viva a todo o fórum...
desde já os meus cumprimentos a todos os que ajudam a fazer deste blog o que ele é: uma ajuda a todos os interessados nas "novas" energias.
bom, exponho a minha situação..
vou colocar um sistema aqs solar, mas tenho uma 'enorme' dúvida, que se prende de optar pelo programa do governo ou não.
a minha situação é a seguinte:
- actualmente tenho aqs por recuperador de calor, para um cilindro (de 2 serpentinas) de 200l. este cilindro está no sotão, e pelo que vi não consigo lá colocar mais nenhum pelo programa do governo (porque tem 1,6m de altura)
- somos 3 a caminhar para 4 cá em casa
- a minha vivenda tem telhado de 2 águas (viradas a este e oeste) - o pior cenário possível
- como apoio já tenho um esquentador de chama modulante
estou a considerar as seguintes opções:
1) colocar um novo conjunto por termosifão 300l (ao abrigo do programa do governo)
2) aproveitar o meu actual cilindro e colocar painéis para circulação forçada (mais respectivos acessórios) - por minha conta (e sem recorrer ao programa)
sobre isto ainda outra dúvida:
se optar por construir o meu sistema de circulaçãoforçada (opção 2).. será que é suficiente um painel para o cilindro de 200l ou deveria já meter 2 painés?
alguém me pode ajudar neste dilema?
cumprimentos,
bracara
Programa Solar do Governo ou talvez não
-
bracara
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm
-
raposo
- Membro Silver

- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
Re: Programa Solar do Governo ou talvez não
esta.
1) colocar um novo conjunto por termosifão 300l (ao abrigo do programa do governo)
saida da agua quente do termossifão entrar na fria do outro!!!!!!!
-
bracara
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: sexta jul 31, 2009 12:25 pm
Re: Programa Solar do Governo ou talvez não
viva
ou teria de ter os dois cilindros ligados de um modo que funcionassem apenas como um único? como é que poderia isso ser feito?
e no inverno, como o volume de água seria muito grande (500l) o solar quase que não aqueceria a água, certo?
e a opção de ter apenas 1 painel forçado para o actual cilindro de 200l, por ser mais barata, não seria igualmente eficaz?
desde já o meu obrigado pelo vosso feedback
bracara
mas nesse caso, só quando gastasse muita água do cilindro 'actual', é que iria entrar água aquecida do solar?1) colocar um novo conjunto por termosifão 300l (ao abrigo do programa do governo)
ou teria de ter os dois cilindros ligados de um modo que funcionassem apenas como um único? como é que poderia isso ser feito?
e no inverno, como o volume de água seria muito grande (500l) o solar quase que não aqueceria a água, certo?
e a opção de ter apenas 1 painel forçado para o actual cilindro de 200l, por ser mais barata, não seria igualmente eficaz?
desde já o meu obrigado pelo vosso feedback
bracara