Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Josenir »

screen Escreveu:Josenir, eu acho que a ligação em estrela nao era.
Qual seria outra opção? Porque eu percebi que os 6 fios do estator antigo eram interligados formando pares veja a foto , da pra perceber os pares ligados cada um em seu diodo separado.
Este alternador era de 14v 70AP.
Então deve ser a ligação em triângulo. Veja na figura abaixo. 1, 2 e 3 são os inícios, e 4, 5 e 6 são respectivamente os finais.
Trifasico_Jss.JPG
Trifasico_Jss.JPG (14.31 KiB) Visto 4896 vezes

Deivid
Membro
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 8:56 pm

Mensagem por Deivid »

Boa tarde,

Josenir, o regulador/exitador que eu fiz não tem demonstrado funcionamento. Eu estou achando por causa que fiz a placa invertida de lado :? , isso pode ser o motivo?

Eu testei ele com a bateria de 110A e o alternador, mas não tive nenhuma resposta até o momento em que eu resolvi trocar as posições dos fios AC e Exc- que no alternador está escrito D+ e DF, na sequência, trocando a posição deles acende os leds, porém acaba derretendo um fio dos componentes da pci, será q é por causa da alta amperagem?

Aguardo respostas

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Deivid Escreveu:Boa tarde,
Josenir, o regulador/exitador que eu fiz não tem demonstrado funcionamento. Eu estou achando por causa que fiz a placa invertida de lado :? , isso pode ser o motivo?
Eu testei ele com a bateria de 110A e o alternador, mas não tive nenhuma resposta até o momento em que eu resolvi trocar as posições dos fios AC e Exc- que no alternador está escrito D+ e DF, na sequência, trocando a posição deles acende os leds, porém acaba derretendo um fio dos componentes da pci, será q é por causa da alta amperagem?
Aguardo respostas
É, invertendo o desenho da PCI vai inverter a polaridade de varios componentes, e aí fica impossível saber o que pode acontecer. E invertendo os fios, pior ainda.

Acho que é melhor começar tudo novamente, fazendo uma nova PCI. Se não seguir à risca o desenho da PCI, com os valores corretos dos componentes, posicionamento correto dos mesmos, e ligação dos fios, não há como funcionar.

Se puder, poste uma foto dos dois lados da PCI.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Amigos do forum,

Finalmente elas chegaram! As PCIs!
Amanhã começo a montar um primeiro lote. Acredito que nos próximos dez dias terei o Regulador/Excitador para o gerador eólico baseado no alternador automotivo disponível para venda.
PCI_Reg_Exc_Alt.JPG

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 17, 2012 3:01 am

Mensagem por Henrique Almazan »

Josenir, eu gostaria de pedir uma opinião para você que já tem experiência com os alternadores. Eu estou em um dilema para mandar rebobinar o meu alternador, pois tenho medo que a pessoa não saiba fazer do jeito que deve ser já que é um bobinamento diferente e incomum. Eu nao sei se essa tarefa é tão complicada, para falar a verdade se eu pudesse aprender eu mesmo gostaria de fazer, mas caso eu mande rebobinar, eu tenho que fazê-lo com o triplo do número de voltas e com um fio 22 awg? E em relação à ligação, em estrela ou triângulo, nao sei se voce pode me dizer qual delas eu devo fazer, mas caso possa qual é a melhor?
Att, Henrique.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Josenir, eu gostaria de pedir uma opinião para você que já tem experiência com os alternadores. Eu estou em um dilema para mandar rebobinar o meu alternador, pois tenho medo que a pessoa não saiba fazer do jeito que deve ser já que é um bobinamento diferente e incomum. Eu nao sei se essa tarefa é tão complicada, para falar a verdade se eu pudesse aprender eu mesmo gostaria de fazer, mas caso eu mande rebobinar, eu tenho que fazê-lo com o triplo do número de voltas e com um fio 22 awg? E em relação à ligação, em estrela ou triângulo, nao sei se voce pode me dizer qual delas eu devo fazer, mas caso possa qual é a melhor?
O bobinamento que deve ser feito não tem nada de "incomum". É exatamente o mesmo bobinamento que está lá, apenas deve ser aumentada a quantidade de espiras para o triplo. Naturalmente, para que seja possível abrigar o triplo do número de espiras no mesmo espço físico, o fio usado deve ser mais fino. Sugiro que use um fio com bitola AWG dois degraus acima da bitola do fio original. Exemplo: se o fio original for 18AWG, use fio 20 AWG.

Só isso.

Nem pense em alterar a ligação. Se o alternador é ligado em estrela, deve continuar sendo ligado em estrela. Qualquer coisa que pensar em fazer diferente, vai aumentar a chance de não dar certo.

