Esquema de aproveitamento AQ para maquina lavar roupa

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça dez 08, 2009 4:30 pm

Esquema de aproveitamento AQ para maquina lavar roupa

Mensagem por alen »

boa noite a todos.

tenho passado bastantes horas a ler a totalidade dos tópicos que me interessam.

tenho colocado algumas questões e tenho aprendido bastante.

não sou técnico, pelo que mais uma vez decidi postar para pedir a vossa melhor colaboração.

recentemente (15/12/2009) efectuei a encomenda (e o pagamento) de um sistema de aqs de 300 litros.

a instalação encontrava-se agendada para amanhã, mas falei hoje com o técnico e tive a triste noticia que não vai acontecer porque se encontra atrasado com as instalações. atrasado motivado com o tempo de chuva que se tem verificado nos utlimos dias. o que como é obvio se compreende.

pretendo aproveitar as aqs para injectar na maquina de lavar loiça e de roupa.

quanto à maquina de lavar loiça penso fazer directo, ou seja conforme circula na rede interna da casa (+ ou - 45 graus) entra na maquina.

quanto à maquina de lavar roupa, penso utilizar o seguinte esquema (para o qual agradeço os vossos comentários).
vou partir das seguintes permissas:
1)torneira termostática regulada para 30 graus de forma a que não se corra o risco de estragar roupa, mas sempre com a possibilidade de se escolher outras temperaturas.
2)sistema electrónico que será acionado atraves de botão de forma a que quando a maquina puchar agua pela primeira vez abra a electrovalvula da agua quente e nas vezes sequintes abra a electrovalvula da agua fria (para poupar a agua existente no deposito que nesta altura nunca é de mais)
3) sistema alterantivo para acionamento manual e eliminação total das funcionalidades do sistema de forma a que em caso de avaria ou deficiente funcionamento se consiga continuar a utilizar a maquina de lavar roupa como até aqui
4) ser o minimo invasivo na maquina de lavar de forma a que a garantia se mantenha.

aproveito para colocar tambem o esquema do sistema de aqs para que tambem o possam comentar e apontar eventuais falhas ou aprimoramentos que se possam introduzir.

aqui tambem pretendo continuar a ter o esquentador em caso de falha dos colectores ou deposito, ou ter somente o colector em caso de falha do esquentador, pois como é obvio não irei comprar outro, pois seria mais economico introduzir um apoio a energia electrica no deposito.

fico a aguardar os vossos comentarios.
Anexos
Esquemas.pdf
(12.18 KiB) Transferido 4653 vezes

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Re: Esquema de aproveitamento AQ para maquina lavar roupa

Mensagem por Kad »

boas, antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo esquema, não está mau

em relação á sua situação com a maquina lavar roupa, se a sua máquina não estiver preparada para a entrada água quente não sei se será uma boa ideia, e passo a explicar porquê... alguns modelos de máquinas não controlam a temperatura da água através de um termostato mas sim através de um "timer", os construtores das mesmas sabendo que levam por ex. uma resistencia 1.7kw sabem que leva por ex. 1minutos para aquecer a água a x temperatura, caso seja este o caso da sua máquina, você ao por-lhe água dentro já a 45ª e se ela ainda vai ligar a resistência é obvio que isso vai fazer com que a temperatura da água exceda em muito o pretendido na programação.

mas isto... se a sua máquina for "destas".

espero que tenha conseguido perceber alguma coisa do que eu quis dizer heehhehe.

cumprimentos e espero ter ajudado.

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

já utilizo esse sistema há 2 anos (maquinas roupa e loiça).
estou plenamente satisfeito e tenho poupado imensa electricidade.
è importante ter uma valvula reguladora, pois assim regulas a temperatura desde fria a muito quente.
eu tenho a agua a 50º.
tem apenas a desvantagem que a última passagem de agua é feita também a quente, logo a roupa sai a ferver.
eu utilizo sempre o programa de lavagem a frio na maquina da roupa, para ela n aquecer algo já quente.
o teu sistema solar novo têm modulo solar?
se tiver é capaz do sistema não poupar grande coisa no inverno, pois costuma estar regulado para 65º, logo vai gastar gas a aquecer a agua e depois a valvula misturadora vai colocar agua fria até chegar aos 45º.
eu não tenho modulo solar e faço a gestão directa na valvula misturadora.
Dos Fracos Não Reza a História...

