Termo-sifão???
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm
Termo-sifão???
bem quero comprar um sistema solar de aquecimento de água.
a minha duvida é muito importante será que o sistema solar de termosifão é suficiente para aquecimento de agua e será que com o apoio de resistência eléctrica ele não consumirá muita energia no inverno acabando por não compensar???
e será que tirando o esquentador a gás (acabando com o gás cá em casa) poderia ter água quente para 3 pessoas mesmo durante o inverno com uma resistencia eléctrica?
porque usar o outro sistema cá em casa aquele com o enorme depósito é impossivel, falta de espaço.
qual aconselham que fica o mais ecológico possivel (usar o menor consumo electrico possivel), para banhos para 3 pessoas ao fim do dia e para usar para o lava-loiça e lavatório.
obrigado pelas vossas ajudas. já agora qual a marca que aconselham.
a minha duvida é muito importante será que o sistema solar de termosifão é suficiente para aquecimento de agua e será que com o apoio de resistência eléctrica ele não consumirá muita energia no inverno acabando por não compensar???
e será que tirando o esquentador a gás (acabando com o gás cá em casa) poderia ter água quente para 3 pessoas mesmo durante o inverno com uma resistencia eléctrica?
porque usar o outro sistema cá em casa aquele com o enorme depósito é impossivel, falta de espaço.
qual aconselham que fica o mais ecológico possivel (usar o menor consumo electrico possivel), para banhos para 3 pessoas ao fim do dia e para usar para o lava-loiça e lavatório.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm
Re: Termo-sifão???
arthe Escreveu:bem quero comprar um sistema solar de aquecimento de água.
a minha duvida é muito importante será que o sistema solar de termossifão é suficiente para aquecimento de agua e será que com o apoio de resistência eléctrica ele não consumirá muita energia no inverno acabando por não compensar???
e será que tirando o esquentador a gás (acabando com o gás cá em casa) poderia ter água quente para 3 pessoas mesmo durante o inverno com uma resistência eléctrica?
porque usar o outro sistema cá em casa aquele com o enorme depósito é impossível, falta de espaço.
qual aconselham que fica o mais ecológico possível (usar o menor consumo eléctrico possível), para banhos para 3 pessoas ao fim do dia e para usar para o lava-loiça e lavatório.
quanto a teres água quente com um termossifão, vais tê-la com certeza. para 3 banhos ao fim do dia + cozinha e wc, julgo que um ts200l é suficiente.
quanto ao consumo de energia, mesmo com apoio eléctrico durante os meses mais frios (novembro a março), é sempre compensatório. se morares no sul ainda economizas mais. agora convém instalares um quadro com um relógio programador para que possas ter um controlo total sobre o sistema. e já agora, de preferência teres tarifa bi-horária.
quanto a marcas, há muitas boas no protocolo. eu meti solahart, mas existem marcas mais baratas com bons rendimentos (norquente por ex.). é tudo uma questão de fazeres as contas aos €€€.
jotamira
por uma pegada cada vez mais verde
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 09, 2008 3:26 pm
obrigado pela resposta, moro em odivelas numa zona muito soalheira. e tenho um lado do telhado virado mesmo para o nascer do sol, apanha sol no verão pelo menos até às 18h00. e mal ele nasce tem logo o sol a bater. como a vivenda é das mais altas na zona não tenho sombras.
em odivelas qual o melhor e com boa assistencia.
em odivelas qual o melhor e com boa assistencia.
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo mar 01, 2009 10:15 pm
boas,
penso que o sistema de 200lt chega, mas fica pelas pontas, eu aconselho sempre a instalação de um 300lt, o investimento é maior mas depois a resistência não entra em funcionamento tantas vezes.
amanhá aumenta o numero de pessoas na habitação ( um filho um familiar,etc) e já não te lamentas por não ter instalado um de 300lt.
cumprimentos
ninjaportuga
penso que o sistema de 200lt chega, mas fica pelas pontas, eu aconselho sempre a instalação de um 300lt, o investimento é maior mas depois a resistência não entra em funcionamento tantas vezes.
amanhá aumenta o numero de pessoas na habitação ( um filho um familiar,etc) e já não te lamentas por não ter instalado um de 300lt.
cumprimentos
ninjaportuga
-
- Membro
- Registado: quarta set 02, 2009 11:19 pm
boas.
acabei de instalar um temosifão com 200l ,de baixa pressão ,tubos de vácuo em que a água circula directamente nos tubos.
foi uma aventura de 3 meses que depois de muita pesquisa e muitos mails acabou com a importação directa da china com entrega em minha casa.mais cómodo não conheço.
seguiu-se a instalação,a compra de um pequeno motor de balão torneira termostática e depósito tipo autoclismo.algumas torneiras ,válvulas, elementos de ligação e uns metros de tubo de cobre.
tenho que cobrir 2/3 do painel durante o verão.dizem -me que de inverno terei um aproveitamento bom desde que haja algum sol.
vamos à dolorosa, que comparativamente aos preços que vi por cá nem doeu muito.
tudo prontinho a funcionar,1300€.
claro que o painel tem garantia ,mas seria complicado.
meu caro arthe não lhe aconselho a desistir do esquentador.haverá muitos dias sem sol.
acabei de instalar um temosifão com 200l ,de baixa pressão ,tubos de vácuo em que a água circula directamente nos tubos.
foi uma aventura de 3 meses que depois de muita pesquisa e muitos mails acabou com a importação directa da china com entrega em minha casa.mais cómodo não conheço.
seguiu-se a instalação,a compra de um pequeno motor de balão torneira termostática e depósito tipo autoclismo.algumas torneiras ,válvulas, elementos de ligação e uns metros de tubo de cobre.
tenho que cobrir 2/3 do painel durante o verão.dizem -me que de inverno terei um aproveitamento bom desde que haja algum sol.
vamos à dolorosa, que comparativamente aos preços que vi por cá nem doeu muito.
tudo prontinho a funcionar,1300€.
claro que o painel tem garantia ,mas seria complicado.
meu caro arthe não lhe aconselho a desistir do esquentador.haverá muitos dias sem sol.
-
- Membro
- Registado: domingo mar 29, 2009 12:56 am
como fizeste a importação?cisco Escreveu:boas.
...
...
que meios usaste?
-
- Membro
- Registado: quarta set 02, 2009 11:19 pm
boas.
negociei por mail.depois consegui um transitário que tratou de quase toda a papelada .
agora que o trabalho na escola começou,conversa puxa conversa tenho 4 colegas que já me pediram para encomendar.dá algum trabalho,mas vale a pena.
cumprimentos.
negociei por mail.depois consegui um transitário que tratou de quase toda a papelada .
agora que o trabalho na escola começou,conversa puxa conversa tenho 4 colegas que já me pediram para encomendar.dá algum trabalho,mas vale a pena.
cumprimentos.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm
boas
também sugiro... que mantenha a resistência desligada e use um esquentador! fica mais barato!
cumps
também sugiro... que mantenha a resistência desligada e use um esquentador! fica mais barato!
cumps
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
quanto à questão da resistência ser mais cara que o esquentador. já tenho o meu sistema termosifão artilhado com relógio e contador. sempre quero ver na práctica, quanto me ficará manter a àgua quente no inverno.
outro extra, vai ser uma sonda a medir a temperatura da água no acumulador, para ajudar avaliar o que o painel consegue fazer em função da meteorologia, assim como avaliar as perdas do acumulador.
outro extra, vai ser uma sonda a medir a temperatura da água no acumulador, para ajudar avaliar o que o painel consegue fazer em função da meteorologia, assim como avaliar as perdas do acumulador.