boa tarde,
comprei uma moradia em fase de construção e neste momento a construção já vai avançada. a moradia tem pré-instalação de aquecimento central, e terá painéis solares e uma caldeira 'solar' a gás. estou a tentar definir a instalação do sistema de aqs (mais tarde talvez também aquecimento ambiente) e tenho algumas dúvidas.
isto é o que pretendo ter:
- caldeira ligada aos painéis solares de forma a poupar o máximo de gás nos meses intermédios, em que já está frio mas ainda temos algum sol
- prever a ligação de uma caldeira exterior (a pellets?) ao circuito
- quero também colocar uma máquina de lavar loiça (e a de roupa também se for possível) a receber água quente dos painéis solares (mas antes da caldeira, certo?)
as dúvidas que tenho agora são:
- valerá a pena ter uma caldeira, ou ficarei bem apenas com um esquentador 'solar'?
- como posso mais tarde interligar a caldeira a pellets com o circuito inicial?
- o sistema termo-sifão é suficiente para o que quero, ou valeria a pena investir num sistema cf? acho que conseguiria colocar a caldeira do cf no sotão.
e uma pergunta mais té?nica e 'ignorante':
- onde é o melhor local para instalar uma válvula termoestática? à saída dos paineis solares, ou à saida da caldeira/esquentador 'solar'?
cumprimentos
paineis solares + caldeira a gás
-
smatos21
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: segunda out 25, 2010 3:04 pm
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Re: paineis solares + caldeira a gás
boas! smatos21
vá lá, então uma pequena pesquisa aqui no forum!! vai ver que encontra algumas respostas...
tudo é possivel interligar, vou-lhe dar o meu testemunho, tenho paineis solares, cilindro electrico, caldeira a gasóleo (a.q. e aquecimento central), esquentador, acumulador de a.q de um recuperador de calor (fogão de sala) e no entanto levo a qualquer ponto da habitação a aq da fonte que me der mais jeito, quero dizer -€€€ em termo de custo, em função da época do ano!
idealize bem o que pretende, o que está disposto a gastar e aproveite bem esta fase da construção para deixar os circuitos já todos bem definidos e prevendo até outras opções futuras...
até
paulol
vá lá, então uma pequena pesquisa aqui no forum!! vai ver que encontra algumas respostas...
tudo é possivel interligar, vou-lhe dar o meu testemunho, tenho paineis solares, cilindro electrico, caldeira a gasóleo (a.q. e aquecimento central), esquentador, acumulador de a.q de um recuperador de calor (fogão de sala) e no entanto levo a qualquer ponto da habitação a aq da fonte que me der mais jeito, quero dizer -€€€ em termo de custo, em função da época do ano!
idealize bem o que pretende, o que está disposto a gastar e aproveite bem esta fase da construção para deixar os circuitos já todos bem definidos e prevendo até outras opções futuras...
até
paulol
-
system32
- Membro Silver

- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
com os paineis solares , vai ficar a necessitar de pouca energia de apoio, logo:
o esquentador (com modulo solar) será o mais barato.
tambem pode utilizar a resistencia com o remporizador e tarifa bi-horaria, mas ai tem de ter cuidado com os seus horarios, e não devia ter um ts, pois durante o inverno, à noite o deposito vai apanhar muito frio: logo mais percas: logo mais electicidade gasta.
o esquentador (com modulo solar) será o mais barato.
tambem pode utilizar a resistencia com o remporizador e tarifa bi-horaria, mas ai tem de ter cuidado com os seus horarios, e não devia ter um ts, pois durante o inverno, à noite o deposito vai apanhar muito frio: logo mais percas: logo mais electicidade gasta.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
FCMartins
- Novo membro

- Registado: segunda jan 17, 2011 1:33 pm
smatos21 Escreveu:boa tarde,
comprei uma moradia em fase de construção e neste momento a construção já vai avançada. a moradia tem pré-instalação de aquecimento central, e terá painéis solares e uma caldeira 'solar' a gás. estou a tentar definir a instalação do sistema de aqs (mais tarde talvez também aquecimento ambiente) e tenho algumas dúvidas.
isto é o que pretendo ter:
- caldeira ligada aos painéis solares de forma a poupar o máximo de gás nos meses intermédios, em que já está frio mas ainda temos algum sol
- prever a ligação de uma caldeira exterior (a pellets?) ao circuito
- quero também colocar uma máquina de lavar loiça (e a de roupa também se for possível) a receber água quente dos painéis solares (mas antes da caldeira, certo?)
as dúvidas que tenho agora são:
- valerá a pena ter uma caldeira, ou ficarei bem apenas com um esquentador 'solar'?
- como posso mais tarde interligar a caldeira a pellets com o circuito inicial?
- o sistema termo-sifão é suficiente para o que quero, ou valeria a pena investir num sistema cf? acho que conseguiria colocar a caldeira do cf no sotão.
e uma pergunta mais té?nica e 'ignorante':
- onde é o melhor local para instalar uma válvula termoestática? à saída dos paineis solares, ou à saida da caldeira/esquentador 'solar'?
cumprimentos
boas eu sou instalador para o poder ajudar queria saber que tipo de instalação tem em aguas quentes, frias e aquecimento.
depois queria saber se tem garajem ou sala de maquinas (lavandaria grande) e quantos andares tem a casa quantas casas de banho e cozinhas, queria saber tambem o espaço entre casas de banho e cozinha e garagem ou lavandaria queria saber tambem em que zona tem colocada a instalação apara colocar a caldeira.
responda-me a isso e eu depois dou uma ajudinha no que sei.
-
bgomes
- Novo membro

- Registado: terça jan 10, 2012 6:28 pm
boa tarde. nao percebo mt se nao nada de paineis solares e afins, mas tenho caldeira a gas e consecutivamente radiadores a gas, qnd comprei a casa, foi me dito que ja tinha as ligaçoes caso pretendece meter paineis solares( nao sei se é ou nao vdd), a minha pergunta é a seguinte: poderei colocar paineis solares e aquecer a casa tb? ja sei que terei de mudar os radiadores, mas poderiam me dar marcas,e isso assim? enfim ajudar me a perceber valera a pena.
a casa tem 100m2 habitaveis, com janelas duplas, visto que é uma construção de 2008.
com o gas para aquecer a casa gasto em 3 dias uma botija das pequenas, fica dispendioso!
a casa tem 100m2 habitaveis, com janelas duplas, visto que é uma construção de 2008.
com o gas para aquecer a casa gasto em 3 dias uma botija das pequenas, fica dispendioso!