baixiroca, como programar o cilindro "horário"

Responder

Autor do tópico
goo.pedro
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:35 am

baixiroca, como programar o cilindro "horário"

Mensagem por goo.pedro »

boas,
tenho um painel baixiroca com um cilindro acumulador de agua acopulado na horizontal por baixo dos 2 paineis que julgo ter a capacidade de 300lts." para uma moradia com 3 quartos e 3 pessoas"
a duvida é qual o horário em que devo ter a resistência electrica do cilindro a funcionar? pois já exprimentei das 23h as 01h e no dia seguinte por vezes se tomar banho mais tarde já noto agua morna, por sua vez se programo da 7h as 9h depois se há noite for tomar banho tenho agua fria.
como não tenho apoio de gás pergunto se agora no inverno é mais aconselhavel trabalhar com a resistência electrica 2 horas durante a noite e duas horas durante a manhã de forma a ir de encontro com os horários dos banhos cá de casa.

se me puderem ajudar agradeço informação.

cumprimentos,

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Re: baixiroca, como programar o cilindro "horário"

Mensagem por sergiomms »

eu também liguei a resistência electica agora para o inverno e decidi-me pelo horário das 6h às 8h da manhã, assim, se a essa hora a água no depósito estiver fria (se o sol no dia anterior tiver sido fraco) quem toma banho de manhã tem água quente da resistência eléctrica e quem toma ao fim do dia tem água quente do sol desse mesmo dia. como durante a noite ninguem precisa de água (uma vez que é suposto estarmos a dormir), penso ser um esbanjamento de energia aquecer a água ao inicio da noite.

é claro que isto não cobre todas as possibilidades, mas, no meu ponto de vista e tendo em conta que cá em casa somos apenas 3 pessoas, cobre a maior parte das necessidades.

agora depende dos horários aí de casa, mas tens que prever nos dia em que não houver sol e a água quente do depósito já estiver esgotada, tens que ligar a resistência 2 horas antes de tomar banho.
nao sei se o baixiroca tem relé com sensor de temperatura, se assim for, podes deixar sempre a resistência ligada que ela só se liga quando a água estiver fria independente mente do horário; podes aproveitar e limitar a electricidade para aquecer apenas no bi-horário para que fique mais barato.
sergiomms

Responder

Voltar para “Energia Solar”