Utilização da 2º serpentina para aumento de rendimento.

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Utilização da 2º serpentina para aumento de rendimento.

Mensagem por system32 »

mais uma duvida tecnica:

o meu deposito tem duas serpentinas, uma delas está desligada!
a centralina existente permite uma ligação das segunda serpentina com uma valvula de três vias.

vale a pena??

vale o trabalho e o investimento na compra da valvula e respectiva adaptalção da tubagem?

alguem já fez ou tem alguma ideia do aumento do rendimento?

obrigado
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Utilização da 2º serpentina para aumento de rendimento.

Mensagem por CrOhN »

duvido que o investimento seja justificável.

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

eu tenho as duas serpentinas ligadas uma a outra sem nada de válvulas de 3 vias. apenas um tubo de ligação de inox e 2 porcas!

um abraço

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

eu tive as duas ligadas em série durante algum tempo. a coisa funciona bem. como a permuta é melhor o primário retorna mais frio ao painel melhorando o rendimento. ainda assim o melhor é usar uma electroválvula caso o controlador o permita.
Porreiro, pá!

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

pois mas essa forma de ligação não esta correcta
a autorização de arranque da bomba é dada pela sonda de temperatura do permutador inferior, logo existem muitas vezes que a temperatura da agua envolvente ao permutador de baixo é inferior ao de cima, quando a bomba liga está a arrefecer a parte superior e a aquecer a parte inferior o que esta incorrecto e desnecessário.
o correcto será com uma electrovalvula de 3 vias comandada pelo diferencial, quando a parte superior estiver quente automaticamente a electrovalvula vira para o permutador inferior, mas atenção se tiver o apoio eléctrico ligado esta situação não vai funcionar bem
sr system32 se tem apoio por esquentador solar é uma boa opção visto que nas alturas de pouco sol tudo o que o sistema produzir ficara logo disponível na parte superior do depósito. quanto ao investimento teria que adquirir uma electrovalvula de 3 vias que resista a temperaturas mais altas e que possam ser utilizadas com glicol quanto ao controlador a maior parte deles já contemplam essa situação.

NGDART
Novo membro
Novo membro
Registado: terça mar 16, 2010 12:10 pm

Mensagem por NGDART »

a ligação da 2ª serpentina em períodos de grande exposição solar, vai aumentar, não o rendimento, mas o caudal instantâneo do depósito, ou seja: não vai aquecer mais, mas sim mais rápido.

no entanto a estratificação, caso não se utilize a válvula de 3 vias, é nula, criando na prática um menor rendimento. logo, em períodos de menor exposição solar, dispomos de menos energia gratuita nas aqs.

se fosse em minha casa, eu não ligaria as duas serpentinas, pois no verão, uma permuta é mais do que suficiente. (parto do principio que o sistema está correctamente dimensionado para as necessidades de aqs)

abraços.
NÓS sabemos mais que TU e EU!

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

um controlador afinado e a válvula de 3 vias são fundamentais, por isso retirei a ligação. a vantagem é ao nível da disponibilidade de aqs a uma temperatura suficiente porque mais valem 200 litros a 45º para duches do que 600 a 35º uma vez que no primeiro caso dispensamos o apoio. ao recolher água a uma temperatura superior e aproveitar períodos de elevada radiação aquecemos a uma maior temperatura a parte superior do tanque em detrimento do total.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

se bem percebi, o circuito primario passa 1º pela serpentina superior seguida de inferior! isto em condições normais!
quando já tenho agua quente na parte superior do deposito passa apenas a passar apenas pela serpentina inferior.

o controlador compara as temperaturas dos sensores da serpentinas superior com a do primario. se o primario for superior, liga a serpentina superior senão passa logo para a inferior!

percebi bem a ideia??

alguem tem ideia do custo da valvula 3 vias propria para o primario?? e o sensor? (deveria ser barato)?
de resto é só uns tubos extras e programar o controlador que já permite este esquema
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

o controlador da sonenkraft já premite essa solução a sonda é uma pt 1000 cerca de 12€ valvula de 3 vias da caleffi 180€
http://www.caleffi.pt/caleffi/pt_pt/sit ... /index.sdo

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

percebi bem a ideia??
é mais ou menos isso. o controlador pára a bomba durante um tempo pré-programado e verifica o aumento de temperatura nos colectores, caso seja superior a um intervalo pré-estabelecido (relativamente ao sensor de topo do tanque) então comuta a válvula (ou activa uma bomba, consoante a lógica do sistema) e passa a circular pela serpentina superior. caso a temperatura baixe então retoma como referencial o fundo do tanque e a serpentina inferior. este ciclo realiza-se repetidamente em intervalos de tempo pré-determinados e programáveis.

este esquema de funcionamento aumenta a disponibilidade imediata de aqs como se funcionasse de uma lógica de dois tanques mais pequenos em vez de um maior. por exemplo, numa manhã geralmente nublada, basta 1 horita de céu limpo para obter disponibilidade para 2 duches a 40º (por ex.) em vez de 4 duches a 30º o que requer a activação do apoio logo à partida.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

pois, mas se altero agora a instalação ainda vou ter problemas se necessitar um dia de utilizar a garantia...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”