bem eu abri este tópico por julgar ser tão fora e tão descabido que até quase me envergonho de fazer esta pergunta, mas eu não podia ficar com os resultados da minha experiencia sem uma resposta de pessoas mais entendidas do que eu.
foi o seguinte eu comprei um multímetro no chinês e meti-me a fazer medições a tudo o que mexia lol
então liguei um led ao multímetro e qual o meu espanto quando vi que ele produzia uma pequena carrega eléctrica então pensei talvez se o colocar perto de uma fonte de luz ele produza ainda mais e foi verdade quando o expus á luz de uma lanterna a carrega gerada aumentou muito.
mas antes de eu fazer figura parvas a tentas fazer alguma coisa com os leds fica aqui a questão
será possível os leds produzirem energia ???
Link
led duvida??
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta nov 18, 2009 9:58 am
-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Re: led duvida??
quanto a isso n sei.
mas tenho os candeeiros da mesa de cabeceira do quarto com lampada de led e quando desligo a corrente, a luz n apaga logo, vai-se desvanecendo até ao fim de cerca de 15 a 20 seg.
nas restantes lampadas é imediato.
também sei de pessoas que conseguiram acender lampadas debaixo de postes de alta tensão, só por proximidade, portanto acho bem possível.
mas tenho os candeeiros da mesa de cabeceira do quarto com lampada de led e quando desligo a corrente, a luz n apaga logo, vai-se desvanecendo até ao fim de cerca de 15 a 20 seg.
nas restantes lampadas é imediato.
também sei de pessoas que conseguiram acender lampadas debaixo de postes de alta tensão, só por proximidade, portanto acho bem possível.
Dos Fracos Não Reza a História...
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
sim, é. o led é um díodo, que é um dispositivo semiconductor composto por 2 "aromas" de silicio. quando esta combinação recebe luz, produz alguma energia da qual te pudeste aperceber pela medição de tensão. todos os diodos têm esta "sensibilidade" à luz, mas a maior parte foi desenhado para outras funções, como o led. só que o led tem o silicio "à vista" e portanto é possível medir os efeitos da luz sobre ele.
uma célula solar, das que são usadas nos paineis solares, também são diodos e têm os tais 2 aromas de silicio, só que foram desenhados para maximizar a captação de luz para transformação em energia eléctrica.
uma célula solar, das que são usadas nos paineis solares, também são diodos e têm os tais 2 aromas de silicio, só que foram desenhados para maximizar a captação de luz para transformação em energia eléctrica.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: quarta nov 18, 2009 9:58 am
quer dizer que a titulo experimental é viável construir um modulo solar para alimentar um pequeno aparelho tipo um relógio digital que requer pouquíssima energia.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
a área de captação da luz é tão pequena que não acredito que dê para alguma coisa
isso é o efeito dos condensadores da parte de alimentação que descarregam a energia que tinham acumuladamaster Escreveu:mas tenho os candeeiros da mesa de cabeceira do quarto com lampada de led e quando desligo a corrente, a luz n apaga logo, vai-se desvanecendo até ao fim de cerca de 15 a 20 seg.
è devido ao efeito de ionização por parte das muito altas tensões 250.000 a 400.000 volts, é desses efeitos que as pessoas teem medo quando lhes passam essas linhas perto de casa e que acho que teem razões para ter.master Escreveu:também sei de pessoas que conseguiram acender lampadas debaixo de postes de alta tensão, só por proximidade,
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
interessará saber era o que estava a ser medido com o multimetro.
como sabes o multímetro é um aparelho que mede várias grandezas: amperes, voltage, resistência, etc.
qual destas grandezas estava a ser medida?
atenção que alguns multímetros tem 2 terminais e outros 3 para ligar os cabos.
como existe uma pilha interna, o multímetro injecta uma corrente nas respectivas saídas, e consuante o seu valor é que apresenta o seu resultado, dependentemente da grandeza que esteja a medir e do selector do multimetro.
para compreender as conclusões que tirou seria necessário visualizar o o selector do multimetro e ver quais as saidas é que estão ligadas à ponta de prova. atenção que a polaridade da ponta de prova é importante.
se despresar algum dos cuidados poderemos estragar o multímetro, embora exista um fúsivel de protecção no seu interior.
como sabes o multímetro é um aparelho que mede várias grandezas: amperes, voltage, resistência, etc.
qual destas grandezas estava a ser medida?
atenção que alguns multímetros tem 2 terminais e outros 3 para ligar os cabos.
como existe uma pilha interna, o multímetro injecta uma corrente nas respectivas saídas, e consuante o seu valor é que apresenta o seu resultado, dependentemente da grandeza que esteja a medir e do selector do multimetro.
para compreender as conclusões que tirou seria necessário visualizar o o selector do multimetro e ver quais as saidas é que estão ligadas à ponta de prova. atenção que a polaridade da ponta de prova é importante.
se despresar algum dos cuidados poderemos estragar o multímetro, embora exista um fúsivel de protecção no seu interior.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!