Esquema de aproveitamento AQ para maquina lavar roupa

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Esquema de aproveitamento AQ para maquina lavar roupa

Mensagem por alen »

boa noite a todos.

tenho passado bastantes horas a ler a totalidade dos tópicos que me interessam.

tenho colocado algumas questões e tenho aprendido bastante.

não sou técnico, pelo que mais uma vez decidi postar para pedir a vossa melhor colaboração.

recentemente (15/12/2009) efectuei a encomenda (e o pagamento) de um sistema de aqs de 300 litros.

a instalação encontrava-se agendada para amanhã, mas falei hoje com o técnico e tive a triste noticia que não vai acontecer porque se encontra atrasado com as instalações. atrasado motivado com o tempo de chuva que se tem verificado nos utlimos dias. o que como é obvio se compreende.

pretendo aproveitar as aqs para injectar na maquina de lavar loiça e de roupa.

quanto à maquina de lavar loiça penso fazer directo, ou seja conforme circula na rede interna da casa (+ ou - 45 graus) entra na maquina.

quanto à maquina de lavar roupa, penso utilizar o seguinte esquema (para o qual agradeço os vossos comentários).
vou partir das seguintes permissas:
1)torneira termostática regulada para 30 graus de forma a que não se corra o risco de estragar roupa, mas sempre com a possibilidade de se escolher outras temperaturas.
2)sistema electrónico que será acionado atraves de botão de forma a que quando a maquina puchar agua pela primeira vez abra a electrovalvula da agua quente e nas vezes sequintes abra a electrovalvula da agua fria (para poupar a agua existente no deposito que nesta altura nunca é de mais)