Sugestão para novos pontos WATTDRIVE
-
rocker_pt
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Sugestão para novos pontos WATTDRIVE
olá,
como este é um projecto pioneiro, nada mais do que conciliar o interesse nosso, possuidores de ve, com as empresas que projectam a rede de abastecimento os chamados pontos wattdrive.
por isso eu questiono, para todos os utilizadores de ve, sugerirem os locais estratégicos, ao longo de todo o país, para que após existir uma lista considerável, contactar a edp (http://www.eco.edp.pt/) e assim rumarmos todos a bom porto.
alguns locais prioritários que eu sugiro são:
geral
- polos universitários, pois os estudantes são os primeiros a utilizarem motas ve, por serem mais informados, pelo menor poder de compra, facilidade de deslocação.
- centros de cidades
-
-
locais concretos (digam as vossas necessidades concretas, quem sabe não colocam um wattdrive só para si)
-
-
-
como este é um projecto pioneiro, nada mais do que conciliar o interesse nosso, possuidores de ve, com as empresas que projectam a rede de abastecimento os chamados pontos wattdrive.
por isso eu questiono, para todos os utilizadores de ve, sugerirem os locais estratégicos, ao longo de todo o país, para que após existir uma lista considerável, contactar a edp (http://www.eco.edp.pt/) e assim rumarmos todos a bom porto.
geral
- polos universitários, pois os estudantes são os primeiros a utilizarem motas ve, por serem mais informados, pelo menor poder de compra, facilidade de deslocação.
- centros de cidades
-
-
locais concretos (digam as vossas necessidades concretas, quem sabe não colocam um wattdrive só para si)
-
-
-
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
tiago_eco
- Membro Silver

- Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Re: Sugestão para novos pontos WATTDRIVE
grandes superficies comerciaisrocker_pt Escreveu:olá,
geral
- centros de cidades
-
-
-
-
-
parques de estacionamento (medios e grandes)
hospitais e clínicas (já que o tempo de espera é...significativo )
todos os portos de abastecimento fósseis (se nao for pedir muito )
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
curiosamente tenho tambem pensado nisso e vejo que nenhum de voces tem visao. os melhores sitios para wattdrives sao as auto-estradas. é por ai que trafico grosso circula é lá que os quero. resta saber se as estaçoes de serviço vão as colocar por iniciativa propria, por imposição do governo ou se vao ser necessária a construção de novas estaçoes de serviço.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
as praias, as praias...
locais turisticos, de lazer, de fim-de-semana...
locais de trabalho e de estudo (jah referido).
e por ultimo, locais de viagem... as bombas de gasolina estao onde estao por alguma razao...
locais turisticos, de lazer, de fim-de-semana...
locais de trabalho e de estudo (jah referido).
e por ultimo, locais de viagem... as bombas de gasolina estao onde estao por alguma razao...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
rocker_pt

agradeço, entretanto as vossas sugestões que deram e outras que venham a dar.
no meu caso pessoal, trabalho perto de casa, e é suficiente a carga que faço em casa para as minhas deslocações regulares. não tenho necessidade de carregar nos wattdrives. mas sei que existem foristas aqui, que não usam o seu ve às vezes, porque a autonomia não chega para as suas deslocações diárias, ou a um local exporádico onde pretendem ir. é para estas pessoa que eu dirijo esta pergunta do local em concreto.
para além dos pontos gerais, pretendia reunir alguns locais (rua/praça:.......cidade: .....cp:....).
a minha ideia é colaborar com a edp, sugerindo novos locais, pois somos nós que estamos no terreno que podemos dar uma ideia mais precisa das reais necessidades.
lembro que após os nossos veiculos começarem a carregar no exterior, a visibilidade será maior, e então mais facilmente novos utilizadores de ve existirão.
no meu caso pessoal, trabalho perto de casa, e é suficiente a carga que faço em casa para as minhas deslocações regulares. não tenho necessidade de carregar nos wattdrives. mas sei que existem foristas aqui, que não usam o seu ve às vezes, porque a autonomia não chega para as suas deslocações diárias, ou a um local exporádico onde pretendem ir. é para estas pessoa que eu dirijo esta pergunta do local em concreto.
para além dos pontos gerais, pretendia reunir alguns locais (rua/praça:.......cidade: .....cp:....).
a minha ideia é colaborar com a edp, sugerindo novos locais, pois somos nós que estamos no terreno que podemos dar uma ideia mais precisa das reais necessidades.
lembro que após os nossos veiculos começarem a carregar no exterior, a visibilidade será maior, e então mais facilmente novos utilizadores de ve existirão.
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
requisito obrigatório na construção de novas garagens e estacionamentos privados, incluindo os parques de estacionamento de empresas privadas.
os parques de estacionamento da policia (para quando formos pagar as multas de mau estacionamento)
os parques de estacionamento da policia (para quando formos pagar as multas de mau estacionamento)
sergiomms
-
Bluesky
- Membro Platinium

