Programa Energia Solar - Norquente

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Re: Programa Energia Solar - Norquente

Mensagem por alexjp4 »

c_s_amaral Escreveu:
...por fim tenho um dos paineis com condensação lá dentro já cá vieram e substituiram o isolamento e isolaram um bocado melhor os acessórios ...
aqui na minha zona existem paineis solares em muitas casas, e por mais estranho que pareça, de manhã todos os da norquente têm condensação.
penso que alguns proprietários nem se apercebem disso, pois depois do sol começar a aquecer desaparece.

boas

um dos meus paineis tambem tem condensação, já cá vieram e nesse dia ficou bom mas passado 1 ou 2 dias já estava na mesma.

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 07, 2009 3:24 pm

Mensagem por BFV »

mamilcar Escreveu:boas bfv

poderas verificar a inclinação na "ficha de inslatação" que o inslador te vai dar/ou deu junto com a garantia (no meu caso foi tudo entregue no proprio dia da instalação).

boa sorte e muitos banhos "green"
tens razão. a orientação que lá diz é 180º e a inclinação 37º... o que acham disso?

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

boas

os meus estão a 35º e até ver não me queixo.
Inté

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas,

suponho que a regra para a optimização do sistema, a nivel anual, é latitude - 5º .

no meu caso:

porto -> lat.41,7 ---------- angulo = 41,7 - 5 = 36,7º

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

mamilcar Escreveu:boas,

suponho que a regra para a optimização do sistema, a nivel anual, é latitude - 5º .

no meu caso:

porto -> lat.41,7 ---------- angulo = 41,7 - 5 = 36,7º

viva!

na verdade, lendo os "canhenhos" técnicos é essa a regra, mas "tive de dar o braço a trocer" porque também defendi essa "tese" no passado, mas a realidade é bem diferente e acabei por concordar em 45º para todo o ano, este assunto está bem desenvolvido aqui no forum nos ultimos meses de 2009.

até

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas
o ideal era que estivessem a 35º de verão e a 45º de inverno, penso eu de que!
Inté

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

é verdade sr paulol
concordo plenamente com uma inclinação de 45º acho que seria ideal para uma utilização anual
mas o problema é instalar um kit termossifão com essa inclinação.
por ex a vulcano utiliza estruturas a 45º para terraço e as mesmas são aplicadas nos telhados por intermedio de uma pré estrutura a servir de base (essa pré estrutura tera de ser consebida pelo instalador) portanto o colector trabalha na prefeição mas tudo o que o colector produz não é aproveitado pelo deposito isto porque se reparerem o deposito só fica pouco mais de metade acima dos colectores e a entrada do primário situasse a meio do deposito logo com algum aquecimento do colector o efeito termossifão começa a reduzir.
o ideal é entrada e saida do primário feitas pela parte inferior do deposito (caso da solahart) mas instalar um equipamento deste genero a 45º garantidamente que é uma tarefa complicada.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

lrds Escreveu:boas
o ideal era que estivessem a 35º de verão e a 45º de inverno, penso eu de que!
boas!

existem testemunhos de quem dê total preferência ao inverno e os tenha aplicado com 55º, se a memória não me falha foi afirmado aqui no forum e com inclusão de fotos.

hoje foi-me fianalmente aplicado o ts300l da norquente!

ainda não vi o trabalho final, tive de me ausentar por motivo de força maior (o patrão não perdoa).
não houve objecção ou algum problema com os 45º que pedi, a estrutura foi feita no local com uma rapidez impressionante (quem sabe, sabe!!!) e material resistente mas vou guardar mais pormenores para quando colocar aqui as fotos, até para dar uma oportunidade aos colegas de comentarem o serviço, porque apartir daqui passo a dar um testemunho "real" sobre o comportamento do "dito cujo"...

até

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas!

como prometido aqui vão "elas"...instalação no dia 1 abril (não foi nenhuma mentira)!!

foi realizado por uma equipa da norquente, pessoal impecável, tive pena de não acompanhar a instalação até ao fim, pois podia ter "limado umas pequenas arestas", mesmo assim e na minha análise o trabalho está bom.
falta-me aplicar uma sonda para ter a leitura da temperatura da água dentro de casa e também melhorar o isolamento nas peças visiveis debaixo do acumulador, mas é já a seguir...
Anexos
TS 300L Norquente (6)..jpg
TS 300L Norquente (6)..jpg (61.18 KiB) Visto 5081 vezes
TS 300L Norquente (5)..jpg
TS 300L Norquente (5)..jpg (78.95 KiB) Visto 5081 vezes
TS 300L Norquente (7)..jpg
TS 300L Norquente (7)..jpg (83.91 KiB) Visto 5081 vezes

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas paulol

parabens!..bem-vindo ao clube dos "banhos green"....

parece-me uma exclente instalação!... mas os entendidos que se prenunciem....

já agora...aquela protecção uv foi a teu pedido ou da iniciativa da norquente?

