Recuperador pellets para complementar sistema a gasoleo

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Recuperador pellets para complementar sistema a gasoleo

Mensagem por ffbento »

aquecimento - recuperador calor

ora vivam,

é a primeira vez que escrevo neste fórum (biomassa) embora já tenha participado no da energia solar.
devo desde já agradecer a todos os que no mesmo participam. passei os últimos dias a ler sobre o tema e aprendi muito com todos vós.

tenho um sistema em casa que ilustrei (ou pelo menos tentei) na figura anexa.

basicamente tenho actualmente os seguintes componentes:

- caldeira que faz aqs e aquecimento central (radiadores) a diesel
- esquentador
- painel solar para aqs em termosifão (ts) de 200l tendo como backup o esquentador e ligados através de um módulo solar
- lareira (ainda sem recuperador)

notas importantes:
- a caldeira não está articulada com o esquentador e painel solar de forma automática. ou seja, quando pretendo usar a caldeira para aqs tenho de fechar a torneira de segurança do esquentado+módulo. nesta situação não tiro partido da eventual água quente que tenha no ts. isto deve-se a estarem bastante afastados (o esquentador e painel) da caldeira. quando pretendo usar o painel para aqs, tenho de fechar a torneira da caldeira (caso contrário nunca sei muito bem de onde vem a água quente...).

objectivos:

1- instalar um recuperador a pellets que aqueça a sala onde está a lareira e se possível o quarto que está por cima. o acesso à chaminé a partir desse quarto é fácil (é só abrir um buraco numa parede) pelo que tirar partido de uma conduta de ar para a divisão de cima não me parece um problema.

2- se possível fazer uma ligação do circuito de aquecimento central (passa a 2 metros da lareira) e tirar partido do recuperador para contribuir para o aqs. ou seja, a água que passa pelo radiador da sala, receberia o calor do recuperador.

para isto o que preciso? existem recuperadores com uma serpentina que permitam este tipo de ligação? qual a sua faixa de preços? onde os encontro? alguém tem este tipo de solução? qual é a % de contributo do recuperador para o aquecimento? vale a pena? repare-se que a circulação seria assegurada pela caldeira diesel. o meu objectivo não é comprar um recuperador para aquecimento central (pelo que percebi mais caros pois têm de ter toda a componente de circulação). penso que deste modo conseguirira reduzir bastante o consumo da caldeira, com uma fonte limpa. o único senão aqui é que não conseguiria tirar partido do recuperador para aqs dado que não tenho o circuito de águas a passar perto da lareira.

3- eliminar o esquentador do circuito. para isso eu deveria conseguir ligar o ts à caldeira. isso não é possível directamente. existe outra forma de o fazer? uma coisa do género (vou inventar): uma sonda que permutasse via rádio ou por x10, 2 válvulas (uma no ts e outra na caldeira), funcionando em alternância?

provavelmente nesta altura alguns de vós estarão a pensar porque razão não instalei antes um sistema de cf em vez de ts que agora complementaria com o recuperador mas na verdade existem várias razões para isso, desde a económica (diferênça de preço do ts para o cf eram mais de 2000 eur) a também o facto da simplicidade da instalação e ainda o de precisar sempre de um sistema de backup (que não podia ser o esquentador) e que sendo a caldeira diesel seria sempre ineficiente dado que o circuito primário da caldeira ficaria fora do reservatório principal.

peço desculpa pelo facto de o texto ser tão longo e com tantas perguntas e aguardo os vossos comentários.

cumprimentos,

ffbento
Anexos
esquema
esquema
esquema - aquecimento.jpg (52.49 KiB) Visto 4253 vezes

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Recuperador pellets para complementar sistema a gasoleo

Mensagem por CrOhN »

assim sem pensar muito, acho que podias usar o modulo solar na caldeira em vez do esquentador. acho que até funcionaria melhor com a caldeira.

Autor do tópico
ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: Recuperador pellets para complementar sistema a gasoleo

Mensagem por ffbento »

pois...o problema é que a ligação não seria fácil.
além disso normalmente só ligo a caldeira quando preciso do aquecimento e aí aproveito-a também para aqs e poderia funcionar como complemento. quando não é necessária está desligada para não gastar gasóleo.

é precisamente a componente do aquecimento que eu quero tornar mais "verde" e aí estar a ponderar o recuperador de pellets.

obrigado,

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”