Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por jcaiado »

lrds Escreveu:água praticamente a 70º nesta altura é muito bom, ainda que na sexta teve sol todo o dia. o meu não passou dos 56º. em que sitio tem a sonda para «ler» a temperatura? a minha está ao centro do depósito, por isso não me admirava nada se mais para cima tivesse água com muito mais temperatura. como nesse dia também não gastei, precisamente para ver o quanto a água se aguentava, reparei que teve menos perdas 3º. por perder só 3º é que me leva a pensar que haja mais temperatura para cima. quando há consumo as perdas são muito maiores, deve ter a haver com algum movimento que se dê com a entrada e saida de água.

tenho pensado em mudar a sonda um pouco mais para cima de maneira que fique aí a um 1 terço da parte de cima. acho que me dá uma ideia mais real e um melhor controle.
não temho a certeza absoluta mas penso que a não estará muito longe do centro do deposito (perto da resistencia). agora quando disse que na sexta disse que tinha agua a 70º, acredito que na parte superior ainda deveria estar a mais mas na parte inferior deveria estar a muito menos. pois quer parecer-me pelo consumo que fiz no sabado, (dois banhos matinais e um ao final do dia) a agua quente já era. é certo que a agua fria que entrava no ts estava realmente fria daí a tempertatura do ts descer rapidamente. gostava de ter uma imagem do interior destes depositos para ver como está instalado o permutador e onde é feita a captação da agua quente. isto não é como no verão em que temos imensas horas de sol e dá para colocar os deposito inteiro a temperatura elevadissimas, agora de inverno aquece mas apenas uma parte do deposito, pois não há tempo para mais... mesmo assim estou super satisfeito, pois como temos horarios +- definidos pelo menos á semana, é facil trabalhar com a tarifa bi-horaria como apoio já que dois dos banhos são matinais. actualmente estou a usar a resitencia entre as 17-18h e entre as 5-7h e quer parecer-me que ainda poupo bastante quando comparado com o gás de garrafa já para não falar no conforto de maior debito e simultaniedade, coisa que o esquentador (pelo menos o meu velhinho) não permite. por falar em resistencia, tenho o termostato definido para 55º mas na sonda não passa dos 45º... por mais tempo que tenha a resistencia ligada alguma coisa não está aqui bem, ou a escala do termostato ou a sonda... da sonda não deve ser porque senão em vez dos 70º lidos na 6ª feira tinha lido mais o que me parece muito pouco provavel. acredito mais que escala do termostato do ts, não deve ser bem com está descrito nuns topicos atrás...

jc

fantpmp
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta out 30, 2009 6:29 pm

Mensagem por fantpmp »

boa tarde,

hoje ao subir ao telhado deparei com um dos vidros do meu painel totalmente estilhaçado. como é uma zona de acesso exclusivo ao meu apartamento a unica possibilidade que ponderei para tal foi a queda de algo como granizo forte dado que o painel está colocado no telhado do predio não sendo facil atingi-lo com um objecto. no entanto após pesquisar um pouco na net, verifiquei que o mesmo já terá acontecido a alguns paineis da norqente e que tal já terá sido reconhecido como um defeito nalguns paineis.
alguem tem alguma informação acerca destes casos?

obrigado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

fantpmp Escreveu:no entanto após pesquisar um pouco na net, verifiquei que o mesmo já terá acontecido a alguns paineis da norqente e que tal já terá sido reconhecido como um defeito nalguns paineis.
já tentou ligar para a norquente? acho que eles até são atenciosos...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

fantpmp Escreveu:boa tarde,

hoje ao subir ao telhado deparei com um dos vidros do meu painel totalmente estilhaçado. como é uma zona de acesso exclusivo ao meu apartamento a unica possibilidade que ponderei para tal foi a queda de algo como granizo forte dado que o painel está colocado no telhado do predio não sendo facil atingi-lo com um objecto. no entanto após pesquisar um pouco na net, verifiquei que o mesmo já terá acontecido a alguns paineis da norqente e que tal já terá sido reconhecido como um defeito nalguns paineis.

obrigado
viva,

isso também aconteceu num dos meus painéis.
entra em contacto com eles que substituem sem problema. foi defeito dos vidros, que eram maiores do que deviam e, com a dilatação ou torção da estrutura estilhaçam!

é só ligar-lhes que eles trocam rapidamente

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

sousa
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jan 17, 2011 9:30 pm

Mensagem por sousa »

boas a todos cheguei mesmo agora e tenho estado a seguir tudo isto quanto custará o sistema da norquente ts 300l pois estou a pensar mandar
enxtalar um sistema de aquecimento solar voces que estam mais dentro do assunto qual me indicam e mais barato dentro do possivel um abraço a todos
sousa

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

è sempre bom ter um seguro de casa que inclua quebra e queda de paineis solares.
eu tenho um que inclui isso e não ficou mais caro.
Dos Fracos Não Reza a História...

