estive analisando um pouco os motores elétricos de popa (para pesca).
eles tem boa potência para uma bicicleta, de 1,0 até 2,3 hp.
funcionam com qualquer bateria 12v, quanto maior a amperagem maior a autonomia.
um exemplo de motor 54lbs (2,3hp):
http://www.douradopesca.com.br/produtos ... oduto=1129
vantagens:
1) é um motor barato, dá pra comprar só a peça que tem o motor (2,3hp) e fica em menor custo que o conjunto todo (cai de 520 para 310 reais).
2) funciona com qualquer bateria 12v que suporte a descarga contínua, quanto maior amperagem maior autonomia. (uma bateria marítima de 80ah funcionaria por cerca de 2 horas no máximo, continuamente)
3) já tem "sistema" de controle por chaveamento mecânico. 5 velocidades para frente e 2 para trás.
4) 2,3 hp ou cv, é suficiente para uma bicicleta.
5) motor foi projetado pra ficar dentro d´agua, podendo então ser usado em dias de chuva sem problemas.
desvantagens:
1) é motor com escovas, então requer alguma manutenção.
minhas dúvidas:
1) se ele vai aguentar fazer esforço em uma catraca.
2) foi projetado para funcionar dentro d´agua, se então se ele usa a própria água como refrigeração??? ou se ele pode ser usado fora d´agua sem problemas também.
as idéias:
1) adaptar este motor para girar um sistema de redução de 2,5 para 1 [2,5:1] na bicicleta.
2) ele tem 5 velocidades pra frente e duas pra trás, mas eu irei utilizar somente a velocidade máxima pra frente e controlar a velocidade real nas catracas da bicicleta.
3) se eu descobrir que ele usa a água como refrigeração, adaptar um sistema de refrigeração a ar que não viole a blindagem contra água. (jogar e tirar ar do motor sem que possa entrar água por esse tubo novo).
espero alguma sugestões de vocês.
alguém conhece estes motores? acham uma boa idéia???
Motor elétrico de popa para bicicleta? 12V qq bateria.
-
manniom
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado mai 16, 2009 3:25 pm
Motor elétrico de popa para bicicleta? 12V qq bateria.
Mantenha seus pensamentos positivos!
[[email protected]]
[[email protected]]
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Motor elétrico de popa para bicicleta? 12V qq bateria.
não te estou a entender, queres adaptar um motor de barco numa bicicleta, acho-o um pouco pesado e caro, 24 kg e em euros dá 180 euros, tens melhores soluções por preços semelhantes no mercado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
zuno
- Novo membro

- Registado: sábado jan 09, 2010 11:50 am
ola colega, venho pensando seriamente no mesmo em que voce postou.
mas eu pensei em utilizar o mesmo sistema de coroas da bicicleta, em termos de bateria, pensei um utilizar 2 baterias, uma de cada lado, para equilibrar a bicicleta. penso em até colocar um dinamo para aproveitar a energia motora para ajudar a recarregar as baterias, e em uma descida poderia desligar o motor e iria só recarregar, outra vantagem é que seria possivel utilizar baterias de carro, pois como ela estaria sempre recebendo uma certa carga, ela teria uma vida util maior, nao a mesma que em um carro, mas ja seria maior.
o que ainda nao sei é qual a rotação maxima destes motores e o consumo ah deles
estive estudando e uma pessoa comum é capaz de produzir algo proximo a 0,25hp ou seja, mais de 1hp ja esta otimo
uma outra questao que voce pensou, é usar a variedade de velocidades para economisar baterias, quando quiser ir mais devagar, ponha em uma velocidade mais lenta, agora, quando estiver em uma inclinação e necessite uma marcha mais leve, ai use o sistema da bicicleta.
agora, o ponto principal é a refrigeração. teria que ser feito um corpo de aluminio tipo dicipador de processador de computador, e tem que ficar com as aletas viradas para frente, como em motores de motos resfriadas a ar.
acredito que entre bicicletas e peças para montar, o custo nao seja maior que r$ 1000,00. nao sei de onde voce é, mas pelos valores que voce colocou é compativel com valores daqui.
