TS 200L - Vulcano ou Rigsun

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
avesa
Membro
Membro
Registado: segunda jun 22, 2009 8:16 pm

TS 200L - Vulcano ou Rigsun

Mensagem por avesa »

estou a pensar instalar um sistema de painéis solares térmicos, na caso um termossifão de 200 litros (preferia um cf mas os apoios não se aplicam a estes sistemas na categoria de 200 litros).
em resultado das pesquisas que tenho efectuado, estou indeciso entre a vulcano e a rigsun; dos quadros comparativos entre marcas, parece que a rigsun será mais eficaz, uma vez que terá capacidade para fornecer 1.919 kwh/ano contra 1.748 kwh/ano da vulcano.
mas, como pouco sei sobre o assunto, pergunto-me: será que a diferença de 171 kwh/ano é significativa?
por outro lado, todos conhecemos a marca vulcano; e a rigsun, alguém tem informação sobre ela? empresa, equipamentos, etc ...
obrigado.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Re: TS 200L - Vulcano ou Rigsun

Mensagem por cblfreitas »

bom dia,

esses 171 kwh correspondem a 10% mais do que a vulcano! se estivermos a falar de um agregado com 2 a 3 pessoas é certo que no verão não vai concerteza notar nenhuma diferença, tendo em conta que qualquer sistema (dos propostos pela medida) desde que bem orientado tem capacidade suficiente.
já no período mais frio é que as diferenças se fazem sentir, porque aí nenhum dos sistemas tem capacidade suficiente e haverá uns com mais necessidade do apoio do que outros.

quanto ao rigsun, e porque não quero fazer aqui publicidade, digo-lhe apenas que me parece ser um equipamento muito cuidado em termos de detalhes. se pretender mais informação técnica (tenho alguma comigo) sobre este equipamento julgo que lhe posso enviar por pm, pese embora nunca tenha utilizado este recurso. se quiser diga, que eu tento.

cumprimentos

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

bom dia, sem me querer intrometer no post, mas, ascomo estou a pensar adquirir o sistema da rigsun ts200l. poderias enviar-me tambem essa info por pm cblfreitas?

já agora, este sistema tem o backup por resistência eléctrica?

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver

eu enviei a pm, mas não consegui anexar lá os ficheiros. no entanto, tem lá o meu endereço de e-mail. depois de me contactar por essa via, já lhe poderei enviar as informações.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

informação técnica pode ser aqui publicada porque o regulmento do fórum não o proíbe. a publicidade é que está proibida.
Porreiro, pá!

Autor do tópico
avesa
Membro
Membro

Mensagem por avesa »

obrigado cblfreitas pelas informações e pela disponibilidade para partilhar documentação.
não sei se vai querer e/ou conseguir fazê-lo "em aberto"; por isso tentei enviar-lhe uma mp com o meu endereço de e-mail, mas não consegui, em virtude de ser "maçarico" e só poder enviar mp depois de ter pelo menos dez mensagens.
assim, se me puder facultar o seu e-mail, eu depois contacto-o.
obrigado. cumprimentos.

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

avesa Escreveu:estou a pensar instalar um sistema de painéis solares térmicos, na caso um termossifão de 200 litros (preferia um cf mas os apoios não se aplicam a estes sistemas na categoria de 200 litros).
em resultado das pesquisas que tenho efectuado, estou indeciso entre a vulcano e a rigsun; dos quadros comparativos entre marcas, parece que a rigsun será mais eficaz, uma vez que terá capacidade para fornecer 1.919 kwh/ano contra 1.748 kwh/ano da vulcano.
mas, como pouco sei sobre o assunto, pergunto-me: será que a diferença de 171 kwh/ano é significativa?
por outro lado, todos conhecemos a marca vulcano; e a rigsun, alguém tem informação sobre ela? empresa, equipamentos, etc ...
obrigado.
boas,,

200 litros são para quantas pessoas, pode ser pouco!

quanto ao rendimento , pode ter que entrar com factor zona de radiação, inclinação,, deve falar com o banco a tirar estas duvidas.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver

obrigado. cumprimentos.
e também não consegue ver a pm que lhe enviei?

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver

deve falar com o banco a tirar estas duvidas.
sempre gostava de ver.....

miguelmf
Membro
Membro
Registado: terça mai 05, 2009 4:04 pm

Mensagem por miguelmf »

raposo,

eu liguei para a rigsun e eles disserem que dá para 3 a 4 pessoas.

perguntei quanto tempo levava a resistência aquecer a água, no caso da água quente acabar e responderam-me que basicamente se tivermos a resistência ligada não chega acabar, porque quando estamos a gastar a resistência está logo aquecer mais água.

claro que a ideia é ter a resistência desligada e só ligar em dias de menos sol.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

a minha ideia, é só ligar a resistência durante a noite nos dias de menos sol. n

a altura de mais calor, penso que posso simplesmente desligá-la. com mais frio, ligada, mas com o relógio para aquecer apenas usando a tarifa bi-horária.

Autor do tópico
avesa
Membro
Membro

Mensagem por avesa »

cblfreitas Escreveu:
obrigado. cumprimentos.
efectivamente, também não consigo (ou não sei como) ver a mp. provavelmente uma solução seria começar para aqui a colocar mensagens "à toa" até perfazer um número que me permitisse acesso às mp.
no entanto, acho que não devo fazê-lo!
em todo o caso, não se preocupe mais com o assunto: já enviei um mail à rigsun e certamente que me irão fornecer informações (afinal, o interesse deles é vender e com certeza também divulgar o produto).
mais uma vez o meu muito obrigado.
cumprimentos.

Autor do tópico
avesa
Membro
Membro

Mensagem por avesa »

avesa Escreveu:
cblfreitas Escreveu:
obrigado. cumprimentos.
... em todo o caso, não se preocupe mais com o assunto: já enviei um mail à rigsun e certamente que me irão fornecer informações (afinal, o interesse deles é vender e com certeza também divulgar o produto).
mais uma vez o meu muito obrigado.
cumprimentos.

já recebi, por mail, a documentação da rigsun.
para quem possa estar interessado: [email protected]
cumprimentos.

hugonunes
Membro
Membro
Registado: quinta mai 14, 2009 10:17 am

Mensagem por hugonunes »

eu instalei um 300l da rigsun e estou bastante satisfeito com o rendimento do sistema. é um espectáculo... estou rendido!! (http://www.rigsun.pt/gamas/unipack.asp)

aquilo despacha água quente como sardinhas no santo antónio...

o apoio pós-venda do instalador e da própria rigsun é óptimo. [email protected]

aconselho vivamente!!

abraço

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o apoio pós-venda do instalador e da própria rigsun é óptimo.
mas já necessitaste de assistência?
Porreiro, pá!

amcsilva
Membro
Membro
Registado: quarta jul 22, 2009 11:15 am

Mensagem por amcsilva »

alguem tem fotos dum painel rigsun de termossifão ? n consigo encontrar uma imagem elucidativa no site deles.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

aqui está o meu.
Anexos
RigSun TS200L
RigSun TS200L
P1000773.jpg (73.88 KiB) Visto 4438 vezes

Responder