querem sugestões? pois muito bem, os pontos wattdrive actuais sao, basicamente, uma grande mer**. é necessário igualmente alguma segurança, nao basta colocar postes carregadores e deixar os cabos em cima do passeio.
funcionaria melhor parques fechados especialmente concebidos para os veiculos electricos, com boa segurança e acesso restrito.
igualmente nas futuras estaçoes de serviço em autoestradas, o acesso feito por aderentes ao serviço (wattdrive) com cartoes magneticos em recintos fechados para carregamentos de evs, ja que exige parqueamento por um periodo de x tempo com uma determinada segurança y. disse.
funcionaria melhor parques fechados especialmente concebidos para os veiculos electricos, com boa segurança e acesso restrito.
igualmente nas futuras estaçoes de serviço em autoestradas, o acesso feito por aderentes ao serviço (wattdrive) com cartoes magneticos em recintos fechados para carregamentos de evs, ja que exige parqueamento por um periodo de x tempo com uma determinada segurança y. disse.
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
blue deixa os existir primeiro e depois podemos falar sobre isso!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Bluesky
- Membro Platinium

serges, eu compreendo a tua questão mas mover por desespero nunca resultou. o topico é "sugestão para novos pontos wattdrive" logo nao estou a fugir ao tema. acredito que a segurança nao seja um aspecto secundário.
isto é assim: ou a coisa começa bem ou começa mal. se se começa mal a coisa morre, e no capitulo dos veiculos electricos eu sou um daqueles que nao quer que a coisa corra mal, logo tenho que reclamar. compreendes tambem nao? por exemplo o modelo a da ford sobreviveu e vençeu nao por falta de concorrençia mas porque começou bem, ou seja, porque era uma inovação bem planeada e que foi consequentemente bem executada.
depois porque acredito que os electropontos sao precisos em todo o lado (de norte a sul) logo a localização dos primeiros será absolutamente irrelevante e uma falsa questão, pois como é evidente serão em lisboa, no porto e em coimbra. acredito tambem que quem esperou por eles até agora tambem possa esperar alguns anos até lhes cair um na graça...
desculpem qualquer coisinha. um grande abraço. j
isto é assim: ou a coisa começa bem ou começa mal. se se começa mal a coisa morre, e no capitulo dos veiculos electricos eu sou um daqueles que nao quer que a coisa corra mal, logo tenho que reclamar. compreendes tambem nao? por exemplo o modelo a da ford sobreviveu e vençeu nao por falta de concorrençia mas porque começou bem, ou seja, porque era uma inovação bem planeada e que foi consequentemente bem executada.
depois porque acredito que os electropontos sao precisos em todo o lado (de norte a sul) logo a localização dos primeiros será absolutamente irrelevante e uma falsa questão, pois como é evidente serão em lisboa, no porto e em coimbra. acredito tambem que quem esperou por eles até agora tambem possa esperar alguns anos até lhes cair um na graça...
desculpem qualquer coisinha. um grande abraço. j
-
rocker_pt

