Citroen Berlingo Electrique
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
- Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
- Contacto:
Citroen Berlingo Electrique
agora do lado dos ev tb, finalmente adquiri uma viatura 100% eléctrica, venho começar uma saga de desafios novos, depois do ovud agra o electrique
se houver alguém que seja conhecedor destas viaturas berlingo, saxo, clio, 106 e partner do grupo psa agradecia.
a informação na net é muito vaga e pouco técnica, acerca das baterias alguém sabe como se faz o atesto com água desmineralizada?
e o modelo de gestão do carregador de baterias alguém tem ou sabe onde arranjar.
se alguém tiver interessado em ajudar agradecia, serges dá aí uma mãozita.
aquele abraço
um pouco oleoso e um pouco electrico lol
se houver alguém que seja conhecedor destas viaturas berlingo, saxo, clio, 106 e partner do grupo psa agradecia.
a informação na net é muito vaga e pouco técnica, acerca das baterias alguém sabe como se faz o atesto com água desmineralizada?
e o modelo de gestão do carregador de baterias alguém tem ou sabe onde arranjar.
se alguém tiver interessado em ajudar agradecia, serges dá aí uma mãozita.
aquele abraço
um pouco oleoso e um pouco electrico lol
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Citroen Berlingo Electrique
boas
grande máquina!
mas conta mais sobre a dita!
epa o jmal sabe e conhece bem a dita!
obrigado!
grande máquina!
mas conta mais sobre a dita!
epa o jmal sabe e conhece bem a dita!
obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
oi rpl, eu posso ajudar sim, mas preciso de mais dados, faz ai uma descrição mais detalhada com fotos e tudo o que tiveres para chegarmos lá.
cumps
cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta ago 21, 2008 11:46 am
viva. tenho todas as informações e especificações técnicas sobre esse veículo. a berlingo usa o motor eléctrico sa18. as baterias de niquel-cádio da saft 100 ah tensão nominal 162v e uma massa de 345 kg, electrolito de potassa liquida deve ser reposto cada 10000 km
caixa electronica de comando:
fornecedor : sagem.
corrente de excitação : 200 a.
tensão nominal : 162v.
massa : 23 kg.
os parâmetros do calculador são reguláveis por telecodificação.
1.1. funções
o bloco electrónico situado no compartimento do motor assegura o controlo das funções electrónicas e eléctricas seguintes :
correntes eléctricas necessárias ao funcionamento, em tracção e em recuperação de energia
carga rápida (consoante o equipamento)
carga normal
carga da bateria auxiliar 12 v
seguranças de funcionamento
gestão de certos equipamentos do painel de bordo : a sonda de energia econoscópio indicadores e avisadores no painel de instrumentos
certos órgãos 12 volts
autodiagnóstico
1.2. composição
um calculador electrónico (55 vias) : um microprocessador de alta tensão um microprocessador de baixa tensão.
um carregador de baterias duma potência útil de 2850w.
um conversor de corrente 162/12 volts, 70 ampères sob 14,1 volts.
um discontactor (põe fora de circuito a bateria e o motor eléctrico em caso de defeito, parado ou em andamento).
um variador motor, ou limitador do tipo "igbt" (gestão da tracção, da travagem e da inversão de rotação do motor).
o que precisares de saber diz, pode ser que se arranje...
1.1. funções
o bloco electrónico situado no compartimento do motor assegura o controlo das funções electrónicas e eléctricas seguintes :
correntes eléctricas necessárias ao funcionamento, em tracção e em recuperação de energia
carga normal
gestão de certos equipamentos do painel de bordo : a sonda de energia econoscópio indicadores e avisadores no painel de instrumentos
certos órgãos 12 volts
autodiagnóstico
1.2. composição
um calculador electrónico (55 vias) : um microprocessador de alta tensão um microprocessador de baixa tensão.
um discontactor (põe fora de circuito a bateria e o motor eléctrico em caso de defeito, parado ou em andamento).
um variador motor, ou limitador do tipo "igbt" (gestão da tracção, da travagem e da inversão de rotação do motor).
