pronto, de 22 marcas, reduzi isto a 4:
rigsun
vulcano/junkers
wikora
baxiroca
destaquei estas pela eficiência dos painéis. em termos de preços, são mais ou menos idênticos. estou inclinado para a rigsun, q apresenta o painel mais eficiente. mas, mesmo assim, gostaria de saber quanto ao restante material, mais precisamente aos depósitos (isolamento, interior, exterior, etc). já li algumas coisas no forum sobre os materiais, mas alguns argumentos são contraditórios. disseram-me q o cobre era o material q melhor mantinha a temperatura (material no interior) e q no exterior deveria ser inox e para evitar o esmalte, pois passados uns anos os depósitos parecem as banheiras de antigamente, todas enferrujadas. como não percebo muito de materiais, gostaria q me dessem uma ajuda.
cumprimentos
Já escolhi! Ou melhor, quase...
-
Tom_Joad
Autor do tópico - Membro

- Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm
-
flecha
- Membro

- Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am
Re: Já escolhi! Ou melhor, quase...
estamos a falar de que sistema em concreto? ts200l; ts300l ou cf300l?
-
Tom_Joad
Autor do tópico - Membro

- Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm
pois, esqueci-me desse pormenor...
ts200l
agradeço se alguém me puder ajudar na escolha.
cumprimentos
ts200l
agradeço se alguém me puder ajudar na escolha.
cumprimentos
-
Ninja
- Membro Dedicado

- Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm
boas,
tom joad, já instalei rigsun, por fora o depósito é forrado a chapa de aluminio o interior é aço esmaltado, os paineis são bons a estrutura é em aço galbanizado como os postes da luz. só a fixação da estrutura há habitação é que não aconselho o que eles trazem. o tipo fixação deles é pousada em cima das telhas. é fácil de resolver. publicei umas fotos no tópico "energia solar - alguém conhece a rigsun. viewtopic.php?f=28&t=10132&p=104506&e=104506 , nessas fotos podes ver como se fez a fixação.
cumprimentos
ninjaportuga - gmr
tom joad, já instalei rigsun, por fora o depósito é forrado a chapa de aluminio o interior é aço esmaltado, os paineis são bons a estrutura é em aço galbanizado como os postes da luz. só a fixação da estrutura há habitação é que não aconselho o que eles trazem. o tipo fixação deles é pousada em cima das telhas. é fácil de resolver. publicei umas fotos no tópico "energia solar - alguém conhece a rigsun. viewtopic.php?f=28&t=10132&p=104506&e=104506 , nessas fotos podes ver como se fez a fixação.
cumprimentos
ninjaportuga - gmr
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
o meu com a estrutura que veio está assente na placa por baixa das telhas.