GPL - Acho que vale a pena

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

GPL - Acho que vale a pena

Mensagem por Sa »

boas
ninguem aqui fala do gpl, acho que vale a pena.ja uso isto a 10 anos num laguna 1.8 de 96 e estou para continuar apesar de algeuns problemas que tive.

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm

Mensagem por Batatas Fritas »

sa, provavelmente ninguem fala porque o gpl nao é um biocombustivel, gpl=gas de petroleo liquefeito.

http://pt.wikipedia.org/wiki/gpl_(combust%c3%advel)

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

amigo sa

o gpl não é energia renovável, por isso a moderação deste forum nem sequer o menciona.

o mais engraçado foi hoje na tv um entrevistado achar que podia circular na cidade com gpl porque achava que não poluia
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

ora este forum, se ainda sei ler é sobre energias alternativas e renováveis. o gpl, não sendo renovável é uma alternativa à qual já aderiu um número significativo de portugueses, entre os quais eu próprio.
só se para se falar num tipo de energia, ela tenha que ser simultaneamente alternativa e renovável. mas então não se deveria também falar do metanol, porque apesar de ele poder ser obtido de fontes renováveis como a madeira, na verdade é quase todo obtido a partir do petróleo, sendo tudo menos renovável.

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

VW Golf3 TD 190kkm
->B50

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

têns toda a razão mas também ainda não entendi qual a vantagem do metanol versus gasolina na queima directa eu uso metanol no fabrico do bd porque não tenho acesso ao etanol mas contabilizando tenho ganhos ambientais e não só...
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

obviamente que não me estava a referir ao metanol como matéria prima para o biodiesel mas à sua queima directa.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

expliquem-me quais a vantagens da queima directa do metanol. nem estou a pôr a questão ecológica...
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

fry Escreveu:amigo sa

o gpl não é energia renovável, por isso a moderação deste forum nem sequer o menciona.

o mais engraçado foi hoje na tv um entrevistado achar que podia circular na cidade com gpl porque achava que não poluia
boas
o gpl pode nao ser e nao e um biocombustivel disso tenho a certeza, mas a sua queima e muito mais limpa que o diesel e gasolina. isto esta comprovado cientificamente com deves saber.
talves seja ainda mais limpa que o proprio biodiesel, porque nao queima nem soda caustica nem metanol, alias nao consigo perceber com e que um produtoa altamente corrosivo pode originar uma boa emissao de poluentes, mas isso so la para a fente e depois de muitos km feitos (estudos) e que poderemos ter a certeza. atençao nao sou contra o biodiesel nem contra o seu desenvolvimento.
lembra-te de uma coisa, estamos aqui a falar de ovd e bd basicamente, mas esqueceste que a grande maioria de nos tambem utiliza carros a gasolina, para estes que alternativas há. praticamente nenhumas, nem aqui as há.
em relaçao a puder andar na cidade num veiculo a gpl, lamento a tua ideia, pelo atraz exposto, mas e a tua opiniao.
lembra-te dos taxis convertidos de diesel em gaz natural (a resulta da emissoes poluentes é quase a mesma).
penso que como moderador deste forum deveras repensar este assunto.
ate ja

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

[quote="orbis"]ora este forum, se ainda sei ler é sobre energias alternativas e renováveis. o gpl, não sendo renovável é uma alternativa à qual já aderiu um número significativo de portugueses, entre os quais eu próprio.

boas orbis
ate que enfim encontro aqui alguem que usa o gpl, ja estava a ficar preocupado.
qual é o teu carro?
quais os problemas mecanicos que tiveste até hoje desde que o usas.
na tua opiniao vale ou nao a pena usar gpl tendo em conta o preço por litro po km e reparaçoes feitas.