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

kad Escreveu:boas, antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo esquema, não está mau

em relação á sua situação com a maquina lavar roupa, se a sua máquina não estiver preparada para a entrada água quente não sei se será uma boa ideia, e passo a explicar porquê... alguns modelos de máquinas não controlam a temperatura da água através de um termostato mas sim através de um "timer", os construtores das mesmas sabendo que levam por ex. uma resistencia 1.7kw sabem que leva por ex. 1minutos para aquecer a água a x temperatura, caso seja este o caso da sua máquina, você ao por-lhe água dentro já a 45ª e se ela ainda vai ligar a resistência é obvio que isso vai fazer com que a temperatura da água exceda em muito o pretendido na programação.

espero que tenha conseguido perceber alguma coisa do que eu quis dizer heehhehe.

boas,
não me parece que (ainda?) existãm maquinas desse tipo, pois a diferença de temperatura da agua dos canos é brutal entre o inverno e o verão! o que levaria a variações tambem brutais na temperatura da agua na lavagem.

dito isto tenho uma mq siemens não preparada para agua quente , mas que leva com ela na mesma, retirando a agua quente a seguir à valvula termoestatica e antes do modulo solar. assim a caldeira nunca arranca para a mq.

quanto à ideia de puxar agua quente só na 1º vez, eu não percebo muito de mq de lavar, mas á assim tão simples??? se for, a ideia é boa, embora o custo é elevado. uma valvula de 3 vias (como a do modulo solar) é carissima, e recuperar o investimento será complicado.
de modo que enxaguo com agua quente e a roupa no fim até sai mais seca!!!

e poupa-se bue nos kwh!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por alen »

kad Escreveu:boas, antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo esquema, não está mau

boa tarde.

agradeço a resposta e o alerta.

percebi perfeitamente o que me quiz transmitir.

embora não saiba se a minha máquina é "dessas", mas duvido, pois a maquina é recente e totalmente electrónica, incluisivê com arranque retardado para poder tirar partido do contador bi-horário.

resta-me desejar-lhe bom ano novo!

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por alen »

master Escreveu:já utilizo esse sistema há 2 anos (maquinas roupa e loiça).
estou plenamente satisfeito e tenho poupado imensa electricidade.
è importante ter uma valvula reguladora, pois assim regulas a temperatura desde fria a muito quente.
eu tenho a agua a 50º.
tenho implementada uma valvula reguladora, que denominei por torneira termoestatica, pois irá permitir regular a temperatura da agua que chega à maquina de lavar roupa de entre os 30 e os 65 graus
tem apenas a desvantagem que a última passagem de agua é feita também a quente, logo a roupa sai a ferver.
eu utilizo sempre o programa de lavagem a frio na maquina da roupa, para ela n aquecer algo já quente.
penso que a minha maquina mede a temperatura da agua e assim que a mesma se encontra à temperatura determinada no programa desliga a resistência. mas irei efectuar algusn testes antes de colocar o sistema em funcionamento.
o teu sistema solar novo têm modulo solar?
sim conforme indico no esquema
se tiver é capaz do sistema não poupar grande coisa no inverno, pois costuma estar regulado para 65º, logo vai gastar gas a aquecer a agua e depois a valvula misturadora vai colocar agua fria até chegar aos 45º.
não, a minha valvula irá desviar o percurso da agua para o apoio quando a tempratura da agua que vem dos paineis for inferior a 45 graus (acho que todos os modulos solares vem regulados de fabrica assim, embora possam ser alterados)
eu não tenho modulo solar e faço a gestão directa na valvula misturadora.
boa tarde

agradeço os seus comentários, mas fiquei com a sensação que ou não viu o esquema que coloquei, ou então não o interpretou correctamente, pelo que irei efectuar alguns comentários às suas observações em cor diferente.

obrigado e bom ano.

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por alen »

system32 Escreveu:

boas,
não me parece que (ainda?) existãm maquinas desse tipo, pois a diferença de temperatura da agua dos canos é brutal entre o inverno e o verão! o que levaria a variações tambem brutais na temperatura da agua na lavagem.

dito isto tenho uma mq siemens não preparada para agua quente , mas que leva com ela na mesma, retirando a agua quente a seguir à valvula termoestatica e antes do modulo solar. assim a caldeira nunca arranca para a mq. a minha não é dessa marca mas é de outra, mas também não se encontra preparada para agua quente, pois se tivesse tudo era mais facil e mais economico, teria de somente ligar a torneira da agua quente e a da fria à maquina. ela faria a gestão da temperatura. quando esta se reformar se a diferença de preço não for demasiada, optarei por uma com duas entradas de agua.

