material quando queima por excesso de tensão é mais caro.
PS: a minha chinesinha de origem era a 64v e neste momento já vai em 80v, mas ainda vai subir mais.

jmal Escreveu:Quanto à alteração, tudo é possível, mas é conveniente verificar se ambos os equipamentos aguentam, porque ela fica com 60v nominais, quando carregada deve ser subir até aos 72v, e o
PS: a minha chinesinha de origem era a 64v e neste momento já vai em 80v, mas ainda vai subir mais.
zointz Escreveu:jmal Escreveu:Quanto à alteração, tudo é possível, mas é conveniente verificar se ambos os equipamentos aguentam, porque ela fica com 60v nominais, quando carregada deve ser subir até aos 72v, e o
LOL
Gosto dos teus concelhos.... não aumentem a tenção porque pode estragar.
A minha já tem mais 25% (normalmente a tolerância anda pelos 5%-10%) , mas ainda vou por mais !
Não façam o que eu faço mas façam o que eu digo.![]()
![]()
![]()
Epá não se chateiem!jmal Escreveu:Acho que estás a fazer confusão em relação ao que disse.
Se vai estragar ??? as probabilidades são muito maiores, e quando feitas por pessoas que não têm conhecimentos de electrónica suficientes para o fazer, então as probabilidades de rebentar são enormes.![]()
![]()
Sim, mas existem diferenças, normalmente os controladores de 48v estão dimensionados para o máximo de 75v, devido aos condensadores e mosfets, as de 64v já estão dimensionadas para 100v. Se qualquer um destes valores for alcançado de certeza que vai queimar, logo é preciso ter a noção de que a carga nunca chega a estes valores, de resto é preciso ter cuidado com o aumento de potência, porque se a mota tem por exemplo 1500w de potência a 48v, a 60v vai ter 1816 w, obviamente que vai "puxar" mais pelos diversos componentes.O_volt Escreveu:Por acaso, já andei com uma mota de 48v,mas com um pack de 24 celulas de litio (76nominais, com 82v em final de carga após repouso)....com os acertos todos ela foi para o Algarve e andou por lá (ainda por cima sem BMS)...
Se te sentires à vontade com a coisa, tudo bem...mas se tiveres dúvidas, não aconselho!
Agora se fores um cromo com luzes, a conversa é outra
O_volt Escreveu:Por acaso, já andei com uma mota de 48v,mas com um pack de 24 celulas de litio (76nominais, com 82v em final de carga após repouso)....com os acertos todos ela foi para o Algarve e andou por lá (ainda por cima sem BMS)...
Se te sentires à vontade com a coisa, tudo bem...mas se tiveres dúvidas, não aconselho!
O_volt Escreveu:Por isso, aconselhei:
Porque isso de verem os feitos que por aí se fazem e quererem imitar, não é assim tão simples.
Olha era uma boa ideia para ensinares o pessoal num workshop!
Também já andei a ver preços de controladores, ou seja, coisas que corro o risco de "estragar" - não quiz correr riscos sem antes saber os respectivos valores. Encontrei preços mais em conta que esses que referes... Existe até uma boa solução para uma possivel conversão para 72v: CONTROLADOR 72V 1500wtavares Escreveu:A minha está fora de questão ser alterada para 60V com o controlador de origem , os condensadores electroliticos são de 64V, não me apetece trocá-los por outros de maior voltagem porque em tamanho também são maiores , quanto aos Mosfets ainda não vi nos Datashets a tolerancia de voltagem. Por enquanto fica assim.
Para mudar para 60V , há ainda a possibilidade de compra de um controlador para esta voltagem ( 119 $ ).