Custos de Manutenção do Solar Termico - Ajuda

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Custos de Manutenção do Solar Termico - Ajuda

Mensagem por bracara »

boa tarde a todos,

por toda a internet em geral e ao longo do fórum em particular, há um pormenor que não tem sido dada a devida atenção: a manutenção.
encontro muitos cálculos para perceber o retorno do investimento, mas não vejo nenhum que contemple os custos de manutenção.

alguém tem uma ideia do quanto custará a manutenção anual após os 6 anos de garantia incluídos no programa do governo?
já ouvi falar em valores desde os 30€/ano até aos 100€/ano. ora, com 100€/ano acho muito complicado que o custo compense o investimento. e com 100€/ano pago todo o gás que gasto actualmente e ainda me sobra algum...

e entre circulação forçada e termosifão? qual deles terá um custo de manutenção mais baixo?
presumo que seja o ts por ser apenas mecânico, mas preocupa-me a perda de líquido por aumento de pressão de verão e não utilização durante as férias...

alguém me pode ajudar?

bracara

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Custos de Manutenção do Solar Termico - Ajuda

Mensagem por Master »

eu tenho um termossifão que é livre de manutenção, da marca solco, logo não terei que me preocupar em manutenção nos próximos 20 anos.
aderi ao apoio do estado e estou á espera de um falk, esse já com a manutenção anual.
o que não sei é o que acontece se não fizer a manutenção, será que o painel deixa de trabalhar???
não creio, mas acho que a malta aqui, que instala e faz manutenção que nos ilucide.
tenho em casa 3 ar condicionados e o que me disseram na altura da compra é que era aconselhavel todos os anos uma empresa fazer a manutenção, ora o mais velho já tem 10 anos e nunca lá foi ninguém e trabalha maravilhosamente.
o meu carro têm manutenção de 20 em 20.000 kms mas se n os fizer antes de um ano eles dizem que tênho que fazer a manutenção na mesma, mas de certeza que se n fizer o carro anda na mesma....
Dos Fracos Não Reza a História...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

boas

eu não sou a pessoa mais indicada para dar essa resposta, mas pelo que vem no contrato de manutenção da norquente (são os paineis que tenho instalados) a manutenção é limpeza dos paineis, afinação do caudal e pressão do circuito solar, ajuste de pré-carga se necessário, purgar colectores e grupo de circulação, renovação, se necessário do liquido solar, de resto é só verificações, estrutura, elementos de segurança, valvulas, misturadora etc.etc.
o valor não é indicado dizem que é o que estiver em vigor no mercado.
ao fim dos 6 anos podes escolher quem te fizer mais barato a manutenção.
depois dos 6 anos se não se fizer a manutenção tambem não deve ser grave, há aqui no forum quem tenha paineis instalados há mais de 10 anos e que nem sabia que os paineis tinham manutenção e estão a funcionar.
acho que estes enquanto houver sol e a sair agua quente estão bons.
aquilo deve ser como os carros no livro de manutenção mandam substituir o liquido do radiador, oleo dos travões e verificar a pintura e a chapa, mas cá para mim ninguem o faz, enquanto o carro anda, está bom.
o que se deve ter que se substituir é o ânodo de magnésio que alguns sistemas têm, parece que estes não têm.
e os sistemas com modulo solar e os cf que tem a bomba e circuitos electronicos esses devem ser mais sujeitos a avarias.
mas os entendidos que se prenunciem.

