Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por XaYu »

BondadeSua Escreveu:
PepeLegal Escreveu:Após fazer 70km a andar à chuva, no regresso a casa, a 300mts de chegar, numa curva em "U" a mota derrapa, ando aos "Ss" e só paro no chão :(
Afinal ias devagar e aconteceu.
Não esqueças que "tal como já por cá foi dito" só há 2 tipos de motociclistas...os que já caíram e os que vão cair! :o
Do mal o menos!

BondadeSua
X2!!
Caí exactamente da mesma maneira, e nem era em curva, foi numa aproximação a uma rotunda e estava praticamente parado!! Mas lá está, travei com o de traz e a estrada estava um pouco humida pois era de manha e tinha chuvido a noite toda... E isto foi a caminho de um encontro, longe de casa. Conclusão: nem tive tempo de ganhar 'medo', tive que seguir viagem até ao encontro e ainda voltar pra casa, com tempo humido e de noite!
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

Markito
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 13, 2012 9:56 pm

Mensagem por Markito »

Companheiro Pepelegal, é sempre triste estas situações... :(
Mas, apesar de tudo, parece que o estrago não é muito elevado, e assim sendo toca a elevar a moral e dar um tratamento à El e-Dorada ;)

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado a todos pelas palavras de apoio :-)

Hoje no caminho para o emprego já vim a tentar habituar-me a levar sempre dois dedos no travão da frente e nunca meter a mão no travão esquerdo. Vou tentar mecanizar esta postura nos próximos dias enquanto espero para ir à oficina trocar os pneus...

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm

Mensagem por Edu_Rod »

BondadeSua Escreveu:
PepeLegal Escreveu:Após fazer 70km a andar à chuva, no regresso a casa, a 300mts de chegar, numa curva em "U" a mota derrapa, ando aos "Ss" e só paro no chão :(
Afinal ias devagar e aconteceu.
Não esqueças que "tal como já por cá foi dito" só há 2 tipos de motociclistas...os que já caíram e os que vão cair! :o
Do mal o menos!

BondadeSua
eu já posso dizer, bem vindo ao clube. mas que doí, doí.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Mensagem por Brunus »

Pepelegal, o que importa é que estás bem. As mazelas da mota, por muito que doam na nossa alma, podem sempre ser reparadas. ;)

Eu pelo menos, sempre que regenero na Vx tenho o indicador sobre a manete do travão da frente. Por vezes coloco também o dedo grande, mas isso deixa-me a mão numa posição desconfortável. Normalmente só faço isso quando regenero a descer a A5 em Monsanto.
Assim, se for preciso travar é só apertar o travão da frente. Nunca regenero e travo com o de trás apenas, uso sempre 1º o da frente e tento sempre libertar um pouco a regeneração, e só depois vou ao travão de trás.
Até hoje, com esta técnica e mesmo em chuva nunca tive chatices. :)

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Brunus Escreveu:Pepelegal, o que importa é que estás bem. As mazelas da mota, por muito que doam na nossa alma, podem sempre ser reparadas. ;)

Eu pelo menos, sempre que regenero na Vx tenho o indicador sobre a manete do travão da frente. Por vezes coloco também o dedo grande, mas isso deixa-me a mão numa posição desconfortável. Normalmente só faço isso quando regenero a descer a A5 em Monsanto.
Assim, se for preciso travar é só apertar o travão da frente. Nunca regenero e travo com o de trás apenas, uso sempre 1º o da frente e tento sempre libertar um pouco a regeneração, e só depois vou ao travão de trás.
Até hoje, com esta técnica e mesmo em chuva nunca tive chatices. :)
Exactamente essa do dedinho uso sempre...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

8-) Parabens pepe mais ou restantes proprietarios das Li+...espero que em breve a tua El e-dorada passe a É a-dorada! Queria aproveitar e como estão por aqui os entendidos para colocar 2 questões

1. É possivel transformar uma Nimh em Li+ ou Li++ :), o que é necessario mudar?
2. O firmware permite uma re-programação profunda ou nem por isso? E se quizessemos colocar um banco de litio muito acima do normal, seria possivel?

