GORDURA ANIMAL BIODIESEL

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
garage
Membro
Membro
Registado: segunda set 11, 2006 9:23 pm

GORDURA ANIMAL BIODIESEL

Mensagem por garage »

por tudo que se tem visto e já tenho acompanhado testes, e obtido biodiesel a partir de gordura animal, o assunto vai o dar o que falar, qual o melhor processo, se via craqueamento ou transesterificação.

de resto sei que funciona devido a testes efectuado por min pelos dois processos, sai mais baracto do que a partir de oleo vegetal.

loganx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 07, 2006 11:04 pm

Mensagem por loganx »

especificamente que tipo de testes realizas-te. tens equipamento para o craqueamento termico dos trigliceridios?

quando dizes que fica barato, não é bem assim. tudo depende das condiçoes da matéria-prima, % de agua (livre e não livre),% de ffa... e se tiveres de realizar o processo de esterificação....e depois temos as desvantagens deste biodiesel em relação ao bio de origem vegetal...

mas fala mais dos teus testes...

Autor do tópico
garage
Membro
Membro
Registado: segunda set 11, 2006 9:23 pm

DE VOLTA PARA O FUTURO

Mensagem por garage »

para quem esta a ver este tópico pela 1ª vez

o craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°c, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de petróleo. em algumas situações esse processo é auxiliado por um catalisador para a quebra das ligações químicas, de modo a gerar moléculas menores

Guilhotina
Membro
Membro
Registado: quarta out 04, 2006 11:41 am

Re: GORDURA ANIMAL BIODIESEL

Mensagem por Guilhotina »

garage Escreveu:por tudo que se tem visto e já tenho acompanhado testes, e obtido biodiesel a partir de gordura animal, o assunto vai o dar o que falar, qual o melhor processo, se via craqueamento ou transesterificação.

de resto sei que funciona devido a testes efectuado por min pelos dois processos, sai mais baracto do que a partir de oleo vegetal.

desculpa lá a minha ignorância mas explica-me lá melhor, que gordura animal é essa?

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

precisamos aumentar o debate sobre bd feito com gordura animal.
todo mundo reclama dos precos dos oleos e da dificuldade em obter os reciclados. enbtretanto, nos frigorificos pequenos, mais de 10 toneladas de sebo bovino sao ofetados com precos baixos diariamente.
o problema maior e' a solidificacao desse bd. estou procurando informacoes e gostaria que os colegas auxiliassem nesse debate, pois o bd feito a partir de sebo animal e' altamente viavel do ponto de vista de disponibilidade.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am

Re: GORDURA ANIMAL BIODIESEL

Mensagem por EnergiaDiesel »

garage Escreveu:por tudo que se tem visto e já tenho acompanhado testes, e obtido biodiesel a partir de gordura animal, o assunto vai o dar o que falar, qual o melhor processo, se via craqueamento ou transesterificação.

"gordura animal convertida em gasóleo

duas empresas norte-americanas pretendem converter gordura animal num combustível semelhante ao biodiesel.

a petrolífera norte-americana conocophillips e o fabricante de bens alimentares tyson foods anunciaram que estão a desenvolver um gasóleo feito à base de gordura de porco, vaca e frango.

a ideia é converter a gordura animal num combustível idêntico ao biodiesel. actualmente, a gordura resultante dos processos industriais da tyson é reutilizada no fabrico de sabonetes e de cosméticos.

se tudo correr conforme planeado, o novo combustível estará à venda nos eua ainda no final deste ano e deverá representar 3% da produção total da conocophilips.

a hipótese de vir a ser comercializado também na europa não foi descartada, uma vez que já se fazem alguns testes na unidade irlandesa da petrolífera."

in http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=09bdef74

Responder

Voltar para “BioDiesel”