Já escolhi! Ou melhor, quase...

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Tom_Joad
Membro
Membro
Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm

Já escolhi! Ou melhor, quase...

Mensagem por Tom_Joad »

pronto, de 22 marcas, reduzi isto a 4:

rigsun
vulcano/junkers
wikora
baxiroca

destaquei estas pela eficiência dos painéis. em termos de preços, são mais ou menos idênticos. estou inclinado para a rigsun, q apresenta o painel mais eficiente. mas, mesmo assim, gostaria de saber quanto ao restante material, mais precisamente aos depósitos (isolamento, interior, exterior, etc). já li algumas coisas no forum sobre os materiais, mas alguns argumentos são contraditórios. disseram-me q o cobre era o material q melhor mantinha a temperatura (material no interior) e q no exterior deveria ser inox e para evitar o esmalte, pois passados uns anos os depósitos parecem as banheiras de antigamente, todas enferrujadas. como não percebo muito de materiais, gostaria q me dessem uma ajuda.

cumprimentos

flecha
Membro
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 10:54 am

Re: Já escolhi! Ou melhor, quase...

Mensagem por flecha »

estamos a falar de que sistema em concreto? ts200l; ts300l ou cf300l?

Autor do tópico
Tom_Joad
Membro
Membro
Registado: sexta mai 29, 2009 1:12 pm

Mensagem por Tom_Joad »

pois, esqueci-me desse pormenor...

ts200l

agradeço se alguém me puder ajudar na escolha.

cumprimentos

Ninja
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm

Mensagem por Ninja »

boas,
tom joad, já instalei rigsun, por fora o depósito é forrado a chapa de aluminio o interior é aço esmaltado, os paineis são bons a estrutura é em aço galbanizado como os postes da luz. só a fixação da estrutura há habitação é que não aconselho o que eles trazem. o tipo fixação deles é pousada em cima das telhas. é fácil de resolver. publicei umas fotos no tópico "energia solar - alguém conhece a rigsun. viewtopic.php?f=28&t=10132&p=104506&e=104506 , nessas fotos podes ver como se fez a fixação.
cumprimentos
ninjaportuga - gmr

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

o meu com a estrutura que veio está assente na placa por baixa das telhas.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”