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

sa Escreveu: lembra-te de uma coisa, estamos aqui a falar de ovd e bd basicamente, mas esqueceste que a grande maioria de nos tambem utiliza carros a gasolina, para estes que alternativas há. praticamente nenhumas, nem aqui as há.
então vê aqui

etanol e metanol

1 oleoso abraço
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

sabelo Escreveu:
sa Escreveu:

então vê aqui

etanol e metanol

1 oleoso abraço
boas
sim tambem ja vi.
diz-me uma coisa achas que e viavel o etanol e metanol.
o primeiro nao consegues arranjar sequer para fazer o bd, quanto mais para fazer um carro andar. o segundo ainad nao consegui perceber as suas vantagens ambientais nem economicas.
ate já

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

por enquanto neste pais da treta que não é mais que uma republica das bananas, nada se faz, porque temos que dar o amén aos srs, dos combustiveis fosseis. (alguém se anda a encher de certeza).
vejamos o caso do brasil (descoberto por nós) que fazem bioetanol já há alguns anitos para colocar nos carros a gasolina. são uns ferveroso adeptos da reciclagem. sim, eu sei que não temos clima para a cana de açucar, mas porque não procurar alternativas? oops, esqueci-me dos tais srs do petroleo (mais uma vez, alguém se anda a encher).
eis um simples exemplo:
por aqui no forum temos alguns curiosos (como eu) e também engenheiros que se dedicam a descobrir, como poupar alguns €€€ e o ambiente, com energias alternativas, sem estragar as viaturas.
um pouco de estudo e pesquisas por este forum fora e também na internet, ficas a saber algo mais.

se estiver errado, corrijam-me.

1 oleoso abraço.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

sabelo Escreveu: sim, eu sei que não temos clima para a cana de açucar, mas porque não procurar alternativas? oops, esqueci-me dos tais srs do petroleo (mais uma vez, alguém se anda a encher).

boas
eu nao sou ferveroso adepto dos carros a gasolina, sou sim adepto de energias alternativas seja motor diesel ou gasolina
quanto ao nao termos clima, concordo e tambem concordo que temos que procura aletrnativas, mas tambem temos que aproveitar as que temos e o gpl e uma bem viavel, se nao acreditas volta ver as emissoes poluentes dele e compara o preço por litro (0.58€), imbativel nao.
quanto aos senhores do petroleo infelismente temos que continuar a levar com eles quer a gente queira quer nao.
ja pensaste na quantidae de derivados de petroleo que usas todos os dias, desde o carro que usas (materiais) a tua casa (basicamente todos os plasticos que conheces)
achos que temos sim que fazer pressao para aproveitar tudo o que temos amigo do ambiente para fazer andar os nossos carros.
ate ja

luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

quanto ao gpl até acho muito bem que se debata aqui, mas para já este fórum não tem lugar para combustiveis não renováveis.

em breve vai ter uma restruturação!
vai haver uma categoria para energias não alternativos e renováveis.

até lá podem continuar a debater o assunto do gpl aqui e deixem de comprar com o metanol e o bioetanol

falem do gpl em si....

também passem por este tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1030
e ajudem com sugestões

atentamente:
luís oliveira
Última edição por luimio em quinta set 21, 2006 11:58 am, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
Sa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Sa »

boas
ok luimio tens razao.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

caro sa
pois, só tenho gpl há 5 000 km e a satisfação até agora é total com redução das emissões de co2 face à gasolina de 1,5 kg/100 km em média e uma poupança de 40% face a esse combustível, embora na última semana com a descida dos preços da gasolina a relação não seja tão favorável. como não querem que se fale de gpl, sugiro que continuemos esta ou outras conversas sobre o tema, no forum do gpl, onde o meu nick é o mesmo.
abraço
http://forum.autogas.co.pt

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

sa Escreveu:
fry Escreveu:amigo sa

boas
o gpl pode nao ser e nao e um biocombustivel disso tenho a certeza, mas a sua queima e muito mais limpa que o diesel e gasolina. isto esta comprovado cientificamente com deves saber.
talves seja ainda mais limpa que o proprio biodiesel, porque nao queima nem soda caustica nem metanol, alias nao consigo perceber com e que um produtoa altamente corrosivo pode originar uma boa emissao de poluentes, mas isso so la para a fente e depois de muitos km feitos (estudos) e que poderemos ter a certeza. atençao nao sou contra o biodiesel nem contra o seu desenvolvimento.
lembra-te de uma coisa, estamos aqui a falar de ovd e bd basicamente, mas esqueceste que a grande maioria de nos tambem utiliza carros a gasolina, para estes que alternativas há. praticamente nenhumas, nem aqui as há.
em relaçao a puder andar na cidade num veiculo a gpl, lamento a tua ideia, pelo atraz exposto, mas e a tua opiniao.
lembra-te dos taxis convertidos de diesel em gaz natural (a resulta da emissoes poluentes é quase a mesma).
penso que como moderador deste forum deveras repensar este assunto.
ate ja
sá, se leres bem o que o fry disse, penso que não denegride o glp, apenas referiu que na tv alguém disse que podia andar com gpl sem poluir nada, o que como deves saber não é verdade.