Se você procurar um bobinador que não entenda isso, procure outro, pois esse, com certeza não sabe o que é bobinamento.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Certo, entendi. É mais simples do que eu pensava! Tenho o contato de uma pessoa que faz bobinamento de motores há muitos anos, vou ver o que faço. Vi que suas PCI's chegaram, vou agilizar o bobinamento e assim que ficar pronto eu entro em contato. Depois de rebobinar, eu posso ligar normalmente com o regulador original para testar? E em relação ao sistema regulador/excitador, ele funciona para qualquer alternador ou ele tem configurações específicas para cada alternador? Mais uma vez agradeço sua paciência! Tenha uma boa noite.
Att, Henrique.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Certo, entendi. É mais simples do que eu pensava! Tenho o contato de uma pessoa que faz bobinamento de motores há muitos anos, vou ver o que faço. Vi que suas PCI's chegaram, vou agilizar o bobinamento e assim que ficar pronto eu entro em contato. Depois de rebobinar, eu posso ligar normalmente com o regulador original para testar? E em relação ao sistema regulador/excitador, ele funciona para qualquer alternador ou ele tem configurações específicas para cada alternador? Mais uma vez agradeço sua paciência! Tenha uma boa noite.
Sim. Depois de feito o novo bobinamento pode testar com o regulador original. Só que vai ter que usar uma bateria para alimentar o regulador. Ele não deve se auto-excitar, pois os fabricantes do regulador automotivo não se preocuparam com esse detalhe.

O fato de ter mais espiras não deve causar problema algum, pois o regulador vai limitar a excitação do campo e manter a tensão de saída na faixa dos 14,5V da mesma forma.

Em principio, qualquer alternador vai servir. Existem dois trimpots para serem ajustados na placa do regulador/excitador, mas que podem inicialmente ser posicionados ao centro. Depois chegam-se um de cada vez para a posição de melhor rendimento. Vou providenciar um pequeno manual para acompanhar o produto.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Perfeito! Quando você anunciar o sistema no Mercado Livre avise pelo fórum por favor. Depois de estar tudo pronto, vou postar uma foto da ligação da pci no alternador para ver se está tudo ok, pode ser?
Entrando em um assunto paralelo, você que é tecnico em eletrônica, eu gostaria de fazer um curso para aprender as noções básicas e intermediárias de eletrônica, inclusive aprender a fazer bobinamento. Existe algum curso específico ou um curso de eletrônica já resolve?
Att, Henrique.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Henrique Almazan Escreveu:Perfeito! Quando você anunciar o sistema no Mercado Livre avise pelo fórum por favor. Depois de estar tudo pronto, vou postar uma foto da ligação da pci no alternador para ver se está tudo ok, pode ser?
Sim, estarei sempre por aqui para dar o suporte necessário.
Henrique Almazan Escreveu:Entrando em um assunto paralelo, você que é tecnico em eletrônica, eu gostaria de fazer um curso para aprender as noções básicas e intermediárias de eletrônica, inclusive aprender a fazer bobinamento. Existe algum curso específico ou um curso de eletrônica já resolve?
Eletrônica, aqui no Brasil, o curso de Eletrônica Básica do Senai ou do Instituto Monitor(SP).

O básico de bobinamento não precisa de curso, é só comprar um livro técnico do assunto.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Obrigado pelas dicas, já tinha pensado no SENAI. Eu vou procurar um livro sobre bobinamento para poder aprender as técnicas e assim, em projetos futuros, nao vou depender de terceiros para poder montar meus aerogeradores. Boa tarde!
Att, Henrique.

Deivid
Membro
Membro

Mensagem por Deivid »

Boa tarde!
[attachment=0]PCI - Deivid.JPG,
como vc tinha pedido as fotos dos dois lados da PCI, infelizmente no momento só tenho uma foto de um lado somente, espero que já esclareça, ao contrário, enviarei mais tarde.

Além disso, queria saber se esse DF( que sai das escovas no alternador) deve ser ligado com o AC do regulador/excitador?
Anexos
PCI - Deivid.JPG
PCI - Deivid.JPG (38.96 KiB) Visto 4804 vezes

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Sinto muito, Deivid,

Como o desenho da placa está invertido, pelo que vi, todos os componentes estão invertidos. Não vejo conserto para isso. Não há como funcionar.

Observe ainda que você usou uma versão muito antiga do circuito.

Sugestão: faça a montagem do circuito na versão mais nova, pois os componentes foram reduzidos para aproximadamente a metade, e ficou ainda mais eficiente. A versão mais nova se encontra publicada há algumas páginas atrás.

Deivid
Membro
Membro

Mensagem por Deivid »

Poisé, vou colocar as mãos em obra.

Eu fiz essa placa na época em que o site do fórum não estava mais acessando, então construí-la com o material que tinha no computador.

Mas agora imagino que vai dar certo
Obrigado pela ajuda!