Carlos Santos
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
-
- Contacto:
boas
brutal o pessoal aqui anda bem informado então cá vai as fotos da dita cuja:

mas nem tudo são rosas, eu comprei-a já com o motor danificado, ando a ver uns orçamentos para ver quanto vou gastar por agora, o rotor do motor esta danificado devido a um parafuso do porta escovas que se soltou e danificou as espiras do rotor , o que levou a uma falha no isolamento e derreteu umas quantas espiras. este problema segundo percebi é tradicional em viaturas destas, devido a estas andarem principalmente em zonas históricas, o plano de manutenção da psa não abrange reapertos ta mais que visto lol.

ai estão as fotos mas tem pouca qualidade quando tiver tempo meto fotos com mais qualidade.
é o seguinte a carrinha tá parada a algum tempo e queria por a as baterias a carregar mas enquanto não souber como é que se repor o nível de agua nas baterias na vou arriscar, e gostava de saber onde posso arranjar a consola para fazer carga de manutenção ou de equalização das baterias, se souberem algo??
brutal o pessoal aqui anda bem informado então cá vai as fotos da dita cuja:

mas nem tudo são rosas, eu comprei-a já com o motor danificado, ando a ver uns orçamentos para ver quanto vou gastar por agora, o rotor do motor esta danificado devido a um parafuso do porta escovas que se soltou e danificou as espiras do rotor , o que levou a uma falha no isolamento e derreteu umas quantas espiras. este problema segundo percebi é tradicional em viaturas destas, devido a estas andarem principalmente em zonas históricas, o plano de manutenção da psa não abrange reapertos ta mais que visto lol.

ai estão as fotos mas tem pouca qualidade quando tiver tempo meto fotos com mais qualidade.
é o seguinte a carrinha tá parada a algum tempo e queria por a as baterias a carregar mas enquanto não souber como é que se repor o nível de agua nas baterias na vou arriscar, e gostava de saber onde posso arranjar a consola para fazer carga de manutenção ou de equalização das baterias, se souberem algo??
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
rpl, por varias vezes já pensei no assunto e em vez de reparar o antigo motor, porque nao ter um pouco de trabalho e substituir o motor por algo como deve ser? um motor de imans permanentes e o seu controlador...e para os mais ambiciosos porque nao substituir as baterias por litio...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
concordo, a troca por um motor brushless seria uma aposto no futuro.bluesky Escreveu:rpl, por varias vezes já pensei no assunto e em vez de reparar o antigo motor, porque nao ter um pouco de trabalho e substituir o motor por algo como deve ser? um motor de imans permanentes e o seu controlador...e para os mais ambiciosos porque nao substituir as baterias por litio...
com baterias de litio ficava uma carrinha do poder!
em relação a manutenção das baterias antigas, se ela teve parada, ex: 2 anos, e nunca levou nenhuma carga, as baterias podem já não estar nas melhores condições.
se quiseres tentar, e caso as baterias não sejam de gel/seladas, elas no topo devem ter uma tampa que sai com a ajuda de uma chave, depois de tirar a tampa podes adicionar agua destilada.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
- Membro Platinium
cuidado porque não são de chumbo.zerocool Escreveu:concordo, a troca por um motor brushless seria uma aposto no futuro.bluesky Escreveu:rpl, por varias vezes já pensei no assunto e em vez de reparar o antigo motor, porque nao ter um pouco de trabalho e substituir o motor por algo como deve ser? um motor de imans permanentes e o seu controlador...e para os mais ambiciosos porque nao substituir as baterias por litio...
com baterias de litio ficava uma carrinha do poder!
em relação a manutenção das baterias antigas, se ela teve parada, ex: 2 anos, e nunca levou nenhuma carga, as baterias podem já não estar nas melhores condições.
se quiseres tentar, e caso as baterias não sejam de gel/seladas, elas no topo devem ter uma tampa que sai com a ajuda de uma chave, depois de tirar a tampa podes adicionar agua destilada.