Autor do tópico
bracara
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm

Mensagem por bracara »

viva,

um dos instaladores que veio a minha casa, disse-me que em dias de calor e sem utilização de água quente, o sistema poderia libertar o fluído de modo a aliviar a pressão do mesmo.
ora se isto é verdade, então seria necessário uma visita de manutenção... com os custos associados

confirmam?

bracara

jmsf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 09, 2009 10:04 pm

Mensagem por jmsf »

boas

como tudo na vida, os paineis precisam e manutenção, claro que nao e uma manutençao exaustiva mas sim preventiva de modo a evitar problemas futuros.

claro que há quem diga que tem á varios anos e eles aquecem na mesma,
será que é o sol que está a aquecer? ou será as resistências? são perguntas que tem que fazer.

não acredito que paineis com 10 anos e sem manutenção nem substituição do fluido esteja a aquecer com o sol. mas isso é a minha opinião

tenho dito

soltec
Só sei que nada sei, (socrates)
mas tento aprender (jmsf)

---------jmsf----------

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

soltec Escreveu:boas

como tudo na vida, os paineis precisam e manutenção, claro que nao e uma manutençao exaustiva mas sim preventiva de modo a evitar problemas futuros.

claro que há quem diga que tem á varios anos e eles aquecem na mesma,
será que é o sol que está a aquecer? ou será as resistências? são perguntas que tem que fazer.

não acredito que paineis com 10 anos e sem manutenção nem substituição do fluido esteja a aquecer com o sol. mas isso é a minha opinião

tenho dito

soltec
boas

isto foi o que li aí num tópico que havia alguem que tinha uns paineis com mais de 10 anos e que nunca tinha feito qualquer manutenção porque nem sequer tinha conhecimento que os paineis tinham manutenção, e houve um furista que acho que é instalador confirmou que antigamente as pessoas por desconhecimento não faziam manutenção, agora se aquecia a agua através da resistencia ou através do sol não sei, mas será uma boa pergunta.
se conseguir encontrar em que tópico é que está vou fazer a pergunta.
já agora uma pergunta o fluido tem que ser substituido ou só acrescentado para repôr o nivel?

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

cada vez gosto mais do meu 1º painel, sem fluidos, sem anodos de magnesio, sem manutenção...
è pura e simplesmente o sol a aquecer a agua e aquece bem, só não funciona muito bem em 3 meses por ano, mas acho normal.
pensava que o fluido tinha como principal objectivo o anticongelamento da agua, mas afinal também serve para troca de energia.
pelo que entendi, sem o fluido o painel não aquece a agua, não creio que seja verdade mas aceito...
o fluido neste caso é tipo o ar condicionado, só que em vez de gás usa um liquido (fluido) para aquecer a agua.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:cada vez gosto mais do meu 1º painel, sem fluidos, sem anodos de magnesio, sem manutenção...
è pura e simplesmente o sol a aquecer a agua e aquece bem, só não funciona muito bem em 3 meses por ano, mas acho normal.
pensava que o fluido tinha como principal objectivo o anticongelamento da agua, mas afinal também serve para troca de energia.
pelo que entendi, sem o fluido o painel não aquece a agua, não creio que seja verdade mas aceito...
o fluido neste caso é tipo o ar condicionado, só que em vez de gás usa um liquido (fluido) para aquecer a agua.
boas

o teu painel era daqueles em que a agua é que circulava na serpentina e ao aquecer ía para o depósito? e entrava a agua que estava na parte de baixo do depósito.?

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

era não, é...
è um painel que ainda está no mercado e é vendido principalmente pela cadeia de lojas belmiro de azevedo.
tenho pena de não estar no programa do estado.
mas penso que sim, é do sistema que dizes, a agua fria entra, aquece ao sol e sobe para o reservatório.
simples....
sempre pensei que era assim que todos funcionavam, pois realmente ter uma despesa de 50,00 € ano em manutenção é obra, são quase 3 bilhas de gás, e deixa de compensar o solar.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:era não, é...
è um painel que ainda está no mercado e é vendido principalmente pela cadeia de lojas belmiro de azevedo.
tenho pena de não estar no programa do estado.
mas penso que sim, é do sistema que dizes, a agua fria entra, aquece ao sol e sobe para o reservatório.
simples....
sempre pensei que era assim que todos funcionavam, pois realmente ter uma despesa de 50,00 € ano em manutenção é obra, são quase 3 bilhas de gás, e deixa de compensar o solar.

