Se a moradia do Nuno for favorável ao eólico

Eu arrisco mesmo a dizer que se contam pelos dedos os sitios que poderão ter algum potencial eolico.Esteves Escreveu: Mas é assim mesmo Emanuel Couto, já falei dezenas de vezes isso aqui no fórum, um gerador eólico só é rentável onde tenha muito vento e constante, fora isso é um artefacto que fica ali para embelezar um sistema de autoconsumo.
CrOhN, já disse em outro tópico, temos aqui um user no fórum que tem um igual ao meu julgo que é na zona da Lourinhã, e ele diz que lá é bem rentável diz ter médias de 15 a 20 amperes, aliás já não tem conta as vezes que ele repara o controlador, o mesmo aconteceu com o meu, são reguladores de 750W e o gerador com rajadas de vento chega atingir os 1200W, o artista da agges diz que é a quele o aconselhado e não é verdade, o meu foi lá 3 vezes por ter queimado as pontes retificadoras, acabei por desistir do controlador.CrOhN Escreveu:Eu arrisco mesmo a dizer que se contam pelos dedos os sitios que poderão ter algum potencial eolico.Esteves Escreveu: Mas é assim mesmo Emanuel Couto, já falei dezenas de vezes isso aqui no fórum, um gerador eólico só é rentável onde tenha muito vento e constante, fora isso é um artefacto que fica ali para embelezar um sistema de autoconsumo.
Basta ver estes dias de lestes fortes. Instalando-se a inversão, passa tudo por cima. Se fosse rentável, podem ter a certeza que já tinhamos eólicas espalhadas por todo o lado, e não só nas montanhas. Mesmo pondo a questão do ruido, existem muitos KM2 de terrenos sem uma casa por perto.
Estou a depender de terceiros e infelizmente estão a falhar, isto no intuito de ter um preço que se possa considerar razoável... os preços que tive até agora noutros contactos nem vale a pena falar neles.nunopaulo1975 Escreveu:Tomara eu ter uma linha de água com caudal e queda para poder instalar uma micro hidrica, isso era a cereja em cima do bolo.
pnunes:
Chegou a obter o preço para o tal inversor ?
nunopaulo1975 Escreveu:Finalmente comecei a dar uso a duas baterias usadas (1 ano de uso) que me arranjaram.
São baterias autosil 12v 200Ah, estiveram á carga durante este tempo todo (desde junho) ligadas a um carregador Ctek, pois ainda não tinha encontrado um contactor de potencia em condições para a aplicação que tinha em mente.
Vou fazer um breve resumo do funcionamento do meu sistema para que se perceba qual a minha ideia.
O meu sistema é composto por um Sunny Boy 1200 ligado a 6 paineis 230w, ligado á rede electrica da minha casa.
Entre a rede publica e a minha casa tenho um Sunny Island ligado a 2 baterias que comprei novas na altura.
Por regra, a minha casa está sempre ligada á rede publica por intermédio de um contactor existente dentro do Sunny Island.
O Sunny Boy entrega á rede toda a energia disponivel nos paineis.
Tenho o Sunny Island programado para não deixar passar energia do lado da minha casa para a rede publica (potencia=60w, tempo=3segundos), quando acontece esta situação, ele desliga o contactor interno (durante 20 minutos), ficando a minha casa desligada da rede publica.
Fico com a casa a ser alimentada pelo inversor dos paineis e pelas baterias caso seja necessário.
Aqui entra em ação o modo de regulação de potencia do sistema, o Sunny Island aumenta/diminui a frequencia da rede electrica dentro da minha casa, de modo a que o Sunny Boy só entregue a potencia necessária aos consumos existentes. (aqui existe um desperdicio de energia, pois ela está disponivel nos paineis, mas não é convertida para AC, pois não há consumo que justifique, futuramente vou avançar no sentido de poder usar alguma desta energia).
No fim dos 20 minutos o Sunny Island restabelece a ligação á rede publica e volta tudo ao inicio.
