Bateria de apoio para fonte solar

Responder

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro
Registado: segunda mar 15, 2010 5:16 pm

Bateria de apoio para fonte solar

Mensagem por daniel1977 »

gostava de saber se existe a possibilidade de criar uma bateria carregável, para fontes solares tipo esta que esta na foto
solar_pump_garden_fountain_pond_water_feature.jpg
solar_pump_garden_fountain_pond_water_feature.jpg (124.43 KiB) Visto 5991 vezes

este tipo de bomba só funciona quando bate o sol no painel, a minha ideia era lhe ligar uma bateria de 6v (5pilhas carregaveis aa 1.2 2500mah) ao painel e quando o sol se fosse embora a bomba funcionasse durante + algum tempo

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro

Re: Bateria de apoio para fonte solar

já percebi pq não há ajuda, faltou-me dizer que a bomba tem um consumo de 1 w e trablha a 6v

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

não sei se te pode resolver mas penso (mal?), se tiveres este regulador e uma bateria mesmo de 7 a resolves o problema e não te fica muito caro. julgo que o painel dá carga suficiente para carregar um pouco a bateria e o regulador tem uma saída de 6v.
vai vendo mais no fórum até que alguém te responda melhor.Imagem

são as dúvidas que coloquei no fórum quando entrei nele!
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 9a19055d99
sds
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro

muito obrigado, se percebi bem 1ºligo o painel ao regulador, 2ºuma bateria de 7a de 6 volt é isso?, 3ºda bateria a bomba, percebi bem? com este esquema o painel carrega a bateria e qd o sol se for a bomba fica a trabalhar atraves da bateria

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

daniel1977 Escreveu:muito obrigado, se percebi bem 1ºligo o painel ao regulador, 2ºuma bateria de 7a de 6 volt é isso?, 3ºda bateria a bomba, percebi bem? com este esquema o painel carrega a bateria e qd o sol se for a bomba fica a trabalhar atraves da bateria
eu não sou técnico, mas se o painel fica ligado ao regulador (há-de acender a luz de que o painel está a fornecer electricidade): liga-se o regulador à bateria de 7a de 12 voltes (ou de 6 se o painel não der para 12v, é das mais económicas); a bateria fica ligado ao regulador (nos bornes indicados).é do regulador que sai a energia para a bomba e não da bateria. de dia está a bomba a trabalhar e a carregar a bateria; à noite tem electricidade (se estiver a luz acesa) e tanto podes ligar aparelhos de 3v, 6v ou 12v.
se não quiseres comprar já a bateria, poderás experimentar uma de automóvel ou de moto, mas aquela indicada é a melhor. só não te sei dizer se o painel será o indicado para este tipo de regulador. eu tenho um painel pequeno.
é melhor esperar que alguém te dê melhor opinião ou então expores a situação a uma casa com artigos de painéis solares (onde adquiriste esse, por exemplo).
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro

obrigado + uma vez, a tua ajuda foi preciosa , tenho outra duvida antes de investir numa bateria, será que se ligar 5 pilhas de 1.2volt de 600 mah (aquelas dos candeiros solares)em serie, não será equivalente a ter uma bateria de 6volt.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

sim, é equivalente.

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro

ok, agora só me falta investir num regularador de corrente, já alguem sabe nde comprar na net um baratinho?

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

daniel1977 Escreveu:obrigado + uma vez, a tua ajuda foi preciosa , tenho outra duvida antes de investir numa bateria, será que se ligar 5 pilhas de 1.2volt de 600 mah (aquelas dos candeiros solares)em serie, não será equivalente a ter uma bateria de 6volt.
em tensão é equivalente, mas eu não as usaria no lugar da bateria com o carregador da foto. esses carregadores geralmente são para baterias de chumbo-gel, e essas pilhas são de nicad; é capaz de não dar bom resultado.

mas há outra questão. se a bomba só funciona quando há sol a bater no painel, então o painel só dá energia suficiente para pôr a bomba a trabalhar, e logo, pouca ou nenhuma energia vai sobrar para carregar a bateria. a não ser que apenas queiras ligar a bomba em determinadas alturas, e aí sim, podes beneficiar de ter a bateria a carregar constantemente do painel e quando precisares de ligar a bomba então terás energia para a pôr a trabalhar, em qualquer altura do dia mesmo sem sol.
também convém que o painel seja capaz de (re)carregar a bateria diariamente, caso contrário a bateria vai avariar rapidamente.

a alternativa é arranjar um painel de maior capacidade, capaz de alimentar a bomba e ao mesmo tempo carregar a bateria.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro

desde já só tenho uma coisa a dizer este forum e os membros são espectaculares, eu apesar de me interessar muito por esta area da energia solar percebo muito pouco para não dizer nada, e aqui conseguem explicar as coisas claramente, anyway, vi um painel de manutenção de bateria para carro mais precisamente este
JPG_c456e44d8d06207eb5abec109a3a243d.jpg
JPG_c456e44d8d06207eb5abec109a3a243d.jpg (21.4 KiB) Visto 5867 vezes
sendo bem maoir do que o da bomba, tendo 12v e 1.8w (a bomba é de 1w) ligado ao regulador, não terá potencia para carregar a bateria e por a bomba a funcionar? no site dizem que painel de manutenção mas deve carregar ou não?
logica de um leigo (eu) entra 12v no regularador, 6v para a bomba e 6v para bateria

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro

só mais uma ajudinha, este painel de manutenção de baterias deve ser + potente do que aquele que veio com a bomba de agua.
-painel bomba agua dimensões 11*11cm
-painel manutenção bateria 32*12 e dizem não sei é verdade que dá com nuvens

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

daniel1977 Escreveu::roll: só mais uma ajudinha, este painel de manutenção de baterias deve ser + potente do que aquele que veio com a bomba de agua.
-painel bomba agua dimensões 11*11cm
-painel manutenção bateria 32*12 e dizem não sei é verdade que dá com nuvens
como ninguém respondeu, embora não sendo técnico, parece-me que esse painel é muito parecido com o meu, sendo esse (parece-me) mais pequeno.
portanto deve dar para trabalhar durante o dia e carregar a bateria para noite.
o meu painel dá energia (acende a luz) desde a claridade do dia até ao escurecer (mesmo com nuvens ou a chover).
não sei onde viste esse painel, mas há casas, muito conhecidas de venda ao publico e sem fazer publicidade tipo aki que vendem painéis e outros materiais que podemos testar durante 15 dias e devolvem o dinheiro sem qualquer justificação (basta não estar satisfeito). acho uma boa oportunidade veres e consultar uma dessas casas e fazer tu própria a experiência, se dá ou não.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Autor do tópico
daniel1977
Membro
Membro

obrigado + uma vez ainda não tive tempo de fazer o sistema mas qd o fizer posto aqui os resultados

Responder

Voltar para “Energia Solar”