mas eu pensei em utilizar o mesmo sistema de coroas da bicicleta, em termos de bateria, pensei um utilizar 2 baterias, uma de cada lado, para equilibrar a bicicleta. penso em até colocar um dinamo para aproveitar a energia motora para ajudar a recarregar as baterias, e em uma descida poderia desligar o motor e iria só recarregar, outra vantagem é que seria possivel utilizar baterias de carro, pois como ela estaria sempre recebendo uma certa carga, ela teria uma vida util maior, nao a mesma que em um carro, mas ja seria maior.
estive estudando e uma pessoa comum é capaz de produzir algo proximo a 0,25hp ou seja, mais de 1hp ja esta otimo
uma outra questao que voce pensou, é usar a variedade de velocidades para economisar baterias, quando quiser ir mais devagar, ponha em uma velocidade mais lenta, agora, quando estiver em uma inclinação e necessite uma marcha mais leve, ai use o sistema da bicicleta.
agora, o ponto principal é a refrigeração. teria que ser feito um corpo de aluminio tipo dicipador de processador de computador, e tem que ficar com as aletas viradas para frente, como em motores de motos resfriadas a ar.
acredito que entre bicicletas e peças para montar, o custo nao seja maior que r$ 1000,00. nao sei de onde voce é, mas pelos valores que voce colocou é compativel com valores daqui.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
ou seja, quando fores a descer ligas o dínamo, carregas um pouco as baterias e além disso faz de travão de montanha, é isso que podes aproveitar, apenas as descidas. de qualquer maneira faz bem as contas a todo o peso que vais adicionar na bicicleta, afinal de contas é uma bicicleta, não tem quadro para suportar muito peso.zuno Escreveu:ola colega, venho pensando seriamente no mesmo em que voce postou.
Cumps Inovadores
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
amigos manniom e zuno,
façam uma pesquisa aqui no fórum e irão ver , que o que pretendem não faz grande sentido nem terão o rendimento esperado , o material está cada vez mais barato , vejam tambem as questões das baterias e rapidamente irão pôr de parte as baterias dos automóveis , um dinamo a produzir ao mesmo tempo que a bicicleta anda é o mesmo que correr contra o vento com um chapéu de chuva aberto. qualquer dúvida há aqui gente no fórum disposta a ajudar.
façam uma pesquisa aqui no fórum e irão ver , que o que pretendem não faz grande sentido nem terão o rendimento esperado , o material está cada vez mais barato , vejam tambem as questões das baterias e rapidamente irão pôr de parte as baterias dos automóveis , um dinamo a produzir ao mesmo tempo que a bicicleta anda é o mesmo que correr contra o vento com um chapéu de chuva aberto. qualquer dúvida há aqui gente no fórum disposta a ajudar.
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
ouve o jmal e o tavares, é mesmo assim como eles dizem...lembra-me um pouco o pessoal que anda por aí a dizer que um carro qd anda dá para cargar as baterias, mas esquecem-se que para ele andar é preciso energia.
energia= energia!!!
energia= energia!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
edsonmenezes
- Novo membro

- Registado: segunda fev 01, 2010 9:48 pm
ola amigo ! este motor esquenta muito fora dagua, e a mudansa de velocidade é feito em um sistema de resistencia dentro do compartimento do motor e refrigerado pela agua. voce ja pensou em transformar um alternador automotivo para ser usado como motor hibrido brushless ? estou tentando ! ou então motores para aeromodelismo com o seu speedcontrol ( regulador de velocidade )adequado a ele ? tem motores destes que chegam a 6kw (muito para uma bike ) . estou terminando de construir uma com um destes de 3kw a 36v , mas só vou usar 24v, então terei menos potencia ,mesmo assim ,potencia muito superior as bikes encontradas prontas , que são em torno de 250/350w. este site , hobbyking.com , tem uma variedade de motores e speedcontrol.
espero ter ajudado !
boa noite,
edson
espero ter ajudado !
boa noite,
edson