--//--
Durante o dia até podia aumentar o tempo de intervalo entre as ligações á rede publica, mas ao fim do dia, corria o risco de ficar a gastar das baterias e atingir niveis de descarga que não quero e depois quando o Sunny Island restabelece a ligação á rede publica, ele vai sempre manter a carga nas baterias.
Resumindo, se aumentar o tempo de intervalo, não ganho nada, pois estou a gastar das baterias, mas depois o sistema vai carregar a partir da rede publica. (não existem menus para impedir isso)
Então pensei, em criar dois bancos de baterias, um "normal" que está sempre ligado ao sistema, e outro "fantasma" que só está ligado ao sistema enquanto o sistema estiver fora da rede publica.
Assim posso usar um banco "normal" com pouca capacidade e um banco "fantasma" com maior capacidade.
Como o Sunny Island tem dois relés programaveis com diversas situações e alarmes, usei a situação "Grid On" (ligado á rede) para ligar ou desligar o tal contactor de potencia para ligar o banco de baterias "fantasma" ao sistema.
Agora, cada vez que o sistema desliga a rede publica, liga o contactor de potencia e fico com o dobro da capacidade em baterias, quando acaba o tempo (20 minutos) e a rede publica entra, o banco das baterias "fantasma" é posto fora de serviço.
Assim a descarga das baterias é repartida pelos dois bancos e quase não carrega ao fim do dia, quando está ligado á rede publica.
O contactor é um Siemens 3TF 54, em corrente continua (24v) dá para 300ampere, penso que será suficiente, pois a corrente nominal do inversor é de 100ampere.
Depois meto aqui uma fotos para o pessoal ver.
nota:Este sistema (SMA) é um bocado esquesito/complicado, é pena faltar alguns menus para se poder programar o sistema á nossa medida, mas em compensação é extremamente estável.
Não percebi o que se passouDr. Engenhocas Escreveu:txiiii! .... perdi meia-hora a relatar o meu sistema e o post não aparece... terá sido castigo pela minha tão longa ausencia ?
Emanuel Couto Escreveu:Não percebi o que se passouDr. Engenhocas Escreveu:txiiii! .... perdi meia-hora a relatar o meu sistema e o post não aparece... terá sido castigo pela minha tão longa ausencia ?
Viva nunopaulo1975,nunopaulo1975 Escreveu:Respondendo ao pnunes, agradeço a sua dedicação, pois quando estamos dependentes de terceiros, é difícil responder ás solicitações.
Força com o novo projecto e o aumento de potencia.
Emanuel, o sistema já está em funcionamento com os dois bancos de baterias, o "normal" e o "fantasma", agora vamos ver como se comporta.
Continua com esse seguidor, que está a ficar brutal.
Lazarus add on??Dr. Engenhocas Escreveu:Emanuel Couto Escreveu:Não percebi o que se passouDr. Engenhocas Escreveu:txiiii! .... perdi meia-hora a relatar o meu sistema e o post não aparece... terá sido castigo pela minha tão longa ausencia ?
Pois! NEM EU perceb(i)o!!!![]()
![]()
Li e corrigi o post dos erros encontrados, depois enviei e apareceu aquela mensagem tipica ou seja qualquer coisa como isto " (...) aguarda aprovação..."
o post apenas explicava o sistema que uso, o investimento e os valores obtidos ao longo mês e ano. Sintetizei-o ao máximo para não ficar muito extenso e "enfadonho" e O texto nem sequer se aproximou do Maximo de caracteres admitido.
Algo se passou certamente e com toda a honestidade já não tenho paxorra para escrever tudo outra vez.
Este tipo de situações acontecem, uma vez por outra principalmente nos fóruns onde as mensagens/respostas são sugeitas a aprovação antes de serem publicadas...alias esta opção corta um pouco o dialogo nas perguntas/respostas logo de imediato**.
ps: ** isto é apenas e só a minha opinião
Post enviado às 23:34'