instalei recentemente um painel solar (termossifão) da vulcano com apoio de uma caldeira a gasóleo roca laia gt.
creio que a água quente produzida no painel não está a entrar na caldeira não se verificando, portanto a economia que era esperada. sem perceber quase nada de ligações/permutas de água penso no entanto que o problema se fica a dever à forma como a ligação dos dois elementos de aquecimento foi efectuada. passo a relatar e junto esquema sumário das referidas ligações.
no topo da caldeira, já depois dos circuladores e vasos de expansão que lhe estão acopladas, foram aplicados duas tomadas com válvulas. a que liga à entrada de água fria que abastece a caldeira e o painel com água fria e tem circulação nos dois sentidos. a que está aplicada na saída de aqs só deixa circular do painel para a caldeira (de cima para baixo).
presumo que este tipo de ligação seja em paralelo. a minha ideia, enquanto leigo, é que o melhor seria uma ligação em série para obrigar a água quente do painel a entrar na caldeira e assim fazer com que esta trabalhe menos. para tal penso que a tomada de água fria para o painel deveria ser feita noutro ponto e a saída de água quente do painel deveria entrar na tomada de água da caldeira. se algum membro, mais entendido do que eu, me puder dar alguma ideia para eu poder apresentar junto da firma que instalou o painel ficava extremamente agradecido.
obrigado e bem-hajam
jcat
