APRENDER A FAZER BIODIESEL (FRY)

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

APRENDER A FAZER BIODIESEL (FRY)

Mensagem por astronauta »

boa tarde,

obrigado pela ajuda, se a tua resistência gasta 30 cts por hora, considerando 9 cts o kw (vê na factura) quer dizer que tens uma potência de aproximadamente 3 kw instalados o que de facto parece pouco. (12 w/litro)

as contas que fiz para o meu davam 4 kw e achei que estava enganado (por defeito) pois se aqueço 50 litros com 1,75 kw e demora 45 min....devia necessitar de mais potência mesmo demorando 3 horitas.

para manter os teus 12 w/l preciso de 6 kw o que é capaz de ser demais para o quadro... tenho que reformular.

já agora e em relação a filtros, o que utilizas ?

eu tenho feito a pré filtração com uma meia de vidro e um pano, pois a quantidade é pouca. para a filtração final tenho utilizado um filtro para sólidos que me arranjaram numa oficina e estou agora a tentar aplicar um segundo filtro de gasóleo normal com válvula de purga mas não sei se a pressão gravítica será suficiente para o vencer... é que a minha bomba veio de uma máquina de lavar e não a instalei de forma a bombear para o filtro. se funcionar será óptimo para proteger o filtro do carro.

para o maior acho que estes filtros de fio bobinado e copo transparente dão conta do recado para os sólidos, para a água logo se verá...

cumprimentos,

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

astronauta, não entendo essa pré-filtração que fazes. queres retirar a água do óleo logo aí?

penso que o suficiente é retirares os sólidos, pois o resto fica junto com a glicerina, no final da reação (água e finos)..

a pré-filtração dos sólidos pode ser feita com umas calças de ganga, ou se quiseres algo melhor, existe no ebay uns filtros mesmo indicados para isso..

quanto à bomba, pois se queres apostar na filtração, seria indicado uma bomba com um pouco mais de potência (comprei a minha a 38 euros).
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

obrigado fry,

escalavardo, a pré filtração é apenas para os sólidos.
em óleos mais contaminados, também é necessário retirar água pois esta reage com o metoxido, formando hidroxido e metanol, o hidroxido vai originar sabão e voilá eis a formula das emulsões..., a água retiro-a aquecendo e deixando repousar umas horas, logo aí verás a água no fundo. è um teste que todos deviam fazer pois mesmo o óleo aparentemente limpo tem água (uns mais outros menos).

a remoção da água por filtração é mais para o biodiesel, evitando o processo de secagem, mas não será fácil encontrar o filtro adequado.

os filtros de gasóleo de camiões ou tractores provavelmente dão conta do recado, mas devem ser caros e não sei o caudal que suportam, enfim é necessário adaptar a instalação.

mas no fabrico industrial com certeza não estão à espera que ele seque ou a borbulhá-lo, pois oxida. logo deve ser possivel.

è claro que se calhar já estamos a ir a pormenores, mas é pelo desafio...

cumprimentos


Autor do tópico
astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

és bem capaz de estar coberto de razão..


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

...

fry...e porque não uns videozinhos ?

um abraço
[***************]


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

....

fry..tens poder de adivinhação ?...

ainda gostava de saber como tomáste conhecimento de que sofro de uma..muito ligeira..diga-se de passagem.., gaguez ocular..

obrigado pá


um abraço
[***************]


rrosa
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: sexta mai 26, 2006 12:38 am

Mensagem por rrosa »

bem, eu sou mesmo leigo nisto...

o que é que é necessário lavar? é o óleo antes do levar o metanol e a soda? é depois da mistura? é antes e depois?

e para quê?

desculpem lá a ignorância.

cumprimentos,

rr


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

rrosa,

aconselho-te a leres todas as experiências...

lava-se o bio depois da mistura com o metanol e soda e depois de dacantares a glicerina.

lavar o oleo antes só se for o usado para tirar impuresas e reduzir-lhe a acidez, mas essa já é uma fase para um biodiesler mais "avançado"

tenta fazer um batch com um litro ou dois para ganhares prática.

segue uma das nossas receitas.

cumprimentos

barbas

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

uma espreita para ver como é que se faz

Mensagem por hynek »

ó fry,

pelas fotos adivinho que és cá do norte. não dava para eu te fazer uma visitinha com finalidade de ver com os próprios olhos como fazes o bd?

