Programa do Governo ou sistema Solco???

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Programa do Governo ou sistema Solco???

Mensagem por bracara »

viva,
olhando para os diferentes tópicos deste fórum relacionados com manutenção, vi que é um assunto que pode trazer muitos 'pontos negativos' ao solar para aqs.
posto isto, ponho em cima da mesa a opção entre um sistema ts (comprado ao abrigo do programa do governo) e um ts da solco de 300l (apenas saíra do meu bolso).

dados os custos de manutenção a ter ao final dos 6 anos garantidos pelo programa do governo, será que compensa mais a escolha pelo solco?
pelo que vi não há muita gente com solco.. podem dar-me a vossa opinião sobre o mesmo?

obrigado
bracara

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: Programa do Governo ou sistema Solco???

Mensagem por bracara »

e já agora.. alguém me pode dar uma indicação sobre os preços do solco?

bracara

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

è verdade, muita gente mas parece que só eu falo....
a última vez que vi no max mat o preço era de 999,00 € o de 200 lts
foi a cerca de dois meses.
antes havia muitos pontos de venda, agora existe uma cadeia de hipers e pouco mais.
o próprio site desapareceu.
atenção a quem compras e quem instala, eu tive sorte no painel e azar no instalador.
Dos Fracos Não Reza a História...

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

os custos de manutenção podem ser importantes caso o tanque seja em aço vitrificado e seja necessário mudar o ânodo com frequência. é preciso pagar o material, o transporte, o tempo e o trabalho do instalador. de resto a manutenção não é nada de especial (num tanque de cobre, por exemplo).
Porreiro, pá!

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bracara »

caro master,
tendo você um solco, não queria deixar de aproveitar a oportunidade e colocar algumas questões:
- qual o seu rendimento?
de inverno consegue tirar proveito do mesmo (ou em dias com menos sol)? consegue aquecer a água?

- bomba circuladora:
tem ideia do seu gasto? ela funciona apenas quando abre a torneira de água quente?

- isolamento
durante a noite, o acumulador consegue manter a temperatura da água, para ser usada no dia seguinte?

desde já o meu obrigado
bracara

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

olá
eu fiz um tópico (chegou a hora) aonde podes pesquisar o meu diario por um ano, desde antes da compra até quando fez um ano.
quanto ao que perguntas:

qual o seu rendimento?
de inverno consegue tirar proveito do mesmo (ou em dias com menos sol)? consegue aquecer a água?

"- bomba circuladora:
tem ideia do seu gasto? ela funciona apenas quando abre a torneira de água quente?

- isolamento
durante a noite, o acumulador consegue manter a temperatura da água, para ser usada no dia seguinte?"

de inverno ( com sol) não consigo tirar rendimento de manhã, a agua está morna / fria
à noite consigo ter temperatura morna/quente
lembro que o meu painel foi mal montado na orientação e inclinação, pois teria muito mais rendimento se o instalador fosse profissional.

ainda n vi a potencia da bomba e só funciona quando abre a torneira e dá muita pressão á agua, mais que a da rede, no entanto se desligares o botão da bomba a agua sai na mesma só que com pouca força.

a perda de temperatura roda os 6 a 8º da noite para a manhã, isto no inverno, não acho exagerado tendo em conta que o painel deixa de receber sol ás 15h00, logo perde 8º em 18h00 (15h00 ás 9h00 )

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bracara »

caro master,

antes de tudo, agradeço o seu contributo... é com gente assim, que o fórum cresce...
disse que criou um tópico dedicado ao solco.. onde?

bracara

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

não foi dedicada ao solco, foi dedicado á compra do meu 1º painel, que por acaso é solco.
lá trato de muitas dúvidas, problemas etc... tenho muitas ajudas de outros colegas que me ilucidaram.
è tipo um diario
o tópico é viewtopic.php?f=47&t=6271&hilit=+chegou+a+hora

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”