por tudo que se tem visto e já tenho acompanhado testes, e obtido biodiesel a partir de gordura animal, o assunto vai o dar o que falar, qual o melhor processo, se via craqueamento ou transesterificação.
de resto sei que funciona devido a testes efectuado por min pelos dois processos, sai mais baracto do que a partir de oleo vegetal.
GORDURA ANIMAL BIODIESEL
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda set 11, 2006 9:23 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça mar 07, 2006 11:04 pm
especificamente que tipo de testes realizas-te. tens equipamento para o craqueamento termico dos trigliceridios?
quando dizes que fica barato, não é bem assim. tudo depende das condiçoes da matéria-prima, % de agua (livre e não livre),% de ffa... e se tiveres de realizar o processo de esterificação....e depois temos as desvantagens deste biodiesel em relação ao bio de origem vegetal...
mas fala mais dos teus testes...
quando dizes que fica barato, não é bem assim. tudo depende das condiçoes da matéria-prima, % de agua (livre e não livre),% de ffa... e se tiveres de realizar o processo de esterificação....e depois temos as desvantagens deste biodiesel em relação ao bio de origem vegetal...
mas fala mais dos teus testes...
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda set 11, 2006 9:23 pm
DE VOLTA PARA O FUTURO
para quem esta a ver este tópico pela 1ª vez
o craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°c, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de petróleo. em algumas situações esse processo é auxiliado por um catalisador para a quebra das ligações químicas, de modo a gerar moléculas menores
o craqueamento térmico ou pirólise é processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, isto é, pelo aquecimento da substância na ausência de ar ou oxigênio a temperaturas superiores a 450°c, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de petróleo. em algumas situações esse processo é auxiliado por um catalisador para a quebra das ligações químicas, de modo a gerar moléculas menores
-
- Membro
- Registado: quarta out 04, 2006 11:41 am
Re: GORDURA ANIMAL BIODIESEL
garage Escreveu:por tudo que se tem visto e já tenho acompanhado testes, e obtido biodiesel a partir de gordura animal, o assunto vai o dar o que falar, qual o melhor processo, se via craqueamento ou transesterificação.
de resto sei que funciona devido a testes efectuado por min pelos dois processos, sai mais baracto do que a partir de oleo vegetal.
desculpa lá a minha ignorância mas explica-me lá melhor, que gordura animal é essa?
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
precisamos aumentar o debate sobre bd feito com gordura animal.
todo mundo reclama dos precos dos oleos e da dificuldade em obter os reciclados. enbtretanto, nos frigorificos pequenos, mais de 10 toneladas de sebo bovino sao ofetados com precos baixos diariamente.
o problema maior e' a solidificacao desse bd. estou procurando informacoes e gostaria que os colegas auxiliassem nesse debate, pois o bd feito a partir de sebo animal e' altamente viavel do ponto de vista de disponibilidade.
todo mundo reclama dos precos dos oleos e da dificuldade em obter os reciclados. enbtretanto, nos frigorificos pequenos, mais de 10 toneladas de sebo bovino sao ofetados com precos baixos diariamente.
o problema maior e' a solidificacao desse bd. estou procurando informacoes e gostaria que os colegas auxiliassem nesse debate, pois o bd feito a partir de sebo animal e' altamente viavel do ponto de vista de disponibilidade.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Re: GORDURA ANIMAL BIODIESEL
"gordura animal convertida em gasóleogarage Escreveu:por tudo que se tem visto e já tenho acompanhado testes, e obtido biodiesel a partir de gordura animal, o assunto vai o dar o que falar, qual o melhor processo, se via craqueamento ou transesterificação.
duas empresas norte-americanas pretendem converter gordura animal num combustível semelhante ao biodiesel.
a petrolífera norte-americana conocophillips e o fabricante de bens alimentares tyson foods anunciaram que estão a desenvolver um gasóleo feito à base de gordura de porco, vaca e frango.
a ideia é converter a gordura animal num combustível idêntico ao biodiesel. actualmente, a gordura resultante dos processos industriais da tyson é reutilizada no fabrico de sabonetes e de cosméticos.
se tudo correr conforme planeado, o novo combustível estará à venda nos eua ainda no final deste ano e deverá representar 3% da produção total da conocophilips.
a hipótese de vir a ser comercializado também na europa não foi descartada, uma vez que já se fazem alguns testes na unidade irlandesa da petrolífera."
in http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=09bdef74