Ajuda a escolher entre Vulcano e SolHart

Responder

Autor do tópico
naronj
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado nov 21, 2009 11:56 am

Ajuda a escolher entre Vulcano e SolHart

Mensagem por naronj »

boas
estou a pensar em adquirir um painel solar termico para aquecimento de àguas, e estou, com a dúvida entre o vulcano e o solhart, gostava, que alguem me tira-se as dúvidas de qual será o ideal, e se vale a pena o módulo solar, actualmente o solhart já só vendem com resistência electrica. e tambem qual é a experiência agora que estamos com menos sol, se se tem que recorrer ao gas ou electrecidade muita vez.
cumps.

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Re: Ajuda a escolher entre Vulcano e SolHart

Mensagem por A_mais »

boas!

tenho um vulcano ts200l há pouco tempo, mas as razões da minha escolha foram as seguintes:

boa potencia fornecida, qualidade do material e variadade na assistencia, marca portuguesa, colector >2m2 (microgeração...)

optei pela resistencia, pois dexei a instalação já pronta na casa com esse fim e gasto menos agua enquanto nao chega à torneira. quanto a custos, tenho contador bi-horario e em 2 horas que esta ligada a resistência gasto 6,5€/mês num mês sem um unico dia de sol. somos 3 e um toma banho de banheira, a orientação é s/ sw
ponto de carga 24h para quem precisar

Autor do tópico
naronj
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado nov 21, 2009 11:56 am

Mensagem por naronj »

electro_naif Escreveu:boas!

tenho um vulcano ts200l há pouco tempo, mas as razões da minha escolha foram as seguintes:

boa potencia fornecida, qualidade do material e variadade na assistencia, marca portuguesa, colector >2m2 (microgeração...)

optei pela resistencia, pois dexei a instalação já pronta na casa com esse fim e gasto menos agua enquanto nao chega à torneira. quanto a custos, tenho contador bi-horario e em 2 horas que esta ligada a resistência gasto 6,5€/mês num mês sem um unico dia de sol. somos 3 e um toma banho de banheira, a orientação é s/ sw
boas
então pelo que vejo, o teu não tem módulo solar, podes explicar melhor no que diz respeito a estar ligado 2 horas por dia é isso? é que eu em principio em casa tomam banho de manhã 3 pessoas seguidas, a agua chega do painel? no que diz respeito à instalação o representante da marca diz que tenho que construir a base em ferro de suporte do painel, já que o telhado tem só uma inclinação ao contrário da montagem do painel, e então dessa base direita que eu faço por minha conta, é que eles montam com a armação deles.
cumps.

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

viva,

teoricamente, os 3 banhos serem seguidos é a melhor solução (quase em todos os casos) já que a agua fria que entra (em igual quantidade á quente que sai) não se mistura com a quente. no caso da vulcano, como a saida da agua quente é por baixo, ao contrario dos outros que conheço (e a agua quente sobe, pois tem menor densidade) não deveria seguir o mesmo principio, mas tendo em conta que cada pessoa gasta 50 a 75 litros/banho, os 195 do deposito são suficiente. a acrescentar que no meu deposito a agua está a 65º e a torneira termostatica à saida do painel está a 55º, tenho 2xx litros de agua a 55º e não apenas 195.

em relação às duas horas, o resistência está ligada com um daqueles programadores de tomada (3.5€) e só liga em periodo de vazio, em que é mais barato. para já tem sido suficiente...

em relação à plataforma, acho que podes pedir (no banco) um kit com instalação em telhado plano e fazer a tal estrutura, orientada a sul. os instaladores podem fazer isso, mas fica fora do "preço chave na mão". tenta contactra um instalador da tua zona para te fazer um orçamento dessa estrutura e também para estudar melhor o tal caso do modulo solar.

no meu caso, aquecia a agua com uma caldeira a gasoleo bastante eficiente, mas as quetões de desperdicar menos agua e emitir menos dioxido de carbono foram fundamentais. um pormenor é se frequentemente tens muitas pessoas em casa a tomar banho, o modulo solar é essencial ou mantens o sistema actual de aqs
ponto de carga 24h para quem precisar

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

naronj Escreveu:boas
estou a pensar em adquirir um painel solar termico para aquecimento de àguas, e estou, com a dúvida entre o vulcano e o solhart, gostava, que alguem me tira-se as dúvidas de qual será o ideal, e se vale a pena o módulo solar, actualmente o solhart já só vendem com resistência electrica. e tambem qual é a experiência agora que estamos com menos sol, se se tem que recorrer ao gas ou electrecidade muita vez.
cumps.

....................................................................................................

boas,

eu ira escolher solhart, marca com muito anos de energia solar!!!

lexo
Membro
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Mensagem por lexo »

boas,

essa de ter de ser o utilizador a adquirir o suporte para os paineis é uma história mal contada. eu ao declarar ao banco a situação do telhado ficou logo assente que teria de ter uma estrutura, e não me pediram mais por isso. equipamento solarhart termosifão 300lt.

lexo
Membro
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Mensagem por lexo »

Diversos 034-3.jpg
Diversos 034-3.jpg (68.74 KiB) Visto 4469 vezes
envio uma foto da instalação do painel solar com a estrutura que já estava incluída no preço contratado no banco. o valor contratado incluia tudo menos a misturadora termostática que foi orçamentada á parte. na parte eléctrica que incluía uma resistência de 2400w não foi feita a ligação porque eu assim o pedi, pois tenciono adaptar controladores de temperatura e relógio temporizador, sendo o trabalho executado por mim por minha opção.

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

lexo Escreveu:
diversos 034-3.jpg
envio uma foto da instalação do painel solar com a estrutura que já estava incluída no preço contratado no banco. o valor contratado incluia tudo menos a misturadora termostática que foi orçamentada á parte. na parte eléctrica que incluía uma resistência de 2400w não foi feita a ligação porque eu assim o pedi, pois tenciono adaptar controladores de temperatura e relógio temporizador, sendo o trabalho executado por mim por minha opção.
boas

queria ver era essa estrutura montada virada para o topo do telhado

se calhar precisa mesmo da estrutura para nivelar o telhado primeiro
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

Responder

Voltar para “Energia Solar”