Se te queres rir eu pessoalmente pertenço ao clube dos que ja malharam a serio, desde uma ida à praia como uma casal boss (acelera) e apanhado uma curva com areia das obras e consequente esfoladela de mais de 50 metros no asfalto, bem como a um voo de 10 metros por cima de rochas e urtigas na minha ex-suzuki dr350. Ca para mim estas pronto é para mais outra e a mota é retocada por tuta e meia e em dois tempos....

O mais importante é não repetir o mesmo erro. Como já foi dito o problema foi mesmo regenerar em curva, regenerar significa travar com o motor, ou seja, é o que designamos como travagem electrica, travao electrico, ou mais exactamente, regenerar é um retardamento electrico (não existe um bloqueio fisico e ele só existe enquanto houver movimento). O problema nas motas e automoveis, mais sensivel nas motas, é bloquear as rodas, imobiliza-las em andamento, provocando uma derrapagem sem possibilidade de recuperação.

No caso da vetrix a regeneração é feita na tracção, roda de trás, ou seja, se regenerares e travares simultanemamente acabas por facilmente bloquear a roda - levando ao acidente. Evidentemente se só travares com o pneu da frente e o bloqueares cairas igualmente. Portanto a solução segura é travares simultaneamente com ambos os travões e só utilizares o travão electrico, ou seja, a travagem regenerativa quando for seguro - piso seco, em linha recta.....de modo que nunca "bloqueies". Isso foi o que aqui foi dito, por outras palavras. A novidade é esta: quando sentires a derrapagem, porque abusaste (bloqueaste), só tens que largar (tanto o travão como a regenerativa) até reequilibrares a travagem e recuperares o "grip", e para os mais experimentados dar um pouco de gás pode ajudar...salvo seja! um abraço a todos e continuem assim # (ps: se derem com algum pontape na gramatica foi de proposito mesmo, estou a redesenhar o proximo acordo ortografico)
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Bluesky Escreveu:Queria aproveitar e como estão por aqui os entendidos para colocar 2 questões

1. É possivel transformar uma Nimh em Li+ ou Li++ :), o que é necessario mudar?
2. O firmware permite uma re-programação profunda ou nem por isso? E se quizessemos colocar um banco de litio muito acima do normal, seria possivel?
Então tens três casos por cá ehehehe a do Serges e a do Jmap e a do Nuno ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Pois...é essa aprendizagem que estou a fazer....na ML5000 travava sempre com os dois travões e em 2 anos nunca tive problemas. Nesta, por causa do punho regenerativo, já não o fiz. O resultado, senti-o na pele...literalmente...e na carnagem da mota..

Ainda bem que esta semana não chove por estas bandas...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Brunus Escreveu:mas isso deixa-me a mão numa posição desconfortável
Não quero armar-me em professor ou corrector, mas com este texto percebi que aceleras/conduzes com os pulsos/braços em vez de acelerares/conduzires com as mãos/dedos... Não sei se me fiz entender, mas por essa razão é que tenho um vídeo parvo no youtube onde se passa alguns 20 minutos a ver a minha mão direita em plena condução... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu: Não quero armar-me em professor ou corrector, mas com este texto percebi que aceleras/conduzes com os pulsos/braços em vez de acelerares/conduzires com as mãos/dedos... Não sei se me fiz entender, mas por essa razão é que tenho um vídeo parvo no youtube onde se passa alguns 20 minutos a ver a minha mão direita em plena condução... :-).
eu assumo q o faço... :oops: mas quero aprender pra me corrigir :)
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Eu ando com muito mais atenção à posição de condução e à forma de uso do acelerador. Já vi o video do Volt e ajudou-me a perceber que ando a fazer muito semelhante a ele (já não uso tanto o punho).

Mas agora ando-me a obrigar a andar sempre com dois dedos "esticados" perto do travão, principalmente com condução "em cidade"...nas vias rápidas já "fecho mais a mão"...

Há uns dias atrás, senti de novo o pneu traseiro a perder a aderência numa descida em cima de uma das faixas de uma passadeira ...mas desta vez, travei com o travão frontal. Correu tudo bem, consegui controlar a mota e não se passou nada..mas também não estava a chover....

