Inicio de um projecto [Ajuda]

Responder

Autor do tópico
super_td
Novo membro
Novo membro
Registado: terça nov 03, 2009 6:24 pm

Inicio de um projecto [Ajuda]

Mensagem por super_td »

boas a todos, tal como disse na minha apresentação sou estudande do curso engenharia automóvel (estg - instituto politécnico de leiria), e este ano na cadeira de projecto tenho como objectivo a transformação de um veículo com motor de combustão interna num veículo eléctrico.
o veículo disponibilizado irá ser um opel corsa a 1.2.

nesta 1ª fase irei centrar-me:

- caracterização técnica do veículo
- descrição dos componentes necessários
- legislação

sendo um veículo que não possui muita tecnologia existe muita coisa que à partida não me vou ter que preocupar, mas que no entanto terei de ter em conta no futuro, pois o objectivo final será escolher um "kit" mais ou menos universal, que possa encaixar em "qualquer" veículo.

as minhas dúvidas centram-se:

1- como fazer funcionar os componentes eléctricos acessórios do veículo (sistema de luzes, soufagem, etc) sem que prejudique o desempenho final?
2- na minha pesquisa já verifiquei que para o sistema de travagem existem bombas eléctricas que substituem o sistema de vácuo de forma a que o servo-freio funcione correctamente, no entanto não faço idéia dos preços, potências, etc.
3- qual a legislação que está em vigor? o que é necessário fazer para legalizar um veículo bem como os seus preços?

conhecem algum livro (em pdf de preferência) que eu possa tirar idéias? o único que possuo já é de 1989 e como penso que já muita coisa evoluiu cria ter outra base de referência.

obrigado a todos.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Re: Inicio de um projecto [Ajuda]

Mensagem por sergio ferraz »

ola e bem vindo
grande carro foi o meu primeiro,simples e robusto
para as luzes compras um conversor de voltagem para 12v e a soufagem nao funciona tens de por um aquecedor mas pode tirar potencia e autonomia ao carro
a legalicaçao é uma troca de motor mas pesquisa mais aqui no forum os diarios de bordo
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Autor do tópico
super_td
Novo membro
Novo membro

Mensagem por super_td »

ora boas... após muita pesquisa quer na internet quer pla imtt, pouco sei da legislação em vigor para a transformação de veículos com motor de combustão eléctrica em veículos eléctricos em portugal.
dirigi-me à imtt em leiria, falei com o engenheiro responsável, o qual desconhece a lei em vigor para o processo de homologação.
plo que li no projecto do toze, ele dirigiu-se à lta de forma a fazerem uns testes e posteriormente à tds, agora o que queria saber é se esta é a única solução e o que é que ambas as empresas requerem?

obrigado a quem puder ajudar.

cumprimentos.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver

precisas de um engenheiro que faça um projecto de alteraçao
com facturas do material aplicado e das inspeçoes para ver se ficou em ordem,é a unica maneira de legalizar a converçao
força com o projecto!
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Autor do tópico
super_td
Novo membro
Novo membro

Mensagem por super_td »

então é na lta que encontro quem me faça isso? o que preciso levar?

obrigado.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver

se falares com eles explicam melhor como fazer essa conversao

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”