boa noite,
ao tomar conhecimento da actual campanha para a aquisição de painéis solares térmicos pensei aplicar em casa um kit termossifão de 300l, inicialmente tudo parecia fácil, mas ao ter alguns conhecimentos sobre o assunto (graças aos posts no novaenergia) surgiram algumas dúvidas, que com a vossa ajuda gostaria de esclarecer, e que passo a citar:
moro numa zona em que a média da radiação solar é a pior do país logo deveria optar por colectores da série fkt mas o seu custo penso ser elevado, assim o melhor serão os colectores painéis selectivos fkc que têm um rendimento muito aproximado. o problema é que o kit de 200l tem esses painéis mas o kit de 300l é equipado com colectores da série fkb com pior rendimento e semi-selectivos.
perante o atrás exposto gostaria de saber se realmente é notória a diferença entre o rendimento dos colectores fkc e fkb?
se sim, será que posso colocar 2 kits em paralelo de 200l ? (a diferença no preço é pouca) ou será que posso pedir o kit de 300l e optar por painéis fkc pagando a diferença?
antecipadamente, um muito obrigado a todos pela atenção.
vipa
Rendimento de colectores FKC/FKB
-
vipa
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda ago 17, 2009 11:58 pm
-
tecnica
- Membro

- Registado: quinta ago 13, 2009 9:30 am
Re: Rendimento de colectores FKC/FKB
meu caro
os kits foram calibrados para funcionar bem, qualidade-segurança
já vi o desempenho dos tres modelos e te digo se alguem se aventura a inventar e trocar os paineis fkb por fkt podes ter a certeza se não existirem seguranças extra o painel e o acumulador fervem.
temperatura de estagnação fbt 216ºc. imagina 2 dias sem gastares agua (fim de semana que vas de ferias).
ja fostes
os kits foram calibrados para funcionar bem, qualidade-segurança
já vi o desempenho dos tres modelos e te digo se alguem se aventura a inventar e trocar os paineis fkb por fkt podes ter a certeza se não existirem seguranças extra o painel e o acumulador fervem.
temperatura de estagnação fbt 216ºc. imagina 2 dias sem gastares agua (fim de semana que vas de ferias).
ja fostes
-
vipa
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda ago 17, 2009 11:58 pm
Re: Rendimento de colectores FKC/FKB
amigo “técnica” fico agradecido pelo seu esclarecimento.
sem querer abusar da sua paciência, gostaria de recorrer à vossa experiência e conhecimentos, para esclarecer outras dúvidas que ainda tenho, é que vou instalar o sistema em duas casas distintas.
numa estou a pensar optar pelo ts200l com apoio de resistência eléctrica, pois a casa tem cilindro eléctrico, é só retira-lo do circuito, penso que fica resolvido, a duvida é saber a potencia da resistência para ter uma ideia do consumo de electricidade do sistema.
na outra casa é que tem que ser um sistema de 300 litros e por falta de espaço no interior para o depósito vai ter que ser um termossifão, com apoio de esquentador wt censor, mas estou receoso por os colectores serem semi-selectivos.
estou inclinado a montar 2 sistemas ts200 em vez de um ts300 e liga-los em paralelo o que dá 400l e os colectores em vez de serem lacados a preto são em crómio negro.
na vossa opinião que desvantagens terá esta solução?
antecipadamente, um muito obrigado pela atenção.
sem querer abusar da sua paciência, gostaria de recorrer à vossa experiência e conhecimentos, para esclarecer outras dúvidas que ainda tenho, é que vou instalar o sistema em duas casas distintas.
numa estou a pensar optar pelo ts200l com apoio de resistência eléctrica, pois a casa tem cilindro eléctrico, é só retira-lo do circuito, penso que fica resolvido, a duvida é saber a potencia da resistência para ter uma ideia do consumo de electricidade do sistema.
na outra casa é que tem que ser um sistema de 300 litros e por falta de espaço no interior para o depósito vai ter que ser um termossifão, com apoio de esquentador wt censor, mas estou receoso por os colectores serem semi-selectivos.
estou inclinado a montar 2 sistemas ts200 em vez de um ts300 e liga-los em paralelo o que dá 400l e os colectores em vez de serem lacados a preto são em crómio negro.
na vossa opinião que desvantagens terá esta solução?
antecipadamente, um muito obrigado pela atenção.