Deivid
Membro
Membro

Mensagem por Deivid »

Boa noite Josenir, por acaso você poderia me passar a lista dos componentes que serão ocupados na nova versão do regulador/excitador, para q eu possa ir comprar?

desde já, grato.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Salvo algum engano, segue a lista de componentes para o Regulador/excitador para o gerador eólico baseado no alternador automotivo:

Resistores de 0,125W
1K x 2
10K
100K
10R
100R

Capacitores Ceramicos
100nF x 3

Capacitores de Poliéster
1uF/100V
470nF

Capacitores Eletrolíticos
100uF/16V
470uF/16V
470uF/25V
2200uF/25V

Transístores
IRFZ44
BC337
BC639

Diodos
SK4F1 x 2 (ou outro diodo fast 1A)
1N4001
DZ12V (diodo zener 12V)
DZ18V (diodo zener 18V)

Diversos
Trimpot de 10K (menor tamanho possível)
Trimpot de 100K (menor tamanho possível)
Relé 12V/15A miniatura 5 pinos

Circuitos Integrados
CI NE555
LM7812

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Josenir, eu andei vasculhando o conteúdo do google atrás de algum material que pudesse me ajudar com o bobinamento, mas não achei nada que eu possa aproveitar. Como você aprendeu? Foi por meio de livros ou na prática mesmo? Eu tenho o alternador em mãos, o problema é que além de ele ser novo e original, ele teoricamente não é meu. Ou seja, tenho medo de abri-lo para estudar e observar o bobinamento para ganhar conhecimento, e também tenho medo pelo motivo de que pertence a um projeto e nao posso danificá-lo. Hoje, quinta feira, vou falar com um conhecido que faz bobinamento de motores elétricos há vários anos, eu só gostaria de saber se existe alguma linguagem técnica para que ele entenda o que eu quero fazer. Basta eu dizer que quero rebobinar o alternador exatamente do mesmo jeito que está, mas em vez de 12 espiras seriam 36, ou eu tenho que falar algo mais? A pessoa é realmente experiente, antigamente ele com sua empresa fiziam bobinamento de motores elétricos para várias empresas grandes como por exemplo a Siemens.

Aguardo sua resposta, mais uma vez agradeço desde já. Um grande abraço!
Att, Henrique.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Sugiro que adquira um alternador em um ferro velho. Como raramente alguém precisa trocar o alternador do automóvel por um novo, existe grande quantidade deles nas sucatas e desmanches de automóveis. E o custo é baixíssimo.

Aqui na minha cidade não se paga mais do que R$ 50,00 por um alternador completo da sucata. E o novo bobinamento custa em torno de R$ 80,00, feito por um bobinador.

Quando levar o alternador ao bobinador, tudo o que você precisa dizer é o que já lhe disse várias vezes aqui: faça um novo bobinamento para o alternador, idêntico ao original, apenas aumentando a quantidade de espiras para o triplo, e usando uma bitola de fio mais fino (dois degraus acima da bitola AWG do fio original).

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mais uma vez obrigado pela dica, amanhã vou levar o alternador para o bobinador fazer o serviço. Mas eu vou sim comprar um alternador velho para tentar bobiná-lo. Já que pretendo fabricar outros aerogeradores mais pra frente, vai ser ótimo saber fazer esse serviço. Assim que o alternador estiver pronto e eu já tiver testado eu aviso mas fico no aguardo para quando as PCI's estiverem prontas e à venda.

Obrigado Josenir, um grande abraço!
Att, Henrique.

Henrique Almazan
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Josenir, atrás de alguns vídeos sobre bobinamento, eu encontrei um muito interessante. O vídeo mostra todas as etapas, não é exatamente um alternador mas como também é induzido eu acredito que seja quase igual.

link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wbmiNMse ... re=related

Se realmente for simples assim, realmente é bem fácil, mas algumas dúvidas ainda estão na minha cabeça. Eu vi que para desmontar o alternador, ou você remove o regulador para demontar, ou se nao quiser remover o regulador tem que colocar um clip em um pequeno buraco para separar o contato do rotor com os dois imãs com mola. No meu alternador tem 3 pequenos buracos mas nao sei qual deles é o certo. Desculpe a linguagem pobre em termos técnicos, ainda estou aprendendo. Eu ja sei que essas molas com os contatos fazem parte do regulador, me corrija se eu estiver errado, por favor. Se for mesmo isso, então é mais fácil remover o regulador para remontar o alternador e por último colocar o regulador, certo? Assim nao preciso usar a técnica do clip.

Quando comprar um alternador para eu poder fazer o bobinamento sozinho, eu penso em dois jeito de fazer para aprender: voce acha que vale mais a pena ir retirando uma bobina e já colocar a nova com o triplo de espiras, ou retirar todas as antigas e depois colocas as nova? Pensei em ir fazendo aos poucos para não me perder. Não sei se eu entendi como fazer o bobinamento. mas pelo que vi no vídeo é muito mais simples do que eu poderia imaginar. Os outros detalhes como o tipo de ligação e a distância de canaletas para encaixar a bobina, eu vou vendo como é o original e copiando. O que me diz?
Att, Henrique.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”