quanto ao facto do biodiesel queimar metanol e soda cáutica, lê primeiro mais alguma coisa do fórum e verás que o biodiesel não queima esses produtos, apenas são utilizados no seu fabrico como catalizador, sendo removidos posteriormente, antes do bd entrar no depósito do carro.
3º sócio novaenergia

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

lá isso é verdade, embora a eliminação dos resíduos provenientes do fabrico do biodiesel também não seja o melhor para o ambiente.

Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm

Mensagem por Batatas Fritas »

"apesar de ele poder ser obtido de fontes renováveis como a madeira"

ora aí está uma razao para o metanol estar onde está, (é conhecido como alcool da madeira), apesar de nao ser feito de matérias renovaveis pode voltar a ser , o que nao é o caso do gpl.

"talves seja ainda mais limpa que o proprio biodiesel, porque nao queima nem soda caustica nem metanol"

se queima soda e metanol provavelmente nao é bom biodiesel porque este, depois de lavado , tem quantidades insignificantes desses produtos, como podes confirmar pelas especificaçoes.

http://en.wikipedia.org/wiki/en_14214

"mas esqueceste que a grande maioria de nos tambem utiliza carros a gasolina, para estes que alternativas há. praticamente nenhumas, nem aqui as há."

a alternativa é o etanol, até o governo vai fazer uma fabrica, e nao é de agora que é uma alternativa, o proprio henry ford já tinha pensado nisso.

"já em 1908 o etanol foi o combustível de eleição de henry ford, no emblemático carro ford t. nas décadas subsequentes, a descoberta de poços de petróleo nos e.u.a. condicionou o desenvolvimento dos primeiros motores automóveis para o uso da gasolina, e mais tarde do diesel."

já agora, leiam este texto de eurico da fonseca de 1980:

"4/junho/1980:

o etanol de eurico da fonseca

[ 4/junho/1980]

a produção intensiva do álcool combustível etanol foi defendida por eurico da fonseca no i simpósio nacional de álcool combustível, realizado na estação agronómica nacional, em oeiras.

para essa produção agro-industrial, o orador chegou a preconizar a produção contínua de beterraba, no que foi contestado por engenheiros agrónomos presentes.

segundo estes, ainda não é possível essa produção contínua, mesmo com recurso à estufa ou produção forçada que eurico da fonseca descreveu em pormenor, podendo concluir-se o seguinte da sua exposição:

a produção de etanol, pelos métodos clássicos e pelos métodos de conversão da celulose em glucose, parece preferível à produção de metanol ou à produção simultânea de metanol e etanol;

a produção de etanol pode contribuir para a estabilização da economia agrícola e para o desenvolvimento de algumas regiões do país, nomeadamente o alentejo e a cova da beira;

a produção de etanol pode ser intensificada e pode conduzir a custos mais baixos se for feita em conjunto com as culturas forçadas com apoio solar, nomeadamente se este apoio for também usado para a produção de energia mecânica e eléctrica e calor de processo, para a conversão de celulose em glucose e para distilação.

em face destes argumentos, eurico da fonseca não hesita em afirmar:

"a definição de um plano nacional de álcool combustível parece, pois, indispensável e urgente". "

http://pwp.netcabo.pt/big-bang/ecologia ... etanol.htm

"por enquanto neste pais da treta que não é mais que uma republica das bananas, nada se faz, porque temos que dar o amén aos srs, dos combustiveis fosseis. (alguém se anda a encher de certeza)."

olha que os lobbys do petroleo nao só aqui, os nossos sao uma gota no ocenao.

"vai haver uma categoria para energias não alternativos e renováveis."

acho bem luimio, até podia haver uma sobre os todos combustiveis fosseis, mais que nao fosse, para "discutir" as desvantagens destes.

Última edição por Batatas Fritas em quinta set 21, 2006 3:12 pm, editado 2 vezes no total.

Responder

Voltar para “Geral”