agradeço muito a atenção.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
astronauta
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta mai 04, 2006 12:59 pm

Mensagem por astronauta »

fry, essas pontas de chuveiro são aquelas agulhetas para mangueiras com leque de água regulável? ou é só impressão minha??

cumprimentos

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

fry Escreveu:estou no ribatejo as agulhetas são mesmo aquelas que se compram para lavar os carros e regar o jardim. encontram se á venda em qualquer lado. não servem as de plastico por serem mais frageis.
ribatejo também serve, fica longe de viseu? e concordas com uma visita pessoal?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

fry Escreveu:que duvidas tens? as fotos são muito claras estou ao dispor para qualquer duvida, basta colocares.

abraço
bem, antes receio. mas vou eperimentar e logo se vê.
obrigado pela atenção.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

ó fry,
desculpa a minha insistênci. andei a tentar encontrar informações sobre processo de preparação do bd a partir do óleo usado. o que encontrei, parece-me insuficiente (ou procurei mal?). não estou a conseguir encontrar descrição da metodologia, esquemas do equipamento, etc. podes ajudar, por favor? preciso de alguma orientação. pelo menos para fazer uma caldeirada experimental com 20 litros.
obrigadíssimo.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


pknopp
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mai 03, 2006 1:10 pm

5% agua

Mensagem por pknopp »

ola fry,

dont fully comprehend the situation with the 5% agua.

when in the process do you add this? between mixing in the methoxide and the wash cycle?

did my last batch with 2 processes, adding 66% of methoxide and after process, settling and drawing off glycerine did 2nd process with remainder of methoxide. will let you know how it goes.

suggestion for forum. a section where people who are making 100+ litre batches can compare notes without having to deal with 2 and 5 litre experiments.

pete

off to work but will check forum after 3pm.

running my berlingo at 80% bio and just had my 120 000kms revisao. mechanic says no problem. dome approx 2500kms now.


Marks
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jun 18, 2006 12:10 pm
Localização: Viseu

Mensagem por Marks »

oi fry

sou novato neste assunto tenho-m informado através da net e acabei aki no forum...tou a pensar em começar a fazer o bd para experiência e gostava que me tirasses algumas duvidas.

1ª utilizas no carro bd a 100% ou com gasoleo?
2ª quais as quantidades que usas agora pk já li mts mas ainda ñ sei qual as mais correctas (sim já li o que escreves-t mas mm axim tnh mts duvidas)?
3ª que fazes à glicerina?


pknopp
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta mai 03, 2006 1:10 pm

Mensagem por pknopp »

my wash process is very very fine mist and very gentle and with the 1st wash i have noticed a darkness in the cloudy water which i beleive is more glycerine. i think the glycerine settles better in an open barrel than in the processer where air is limited and from now i will leave for 48 hours in processer, taking off glyc every 24hrs and then transfer to open wash barrel and leave for another 24 hrs after a very short and gentle wash. then i will start the washing. i am doing 5 washes of about 50% water to amount of bio and then use aquarium heater to release last of the water.
i am now using 20 litres methanol to 80 litres of used oil so its 20% by weight not volume (methanol 800g per litre) and still doing 5g base naoh + titration which always seems to be an extra 1.5g. heating to 55 c and pumping for 2 hours. introducing 66% methoxide for 1st process during 20mins and rest of methoxide introduced as slowly for 2nd process. i filter the used oil at 40c thru 20 micron filter at start.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

fry,

vejo que tiveste sucesso!!!

só me resta uma dúvida.... a glicerina assentou muito mais depressa ou não?

depois de removeres a maior parte, amanhã verifica se ainda se formou glicerina ou se o processo foi parado.

quanto ao 23% de glicerina não te assustes com o volume pois agora essa glicerina contem água e sabão!!! (23% - 5% = 18% não sei se posso fazer estas contas) o que está dentro do óptimo!

um abraço


barbas

Avatar do Utilizador

Gajo do Norte
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta jun 30, 2006 7:33 pm

Mensagem por Gajo do Norte »

fry vejo que ainda continuam a haver desenvolvimentos para melhorar os varios processos no fabrico do tão precioso bd...
no fim da transertificação acrescentas 5% de àgua, mas essa àgua vai á temperatura âmbiente ou a 35º como a àgua das lavagens???