buri77 Escreveu:viva. tenho todas as informações e especificações técnicas sobre esse veículo. a berlingo usa o motor eléctrico sa18. as baterias de niquel-cádio da saft 100 ah tensão nominal 162v e uma massa de 345 kg, electrolito de potassa liquida deve ser reposto cada 10000 km
1.1. funções
carga normal
certos órgãos 12 volts
autodiagnóstico
1.2. composição
Cumps Inovadores
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta ago 21, 2008 11:46 am
viva. para fazer a reposição do nível de electrólito eis o que a marca recomenda:
operações preliminares
apagar o avisador "falta de água na bateria" por meio da ferramenta de diagnóstico da marca.
menu : manutenção da bateria.
rúbrica : apagamento do avisador de água.
accionar a carga por meio da ferramenta de diagnóstico
menu : manutenção da bateria
rúbrica : carga de manutenção ou carga de inicialização
controlar o tipo de carga programada :
menu : medição carga/conversor
rúbrica : carga programada = manutenção ou inicialização
o avisador "falta de água bateria ni/cd" acende-se no fim da carga, e fica aceso durante 72 horas (o avisador de "carga em curso" continua a piscar). a reposição a nível de água desmineralizada da bateria deve-se efectuar logo que possível, senão a carga da bateria terá que voltar a ser feita. quando o avisador "falta de água bateria ni/cd" está aceso , desligar a tomada de carga e proceder à operação de reposição a nível (dilação 30 minutos). o veículo deve estar estacionado sobre um plano horizontal. nunca ligar o contacto antes e durante a operação de reposição a nível.
cuidado : utilizar água desmineralizada da rede (distribuído pelas peças soltas) ou uma água tendo as características seguintes
coeficiente de acidez (ph) 5 < ph < 7
resistividade (ohms.cm) > 30000
título hidrotimétrico < 0.2°f
título alcalimétrico simples 0 °f
título alcalimétrico completo < 0.2°f
título alcalimétrico residual 0 °f
cloreto < 2 mg/l
o enchimento é feito pelos 5 tubos cujas tampas estão na forra do limpa vidros no compartimento do motor
envia pm com o teu mail e eu envio o documento para leres.
operações preliminares
apagar o avisador "falta de água na bateria" por meio da ferramenta de diagnóstico da marca.
menu : manutenção da bateria.
rúbrica : apagamento do avisador de água.
accionar a carga por meio da ferramenta de diagnóstico
menu : manutenção da bateria
rúbrica : carga de manutenção ou carga de inicialização
controlar o tipo de carga programada :
menu : medição carga/conversor
rúbrica : carga programada = manutenção ou inicialização
o avisador "falta de água bateria ni/cd" acende-se no fim da carga, e fica aceso durante 72 horas (o avisador de "carga em curso" continua a piscar). a reposição a nível de água desmineralizada da bateria deve-se efectuar logo que possível, senão a carga da bateria terá que voltar a ser feita. quando o avisador "falta de água bateria ni/cd" está aceso , desligar a tomada de carga e proceder à operação de reposição a nível (dilação 30 minutos). o veículo deve estar estacionado sobre um plano horizontal. nunca ligar o contacto antes e durante a operação de reposição a nível.
cuidado : utilizar água desmineralizada da rede (distribuído pelas peças soltas) ou uma água tendo as características seguintes
coeficiente de acidez (ph) 5 < ph < 7
resistividade (ohms.cm) > 30000
título hidrotimétrico < 0.2°f
título alcalimétrico simples 0 °f
título alcalimétrico completo < 0.2°f
título alcalimétrico residual 0 °f
cloreto < 2 mg/l
o enchimento é feito pelos 5 tubos cujas tampas estão na forra do limpa vidros no compartimento do motor
envia pm com o teu mail e eu envio o documento para leres.
Carlos Santos
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
Teycars Cantabrico 4KW
14500km
-
- Membro Platinium
água ??????