boas
ainda me lembro desses paineis, até pensei que já não fizessem novos porque diziam que tinham pouco rendimento e com o liquido tinham melhor rendimento, e que tinham o problema de terem a agua dentro do painel com a pressão da rede, afinal estasse a provar que mesmo assim são melhores.
eu pensava que apesar de ter o liquido em vez de agua que os paineis não necessitavam de manutenção porque sendo assim realmente começo a ter duvidas se será rentavel, é que nem para o ambiente.
acho que não vou retirar o termoacomulador que daqui a uns anos vai voltar a trabalhar.
bom eles tinham que inventar alguma coisa para poderem continuar a ganhar dinheiro depois de venderem o painel, senão estavam desgraçados.
já agora se não for saber demais porque é que estás a pensar substituir o painel antigo?.

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

não voi substituir, o painel é novo, têm 1 ano e meio.
eses painéis custam menos que os do projecto do governo, eu só não compro outro porque vou para o financiamento, não tenho 1.000 € para dar a pronto.
o que quero é que o novo painel seja uma ajuda ao que já tenho, vou liga-los em série.
eu uso muito a agua do painel que possuo, não só para as 5 pessoas de casa como para as duas máquinas de lavar, e logo a agua no inverno não chega para tudo.
o meu interesse é que com mais este painel conseguirei ter agua quente por mais dias. no inverno e durante 2 ou 3 meses não consigo e uso o esquentador para ajudar.
ontem apesar de estar o dia todo nublado, todos tomaram banho e ainda usei as máquinas, de manhã já sentia a agua morna.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:não voi substituir, o painel é novo, têm 1 ano e meio.
eses painéis custam menos que os do projecto do governo, eu só não compro outro porque vou para o financiamento, não tenho 1.000 € para dar a pronto.
o que quero é que o novo painel seja uma ajuda ao que já tenho, vou liga-los em série.
eu uso muito a agua do painel que possuo, não só para as 5 pessoas de casa como para as duas máquinas de lavar, e logo a agua no inverno não chega para tudo.
o meu interesse é que com mais este painel conseguirei ter agua quente por mais dias. no inverno e durante 2 ou 3 meses não consigo e uso o esquentador para ajudar.
ontem apesar de estar o dia todo nublado, todos tomaram banho e ainda usei as máquinas, de manhã já sentia a agua morna.
boas

os paineis que tens sem manutenção custam por volta dos 1.000€?
não sei se sabes mas grande parte dos bancos têm uma linha de crédito para energias renovaveis com taxas de juro bonificadas, (que não sei se sendo para aqs não é a taxa igual á que vais ter), não és obrigado a comprar os do protocologo do governo, não tens é a bonificação dada pelo governo, assim sendo se calhar poderás comprar outro igual ao que tens.
porque se ele custa a volta dos 1.000€ e com um rendimento aceitavel eu não olhava para trás, comprava um assim, porque já estou a ler por aí que os custos de manutenção anuais vão dos 50€ para cima, que assim sendo nunca mais os paineis estão amortizados.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

poupar na manutenção pode ser um erro grave. sobretudo porque, tal como nos automóveis, uma pequena atenção pode evitar uma grande despesa. mas não sei se será necessária manutenção todos os anos. um indicador a observar é o da pressão no circuito primário.
Porreiro, pá!

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

existe algum departamento estatal ou outro que nos garanta esses 6 anos de manutenção?
ou seja, depois de acabar o apoio do estado e se o instalador ou mesmo a marca sumir/falir, que nos garante essa manutenção?
pode ser feito por outro instalador de forma gratuita????

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

a manutenção está assegurada por contrato. de forma gratuita só com a empresa com a qual o contrato foi assinado.
Porreiro, pá!

