não temho a certeza absoluta mas penso que a não estará muito longe do centro do deposito (perto da resistencia). agora quando disse que na sexta disse que tinha agua a 70º, acredito que na parte superior ainda deveria estar a mais mas na parte inferior deveria estar a muito menos. pois quer parecer-me pelo consumo que fiz no sabado, (dois banhos matinais e um ao final do dia) a agua quente já era. é certo que a agua fria que entrava no ts estava realmente fria daí a tempertatura do ts descer rapidamente. gostava de ter uma imagem do interior destes depositos para ver como está instalado o permutador e onde é feita a captação da agua quente. isto não é como no verão em que temos imensas horas de sol e dá para colocar os deposito inteiro a temperatura elevadissimas, agora de inverno aquece mas apenas uma parte do deposito, pois não há tempo para mais... mesmo assim estou super satisfeito, pois como temos horarios +- definidos pelo menos á semana, é facil trabalhar com a tarifa bi-horaria como apoio já que dois dos banhos são matinais. actualmente estou a usar a resitencia entre as 17-18h e entre as 5-7h e quer parecer-me que ainda poupo bastante quando comparado com o gás de garrafa já para não falar no conforto de maior debito e simultaniedade, coisa que o esquentador (pelo menos o meu velhinho) não permite. por falar em resistencia, tenho o termostato definido para 55º mas na sonda não passa dos 45º... por mais tempo que tenha a resistencia ligada alguma coisa não está aqui bem, ou a escala do termostato ou a sonda... da sonda não deve ser porque senão em vez dos 70º lidos na 6ª feira tinha lido mais o que me parece muito pouco provavel. acredito mais que escala do termostato do ts, não deve ser bem com está descrito nuns topicos atrás...lrds Escreveu:água praticamente a 70º nesta altura é muito bom, ainda que na sexta teve sol todo o dia. o meu não passou dos 56º. em que sitio tem a sonda para «ler» a temperatura? a minha está ao centro do depósito, por isso não me admirava nada se mais para cima tivesse água com muito mais temperatura. como nesse dia também não gastei, precisamente para ver o quanto a água se aguentava, reparei que teve menos perdas 3º. por perder só 3º é que me leva a pensar que haja mais temperatura para cima. quando há consumo as perdas são muito maiores, deve ter a haver com algum movimento que se dê com a entrada e saida de água.
tenho pensado em mudar a sonda um pouco mais para cima de maneira que fique aí a um 1 terço da parte de cima. acho que me dá uma ideia mais real e um melhor controle.
jc