boas,
comprei casa há alguns meses e optei pela instalação de um recuperador de calor a lenha pois para mim torna-se muito económico, não tenho de pagar lenha embora dê um trabalhaão a fazer, transportar, etc.
acontece que neste momento o mesmo apenas me está a aquecer a água para os radiadores do aquecimento. para banhos e etc tenho um esquentador a funcionar.
gostava de tirar mais partido do meu recuperador uma vez que está quase sempre ligado (em viseu tá muito frio). disseram-me que tenho de adaptar um cilindro de 150 / 200 litros para acumular água e até pode ter uma resistência eléctrica para quando não acender o recuperador, pois como na altura em que não se acende (primavera e verão) a água está mais quente e nós acabamos por não a querer a uma temperatura tão alta, acaba por não gastar muita energia, mesmo nestas alturas.
acontece que me falaram em preços a rondar os 800 euros. decidi pesquisar na net preços de cilindros e encontrei cilindros eléctricos de 200 litros por 300€. como não percebo nada do assunto, alguém me pode esclarecer se qualquer cilindro serve para esta função ou tem de ser um cilindro específico?
obrigado e cumprimentos.
Recuperador mais cilindro, Como escolher? Ajudem por favor.
-
goncaan
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: terça fev 09, 2010 7:40 pm
-
Bruno Troy
- Membro Dedicado

- Registado: quinta fev 04, 2010 2:10 pm
Re: Recuperador mais cilindro, Como escolher? Ajudem por favor.
nao tenho a certeza mas deves poder por cilindro das salamandras porque a temperatura de um termocumolador eletrico so vai ate 60,70 graus no maximo dos maximos e tu ai vais atengir temperaturas de 90 graus a vontade eu digo isso porque o meu pai tem uma salamandra de 100lt e tem um carburante muito mais pequeno que o teu recuperador e demora mais ou menos 2h ate aos 80 graus mais ou menos depende do que se mete la a arder mas ja testamos e passou dos 90 graus ate derreteu o chuveiro e no entanto esta com um comprimento de tubos de 20 metros tens de ter muito cuidado com isso porque pode rebentar tens de ter manometros de temperatura e de presao e vavulas de descarga pre definidas com uma presao e se tens aquecdores agua pela casa tens de ter uma bomba a fazer circular a agua todo o tempo no teu caso quando tiveres ja uma temperatura alta na agua tens de interronper o aquecimento para nao teres problemas
força
força
-
goncaan
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: terça fev 09, 2010 7:40 pm
pois, atë consigo mais do que isso, às vezes a temperatura da àgua chega aos 120, a bomba eu regulo para trabalhar sempre a partir dos 60 graus, assim a àua ta quase sempre a circular.
ja agora e possivel indicar-me algum site onde possa ver cilindros que aguentem essa temperatura?
obrigado.
ja agora e possivel indicar-me algum site onde possa ver cilindros que aguentem essa temperatura?
obrigado.
-
Bruno Troy
- Membro Dedicado

- Registado: quinta fev 04, 2010 2:10 pm
120 graus isso nao é possivel ou melhor mas a agua esta aferver a fazer bolhas isso nao é possivel estar num cilindro fechado por causa da persao arrebentava
experimenta a por um tacho a lume e mete a tampa e deixa ferver vais ver que a tampa comessa a dar saltinhos imagina agora um cilindro de 200 lt fechado com a agua a ferver
sabes a agua ferve a cima dos 100 graus as 120 esta a ferver de certeza por isso é que te disse para veres os cilindros das salamandras porque sao em inox e aguentam ate aos 100 graus ja os termocumoladores só vao ate aos 70 graus vai ao google e pesquisa
tem muito cuidado com isso para nao teres problemas graves informa-te bem e quando fizeres mete varias seguranças de vavulas de descargas descarga para a rua porque as salamadras atigem menos temperaturas ou melhor podem chegar as mesmas mas demora muito mas muito mais tempo
força
experimenta a por um tacho a lume e mete a tampa e deixa ferver vais ver que a tampa comessa a dar saltinhos imagina agora um cilindro de 200 lt fechado com a agua a ferver
sabes a agua ferve a cima dos 100 graus as 120 esta a ferver de certeza por isso é que te disse para veres os cilindros das salamandras porque sao em inox e aguentam ate aos 100 graus ja os termocumoladores só vao ate aos 70 graus vai ao google e pesquisa
tem muito cuidado com isso para nao teres problemas graves informa-te bem e quando fizeres mete varias seguranças de vavulas de descargas descarga para a rua porque as salamadras atigem menos temperaturas ou melhor podem chegar as mesmas mas demora muito mas muito mais tempo
força
-
AlbaHeating
- Membro

- Registado: quinta out 21, 2010 7:04 pm
Re: Recuperador mais cilindro, Como escolher? Ajudem por fav
moderado.
Última edição por Volt em sexta out 22, 2010 3:38 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Violação da regra 4
Razão: Violação da regra 4
-
artujorge
- Membro Dedicado

- Registado: quarta out 28, 2009 11:22 am
água a 120º só numa panela de pressão..... e mesmo aí!
-
raposo
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
--------------------------------------------------------------------------------------------goncaan Escreveu:boas,
comprei casa há alguns meses e optei pela instalação de um recuperador de calor a lenha pois para mim torna-se muito económico, não tenho de pagar lenha embora dê um trabalhaão a fazer, transportar, etc.
acontece que neste momento o mesmo apenas me está a aquecer a água para os radiadores do aquecimento. para banhos e etc tenho um esquentador a funcionar.
gostava de tirar mais partido do meu recuperador uma vez que está quase sempre ligado (em viseu tá muito frio). disseram-me que tenho de adaptar um cilindro de 150 / 200 litros para acumular água e até pode ter uma resistência eléctrica para quando não acender o recuperador, pois como na altura em que não se acende (primavera e verão) a água está mais quente e nós acabamos por não a querer a uma temperatura tão alta, acaba por não gastar muita energia, mesmo nestas alturas.
acontece que me falaram em preços a rondar os 800 euros. decidi pesquisar na net preços de cilindros e encontrei cilindros eléctricos de 200 litros por 300€. como não percebo nada do assunto, alguém me pode esclarecer se qualquer cilindro serve para esta função ou tem de ser um cilindro específico?
obrigado e cumprimentos.
boas,,
ate e possível arranjar cilindro por menos de 300 euros, e montagem e de borla????????’