mais alguma rua em concreto que alguém necessite de ter um pondo de carga?
existe algum local que não conseguem ir no dia-a-dia por falta de autonomia (pelo menos tem de fazer permanência nesse local por mais do que 2 horas, para carregar)?
existe algum local que não conseguem ir no dia-a-dia por falta de autonomia (pelo menos tem de fazer permanência nesse local por mais do que 2 horas, para carregar)?
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
Volt
- Membro Platinium

fora de lisboa, conta?
-
rocker_pt

sim.
o programa da edp é para portugal, logo estaremos a ajudar a edp a ir ao nosso encontro nesta causa dos ve. é melhor darmos uma ajuda, do que deixá-los pensar nos locais, pois eles nem tem ves, e sabem lá das reais necessidades.
o programa da edp é para portugal, logo estaremos a ajudar a edp a ir ao nosso encontro nesta causa dos ve. é melhor darmos uma ajuda, do que deixá-los pensar nos locais, pois eles nem tem ves, e sabem lá das reais necessidades.
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
serges
- Administrador

mas isso já foi feito!rocker_pt Escreveu:sim.
com a ane a enviar toda essa informação!
faltou os que não pertencem a ane
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
visitante
- Membro Gold

- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam ...
e porque não colocar tambem pontos de recarga em postos de iluminação publica ?..
as portinholas de acesso para assistencia técnica aos mesmos poderiam alojar uma ou duas tomadas..claro que não penso na aplicação sistematica..mas intercalados de 3 em 3 ou 4 em 4 seria uma boa solução..a infraestrutura existe..não haveria uma aglomeração de veiculos em redor dos postos do tipo que disponibilizam neste momento..
é uma questão que pondero abordar nas reuniões com pelo menos duas camaras..na linha do que já afirmei noutro topico..
técnicamente..e antecipando o horario que normalmente é pré-estabelecido para ligação da iluminação publica..creio que seria exequivel a colocação de um temporizador entre o ponto de abastecimento e a lampada após as tomadas de recarga no poste..mas..como creio ser do conhecimento geral..não sou um entendido nesta matéria..
mas creio ser melhor ideia..com todo o respeito pela do rocker_pt ..que apresentar pedidos á edp para pontos muito dedicados..se se pretende a generalização do uso de ve´s tambem será legitimo o pedido de generalização de pontos de recarga..
abraços
[***************]
e porque não colocar tambem pontos de recarga em postos de iluminação publica ?..
as portinholas de acesso para assistencia técnica aos mesmos poderiam alojar uma ou duas tomadas..claro que não penso na aplicação sistematica..mas intercalados de 3 em 3 ou 4 em 4 seria uma boa solução..a infraestrutura existe..não haveria uma aglomeração de veiculos em redor dos postos do tipo que disponibilizam neste momento..
é uma questão que pondero abordar nas reuniões com pelo menos duas camaras..na linha do que já afirmei noutro topico..
técnicamente..e antecipando o horario que normalmente é pré-estabelecido para ligação da iluminação publica..creio que seria exequivel a colocação de um temporizador entre o ponto de abastecimento e a lampada após as tomadas de recarga no poste..mas..como creio ser do conhecimento geral..não sou um entendido nesta matéria..
mas creio ser melhor ideia..com todo o respeito pela do rocker_pt ..que apresentar pedidos á edp para pontos muito dedicados..se se pretende a generalização do uso de ve´s tambem será legitimo o pedido de generalização de pontos de recarga..
abraços
[***************]
-
serges
- Administrador