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

então se essa empresa falir, o pessoal que comprou á dita empresa diz adeus á manutenção dos 6 anos
parece ser um bom negócio, este ano com o apoio do estado vende-se 4 ou 5 vezes mais painéis e quando o apoio do estado acabar, dá-se falencia.
è tudo lucro...
esperemos que não esteja a dar idéias a ninguém

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

master Escreveu:então se essa empresa falir, o pessoal que comprou á dita empresa diz adeus á manutenção dos 6 anos
parece ser um bom negócio, este ano com o apoio do estado vende-se 4 ou 5 vezes mais painéis e quando o apoio do estado acabar, dá-se falencia.
è tudo lucro...
boas

de vez em quando aparece por aí pessoal a dizer mal das exigências do governo para as empresas poderem entrar no programa, que deveriam entrar todas e mesmo assim se calhar daqui a algum tempo é capaz de desaparecer algum importador, agora imagina o que era se fosse como alguns defendem que o governo deveria dar o dinheiro, e cada um comprava onde cria.
era a aparecer importadores de paineis de aqs como cogumelos, e depois era só fechar, abrir com outro nome e cobravam a manutenção porque quem tinha vendido não tinham sido eles (a empresa), e livravam-se das responsabilidades.
a ideia que estás a dar já é muito usada, infelizmente!

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

alexjp4 Escreveu:
master Escreveu:então se essa empresa falir, o pessoal que comprou á dita empresa diz adeus á manutenção dos 6 anos
è tudo lucro...
boas

de vez em quando aparece por aí pessoal a dizer mal das exigências do governo para as empresas poderem entrar no programa, que deveriam entrar todas e mesmo assim se calhar daqui a algum tempo é capaz de desaparecer algum importador, agora imagina o que era se fosse como alguns defendem que o governo deveria dar o dinheiro, e cada um comprava onde cria.
era a aparecer importadores de paineis de aqs como cogumelos, e depois era só fechar, abrir com outro nome e cobravam a manutenção porque quem tinha vendido não tinham sido eles (a empresa), e livravam-se das responsabilidades.
boas

mas "alexjp4" os importadores/produtores ja são como cogumelos!.... actualmente tens 43 (quarenta e três!) marcas aderentes ao programa!!!!!!.....
so´esta semana entraram 8!....
eu bem dizia que as margens de lucro da maioria das marcas era um verdadeiro "maná"!... esta adesão das marcas só prova isso....
no meio deste panorama há que reconhecer que o sistema norquente tem uma exclente relação qualidade/preço!....

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

se for uma empresa estruturada, será comprada por outra que terá que assumir as responsabilidades supervenientes. quanto ao resto, não se prevê que o mercado encolha, pelo contrário. ainda assim, quando pesquisamos informações relativas aos produtos convém averiguar também se a empresa é de registo recente, ou se se trata de mais um importador de produtos brancos fabricados no oriente e que não assume qualquer responsabilidade sobre os mesmos.
desconheço os termos do protocolo que têm que assinar, mas acredito que estará tudo previsto.
Porreiro, pá!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

mamilcar Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
è tudo lucro...
boas

boas

mas "alexjp4" os importadores/produtores ja são como cogumelos!.... actualmente tens 43 (quarenta e três!) marcas aderentes ao programa!!!!!!.....
so´esta semana entraram 8!....
eu bem dizia que as margens de lucro da maioria das marcas era um verdadeiro "maná"!... esta adesão das marcas só prova isso....
no meio deste panorama há que reconhecer que o sistema norquente tem uma exclente relação qualidade/preço!....

boas

parece que ando distraido da ultima vez eram só 35!
já estive a ver, a concorrência é grande mas o consumidor não está a ser beneficiado há 18 empresas com os valores quase identicos não chega a 50€ de diferença.
e mais que uma empresa com os preços exactamente iguais
cá para mim deve haver por aí paineis que antes do protocologo conseguiam sair mais baratos, agora no meio da confusão até devem ser vendidos.
finalmente já chegaram os chineses! os preços é que são iguais aos outros.
ainda bem que comprei quando só havia 3 empresas!!!
de qualquer maneira os critérios de escolha seriam os mesmos só que os paineis que comprei, já não mos instalavam e teria que escolher outra.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”