ou suntech. a estrutura segundo a informação era em ferro (foi a informação do vendedor), não existia prazo para conclusão, não sabia se era em janeiro ou fevereiro.

preferi estes painéis pois a estrutura é inox e alumínio a conclusão é feita até ao fim do ano e depois é esperar pela certiel, a fabrica da "garantia" de 30 anos de produção.

não vai mal servido
... se bem que, com alguma negociação "espremidela" ia concerteza conseguir melhor preço, até porque também já tem alguma coisa adiantada.

fez muito bem em optar por estrutura inox/aluminio, as estrutura em ferro galvanizado é um erro, estamos numa zona muito humidade e carregada de alguma poluição, não iam duram os 25 anos.

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

paulol Escreveu:
m_martins Escreveu:de facto tinha um orçamento mais barato (15000) com uns paineis sunport e/ou suntech. a estrutura segundo a informação era em ferro (foi a informação do vendedor), não existia prazo para conclusão, não sabia se era em janeiro ou fevereiro.

não vai mal servido
... se bem que, com alguma negociação "espremidela" ia concerteza conseguir melhor preço, até porque também já tem alguma coisa adiantada.

fez muito bem em optar por estrutura inox/aluminio, as estrutura em ferro galvanizado é um erro, estamos numa zona muito humidade e carregada de alguma poluição, não iam duram os 25 anos.

o orçamento inicial era 18300€, consegui chegar aos 17000.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas!

continuo convicto que era possivel trazer para os 16.000€...

mais uma acha ou uma sugestão por esse preço veja se consegue mais 1 painel "de borla", era o ideal 4.370wp instalada, só tinha a ganhar...

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

paulol Escreveu:boas!

continuo convicto que era possivel trazer para os 16.000€...

mais uma acha ou uma sugestão por esse preço veja se consegue mais 1 painel "de borla", era o ideal 4.370wp instalada, só tinha a ganhar...

boa ideia, mas sabe onde o vou instalar está no limite e já excede o limite do telhado em 30 centímetros de cada lado.
não haverá um problema com o inversor, ou seja não vai prejudicar o inversor? a longo prazo claro!! 230*18=4140 w pois o máximo de potencia na entrada do kako, n ficha técnica são 4200w. estarei correcto nas contas?

obrigado pelas dicas, mas o melhor era ter negociado mais cedo. ainda consegui subir de 225 para 230 wp nos painéis.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

só precisa de + 1.43m2!...em cima da casota do cão não tem cão?... (estou a brincar), mas era o ideal, porque 4140 no é insuficiente para por a bombar o kaco no máximo (3,800kwh), falo por experiencia própria!

a informação que disponho de um engº. desta área, é que não há qualquer problema até os 4.400 neste kaco, aliás é o que vou fazer na minha mp, passar de 4140 para os 4370wp assim que poder.

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

paulol Escreveu:só precisa de + 1.43m2!...em cima da casota do cão não tem cão?... (estou a brincar), mas era o ideal, porque 4140 no é insuficiente para por a bombar o kaco no máximo (3,800kwh), falo por experiencia própria!

a informação que disponho de um engº. desta área, é que não há qualquer problema até os 4.400 neste kaco, aliás é o que vou fazer na minha mp, passar de 4140 para os 4370wp assim que poder.

mais uma vez obrigado pela dica. vou ver se consigo negociar esse painel e ver se eles arranjam maneira de colocar o painel.
envio em anexo uma foto da localização da mp, o abrigo está virado a sul.
Anexos
Abrigo para colocação dos paineis
Abrigo para colocação dos paineis

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas!

dá para ver que o espaço não é problema, se a orientação for sul está óptimo.
atenção ao ângulo do telhado, embora nessa foto não dê uma visão correcta, parece-me na ordem de 15º, pelo que deixo o alerta para não aplicar nesse ângulo, mas sim procure o ideal para todo o ano, por volta dos 35º.
pode esteticamente não ser o melhor, mas é a forma de aumentar a rentabilidade da sua mp fixa, ou pelo menos de não a condicionar apenas para o pico da radiação, junho e julho.

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

atenção ao ângulo do telhado, embora nessa foto não dê uma visão correcta, parece-me na ordem de 15º, pelo que deixo o alerta para não aplicar nesse ângulo, mas sim procure o ideal para todo o ano, por volta dos 35º.
pode esteticamente não ser o melhor, mas é a forma de aumentar a rentabilidade da sua mp fixa, ou pelo menos de não a condicionar apenas para o pico da radiação, junho e julho.
tem razão o telhado tem cerca de 15º de inclinação.

os painéis têm 1620*980, como a área do telhado é de 8300*4500.
projectaram duas filas com 9 painéis cada fila.
para ficarem com a inclinação de 35º têm de ter uma distância entre eles de 1327, será isso?
ou as minhas contas estão erradas? sendo assim duas filas de 9 painéis cada, a sair cerca de 30 cm de cada lado não sendo possível a colocação de mais nenhum, para já.

abraço
m.carlos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

m_martins Escreveu:

para ficarem com a inclinação de 35º têm de ter uma distância entre eles de 1327, será isso?
ou as minhas contas estão erradas? sendo assim duas filas de 9 painéis cada, a sair cerca de 30 cm de cada lado não sendo possível a colocação de mais nenhum, para já.

abraço
m.carlos

boas!

se projectaram 2 filas independentes, deve ter em atenção que a distancia entre filas deve ser 3.5xaltura (altura = topo mais alto do painel da fila da frente, até há cobertura).
pode colocar uma unica estrutura, levantando do lado norte para o angulo pretendido, como aliás existem algum exemplos aqui no forum.
quanto a mais 1 painel, é sempre possivel, basta haver vontade ...

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

paulol Escreveu:
m_martins Escreveu:

abraço
m.carlos

boas!

se projectaram 2 filas independentes, deve ter em atenção que a distancia entre filas deve ser 3.5xaltura (altura = topo mais alto do painel da fila da frente, até há cobertura).
pode colocar uma unica estrutura, levantando do lado norte para o angulo pretendido, como aliás existem algum exemplos aqui no forum.
quanto a mais 1 painel, é sempre possivel, basta haver vontade ...

pois assim a distância entre eles não me é possível , vou tentar encontrar aqui no fórum os exemplos.

abraço
m.carlos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

pode colocar uma unica estrutura, levantando do lado norte para o angulo pretendido, como aliás existem algum exemplos aqui no forum.quanto a mais 1 painel, é sempre possivel, basta haver vontade ... [/quote]

pois assim a distância entre eles não me é possível , vou tentar encontrar aqui no fórum os exemplos.

boas!

deixo aqui uma foto, como 1 exemplo de uma melhoria do angulo de "ataque" dos paineis, foi retirada aqui do forum do colega "uggabugga", no seu caso como são apenas 2 fila, tem a tarefa mais facilitada, mas pode ver mais, em: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 56&start=0
183_8314-.JPG
183_8314-.JPG (118.05 KiB) Visto 5204 vezes
um feliz natal e um bom ano novo....
e muito solarengo

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

instalação à espera de vistoria.
Anexos
Quero muito sol...
Quero muito sol...
Só quero sol...
Só quero sol...
Que vista impecável...
Que vista impecável...

Autor do tópico
m_martins
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por m_martins »

inspecção da instalação marcada para o dia 12/01/2011.

Responder

Voltar para “Projectos”