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

mamilcar Escreveu:boas paulol

parabens!..bem-vindo ao clube dos "banhos green"....

parece-me uma exclente instalação!... mas os entendidos que se prenunciem....

já agora...aquela protecção uv foi a teu pedido ou da iniciativa da norquente?

boas! mamilcar

embora os tenha questionei-os sobre essa questão, mas na verdade a iniciativa foi deles o que demonstra brio profissional!

até

lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

boas
parece um trabalho bem feito. só um pequeno reparo, as válvulas debaixo do acumulador deveriam estar também isoladas.
Inté

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

lrds Escreveu:boas
parece um trabalho bem feito. só um pequeno reparo, as válvulas debaixo do acumulador deveriam estar também isoladas.
boas

se foram mesmo da norquente parece que estão a começar a aprender que colocar material não adequado sai mais caro do que colocar o material como deve de ser, (estou a referir-me ao isolamento, é que no meu caso colocaram proteção sem proteção uv e ao fim de uns meses tiveram que o substituir, só que ainda não preceberam que os acessórios tambem deveriam estar com a proteção mas isso dá trabalho, e o que interessa é despachar!
porque é obvio que a agua aquece e sai nas torneiras quente, e qualquer um de nós (utilizador) não consegue medir as percas existemntes nesses troços de tubagem que não estão isolados, pode ser que ainda venham a rever essa situação de futuro, essa e a assistência, é que estou á espera já a alguns meses que me substituam um painel que está com condensação lá dentro.

bons banhos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

boas!

só mais uma nota, reparei este fim de semana em mais 2 novas instalações ts200l da norquente aqui perto e ambos estavam com o isolamento com protecção uv

quanto aos reparos, que agradeço e como já disse vou tratar de isolar os acessórios há vista, quanto ao problema da condensação ainda é cedo para me prenunciar, tenho esperança que não venha acontecer!

os primeiros banhos "green" foram óptimos e deu para toda a família, falta-me fazer o control da temperatura da água no acumulador, mas vai ficar resolvido esta semana.

até

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

paulol Escreveu:(...) falta-me fazer o control da temperatura da água no acumulador, mas vai ficar resolvido esta semana.

até
boas!

e como é que vais fazer isso?

nramos
Membro
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 1:48 am

Mensagem por nramos »

boas,

eu tenho instalado o ts200l, a cerca de 2 meses e estou muito satisfeito
Anexos
solar térmico 200l
solar térmico 200l
IMG_0135.JPG (128.3 KiB) Visto 4843 vezes
A pesquisar scooters eléctricas

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

bfv Escreveu:
paulol Escreveu:(...) falta-me fazer o control da temperatura da água no acumulador, mas vai ficar resolvido esta semana.

até
boas!

e como é que vais fazer isso?

boas!

vou fazer de forma idêntica ao que já fiz para um acumulador de fogão de sala, ou seja, vou aplicar uma sonda de contacto pela acesso à resistência e aplico-a entre o isolamento e o acumulador de cobre, acrescento 12 metros de fio 1mm e ligo a um termómetro digital, que por sua vez está dentro de casa (cozinha)...

até

BFV
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por BFV »

paulol Escreveu:vou fazer de forma idêntica ao que já fiz para um acumulador de fogão de sala, ou seja, vou aplicar uma sonda de contacto pela acesso à resistência e aplico-a entre o isolamento e o acumulador de cobre, acrescento 12 metros de fio 1mm e ligo a um termómetro digital, que por sua vez está dentro de casa (cozinha)...

até
então quando tiveres o material todo podes tirar uma foto para eu "copiar"?

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

copiar é bom. precisamos aqui de um tutorial sobre como fazer isso. quem quer tratar do assunto?
o meu exemplo aqui não serve....
Porreiro, pá!

Vizouk
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta abr 08, 2010 10:06 pm

Mensagem por Vizouk »

boa noite, o sistema foi instalado hoje, depois tenho de por umas fotos, já agora num sistema ts para aplicar um vaso de expansão onde ele fica ligado, à agua ou ao liquido de circulação?

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”