Perdas estaticas painel solar

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Carrilho
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jun 24, 2009 6:42 pm

Perdas estaticas painel solar

Mensagem por Carrilho »

boas,

tenho andado a estudar a viabilidade de colocar um painel solar mas há um dado que não encontro em nenhum fornecedor!
qual a perda estatica? ou seja de noite quantos ºc perde por hora!!!!
nao vejo isto nem no vulcano nem no solahart nem em outros ...
isto para termossifões!

alguem que ja tenho a uma painel solar consegue ter uma ideia de quanto perde por noite no inverno (em, média!)?

Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Perdas estaticas painel solar

Mensagem por Tugamor »

boas,

no siatema termosifão, só se existir alguem com uma sonda para saber a temperatura que a água tem dentro do cilindro.
no meu caso com uma utilização diária desde dia 8 junho, mesmo com dias de chuva, ainda não notei nenhuma baixa na temperatura da água, e ela está a entrar no circuito de água quente a cerca de 38ºc, depois de passar na misturadora termoestatica, isto depois de 4 banhos ao fim da tarde, e possivelmente alguma loiça lavada com água quente, de manhã continua a haver água quente na mesma, logo as perdas não devem ser significativas.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Perdas estaticas painel solar

Mensagem por D'eu »

no meu sistema de circulação forçada registo uma perda inferior a 2ºc durante uma noite completa (sonda termica da região inferior do deposito). se analisar o sistema pelo termometro analogico (cuja sonda está mais alta) não denoto qualquer perda. o ponteiro nem se mexe durante a noite.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”