Cumps Inovadores
-
- Contacto:
parece que sim, agua desmineralizada, mas eu na tenho consola??!! nem veio com a carrinha
a carrinha dá-me ideia que está arada à menos de um ano, em relação a trocar motor, baterias e controlador e por ai fora.... na me parece, julgo ser um pouco dispendioso, fico-me na ideia de ser mais barato comprar um veiculo novo do que estar a reparar este. mas a plataforma de trabalho julgo ser boa vou ver o que dá. com a vossa ajuda, que já vi que tem um bom now-how e de mais uns contactos por fora do forum espero ver este bichinho a andar um dia destes.
já agora buri77 o que queres dizer com electrolito de potassa liquida ??? dentro das baterias??
a carrinha dá-me ideia que está arada à menos de um ano, em relação a trocar motor, baterias e controlador e por ai fora.... na me parece, julgo ser um pouco dispendioso, fico-me na ideia de ser mais barato comprar um veiculo novo do que estar a reparar este. mas a plataforma de trabalho julgo ser boa vou ver o que dá. com a vossa ajuda, que já vi que tem um bom now-how e de mais uns contactos por fora do forum espero ver este bichinho a andar um dia destes.
já agora buri77 o que queres dizer com electrolito de potassa liquida ??? dentro das baterias??
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
sim, parece que estas tem o mesmo tratamento que umas de chumbo.jmal Escreveu:água ??????
esse electrólito deve ser igual ao que se mete nas de chumbo. se for podes encontrar num supermercado ou numa casa que venda baterias, mas que o buri77 confirme primeiro.
Diario de bordo da Chopper
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
que achas de se aproveitar este tópico e tornar se um diario de bordo!
pois é um veiculo raro e super interessante!
pois é um veiculo raro e super interessante!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Contacto:
sim claro
mais um diario de bordo sim porque o db do 205 ovud continua activo.
força ai
mais um diario de bordo sim porque o db do 205 ovud continua activo.
força ai
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
boas, era uma deste género que gostava de ter para as minhas voltinhas citadinas com cargas
houve alguma novidade/evolução entretanto?
parabéns pelo projecto de salvação desta pequena maravilha
houve alguma novidade/evolução entretanto?
parabéns pelo projecto de salvação desta pequena maravilha
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
quando tiveres esse menino a rolar na estrada apita aí para dizer se achas os 15kw do motor suficiente. se estiveres a pensar em comprar motor novo igual manda pm que eu envio um contacto que tenho do representante em portugal desses motores.
fika bem
fika bem
-
- Contacto:
pais eu também tenho o contacto dos representantes/fabricantes deste motor o sr. jan p. michel da leroy o problema é que eles na podem vender peças deste motor nem o motor completo, este motor apenas foi fabricado na leroy somer, a patente deste motor pertence ao grupo psa. na psa um menino destes bate-se nos 6mil e alguns eurios. estou a contactar com uma empresa espanhola que talvez tenha condições para fazer a bobinagem nova do rotor. em relação as baterias estão impecáveis a pesar de serem saft de 10/2004 conseguem manter a carga e até a potencia pretendida fiz um teste com uma carga resistiva na vez do motor e portou-se lindamente, não consigo é arranjar cargas para atingir os 15kw. mas já fico satisfeito com 8kw e os auxiliares da carrinha tb ta tudo a funcionar, o controlador carrega a bateria auxiliar.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
eu conheço uma empresa em portugal que te faz isso.
devem existir mais. procura contacto da ieme. está localizada no concelho de valongo (em alfena) que é no distrito do porto. já me desenrascaram algumas vezes com motores industriais menos convencionais. se tens de dar a fazer a alguem evita enviar para espanha... esses mamoes...
devem existir mais. procura contacto da ieme. está localizada no concelho de valongo (em alfena) que é no distrito do porto. já me desenrascaram algumas vezes com motores industriais menos convencionais. se tens de dar a fazer a alguem evita enviar para espanha... esses mamoes...
-
- Contacto:
ok
obrigado pelo contacto, por agora espanha é só para orçamento.
obrigado pelo contacto, por agora espanha é só para orçamento.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18
Rui Leal
Associado Nº-18
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
rpl, o que andas a fazer pela minha terra? bem não te metas em muitas (alhadas)
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!