quanto à ideia de puxar agua quente só na 1º vez, eu não percebo muito de mq de lavar, mas á assim tão simples??? se for, a ideia é boa, embora o custo é elevado. uma valvula de 3 vias (como a do modulo solar) é carissima, e recuperar o investimento será complicado.
de modo que enxaguo com agua quente e a roupa no fim até sai mais seca!!! não é um sistema muito complicado, pois conforme tenho no esquema a electrovavula da agua quente será acionada manualmente quando a maquina de lavar roupa for colocada a trabalhar, e continuará aberta através de um relé (temporizador) de escada previamente programado e depois fecha, o que quer dizer que numa proxima puchada de agua efectuada pela maquina já vai puchar fria. este sistema permitirá no inverno que entre o minimo de agua fria no deposito que como é obvio irá degradar a temperatura da agua quente existente no mesmo.

e poupa-se bue nos kwh!

boa tarde.

agradeço tambem a sua resposta.

vou efectuar alguns comentários em cor diferente.

espero que esta cor se veja melhor que a cor que escolhi para comentar o post anterior.

resta-me desejar um bom ano.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

um bom ano para si tambem.

entendo a ideia, mas repare que tem de ter uma valvula de 3 vias no circuito, que é cara! será que vale o investimento?
pelo pouco que sei, as maquinas agora levam 10 ou 15 litros de cada vez o que é muito inferior a um duche. ou seja o consumo da maquina é pouco.

alen Escreveu:
system32 Escreveu:

boas,

dito isto tenho uma mq siemens não preparada para agua quente , mas que leva com ela na mesma, retirando a agua quente a seguir à valvula termoestatica e antes do modulo solar. assim a caldeira nunca arranca para a mq. a minha não é dessa marca mas é de outra, mas também não se encontra preparada para agua quente, pois se tivesse tudo era mais facil e mais economico, teria de somente ligar a torneira da agua quente e a da fria à maquina. ela faria a gestão da temperatura. quando esta se reformar se a diferença de preço não for demasiada, optarei por uma com duas entradas de agua.

de modo que enxaguo com agua quente e a roupa no fim até sai mais seca!!! não é um sistema muito complicado, pois conforme tenho no esquema a electrovavula da agua quente será acionada manualmente quando a maquina de lavar roupa for colocada a trabalhar, e continuará aberta através de um relé (temporizador) de escada previamente programado e depois fecha, o que quer dizer que numa proxima puchada de agua efectuada pela maquina já vai puchar fria. este sistema permitirá no inverno que entre o minimo de agua fria no deposito que como é obvio irá degradar a temperatura da agua quente existente no mesmo.

e poupa-se bue nos kwh!

boa tarde.

agradeço tambem a sua resposta.

vou efectuar alguns comentários em cor diferente.

espero que esta cor se veja melhor que a cor que escolhi para comentar o post anterior.

resta-me desejar um bom ano.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

não percebo muito do assunto mas vou aqui fazer uma observação, em relação ao timer ou resistência, da máquina de lavar roupa.
se selecionarmos o botão de temperatura para o minimo, a resistência nunca vai entrar em funcionamento, ou estarei enganado.

continuação de bom ano!
Inté

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

lrds Escreveu:boas

não percebo muito do assunto mas vou aqui fazer uma observação, em relação ao timer ou resistência, da máquina de lavar roupa.
se selecionarmos o botão de temperatura para o minimo, a resistência nunca vai entrar em funcionamento, ou estarei enganado.

continuação de bom ano!

boas, realmente está correcto, mas por outro lado, ao estar ligado á água quente, diga-mos que queremos lavar algo a frio, mesmo metendo a temperatura ao minimo ela vai entrar ao que estiver afinado na valvula termostática...