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

aqui vai a minha receita simples e caseira

bacalhau à fry do pipo


ingredientes: óleo usado não muito ácido
metanol 22% do melhor que á na praça
soda caustica pura e sem apanhar ar.
5% água da torneira

tempêros e utênsilios da titulação:

mascara de gaz.
luvas de borracha.
viseira de protecção.
alcool isopropilico purinho.
1 grama de soda cáustica diluida num litro de água destilada.
1 seringa de 1 ml dos toxicodependentes.
1 seringa de 10 ml
1 frasco de conta-gotas dos que se usam no nariz.
copos do plástico do café que se usam nas tasquinhas.
fitas ph de 3/7 - 6/12
red phenol dos kits das piscinas.

preparar cozedura:
colocar o óleo usado e limpo no recipiente e elevá-lo á temperatura de 55º para cozer bem. caso tenha água retira-se pela purga do fundo ou deixa-se circular sem a tampa. deve estar seco e cristalino.

preparação dos tempêros:

poção mágica: 1 litro de água destilada com 1gr de soda cautica.

em 10 ml de alcool isopropilico, colocar 1,1ml do óleo da panela quentinho mais 3 gotinhas de red phenol e mexer qb.
colocar gotinhas da poção mágica de água destilada/soda caustica até atingir o ponto 8 do ph. cada 18 gotinhas equivale a uma grama por litro de soda no processo+5%base.


pré-refogado:

a preparação do refugado é das culinárias mais perigosas, por isso não facilites em nada. sempre protegido com tudo.

colocar 22% de metanol (sobre o volume do óleo) em recipiente apropriado. misturar o resultado % da titulação+5%base de soda por litro de óleo. não usar berbequim neste caldo senão podes de repente sentir os pés a levantar do chão e fazeres uma viagem forçada ao hospital mais próximo. se fumares acontece-te o mesmo. procura fazer o refugado em local arejado.
reserva 1/3 do metanol para o final, assim, alguma soda que não tenha sido dissolvida consegues dilui-la no final. a reacção deste refogado atinge temperaturas elevadas e o gaz libertado é extremamente explosivo. o recipiente se for de plástico deve ser próprio.

cozedura a 55º

juntas o refogado ao bacalhau. como o bacalhau é seco, deves manter esta temperatura durante 2 horas sempre a mexer bem para ficar bem cozido. no final da cozedura juntas 5% de água da torneira e mexes durante 10 a 15 minutos e deixas repousar desligando o fogão.
deixas repousar 16 horas e retiras o caldo negro que está por baixo. este caldo é que provoca indigestões. tens de retirar 20 a 22% de caldo sobre o oleo usado. atenção que esta percentagem é importante.

provar o bacalhau:

retiras uma amostra de 0,5 litro do bacalhau e colocas numa garrafa de água de 1,5 litro e juntas 0,5 litro de água da torneira. agitas bem 5 segundos e deixas repousar 30 minutos. se o cozinhado estiver perfeito e bacalhau bem cozido a água separa-se do bacalhau sem qualquer problema, apesar do bacalhau ficar com a cor tipo sumo de maça.

entre o bacalhau e a água não deve haver nenhuma emulsão. se houver tem de ser muito pequena da espessura dum cartão.

lavar o bacalhau.

o bacalhau se não for lavado provoca azia e com o tempo vais ter problemas no estomago. podes lavar de várias formas. se queres ter um petisco de excelente qualidade, tens de lavar com jeitinho senão o bacalhau desfaz-se e já não presta.

secagem

o bacalhau depois de cozinhado volta ao estado de origem. quer-se dizer...fica seco, limpinho, transparente e cristalino.

bom apetite:)

ps: esta receita é simples e contribui para que não poluas a sanita mesmo que bebas vinho a acompanhar.
Última edição por Fry em quinta jan 11, 2007 9:00 am, editado 4 vezes no total.

Avatar do Utilizador

batatas
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta ago 02, 2006 12:28 pm
Localização: Por aí

Mensagem por batatas »

boas fry,

já me abres o apetite.

costumo tb adicionar chouriço de carne e chouriço de sangue.

olha q já marchava um....
Última edição por batatas em quinta ago 24, 2006 6:05 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”