micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: micro fotovoltaica fixa 3.68kw,com ajuste sazonal.

Mensagem por jama »

nikofield Escreveu:compreendi
o meu inversor teve a injectar 4280w e no contador dá a potencia máxima de 4000w.
qual é a diferença da contagem de kw do inversor para o contador?
e durante quanto tempo é que o inversor esteve a injectar 4280w?
eu acho que o contador faz uma media.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Mensagem por ajosemor »

para surpresa minha (e culpa também) tem havido aqui um bom diálogo sobre vários pormenores em instalações de micro-produção muito interessante e que não tenho vindo a seguir.

ao jama dou os meus sinceros parabéns pois para além de ter uma óptima instalação tem sabido rentabilizá-la tecnicamente. tanto os ajustes na inclinação de acordo com a época do ano e a posição relativa do sol como o da colocação de reflectores que aumentam a incidência da luz sobre os painéis, são óptimas iniciativas no sentido desejado. parece-me que a motorização da inclinação dos painéis quer por parafuso com manivela (ou chave) mas melhor ainda com sistema pneumático ou com pequenos motores eléctricos será muito comodo até porque a euforia inicial vai-se desvanecendo.

no meu caso, com um telhado pequeno não deu nem para colocar mais painéis nem para os montar em estrutura que permitisse a variação do angulo. têm a inclinação do telhado, e ponto final.
cheguei a pensar meter reflectores em tecido aluminizado retrátil com motores de rolo, tipo estore, mas teria que os elevar para cima das casas dos vizinhos (geminadas) pelo que desisti.

já agora e quanto às últimas dúvidas colocadas é assim:
a potência de pico indicada pelo inversor é uma potência instantânea. num determinado momento a produção instantanea (potência) é de x kw.
o valor indicado no contador é o valor da energia produzido durante 15 min. ao fim de 15 minutos há uma nova contagem cujo valor só será mostrado se fôr superior ao que já é mostrado. é a chamada ponta.
nunca teremos no contador uma ponta igual ao valor de pico mesmo que este se mantenha durante 15 min pois há que contar com as perdas no inversor e nos cabos de ligação.

saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

nikofield
Membro
Membro
Registado: segunda jan 05, 2009 9:35 am

Mensagem por nikofield »

jama Escreveu:
o meu inversor teve a injectar 4280w e no contador dá a potencia máxima de 4000w.
qual é a percentagem de perdas desde do inversor até contador (diferença da contagem)?

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jama »

nikofield Escreveu:
jama Escreveu:
qual é a percentagem de perdas desde do inversor até contador (diferença da contagem)?
eu levo cerca de 2%

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jama »

qual é a percentagem de perdas desde do inversor até contador (diferença da contagem)?[/quote]

eu levo cerca de 2%[/quote][/quote]

então nikofied, como é que vão essas produções, estas contente com esse inversor? disseste-me por mp que é um espectaculao ver o inversor a injectar na rede 18a. injectar na rede 4280w/h não é para qualquer um "inversor".

nikofield
Membro
Membro

Mensagem por nikofield »

jama Escreveu:o meu inversor teve a injectar 4280w e no contador dá a potencia máxima de 4000w.

eu levo cerca de 2%[/quote][/quote]

então nikofied, como é que vão essas produções, estas contente com esse inversor? disseste-me por mp que é um espectaculao ver o inversor a injectar na rede 18a. injectar na rede 4280w/h não é para qualquer um "inversor".[/quote]

realmente é um espectaculo ver o inversor em certas alturas do dia a injectar 18a + a voltagem que está na rede!
é vê-lo sempre nos 4280w
tenho ainda mais potencia nos painéis...pois limita ao 18a

cumps

nikofield
Membro
Membro

Mensagem por nikofield »

hoje teve um dia bom... e hoje obtive a melhor produção - 36kw
potencia de pico 4241w, tempo de funcionamento +de 14h

que acham!? está na média de um sistema fixo de 3,68kva?

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

não. em relação ao meu, por ex. está muito acima. hoje produziu 27 kwh (medição no contador).
o número de painéis e as medidas complementares tomadas devem estar a permitir uma produção que julgo próxima da de um sistema com seguidor.

parabéns.

saudações

Nuno_Vicente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm

Mensagem por Nuno_Vicente »

boas,

hoje também atingi o meu máximo diario. o meu sistema é seguidor de 3.45kw. o valor foi de 41.37kw.
por isso realmente esse inversor fronius é um espetáculo. gostaria de saber quais os valores que ele produziria num sistema com seguidor.

cumprimentos,
nv

FIRE
Membro
Membro
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Mensagem por FIRE »

parece que hoje foi dia de recordes,
o meu bateu o record em 2kw o anterior atingido na 2ª feira passada (só ainda estou ligado desde 27 de maio deste ano)
receita de hoje 44,14kw

e só tenho 4050w de painéis montados num seguidor.
inversor kaco 3600xi e ligação à rede de 3,45kw e o pico diário foi de 3746kw.
nada mau

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

nikofield Escreveu:hoje teve um dia bom... e hoje obtive a melhor produção - 36kw
potencia de pico 4241w, tempo de funcionamento +de 14h

que acham!? está na média de um sistema fixo de 3,68kva?
sim senhor!!! é de se lhe tirar o chapéu
realmente o niko tem lá tudo:

muito e bom silício, um grande inversor
parabens!

procurei, mas não vi o tópico pessoal, com localização e fotos...
já agora, diga se vi mal, para nos fazer mais algumas "caretas"!!!!

a minha só produziu 30 kw e potencia 3642 wp. eu já fiquei bem satizfeito!!!

