Sanitech CF + Caldeira a gasóleo

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
pintas25
Membro
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 7:30 pm

Sanitech CF + Caldeira a gasóleo

Mensagem por pintas25 »

caros foristas muitos parabens pelo forum e pelas vossa participações que grandemente ajudam muitos como eu.

ora após varios meses a percorrer este forum e com a duvida existencial do termossifão vs cf, lá me decidi pelo ultimo o qual será da marca sanitech pois o € não abunda e pareceu-me ter uma boa relação preço\ qualidade, gostaria de obter fedback de alguem que tenha instalado sistema equivalente.

apo´s a escolha dos sistema vejo-me no dilema de optar pela melhor configuração para o montar de modo a obter um melhor rendimento. mais uma vez neste ponto e após estudar várias possibilidades surgiu a ideia (mera hipótese nem sei se é possivel) de fazer o seguinte:

como tenho aq central a gasóleo com radiadores convencionais e caldeira roca gavina 20 gti confort, que por sinal é muito economica, se bem que também tento ao máximo rentabilizá-la. para terem ideia gasto +/- 900l de gasóleo por ano para aqs + aq central.

o que pretendia fazer era uma vez que o acumulador tem duas serpentinas, colocar na inferior os paineis e na superior a caldeira, sendo que:
1 - agua de rede para o cilindro
2 - serpentina inferior ligada aos paineis em circuito fechado
3 - serpentina superior ligada à caldeira em circuito fechado, sendo conectada à ida e retorno do aquecimento central, uma vez que nos dias mais frios ligo o aquecimento cerca de 4/5h por dia das 7/8h até às 24h a minha ideia era aproveitar essa energia para aquecer a parte superior do tanque servindo como apoio.
4 - saida de agua quente do tanque ligado à entrada de agua fria da caldeira de modo a que esta só terá que aquecer o remanescente.

peço desculpa pelo testamento mas como disse sou totalmente leigo na matéria e gostaria se possivél que me ajudassem a montar o sistema da melhor maneira possivel.

muito obrigado

ps: algumas informações uteis:
telhado plano com óptima exposição solar
radiadores convencionais com 57 elementos + 2 toalheiros
caldeira roca gavina 20 gti confort
sistema sanitech cf 300l
casa com muito bom isolamento

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”