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

sousa Escreveu:boas a todos cheguei mesmo agora e tenho estado a seguir tudo isto quanto custará o sistema da norquente ts 300l pois estou a pensar mandar
enxtalar um sistema de aquecimento solar voces que estam mais dentro do assunto qual me indicam e mais barato dentro do possivel um abraço a todos
sousa

boas! sousa

posso dizer que ao abrigo da medida solar térmica 2009, do governo e que infelizmente terminou em 31 dezembro de 2009, os kits da norquente eram à data os mais baratos.
pessoalmente posso responder por um modelo, o ts300l, tem cumprido na integra, não havendo até ao momento nada a registar de negativo, apenas o facto de... o s.pedro não ajudar à festa

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

há um mais barato á venda no grupo sonae, maxmat, etc...
è o solco.
mas têm dado problemas a quem o instalou, talvez seja melhor não pensar só no preço...

sousa
Novo membro
Novo membro

Mensagem por sousa »

já enviei um email há norquente mas ainda não me responderam para ver o preço que fazem tenho o numero de telefone que um amigo meu me deu do extalador que faz a zona de aveiro se demorarem muito a responder entro em contacto com ele um abraço a todos

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sousa Escreveu:já enviei um email há norquente mas ainda não me responderam para ver o preço que fazem tenho o numero de telefone que um amigo meu me deu do extalador que faz a zona de aveiro se demorarem muito a responder entro em contacto com ele um abraço a todos

boas

quanto a mim o melhor é ligares para o instalador e pedires um orçamento, e assim depois podes comparar com o que a norquente de enviar, em principio a norquente não instala quem faz as instalações é outra empresa que faz parte do grupo penso que é acm?.

boa sorte

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:
sousa Escreveu:já enviei um email há norquente mas ainda não me responderam para ver o preço que fazem tenho o numero de telefone que um amigo meu me deu do extalador que faz a zona de aveiro se demorarem muito a responder entro em contacto com ele um abraço a todos

boas

quanto a mim o melhor é ligares para o instalador e pedires um orçamento, e assim depois podes comparar com o que a norquente de enviar, em principio a norquente não instala quem faz as instalações é outra empresa que faz parte do grupo penso que é acm?.

boa sorte

boas!

o conselho é bom!

no meu caso, foi mesmo uma equipa da norquente que me fez a instalação, embora inicialmente estava previsto um instalador de estarreja, será que tive sorte?

sousa
Novo membro
Novo membro

Mensagem por sousa »

boas amigos chegou o pedido de orçamento feito há norquente e o orçamento é este 3223.00 euros já com iva e como não me falaram do preço de instalação penso que esta incluido e dizem-me tambem que é uma equipa mesmo da norquente que faz a instalação ando a ver se encontro alum mais barato ainda não vi os da vulcano pois é aqui perto o que me dizem sobre este orçamento e já agora este ano já não da para por no irs ? ou ainda da um abraço a todos sousa

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Já estamos a meio de Agosto e a ACM (Norquente) este ano ainda não veio fazer a revisão que se tinham comprometido fazer todos os anos conforme vem no contrato.
Só se esqueceram de mim ou há mais pessoal sem que lhes tenham feito a revisão aos paineis?!

cumprimentos

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Aqui também ainda não puseram os pés!
Entretanto a semana passada, um dos painéis tinha o vidro estilhaçado, liguei para lá e disseram-me que iam marcar a intervenção para substituição do painel completo.
sergiomms

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

Boas!

Sendo assim, já somos 3... :cry:

Como não estou com nehum problema, vou dar uma tolerancia ao mês de Agosto (férias?) e então depois, há que questionar a Norquente!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:Boas!

Sendo assim, já somos 3... :cry:

Como não estou com nehum problema, vou dar uma tolerancia ao mês de Agosto (férias?) e então depois, há que questionar a Norquente!

Boas

Pelo sim pelo não já liguei para eles e responderam-me que tinham muito pessoal de férias, e que a intervenção poderia ir até Outubro conforme está no contrato, (eu não quiz ateimar mas tinha a ideia que era até Julho) mas como não tenho o contrato a mão nem tenho nenhum problema grave) só tenho os paineis que deixam entrar agua ficam com condensação depois de chover e vir o sol, mas por agora não tem qualquer problema, em 15 meses só gastei 88Kw em electricidade, mas que viriam em Setembro e no caso de não dizerem nada até meio de Setembro para eu ligar.
Fico a aguardar!

cumprimentos

1madmac
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 07, 2011 9:59 pm

Mensagem por 1madmac »

Estou mesmo baralhado...
Então é o consumidor que pagou um serviço que vai ter de lembrar à empresa que presta esse serviço que está na altura de efectuar a revisão periódica?

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

Tenho painel há 3 anos e ainda não tive uma única revisão,mas dizem sempre que vem....
Espero que o painel não arranje um problema/avaria por falta de mañutenção e depois ainda vão dizer que n têm culpa

sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Mensagem por sestevao »

Master Escreveu:Tenho painel há 3 anos e ainda não tive uma única revisão,mas dizem sempre que vem....
Espero que o painel não arranje um problema/avaria por falta de mañutenção e depois ainda vão dizer que n têm culpa
Tem bom remédio, liga para lá e aperta com eles, sempre que precisei da Norquente foram atenciosos e com vontade de resolver.

Têm feito também a manutenção todos os anos, sem ser preciso qualquer tipo de contacto.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

Boas,

2 anos!...
Fez ontem 2 anos que instalei o meu TS 200L e em boa altura o fiz!... :D

A experiencia tem sido muito positiva e neste 2º ano o rendimento do sistema, embora com um Verão mais fraquinho, tem sido identico ao do ano passado (desde Março que o Esquentador está desligado).
Em termos praticos a poupança deve ser identica há do ano passado, isto é, consumo de 3 botijas 13Kg de gás quando antigamente consumia 9/10 por ano. ;)

Até agora não tive qualquer problema com o equipamento e marquei hoje com a Norquente a 2ª Manutenção anual.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”