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jama »

nuno_vicente Escreveu:boas,

hoje também atingi o meu máximo diario. o meu sistema é seguidor de 3.45kw. o valor foi de 41.37kw.
por isso realmente esse inversor fronius é um espetáculo. gostaria de saber quais os valores que ele produziria num sistema com seguidor.

cumprimentos,
nv
pois é este inversor é um espectaculo,isso é verdade mas atençao nao faz milagres se nao tiver uma boa dose de potencia de paineis tudo para cima de 4600wp,quase que tenho a certeza que com uma potencia de paineis acima de 4600wp facilmente ultrapassaria os 50kw/dia ,só para teres uma ideia o meu recor foi no dia 5 de maio 37kw e é uma instalaçao fixa,hoje ficou pelos 36kw. mas lá esta haja quem lhe ponha a "papa" neste caso os paineis para ele "devorar".

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

fire Escreveu:parece que hoje foi dia de recordes,
o meu bateu o record em 2kw o anterior atingido na 2ª feira passada (só ainda estou ligado desde 27 de maio deste ano)
receita de hoje 44,14kw

nada mau

boas! fire

os meus parabéns, sim senhor é um boa receita e um bom record para um kaco 3600xi.
mas já agora diga-nos mais alguns elementos da sua instalação, tipo de seguidor, painéis...etc e que tal umas fotos, a malta gosta de ver e agradece...

até

FIRE
Membro
Membro
Registado: quinta jun 17, 2010 10:56 pm

Mensagem por FIRE »

paulol Escreveu:
fire Escreveu:parece que hoje foi dia de recordes,
receita de hoje 44,14kw

nada mau

boas! fire

os meus parabéns, sim senhor é um boa receita e um bom record para um kaco 3600xi.
mas já agora diga-nos mais alguns elementos da sua instalação, tipo de seguidor, painéis...etc e que tal umas fotos, a malta gosta de ver e agradece...

até

no fim de semana vou tentar abrir um tópico e colocar umas fotos, contudo adianto já os dados da instalação.

seguidor: deger 5000
paineis: 18 s-energy 225 pa8
inversor: kaco 3600 xi
distância do inversor ao contador +/-70m
tarifa: 0,5866€

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jama »

boas a todos . hoje foi mais um dia de um grande teste para os meus paineis sunpower/monocristalizados.
por estas bandas estiveram uns escaldantes 39º pois o comportamento peso eu que foi bom para aquilo que tenho visto por aqui, andou boa parte do dia por volta dos 4000w mais propriamente 3900 e tal , e tendo feito uma produçao diaria de 33kw, ora como agora já cá tenho a minha web box o algodão nao engana e aqui fica o grafico que a box captou durante o dia, está provado que o que é bom custa dinheiro.
Anexos
produçao 5-julho.jpg
produçao 5-julho.jpg (54.01 KiB) Visto 6706 vezes

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

olá

aqui na rua o clima tb foi impiedoso. medi ao nível do solo, ao sol, após as 17 h acima dos 40º.
à sombra, em cima duma mesa de pvc há mais de 1 hora à sombra, o termómetro ainda chegava aos 36º. o ar estava "ressequido". imaginemos o que foi estar o dia todo ao sol!
dadas as diferenças desta instalação pv, para a sua, os 26 kw produzidos, até me parecem bons. que diz?

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jama »

boa tarde a todos no passado sabado, fiz um arrefecimento aos paineis pela parte de baixo dos mesmos com agua pulverisada tipo aspersor, durante cerca de 1 hora, acontece que os painies estavam produzir cerca de 4kw/h, passado cerca de 15 min. a produçao subiu para cerca de 4.250w atá aqui tudo normal, qual foi o meu espanto quando a partir dai a produçao caiu a pike para cerca dos 3000w com os paineis a continuarem a ser refregerados e sem haver qualquer nuvem, e nunca mais a produçao nesse dia subiu para os niveis que estava antes como se pode ver no grafico que aqui deixo, alguem me sabe dar uma explicaçao para esta situaçao um bocado esquesita?
todos juntos aprendemos mais.
Anexos
refreg.JPG
refreg.JPG (96.07 KiB) Visto 6474 vezes

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

água nos interligações dos paineis?

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

estou de acordo com a conclusão do crohn. a certa altura pensei fazer uma refrigeração dessas mas, pensando na tensão térmica a que ía submeter os painéis acabei por não o fazer.
cheguei hoje de uma saída de 10 dias e sabendo que os painéis estão sujos resisti a ir logo a correr lavá-los só o fazendo amanhã pelas 8 h procurando evitar o período mais quente.
tendo regado pela parte inferior o que deve ter acontecido, embora não devesse, deverá ter sido uma passagem à massa de alguns ligadores embora me pareça que devam ser estanques pelo que me parece também que deveriam ser verificados os seus apertos.

saudações

Autor do tópico
jama
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por jama »

ajosemor Escreveu:estou de acordo com a conclusão do crohn. a certa altura pensei fazer uma refrigeração dessas mas, pensando na tensão térmica a que ía submeter os painéis acabei por não o fazer.
cheguei hoje de uma saída de 10 dias e sabendo que os painéis estão sujos resisti a ir logo a correr lavá-los só o fazendo amanhã pelas 8 h procurando evitar o período mais quente.
tendo regado pela parte inferior o que deve ter acontecido, embora não devesse, deverá ter sido uma passagem à massa de alguns ligadores embora me pareça que devam ser estanques pelo que me parece também que deveriam ser verificados os seus apertos.

saudações
sim tambem estou de acordo deveria ter sido isso, mas agora ja esta tudo normal, os painies foram feitos para trabalhar sem refregeraçao, pelo menos deste tipo (agua), nós (eu) é que temos a mania de andar a inventar por causa de meia duzia de wts a mais ao fim do dia.mas está bem foi mais uma experiencia.

Responder

Voltar para “Projectos”