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

para evitar isso eu montei duas valvulas simples para alimentar a mq. e se quizer lavar a frio é só trocar a aberturas das valvulas!!
kad Escreveu:
lrds Escreveu:boas

continuação de bom ano!

boas, realmente está correcto, mas por outro lado, ao estar ligado á água quente, diga-mos que queremos lavar algo a frio, mesmo metendo a temperatura ao minimo ela vai entrar ao que estiver afinado na valvula termostática...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

2)sistema electrónico que será acionado atraves de botão de forma a que quando a maquina puchar agua pela primeira vez abra a electrovalvula da agua quente e nas vezes sequintes abra a electrovalvula da agua fria (para poupar a agua existente no deposito que nesta altura nunca é de mais)
dependendo da sofisticação da máquina, ela não enche de uma vez. geralmente têm sensores que determinam a quantidade de água necessária por motivos de poupança e fazem o enchimento por duas, três ou quatro vezes. por isso é mais certeiro fazer depender o fecho do circuito de água quente da misturadora por um temporizador. assim a água sai misturada nos primeiros minutos e os enxaguamentos subsequentes serão sempre feitos a frio. recomendo muita atenção ao modo de funcionamento da máquina mas na minha funciona assim.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por alen »

manuelcar Escreveu:
dependendo da sofisticação da máquina, ela não enche de uma vez. geralmente têm sensores que determinam a quantidade de água necessária por motivos de poupança e fazem o enchimento por duas, três ou quatro vezes. por isso é mais certeiro fazer depender o fecho do circuito de água quente da misturadora por um temporizador. assim a água sai misturada nos primeiros minutos e os enxaguamentos subsequentes serão sempre feitos a frio. recomendo muita atenção ao modo de funcionamento da máquina mas na minha funciona assim.

boa tarde

sim efectivamente não me expliquei convenientemente, o que está pensado é ser acionado através de botão e fica activo durante um determinado tempo que irá ser regulável. isto quer dizer que após o sistema ser acionado durante um dterminado tempo todas as vezes que a maquina puxar agua será quente do sistema solar. após esse período passará a puxar da fria.

claro que terei de medir o tempo para ter a certeza do tempo que terei de programar o relogio. nem sei se nuns programas a maquina necessita de agua quente mais tempo do que noutros. se assim for acho que o meu esquema tem essa falha e terei de pensar numa forma diferente de ser mais eficiente.
não sei, talvez arranjar o esquema electronico da maquina e perceber como ela funciona e em vez de ser atraves do relogio, sem a maquina a comandar as electrovalvulas.
terei de gastar algumas horas a observar o comportamento da dita.
hoje vou ver o modelo e ver se consigo o esquema electronico da mesma.

obrigado pela sua opinião.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

novidades??
alen Escreveu:
manuelcar Escreveu:

boa tarde

sim efectivamente não me expliquei convenientemente, o que está pensado é ser acionado através de botão e fica activo durante um determinado tempo que irá ser regulável. isto quer dizer que após o sistema ser acionado durante um dterminado tempo todas as vezes que a maquina puxar agua será quente do sistema solar. após esse período passará a puxar da fria.

claro que terei de medir o tempo para ter a certeza do tempo que terei de programar o relogio. nem sei se nuns programas a maquina necessita de agua quente mais tempo do que noutros. se assim for acho que o meu esquema tem essa falha e terei de pensar numa forma diferente de ser mais eficiente.
não sei, talvez arranjar o esquema electronico da maquina e perceber como ela funciona e em vez de ser atraves do relogio, sem a maquina a comandar as electrovalvulas.
terei de gastar algumas horas a observar o comportamento da dita.
hoje vou ver o modelo e ver se consigo o esquema electronico da mesma.

obrigado pela sua opinião.

Autor do tópico
alen
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por alen »

boa tarde

efectivamente ainda não tinha colocado as novidades, pois o sistema ainda não está completo, pois falta a parte da electrónica e de ver e afinar as temporizações.

mas neste momento a mlr já consume a agua dos paines, (embora esteja a consumir sempre agua quente, conforme informei no paragarfo anterior), pois só se encontra ligada o sistema manual.

já tenho a caixa onde coloquei as 4 electrovalvulas e as respectivas ligações efectuadas. falta realmente fazer a parte da electronica e da alimantação em termos de energia dessas electrovalvulas.
o que tenho pensado e programado é trabalharem em conjunto duas electrovalvulas de cada vez. quando tiver todo montado e a funcionar coloco aqui detalhadamente.

para já tenho de fazer uma alteração, pois pensava que a vavula termostatica da celef... que fazia tambem a função de não retorno e já verifiquei que não, pois mistura a agua quente com a fria, deixando passar a fria para a canalização da quente e vice-versa. a minha sorte é que por medida de segurança tinha colocado umas torneiras de corte para utilizar numa eventual avaria do sistema. tive logo de as usar, para corta aquela permiscuidade que existe entre a agua quente e a fria.

obrigado pelo interesse no topico.

alen

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”