....preciso mesmo de trocar os pneus... :evil:

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Em cima de:
- Poça, lama, areia, terra, lago, lagoa, rio, mar, água, sumol, cola-cola (pepsi não que ah e tal Ronaldo), e outras tretas menos sólidas;
- carris, juntas e outras tretas de ferro que se situam no meio da estrada;
- traços, sinais, passadeiras, guias e outras tretas pintadas no asfalto que possam não ser anti-aderentes (e acontece por vezes "alguém" poupar na qualidade das tintas até ao primeiro acidente num determinado local)...
... Há que não curvar, tombar, desviar, acelerar, abrandar, travar (seja com o travão de trás ou de frente, é igual). O que se tem de fazer nestas alturas, é somente deixar ir. Manter a mota direita e seguir em frente enquanto os pneus estiverem a atravessar a "treta", bem como não mudar a velocidade ou fazer qualquer movimento mais brusco.

Mr_Icaro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 01, 2012 12:24 am

Mensagem por Mr_Icaro »

'you're the man'.

Obrigado pelas dicas motards. Tenho seguido a risca. Se há um verdadeiro motard neste forum és tu.

Abraco
Volt Escreveu:Em cima de:
- Poça, lama, areia, terra, lago, lagoa, rio, mar, água, sumol, cola-cola (pepsi não que ah e tal Ronaldo), e outras tretas menos sólidas;
- carris, juntas e outras tretas de ferro que se situam no meio da estrada;
- traços, sinais, passadeiras, guias e outras tretas pintadas no asfalto que possam não ser anti-aderentes (e acontece por vezes "alguém" poupar na qualidade das tintas até ao primeiro acidente num determinado local)...
... Há que não curvar, tombar, desviar, acelerar, abrandar, travar (seja com o travão de trás ou de frente, é igual). O que se tem de fazer nestas alturas, é somente deixar ir. Manter a mota direita e seguir em frente enquanto os pneus estiverem a atravessar a "treta", bem como não mudar a velocidade ou fazer qualquer movimento mais brusco.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Volt, confessa lá, quantas vezes é que já deste de caras com o alcatrão ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Desde 2006 para a frente: Zero! :-D.

PS: No entanto, até 2006, se não me falha a memória, foram oito... :evil:

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:PS: No entanto, até 2006, se não me falha a memória, foram oito... :evil:
auuuuuuuuuuuuuuu :? :? :? :? :? :oops:

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Mumia Escreveu:
Volt Escreveu:PS: No entanto, até 2006, se não me falha a memória, foram oito... :evil:
Uma pergunta neste caso não se aplica o artigo 2 ?
Live long and prosper!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

visitante2 Escreveu:
Mumia Escreveu:

Caro visitante2, tens feito imensos posts com este tipo de comentários, alias já te tinhamos avisado... o mumia além de moderador não faz destes comentários uma tradição, ao que tens feito e tens sido avisado...

Agradeço que tenhas essa atenção, uma andorinha não faz a primavera...

Voltemos ao topico!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

visitante2 Escreveu:
Mumia Escreveu:
Bom tens razao se aplicar a regra do "uma palavra" apesar de ter uma palavra e varios icons que por si tb expressão algo, pq de resto quanto ao nao ter sentido ou de propositadamente "non-sense", não se aplica, visto como é bem logico no comentário à frase é apenas uma "exclamação" quanto à quantidade de quedas e o quanto isso custa quer monetariamente quer fisicamente. Bem como não fiz a mesma exclamação repetidamente.

Felizmente sempre me pautei por não entrar em picardias (mt menos as q n sao minhas) que por aí andam , e as que cada vez mais se vêm por aí camufladas!

Tudo o que escrevo faço-o enquanto MEMBRO do grupo, (para que não haja acusações como ja houve noutra secção do forum que escrevo "protegido" pela palavra Moderador), quando tiver de agir como Moderador (que tb ja o fiz) faço-o por MP para o visado e td se resolverá e não em praça publica.

Por isso não percebo essa tua questão, ou o que quer que seja... Mas cá estou para falar ctg quando o quiseres para esclarecer o que escrevo caso seja preciso. Poderia responder por MP para ti visitante2, mas como gosto que as coisas fiquem bem claras e esclarecidas à frente de todos escrevi neste OFF-Topic para que futuramente não haja o disse que disse.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”