boas fernando é uma ideia interessante, eu fui mais pelas superficies comerciais e parques de estacionamento![***************] Escreveu:vivam ...
abraços
[***************]
essa é uma ideia genial e bastante mais em conta já que a estrutura já existe, desnecessária a instalação de ponto de carga como os wattdrive mais dinheiro poupado e iluminação existe em qualquer lado!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
essa infraestrutura é boa para ....... lampadas.
normalmente esses postes são alimentados através de um cabo de 4mm2 para 20a , ou 6mm2 para 30a , em cada poste existe uma portinhola para acesso a um seccionador fusivel de 2 ou 6 amperes e a lampada é de vapor de sódio ou mista de 70w ou 150w, a linha é alimentada a partir de quadro de passeio ou de um pt, que é onde se situa a fotocélula ( já há muito que se deixaram de usar os temporizadores porque tinham que se acertar todas as semanas), portanto enquanto a fotocelula estiver off não há corrente na linha, o processo passaria por pôr a linha em carga constante e uma fotocélula em cada poste o que obviamente é absurdo, o pior é o regulamento em vigor que obriga e muito bem a separar circuitos de iluminação de circuitos de força motriz.
uma hipotese seria que em quase todas as ruas no principio, no meio ou no fim existem quadros de passeio ( quadro de distribuição) e nos loteamentos e arruamentos novos são mesmo obrigatórios , esse é um bom ponto para ir buscar corrente , outro ponto é o quadro de alimentação dos semáforos ou conjuntos de semáforos
mas é evidente que depende sempre se a infraestrutura existente aguenta o aumento de carga o que muitas vezes não é possivel.
normalmente esses postes são alimentados através de um cabo de 4mm2 para 20a , ou 6mm2 para 30a , em cada poste existe uma portinhola para acesso a um seccionador fusivel de 2 ou 6 amperes e a lampada é de vapor de sódio ou mista de 70w ou 150w, a linha é alimentada a partir de quadro de passeio ou de um pt, que é onde se situa a fotocélula ( já há muito que se deixaram de usar os temporizadores porque tinham que se acertar todas as semanas), portanto enquanto a fotocelula estiver off não há corrente na linha, o processo passaria por pôr a linha em carga constante e uma fotocélula em cada poste o que obviamente é absurdo, o pior é o regulamento em vigor que obriga e muito bem a separar circuitos de iluminação de circuitos de força motriz.
uma hipotese seria que em quase todas as ruas no principio, no meio ou no fim existem quadros de passeio ( quadro de distribuição) e nos loteamentos e arruamentos novos são mesmo obrigatórios , esse é um bom ponto para ir buscar corrente , outro ponto é o quadro de alimentação dos semáforos ou conjuntos de semáforos
mas é evidente que depende sempre se a infraestrutura existente aguenta o aumento de carga o que muitas vezes não é possivel.
-
Volt
- Membro Platinium

mantenho o que disse anteriormente.
praias e praias... pontos turisticos.
eh o que me faz falta neste momento. especialmente as praias do concelho de sesimbra.
praias e praias... pontos turisticos.
eh o que me faz falta neste momento. especialmente as praias do concelho de sesimbra.
-
serges
- Administrador

volt já tentas te algum contacto com algum estabelecimento?
pois as vezes é mais fácil que os parques em lisboa!
existem contrapartidas para quem ceder tal possibilidade!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
sergiomms
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
porque nunca foi necessária outra coisa senão iluminação, vejamos que algumas colunas têm também câmeras, o que significa que foram preparadas para isso.tavares Escreveu:essa infraestrutura é boa para ....... lampadas.
....
é provável que em cada coluna não possa ser instalado um ponto de carregamento, também por falta de espaço, muitas delas às vezes nem cabe a caixa com o seccionador/fusível, mas é uma questão de adaptação da linha e das colunas.
a ideia não é má, é uma questão de se trabalhar nas hipóteses.
sergiomms
-
Volt
- Membro Platinium

pois... eu nao preciso, pois tenho familia em cada esquina (e jah abasteci num cafeh de uns primos)... mas era porreiro nao ter de andar sempre a "cravar"...serges Escreveu:volt já tentas te algum contacto com algum estabelecimento?
jah falei com pessoal que trabalha na camara, mas este assunto nao era com eles e, tambem me disseram para nao ter grandes esperanças... seja como for, gostava de o fazer de forma oficial.
acho que, na quinta-feira, podemos falar um pouco de forma a (eu) perceber o que posso fazer em nome da ane. acho que era bem melhor falar em nome da ane, mas depois peço-te opiniao ao vivo.